Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Sther 23/03/2024

Não dá pra levar a fantasia ao pé da letra ,mas ate que ponto da pra resistir ao compasso da mente que traça essas n realidades? Briony uma criança incompreendida ( como qualquer outra nessa idade ) que brinca de forma muito aguçada de imaginar e agourar o futuro que irremediavelmente se torna emulador do passado .O que acontece não acontece ,é contado .

Thaís 10/03/2024

Gostei muito do livro.
Não vou mentir, mas até a metade eu achei bem arrastado, lia poucas páginas e não me motivava a continuar.
Depois acabei engrenando, mas ainda sem entender muito bem para onde o livro caminhava e como a tal ?reparação? aconteceria.
Mas o final foi muito genial. Eu amei.
Esse livro é daqueles q mexem com a gente. Até agora eu não consegui formar uma opinião a respeito. Toda vez q eu escolho um lado, eu me sinto injusta, julgando de forma errada.
A Briony era só uma criança, com um perfil muito claro de escritora, contadora de histórias, q cria universos inteiros, organiza peças etc. E, sendo uma criança, ainda em estágios muito iniciais de maturação, que não entende a complexidade dos seres humanos, das relações, da estrutura da sociedade, teve uma leitura completamente equivocada da situação e, este perfil criativo dela, associado a sua imaturidade deveria ter sido levado em conta.
Mas por outro lado, como não ouvir a Briony? Uma adolescente, de muitas formas já independente, que afirma com eloquência ter visto claramente um homem específico saindo da cena de um crime hediondo?
E a preciosidade q é a cena onde o homem condenado injustamente e sua amada, que se sente tão injustiçada quanto ele, apontarem um culpado, sem prova alguma, com base apenas no juízo de caráter que fazem dele, julgando injustamente um homem, da mesma forma que ele foi julgado? Achei genial.
E, no fim, não há reparação alguma. A reparação da Briony foi dar um final fictício ao casal, que não teve a oportunidade de viver este final, por causa das injustiças vividas.
Gostei muito, vale a leitura.

Bru 04/03/2024

Muito mais do que eu esperava
Devorei esse livro na tarde de hoje e passei por um misto de sentimentos que me prendeu de uma maneira que não acontecia há tempos!

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"pra que servem os romancistas, afinal?"

li Reparação numa leitura conjunta mediada por @blogliteraturese e, em muitos momentos, fiquei incomodada comigo mesma por estar me identificando tanto com a personagem que todas as outras pessoas mais odiavam na história. no fim da experiência, entendi: por mais que hajam tantas propostas narrativas - e formas de ver a vida - que dividam tudo entre bem e mal como opostos intocáveis, incontamináveis, completamente dissociados, esse não é o caso aqui.

Reparação caminha por diversas "zonas cinzas" e muitas vezes me fez pensar no que poderia ter sido se tal coisa não tivesse acontecido daquele jeito, se tal pessoa não tivesse dito aquilo, se tal sentimento tivesse sido demonstrado de outra forma. no fim, são tantas as implicações envolvidas naqueles acontecimentos - do livro e da vida real... por mais que não possamos deixar de nos responsabilizar e responsabilizar outras pessoas por erros eventualmente cometidos, mesmo quando se trata de coisas cuja dimensão das consequências não imaginamos, será que existem ações isoladas? e, a partir daí, será que existe reparação pra o que nos acontece e o que, de alguma forma, fazemos acontecer a outras pessoas?

aquela personagem odiada estava, apesar de tudo, sendo humana. e eu pude me identificar com ela porque o autor a permitiu ser.

Reparação é um livro que dá abertura pra discutir muitas questões; mas o que mais me impacta aqui é o poder da linguagem, da imaginação e da ficção enquanto uma possibilidade de imaginar e comunicar através da linguagem. (ai, se eu tivesse embasamento pra discutir sobre isso...)

acho que os romancistas, afinal, não têm uma serventia dada. esse é um dos grandes poderes que lhes é dado.

eu amei a experiência de leitura desse livro, do início ao fim. é daqueles que terminam cheios de marcações, sobretudo de cenas inteiras que foram tão lindamente escritas e descritas. ainda volto nelas, releio, revivo a sensação causada pela beleza daquilo.

Iza 28/02/2024

Um livro que merece ser lido com calma
Não é uma leitura fácil e não é uma leitura rápida, mas digo com todas as letras que vale a pena cada minuto. Eu coloquei esse livro como único do mês e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, pois li com toda tranquilidade e buscando entender cada acontecimento.
É triste enxergar como o tempo não perdoa ninguém e como una atitude pode mudar o rumo de tantas vidas

Amanda 15/02/2024

Reparação - Ian McEwan
O início da narrativa se dá de forma lenta e pouco instigante, mas à medida que os principais eventos da narrativa iam sendo desenrolados senti que fui me envolvendo bastante.

De início, o autor nos apresenta personagens rasos (de propósito, a meu ver) e não nos
dá uma percepção clara sobre suas reais intenções, até mesmo para não se ter conclusões precipitadas.

No entanto, o cenário de guerra nos permite conhecer de forma mais aprofundada Robbie, Cecilia e Briony, os principais personagens e como os eventos do passado impactaram o modo de ser de cada um.

É uma história sobre decisões ruins e suas consequências, sobre solidão, resiliência e reparação (na teoria).

Mayra.Mattoso 13/02/2024

Uma menina de 13 anos faz uma ação que impacta a vida de sua família. Após adulta e ciente do mal que causou, ela tentará reparar o que fez.
Adorei a leitura, me prendeu bastante para saber quais foram os desdobramentos daquela atitude, além de ser uma leitura fluida com cenas impactantes da segunda guerra como pano de fundo. Quando pensava que a história ia tomar determinado rumo, ela seguia um caminho diferente. A última parte me surpreendeu.

Zefa 04/02/2024

O livro conta a história de Brionny, uma criança com a mente inventiva que, em minha opinião, por conta de um amor não correspondido, cria um enredo em sua cabeça e a partir dele tira conclusões sobre fatos que não consegue provar.
Acho inteligente o limbo que o autor nos deixa, pois em determinados momentos me perguntei se Brionny realmente acreditava no fato que ele descrevia ou se ela sabia que estava criando uma história.

Fato é que o enredo criado e divulgado imputa um crime sobre Robbie, amor de sua irmã e seu amor de infância não correspondido e que não há reparação possível.

Achei o livro meio maçante em alguns bons capítulos e um pouco desconexo da história...
Esperava que fosse narrado de outra forma.

"Não eram só o mal e as tramoias que tornavam as pessoas infelizes; era a confusão, eram os mal-entendidos(...)"

Flá Costa 04/02/2024

O melhor de 2023
Fiquei chocada por não ter feito resenha do livro que mais me impactou em 2023. Um livro intenso, cheio de nuances e perfis psicológicos. Maravilhoso!

luizbrbs 03/02/2024

Terminando de ler Reparação, tenho a impressão que li dois livros diferentes.
A primeira parte te pega de um jeito diferente das outras duas partes que a seguem.

A parte um foca nos acasos que acontecem em um dia de verão na mansão dos Tallis e a distorção de fatos que levam os laços familiares a serem quebrados. Com muito humor, sarcasmo e um tom de fofoca que faz você virar uma pagina atras da outra sem nem sentir.

As outras duas partes, a parte da segunda guerra mundial, leva um tom trágico, pesado. Por vezes muito detalhista e difícil de seguir em frente.

Mas com a sua conclusão, quase um epílogo, McEwan termina de dar o seu golpe no leitor de um jeito arrebatador.

Com certeza, Reparação é um livro que vou levar comigo, me pegar pensando em todos os acontecimentos, em todas as reflexões que ele trouxe, por muito tempo.
edu basílio 03/02/2024minha estante
... tava doido para saber sua impressão ao término =)))

EuGabes 28/01/2024

É possível perdoar o imperdoável? O autor pode ser Deus em seu próprio mundo e reparar os danos da sua vida? Reparação é uma ótima leitura que começa devagar e vai esquentando aos poucos, o final é arrebatador e o filme também é excelente, recomendo as duas mídias.

Nati 28/01/2024

Para alguns erros não tem Reparação, ainda bem que não é o caso do erro de ainda não ter lido esse livro.
Se eu pudesse dar uma dica para quem está pensando em ler esse livro, além de comece logo, é: não procure saber muito da história. Isso porque Ian McEwan foi tão genial ao escrever esse livro, que ele brinca o tempo todo com nossa percepção dos fatos lidos, como os personagens viram brinquedo nas mãos de um destino cruel.

Além de uma história de amor linda e trágica, tão doce e amarga ao mesmo tempo, também temos o sentimento predominante do arrependimento, mas não qualquer arrependimento, aquele que nos faz reviver o mesmo fato todos os dias, como um inferno pessoal.

Esse livro narra em primeira pessoa, então vemos os acontecimentos, e na primeira parte, os mesmo acontecimentos, pelo olhar de diferentes personagens, seu mundo interior se encontrando com o exterior, chocando-se com outros mundos interiores, como acontece na realidade, e como isso, mas que tudo, constrói e destrói destinos, como a realidade é mera ilusão, já que cada mente forja a sua.

É um livro muito intimista e reflexivo, às vezes agoniante, mas nunca sem ser envolvente. É impossível largar a leitura depois de começar, mesmo nas partes bastante descritiva da guerra. Esse livro tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e até essas partes ganham o toque da escrita única McEwan , levando o leitor por um caminho pouco observado quando lemos lidos com esse mesmo pano de fundo.

É um livro para ler e reler, tenho certeza que terei outro olhar para diversas partes relendo, mesmo sabendo, ou mesmo por isso, do recurso usado pelo autor para surpreender o leitor.
Só digam uma coisa, leiam, não há como se arrepender da experiência. Não há como não se encantar, se enfurecer, torcer, se entristecer, se apaixonar pela história e odiar um pouco mais alguns personagens. E duvidar, claro.

Fernando 28/01/2024minha estante
Quero ler

Iarine 24/01/2024

Gostei muito desse livro. Fui esperando um romance clichê e me deparei com uma história envolvente do quanto uma criança pode ser má e destruir vidas. O livro tem uma ótima construção de personagens e um o enredo bem trabalhado e redondinho, vale muito a pena.