Cloro

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

monazz 20/02/2024

Triste
Homem, branco e supostamente hétero
curiosa a visão do tino ao olhar pra si mesmo enquanto homossexual, porém acho que no fundo e um livro que so demostra certa infelicidade

Nayse 22/01/2024

Um convite para se despir da moralidade. pra quem ou por quem vale salvar a culpa e matar o desejo?

quando a morte ocupa o espaço fica a verdade nua e crua. e tudo o que não foi, poderia ter sido?

Robremir 03/01/2024

Excelente obra
Li Cloro em PDF pelo celular. Estava obcecado pelo autor ( ainda acho um dos melhores entre os contemporâneos). Cloro mexeu em vários sentidos comigo, pois é sinestésico. O cheiro de cloro. Na verdade vivi algumas situações semelhantes às do protagonista, e a forma como o Alexandre vai desenrolando a história, foi surpreendente. Ainda quero adquirir o livro físico para reler. Gosto muito da forma como o livro termina.

adrianlendo 27/12/2023

Um ótimo retrato das consequências de se privar de ser o que é. "Cloro" nos apresenta um personagem já morto e a relação de tudo que o trouxe até esse momento. Não que cada coisa tenha algo específico a se relacionar com a sua morte, mas como cada decisão do protagonista mpactou para que os momentos vividos por ele resultassem na tragédia da morte precoce.

Esse é um livro bastante rápido sobre se auto reprimir e sobre se ver como coadjuvante na vida de milhares de pessoas. Sobre escolher o modo como vai viver sem pensar primeiro em si mesmo. O nosso protagonista entende tarde demais que é impossível se jogar para escanteio durante uma vida inteira, e aprende da pior forma que, ao fazer isso, quando a necessidade de ser realmente o protagonista da própria história vier, talvez seja tarde demais.

É com uma escrta fluida, pessimista em alguns momentos e divertida em outros que Alexandre Vidal Porto constrói essa história tão eloquente sobre dor, aceitação e coragem de ser você mesmo. Com certeza um dos melhores que li nos últimos tempos.

Marcus 21/12/2023

Não dá para ter pena de um sujeito desse.
A história não é muito interessante, um sujeito branco e privilegiado que sofre, sim, ele até sofre com a homofobia que muitas pessoas LGBTQIAPN+ passam na infância.
Mas bem cedo ele se mostra astuto, confiante, capaz de ler e ter uma visão de tudo e todos, cirurgicamente constrói uma vida profissional e social como todos esperam que homens de bem tenham, sabe, aquele lema: pátria, Deus e família.
É, se estivesse vivo, o calhorda seria bem desses, gay e homofóbico também.
O autor até tenta humanizá-lo, mas nem quando uma tragédia se abate sobre sua família, ele não esmorece. Somente quando encontra algo parecido que lembra o amor, ele parece abalar seus alicerces.
Mas a proposta do livro é interessante, capítulos curtos, de leitura rápida e concisa.

Gilmar 16/12/2023

Um dos melhores livros que li em 2023
Esse livro me deixou fascinado, a ponto de lê-lo em questão de horas... Não sei se eu o devorei ou se fui devorado.
Fabricio 16/12/2023minha estante
Disponha.

Gilmar 16/12/2023minha estante
Kkkkk obrigadooo

Mateus.Onofre 18/08/2023

O título impacta e conduz a diferentes possíveis conclusões enquanto se avança pela história, o final é arrematado com coesão, sem pontas soltas. Porém, mesmo sendo o personagem principal pertencente à comunidade LGBTQIAP+, há uma significativa ausências crítica com a realidade da maior parte dos homens gays. Os capítulos são curtos e ?objetivos?, pincelados por detalhes elitistas e pouca vulnerabilidade.
Me faltaram a profundidade e as reflexões que outros críticos encontraram, mas essa é a minha percepção sob uma ótica pessoal de identificação.

Prof Edivânia 13/08/2023

Faltou-me empatia
Parece que esse livro foi feito pra pessoa não sentir muita empatia pelo Tino mesmo... por que manipular todo mundo pra esconder um segredo que aparentemente todo mundo já desconfiava é um pouco demais pra mim.. além das atitudes dele... apesar de não sentir muita empatia, senti muita pena dele. Imagina viver uma vida dessas?

MatthewsVianna 26/06/2023

A proposta do autor é boa, no entanto, não consegui me conectar fortemente com o que Constantino contava.

Talvez fosse realmente a intenção criar esse personagem dúbio, mas é difícil ter empatia com yag que manipula todos a sua volta para se manter no armário.

Ainda assim, a narrativa elucida uma temática pouco discutida de maneira muito pertinente, o que já é, por si, um mérito.

JoAo.Nhan 02/06/2023

Um livro impactante sobre pessoas reais e problemas reias, o livro tem aquela escrita característica de romances contemporâneos nacional, que eu amo. A história do livro e bastante emocionante mais o começo começa muito bom e o final não é tão bom assim, é tudo muito rápido. Mas acho que essa foi a intenção do autor. Uma boa e rápido leitura.

carlineeeee 29/05/2023

Achei o início muito forte, mas depois foi se perdendo, achei o final bem mais ou menos kkkkkkkkkkkk

Lucas 27/05/2023

Queria mais! Queria saber mais do Emílio e da esposa. Mas quando o livro é bom, essas querências ficam na imaginação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5