Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Renata CCS 27/08/2014

Será que todas as injustiças são reparáveis?

"A primeira glória é a reparação dos erros." (Machado de Assis)

Muitos são os caminhos e armadilhas da arte de saber contar histórias. E se a personalidade de quem conta a história for de uma jovem impressionável, repleta de criatividade e trazendo na bagagem os ciúmes, egoísmo e dissimulação, pode haver o momento em que o real e o imaginário se confundem na mente de quem só vê o que quer como lhe for conveniente. Protegida sob o manto sagrado de um futuro talento literário mesclado com seus olhos de criança inocente em seus treze anos, Briony Tallis é a inconsequente vilã de REPARAÇÃO que deriva da imaturidade, da precipitação de ser a detentora da verdade, e de ser imaculada por sua família, vulneráveis pela sua notável inocência.

Inglaterra, verão de 1935, Briony, então com treze anos, estava deixando o universo infantil com a ambição de se tornar uma escritora de sucesso, fazendo uso de sua mente engenhosa e muito imaginativa. Embora fascinada com a própria desenvoltura em retratar histórias das mais diversas, são desastrosas as conseqüências ao interpretar fatos do universo amoroso adulto, com base em seu repertório ainda infantil e visão de mundo limitada. Briony presenciou cenas que não podia julgar, cometeu o pecado de abrir uma carta destinada à outra pessoa e leu sobre um assunto que ainda não entendia.

As intervenções de Briony provocam desdobramentos dramáticos para todos os envolvidos. Sendo ela a única testemunha da atração entre Cecília, sua irmã mais velha, e Robbie, o filho da empregada e protegido da família, será justamente uma ação dela a definir o futuro dos dois.

O livro se desenrola por três idades de Briony: da jovem impressionável que imagina ter visto alguma coisa; da adulta, embora ainda não madura, que quer reparar a injustiça cometida com seu testemunho de criança; e da idosa, quando encontra na literatura uma possibilidade, mesmo que tardia e inútil, de redenção.

REPARAÇÃO é um desses livros que te deixam grudado nas páginas. É um retrato sensível e dilacerante do amor, de abismos sociais, das consequências de nossos atos e, principalmente, sobre a culpa e o arrependimento, a necessidade de reparar os erros e os limites do perdão. É um romance sobre a fragilidade humana em todos os aspectos.

São poucos os autores que conseguem reproduzir em palavras o ato de observar. Em cada ação de seus personagens, Ian McEwan nos apresenta um universo de vontades e intenções camufladas e narradas passo a passo ao leitor, e sua narrativa possui imagens tão certeiras que nos fazem entrar na história para presenciar tudo de muito perto. O autor claramente valoriza os detalhes, as caracterizações e a vida interior de cada personagem. Sua capacidade de escrever sobre a alma humana, suas emoções e conflitos me encantou!

Com uma escrita clara e aguda, McEwan fez de sua narrativa uma obra de arte, narrando minuciosamente, em primeira e terceira pessoas, os diferentes ângulos de uma mesma cena, alternando a visão particular de cada um dos protagonistas, dando todo um contraste de intenções e detalhes de cada um deles, e que não acontecem gratuitamente nesta obra incrível.

Um livro impecavelmente escrito e extremamente envolvente sobre o perigo e a vulnerabilidade humana, competente na exploração do mundo interior do ser humano, trazendo um final avassalador e perfeito.

Volte sempre, McEwan!
Clara K 29/08/2014minha estante
Reparação é um romance, mas acima de tudo é um drama bastante humano e psicológico, vemos pessoas e atos reais e refletimos um pouco sobre nós mesmos.

Maria Luísa 01/09/2014minha estante
McEwan conta, em "Reparação", uma história extraordinária, mas o modo como a relata, com personagens "manipulados" pelo meio e pelas próprias personagens, ou por uma delas, é que torna o romance interessante. Fica-se com a impressão de que há duas histórias: o que é e o que poderia ter sido.

Felipe 10/11/2014minha estante
O final...para arrebentar

skuser02844 03/10/2023minha estante
Excelente sua resenha! O livro é de tirar o fôlego. Ainda refletindo sobre a história

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

Reparação, de Ian McEwan
O autor britânico Ian McEwan sempre aparece na minha caixa de entrada, com leitores me recomendando algum de seus livros. E, sem qualquer dúvida, “Reparação” é o mais indicado e o queridinho de muitos por aí, ganhando maior repercussão depois que foi adaptado ao cinema, com o filme “Desejo e reparação”, indicado em várias categorias do Oscar de 2008. Mas será que é tudo isso que dizem?

Na minha opinião, é um livro maravilhoso e merece todos os elogios! Com pouco menos de 500 páginas, o romance de Ian McEwan serve um pouco de tudo: personagens bem construídos, pano de fundo histórico, escrita fluída e uma narrativa envolvente. O que mais podemos pedir? E o curioso é que demorei para seguir a recomendação de tantos seguidores por aqui, porque a sinopse não me chamava tanto a atenção. Mas o talento de McEwan nessa obra só me confirmou que eu preciso confiar mais em vocês!

A personagem principal é Briony Tallis, uma garota que passa o verão com sua família em uma casa de campo na década de 30, pré Segunda Guerra Mundial. Em um dia de muito calor, Briony vê da janela sua irmã mais velha tirando a roupa e entrando em uma fonte, enquanto um garoto a observa. Influenciada por esse acontecimento, a jovem acaba fazendo escolhas e acusações que vão segui-la por toda a sua vida. Um erro que poderá ser reparado?

A parte da infância de Briony, sua perspectiva do que está a sua volta e os fatos que circundam o acontecimento é, para mim, o ponto alto do livro. Mas o autor também consegue dar sequência à narrativa de forma impecável, desenvolvendo as complexidades psicológicas de cada personagem. Destaque também para a parte envolvendo a Segunda Guerra e para o epílogo.

“Reparação” é um daqueles livros que, durante a leitura, me pegava pensando: que incrível!!!!

Nota 10/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/C0-VJAWrcss/
Camila.Mendonca 25/12/2023minha estante
Um dos melhores do ano!!!!! Chorei muitoooo

GabriellaEstrela 25/12/2023minha estante
O filme é tudo tb ???

luizbrbs 03/02/2024

Terminando de ler Reparação, tenho a impressão que li dois livros diferentes.
A primeira parte te pega de um jeito diferente das outras duas partes que a seguem.

A parte um foca nos acasos que acontecem em um dia de verão na mansão dos Tallis e a distorção de fatos que levam os laços familiares a serem quebrados. Com muito humor, sarcasmo e um tom de fofoca que faz você virar uma pagina atras da outra sem nem sentir.

As outras duas partes, a parte da segunda guerra mundial, leva um tom trágico, pesado. Por vezes muito detalhista e difícil de seguir em frente.

Mas com a sua conclusão, quase um epílogo, McEwan termina de dar o seu golpe no leitor de um jeito arrebatador.

Com certeza, Reparação é um livro que vou levar comigo, me pegar pensando em todos os acontecimentos, em todas as reflexões que ele trouxe, por muito tempo.
edu basílio 03/02/2024minha estante
... tava doido para saber sua impressão ao término =)))

Cleber 26/09/2023

LC no canal literature-se
Gostei muito da leitura. A parte do hospital durante a guerra foi angustiante ver o sofrimento e o estado dos soldados que chegavam. Gostei da forma como a história é contada e espero ler mais livros do autor. Agora é esperar para o encontro na LC.
Já quero ver o filme também.
Vania.Cristina 26/09/2023minha estante
Quero muito ler esse

isisfy 26/09/2023minha estante
Acho que não darei conta até a discussão. ?

Cleber 27/09/2023minha estante
Bora ler tbm :)

Jamile.Almeida 28/04/2022

O limiar da inocência
Ensaiei muito para escrever essa resenha, porque esse foi um livro que mexeu comigo, não pela história da reparação, mas pela complexidade e densidade psicológica dos seus personagens. Ian Mcwean disseca o cérebro deles, te apresenta por dentro, no mais íntimo escondido de suas mentes, com sentimentos e pensamentos que jamais seriam revelados publicamente.

Lógico que não são todos os personagens que nos são apresentados assim, mas os principais, a Briony... o que falar dela? O autor conhecia demais ela, muito mais do que os outros e fiquei me questionando o quanto a Briony era aquela menina ou um reflexo algo autobriográfico do autor do livro. Ele conhecia ela por inteiro e profundamente demais para não serem fundidos na mesma pessoas. Fiquei intrigada com isso durante toda a leitura da primeira e terceira parte... e por fim entendi o porque disso ter me chamado tanta atenção.

O livro não tem ponto sem nó... tudo que é descrito tem um porque, cada movimento dos personagens tem muito apelo visual, descobri depois que ele é roteirista de várias filmes e fez todo sentido. Como alguém consegue descrever um dia completo, de 24h de duração em metade do livro sem que você perceba que os dias não mudaram? Brilhante.

A segunda parte do livro é mais monótona, maçante.. é a guerra, não tem como ser diferente... é um purgatório injusto... penoso. E mais uma vez, para mim isso foi maestral do autor.

A terceira parte, poderia ser dividida em Briony adulta e idosa, na sua luta incessante de reparação pelo seu erro, não vou contar para vocês se ela conseguiu ou não, leia e seja perspicaz, quem ler correndo pode se perder e tirar uma conclusão errada. Quem conhece o autor sabe que ele gosta de criar crianças malvadas e macabras. Mas tenho para mim que Briony foi inocente porem inconsequente. Não acredito que o que ela fez tenha tido maldade, acredito que a transformação da vida infantil para adulta embaçou seus pensamentos e seus olhos. E quando ela notou o que fez, as consequências já eram grandes demais para conseguir voltar atrás.

O autor esbanja conhecimento literário e põe diversas referências ao longo do livro. Virou um dos meus livros preferidos da vida, bem escrito, bem amarrado, limpo, perfeito, só tenho elogios.
almeidalewis 28/04/2022minha estante
Parabéns ??? pela resenha jamili ???

Jamile.Almeida 28/04/2022minha estante
Amei esse livro!

almeidalewis 28/04/2022minha estante
Deu pra notar, ??????

Aline Oliveira 28/09/2023

Sei de mais nada...
Li participando da LC com a Mell Ferraz, e não sei nem o que escrever sobre este livro, imaginei uma direção e no final foi tão oposta kkkkkkk. A escrita é fluida e prende muito, apesar de ter achado a segunda parte um pouco arrastada, a busca pelo desfecho me levou a ler sem parar.
É muito interessante ver a perspectiva de cada personagem sobre o fato ocorrido, porém a terceira parte 'bugou' minha cabeça totalmente...e quanto mais eu penso, mais portas se abrem. Que livro!
Cleber 28/09/2023minha estante
Adorei a leitura, não é nada do eu esperava e a parte final então adorei

Alebarros 26/06/2009

Só pelo cuidado com as personagens, o livro já mereceria 5 estrelas. McEwan nos envolve com uma narrativa que passeia na medida certa entre as impressões e a psicologia de cada personagem e o desenvolvimento de uma história permeada por uma sucessão de acontecimentos surpreendentes. É o tipo de autor que não faz uso – e nem se propõe a isso - de experimentalismos formais no texto. Sua maestria está em trabalhar a “frase tradicional”, combinando em cada parágrafo inteligência, sensibilidade e beleza como poucos. Brilhante.
Maíra 27/10/2009minha estante
A sua resenha me deixou realmente curiosa. Muito bem escrita, parabéns :)

Srtª Kelly 19/01/2010minha estante
Adorei ler este livro, me deliciava com cada página lida... Um primor!

Gabi 28/03/2013minha estante
É verdade. Poucas vezes odiei tanto um personagem como odiei a Briony na Primeira Parte.

Su.livros 03/01/2024

Desmascarando Expectativas: Uma jornada
O ano de 2023 me presenteou com uma leitura surpreendente, marcando minha estreia na obra de Ian McEwan. Inicialmente perdida, a trama me conquistou, despertando emoções que variaram de raiva a carinho. A complexidade se transformou em um quebra-cabeça fascinante, com revelações que desmascararam minhas expectativas. A incerteza ao longo da história me deixou com uma pulga atrás da orelha, tornando cada página uma descoberta. Recomendo a leitura, especialmente aos que apreciam reviravoltas e desafios emocionais. Vale a pena dar uma chance e se deixar envolver por essa trama que surpreende até o último capítulo.

DIRCE 26/04/2009

Questionando Sartre
“O inferno são os outros” disse Sartre, mas ao ler Reparação, fui tomada pela pretensão de questionar: não seria O Inferno somos nós ? Esse questionamento surgiu ao me deparar com a culpa que Briony carrega dentro de si, e o seu esforço em tentar reparar o mal causado, quando pré – adolescente, faz uma acusação injusta, acusação esta, que altera o destino de pessoas que poderiam ter sido felizes.
Utilizando-se de uma narrativa rica em detalhes, Ian McEwan, muitas vezes, me levou a acreditar, serem reais, as cenas narradas.
Reparação, além de ser um dos melhores livros que li nos últimos tempos foi, também, um convite para conhecer outras obras do autor.
Bruno 20/10/2009minha estante
Interessante o seu comentário. Todos nós estamos sujeitos a tomar atitudes q geram consequências desastrosas. A maneira misericordiosa com q McEwan tratou dessa personagem, Briony, é magnífica e me fez refletir justamente sobre o quão frágil e complexa é a nossa existência.

Zé Pedro 10/11/2009minha estante
Depois de "reparação" me agarrei ao McEwan e não paro mais de ler. Já estou no quinto livro dele. Um belíssimo escritor.

Cláudia 05/09/2013minha estante
Concordo. Posso ler qualquer coisa dele.

Paula 19/04/2024

Queria tanto ter lido o livro antes de ver o filme, teria aproveitado mais a experiência, principalmente com o desfecho desolador.
Os primeiros capítulos são bem lentos e não ajuda a Brionny ser bem insuportável, mas depois que passei por eles, a leitura fluiu bastante.
O final é uma das coisas mais brilhantes, bonitas e bem escritas que eu já li. Drama familiar intenso. Na vida, às vezes, não há como reparar um engano.

Carolina.Gomes 15/06/2021

Avassalador!
Fazia tempo que eu tinha curiosidade de ler esse livro tão aclamado pela crítica e por tantos leitores.

Reparação é uma narrativa envolvente, eletrizante, emocionante e muito bem amarrada que prende o leitor do inicio ao fim.

É angustiante acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e os efeitos devastadores de uma ação impensada.

Reparação é tudo isso que dizem e foi uma experiência literária maravilhosa! Recomendadíssimo!
Eliza.Beth 15/06/2021minha estante
Uhulllllll... tbm quero muito ler esse. Em breve

Carolina.Gomes 15/06/2021minha estante
Seria muito lindo uma discussão do nosso grupo sobre esse livro. ?

re.aforiori 16/06/2021minha estante
Maravilha que vc gostou,
Carol! ?
Isso me dá ainda mais vontade de ler esse livro...?
Como havia lhe falado, já o possuo, e pretendo lê-lo em breve... Coloquei na meta para o ano que vem, que pra neste ano não cabe mais nada... ?

Carolina.Gomes 16/06/2021minha estante
Eu sempre coloco uns extras nas minhas metas. ?

Thamiris.Treigher 16/06/2021minha estante
Uau ??????

re.aforiori 16/06/2021minha estante
Ah sim, Carol! Legal! Boa sugestão! ?
Acho que colocarei o ?E o vento levou? como extra, então. ? Você mesma me deixou com ainda mais curiosidade por ele do que pelo ?Reparação?. Mas meu tempo anda meio corrido ultimamente, e já estou com deficit páginas, mesmo com a meta sem extras. ?
No entanto, espero conseguir, arrumar mais tempo para ler... E isso é um objetivo para breve.

Luiz Souza 13/05/2023

O dia mais quente do ano
O livro conta a história de uma família em decadência morando num casarão escuro e começamos a trama no dia mais quente do ano.

Briony é uma adolescente que está em transição pra vida adulta ela muda o destino de sua irmã e de Robbie Turner o filho da empregada por causa de um mal entendido ela vê os dois no lago através de sua janela e interpreta outra coisa tudo fruto de sua imaginação de escritora.

Mais para frente vemos que Briony nutria uma paixão secreta por Robin.

Na 2 parte do livro acompanhamos a saga de Robin durante a guerra que se alista no exército para diminuir sua pena na cadeia.

Na 3 parte Briony vira enfermeira sendo a mesma profissão de sua irmã Cecilia ela continua culpada ainda pelo seu erro no passado mas no fim ela faz a Reparação.

No fim depois de vários anos vemos já Briony na sua velhice como uma escritora muito famosa.

O livro é bastante rico de detalhes e cenas bastante ricas.

Ótima leitura.

Carolina.Gomes 08/08/2022minha estante
Música triste do Naruto para Ian ????

Alê | @alexandrejjr 09/08/2022minha estante
Eita!! Eu amo o filme e o meu medo é justamente esse: achar o livro ruim.

Eliza.Beth 09/08/2022minha estante
Kkkkkkkkk Carollllll

Eliza.Beth 09/08/2022minha estante
Alê, mas dê uma chance. Talvez vc goste da escrita

Carolina.Gomes 09/08/2022minha estante
Achei q Alê tinha lido.

Jamile.Almeida 15/08/2022minha estante
eu amooo esse livro. hehehe

Jamile.Almeida 15/08/2022minha estante
eu amooo esse livro. heheh.. a casa é muito descritiva pq --- contem spoiler---
foi realmente a historia que eles viveram, achei que a descrição combinou demais com a ideia que o autor quer passar, casou em tudo... o resto ela teve q usar sua criatividade de escritora aprendiz... funcionou super comigo. e a segunda parte é sofrida.. pq foi uma guerra q ela nao viveu.. so imaginou...
Já a Briony esta justamente na fase que muda infancia a adolescencia.. inteligente e cheia de si.. acredita q ja tem maturidade para interpretar o q vê.. e a verdade é que nao.. o sofrimento e a amargura dela, a tentativa frustrada de reparação me convenceram, virei cadelinha do livro! kkkk
Mas é isso mesmo, ainda bem que a diversidade de livros existe para que todos possam ser contemplados! e tem livros q nao vao funcionar conosco e vida que segue! heheh, depois da uma olhada, se te interessar, a resenha da tati feltrin, tive insights muito parecidos com os dela.

Eliza.Beth 15/08/2022minha estante
Jamile, eu te entendo. Quando vejo alguém q não gosta do meu livro favorito, me sinto pessoalmente atingida kkkkkk
Acredito q eu não me conectei com a escrita do Ian e, na minha experiência de leitura, a escrita é a coisa que mais chama minha atenção.
Mas achei muito legal suas percepções e ver o quanto esse livro é especial para você. Obrigada pelo comentário. Estamos aqui para isso mesmo: trocar experiências ?

Bia 06/06/2023minha estante
Eu ri com algumas descrições que você fez, e está certíssima.
Demorei 11 meses pra ler esse livro.
Não achei a escrita dele tudo isso que falam.
Cansativo demais.

Grazielle.Bonfim 30/11/2023

Como me esqueci de fazer a resenha desse livro?
Reparação é uma leitura com uma escrita bem intensa e marcante? que me fez inclusive pesquisar mais sobre ele (ouvindo podcasts e posteriormente assistindo ao filme baseado nele)?

Como eu não havia visto o filme antes, foi bem legal pois eu não tinha spoiler de como é o final dessa história? e que bom? pois foi o que permitiu uma experiência tão perturbadora ao ler as páginas finais? eu fiquei tipo: ?o que? Como?? E fui ler de novo pra ter certeza que eu havia compreendido corretamente?
Enfim.. recomendo a leitura!

Mariana Dal Chico 25/09/2023

Eu tenho uma mania de leitora: procuro guardar a leitura da grande “obra prima” de um autor que gosto muito para momentos necessários, como quando estou sem empolgação para me jogar em novidades e quero algo familiar, seguro, que sei que vou amar. Parecida com aquela sensação de voltar para casa e dormir na sua cama depois de meses viajando.

O primeiro livro que li de Ian McEwan foi Serena, em seu lançamento em 2012. Diferente de tudo o que eu costumava a ler na época, fui arrebatada pela escrita do autor e, ao pesquisar mais sobre ele, descobri que um dos meus filmes favoritos da vida foi baseado em um livro seu: “Reparação”.

Outra peculiaridade minha é que quando me empolgo com algo, posso ficar levemente obsessiva com o assunto por alguns meses, sempre me jogo de cabeça nas coisas que me despertam paixão. E em poucos dias eu já estava com uma bela coleção de livros do autor.

“Reparação” está na minha estante há alguns anos, mas eu sabia que seria uma leitura especial, então priorizei a leitura de outros livros de McEwan, até que no começo de agosto eu mergulhei nessa história.

O livro é dividido em diferentes partes, começa em 1935, em meio a uma tensão pré-guerra, no dia mais quente da temporada, acompanhamos o dia em que a infância de Briony acabou. Na segunda parte, estamos em 1940, em meio à guerra, com os personagens tendo de lidar com as consequências de uma decisão tomada por uma garota de 13 anos baseada em uma série de suposições que afetou irremediavelmente a vida de todos ao seu redor.

O fechamento do livro é surpreendente e faz com que a cabeça do leitor exploda um pouco e me fez voltar para as primeiras páginas para procurar por pistas que eu tinha deixado passar, mas que após ler a terceira parte, abriu meus olhos para as nuances das entrelinhas.

Esse é um daqueles livros que quanto menos se sabe sobre ele, mais se aproveita a leitura.

Minhas expectativas foram superadas e ele entrou para a lista de favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CxoHuBIvjxx/