Cloro

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

tiagua 02/10/2020

Bom!
Depois de sua morte a verdade sobre quem realmente é contada. Por ele mesmo, perdido em algum lugar no escuro, em um limbo. Encarando apenas o seu eu, um homem homossexual vivendo uma vida mentirosa.

Constantino resolve falar sobre suas frustrações, medos, receios e seus segredos. E principalmente, arrependimentos.

"Como todo mundo, achava que tinha mais tempo"

@eleeoslivros 25/01/2019

O assunto tratado nesse livro é muito sério!
Porque uma pessoa está disposta a deixar de viver seu verdadeiro eu, para viver uma falsa vida, uma vida de aparências?
Acredito sim, que tudo isso está envolvido com o preconceito das pessoas, com a necessidade das pessoas de viverem uma vida perfeita e "mais fácil".
Quantos Constantinos existem no mundo hoje?
A vida passa muito rápido e não devemos abrir mão da nossa felicidade POR NINGUÉM! E quando digo por ninguém, é por ninguém mesmo! Nem por família, nem por amigos, por niguém.
As vezes é preciso dar a cara a tapa (eu mais que ningúem posso lhe dizer isso) e enfrentar as coisas por mais difíceis que elas possam parecer.
Sejam menos Constantino e mais Emílio!

Incompreendide 06/02/2021

A história de uma homem que descobre sua homossexualidade num tempo tardio, mas que pode viver experiências e explorar esse lado.

Eu gostei bastante, é interessante a leitura dessas obras de homens que se descobrem mais velhos.

Klaus.Taraciuk 27/06/2021

Pode ser que esse livro não valha 5 estrelas, mas a história me prendeu tanto a ponto de eu ficar refletindo e processando tudo durante o dia todo.
Li como quem não queria nada, tem 193 páginas que vão como água. É uma história bem triste e de certa forma bastante íntima também. Me faz pensar em quantas pessoas ainda hoje passam por isso, de deixarem ser quem querem por medo de rejeição e julgamento.
Li on-line mas faço questão de comprar pq esse certeza eu lerei novamente.

estantesecreta 04/09/2021

Triste porém realista
Eu como homem gay não assumido esse confesso que esse livro foi um tapa na cara e em alguns momentos foi um gatilho enorme pra mim! Me deixou reflexivo! Cloro é aquele livro que te faz refletir muito sobre a vida, sobre como usamos o nosso tempo, até onde vamos para manter nossa imagem perante as pessoas que conhecemos! Até onde vamos e o que escondemos e ignoramos dentro de nós para não magoar quem amamos ou por medo do desprezo! A história de Tino é mais comum do que imaginamos! Muitos gays vivem uma vida de mentira por medo! Medo de perder o amor da família e amigos e preferem manter aquele conforto família por medo da solidão! E o livro mostra que ninguém pode ter tudo!

José Amorim 20/04/2020

Reflexivo
Um livro de leitura rápida, fácil, que nos deixa pensando um pouco... o que é viver uma vida tentando reprimir quem se é, achando que precisa agradar a sociedade e que não pode desenvolver e aflorar seus desejos?

Leia. Vale a pena.

Renatita 01/05/2021

Em algum momento, pode ser que eu consiga voltar aqui e escrever mais. Entretanto, só consigo dizer que este livro me tocou profundamente em diversas passagens...

Pinçou situações que, ao mesmo tempo, parecem peculiares e corriqueiras.

Sugestão de leitura que recebi em uma carona voltando de São Paulo em 2019 e que valeu a pena ter anotado pra ler em algum momento!

Eita Já Li 25/06/2020

Ainda pensativo com essa história!!
Quando eu escolhi esse livro para fazer a leitura eu realmente não sabia o que esperar dele, eu não conhecia o autor e nem cheguei a ler a sinopse do mesmo, tudo o que me preocupei em saber é que o livro trazia um protagonista gay e bom, eu nunca deixo passar a oportunidade de ler um livro LGBTQ então entrei de cabeça na leitura.

Como disse eu ainda não havia tido nenhum contato com obras do Alexandre, mas, eu realmente gostei da escrita dele, a história faz a leitura fluir bem e o autor entrega uma narrativa que me convenceu e me tocou, em alguns momentos da história achei a escrita muito floreada e isso não exatamente me chateou, mas, soava desnecessário na história, talvez isso se dê ao fato do autor ser diplomata.

Constantino conheceu cedo a homofobia da sociedade, então, ele procurou meios de se defender dela, mesmo que para isso ele tenha deixado de ser quem ele realmente é. Constantino é um personagem com o qual eu nunca me deparei em todos os meus anos de leitor, sua história me deixou pensativo, contrariado, revoltado, triste e muitos outros sentimentos que não consegui identificar.

Tino se anulou na busca de viver uma vida que se encaixava no padrão social, por medo e vergonha, mas, acredito também que por comodidade, ele não queria "pagar" o preço para ser quem ele realmente era, ele achava muito caro, ou na verdade ele não tinha coragem o bastante, no fim eu achoa que ele se enganou mais do que enganou todos a sua volta.

Essa leitura foi muito forte para mim, eu a achei extremamente triste, de certa forma por não ser algo que tenha vivido, a vida que o Tino levava é algo que eu não consigo conceber, ainda que eu a compreenda, o mais duro é saber que ainda hoje muita gente vive essa realidade infeliz. Essa foi uma leitura que me incomodou, eu não posso dizer que eu gostei porque eu a achei dolorosa, mas, ao mesmo tempo não tenho como dizer que não gostei, pois, ela me impactou, no fim acho que o fato dela me deixar reflexivo já foi o bastante.

site: https://eitajali.com/

barbara 28/03/2020

A leitura flui muito, a narrativa é ótima. Em Cloro a gente acompanha o relato de Constantino, um advogado de 51 anos que morreu por avc. Apesar de levar uma vida de casado com uma mulher, ele era gay e é sobre essa vida outra que ele nos conta.

Thammy 04/05/2021

Não me convenceu.
Esse livro começou bem. Com uma inspiração Machadiana, o personagem principal conta a sua vida de uma perspectiva bem diferente. Repassa sua história, nota suas falhas na trajetória, seus dramas pessoais, suas paixões, sua dificuldade de aceitação até o reencontro consigo mesmo em um momento que, infelizmente, já era tarde. Mas a boa impressão do início foi quebrada pela escolha do autor por finalizar a história de um jeito chato, bastante razoável (no sentido negativo).

Essa é uma publicação que trata da temática LGBTQIA+ em que eu esperava muito mais. Acho que o autor a reduziu a uma forma simplista demais, superficial mesmo. Não trouxe a empatia que eu gostaria de ter tido. Senti como se fosse apenas um conhecido desabafando sobre suas desventuras e descobertas acerca da sexualidade e só. Gostaria de ter me envolvido mais na trama, mas a impressão que tenho é a de que o próprio autor não permite isso. O personagem quer ser apenas escutado. E basta. Talvez tenha colocado expectativas demais na leitura...

Dherfferson 27/08/2020

Incrível
Daqueles livros que te fazem refletir sobre coisas que a gente evita. É incrível a descrição emocional e psicológica dos personagens

CLOVINÃTICO 15/09/2020

IMPACTO
As vezes a gente se esquece de quem a gente é, como se não fosse nada, tentando ser quem não é esquecendo que a diferença é bonita e o fato da gente existir já é um ato de coragem, e é dessa coragem e diferença que se deve ter orgulho, as vezes tem que ter orgulho de ter orgulho, isso a gente não pode esquecer. Nunca se pode esquecer de quem é isso nunca deve ser esquecido
Algumas pessoas só lembram quem são na morte e isso é um risco que não se deve correr

É como eu tiro a sinopse desse livro

Raphael Santos 20/10/2022

Cloro
Aqui temos uma narrativa bastante sincera sobre a vida e descobertas de um homem de meia idade gay, não assumido.

Uma geração antiga, daqueles que precisavam da mentira, casar, ter filhos e continuar vivendo como podiam.

Leitura fácil, delicada, e flui bem.

site: https://escritaselvagem.com.br/

Pipoco 17/03/2019

Doloroso, mas necessário
Livro de leitura rápida, mas bastante tocante.
Necessário em tempos nos quais desejos são reprimidos e personagens são criados para que se viva de acordo com o que uma sociedade conservadora impõe.
Relatos lindos, com os quais nos identificamos muitas vezes (aqui, me refiro a pessoas lgbti).
Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5