O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pedro.Martins 02/03/2024

Sem respostas
Eu não tenho respostas pra maioria 90% das perguntas que esse livro meu deu. É maravilhoso, simples assim.
A escrita é maravilhosa e fluida e, apesar de não ser um livro de terror, me deu medo genuíno e verdadeiro.
No começo, o protagonista parece algo em branco, simplesmente um pedaço de pano sem reação, mas ao fim você percebe que ele é um pedaço de pano sem reação assombrado pelos acontecimentos do seu passado (dizendo assim até parec que foram coisas sanguinárias).
Os personagens são extremamente intrigantes, o leitor quer entender o porquê, saber porque o personagem é e o que há por trás dele, especialmente Menshiki.
O único problema é o final. Tudo bem que há uma continuação, mas mesmo assim.
E também a questão da IDEA, que, a não ser que seja explorada no próximo volume, foi um desperdício de enredo.
Mas uma surpresa MARAVILHOSA, com certeza no top 10 da vida.

Giovanna.Louise96 16/02/2024

Mais um livro que quase faz bingo com todos os itens do Murakami, chega ser patético. Gostei tirando as partes que já sabemos quais são, acho que é um plot curioso e me deixou bem ansiosa pra ler o 2.

DAnisson.Coutinho 06/02/2024

Haruki neles!
Uma obra estonteante, sem dúvidas! São tantos mistérios e personagens tão interessantes que eu simplesmente não consegui parar de ler. Ansioso pelo volume 2.

Mary360 16/01/2024

Uma história que começa intrigante e termina o primeiro livro ainda intrigante. Começo já já o segundo tomo pra saber o desfecho de tanto mistério.....

DêlaMartins 31/12/2023

O narrador (e protagonista) é um pintor de retratos que se separa da esposa e, depois de dirigir sem destino pelo Japão, passa a viver numa casa fora de Tóquio, na montanha, que pertence a um velho pintor famoso. Tentando tocar sua vida após a separação, ele começa a dar aulas numa escola de artes, passa a ter alguns casos amorosos e busca inspiração para seguir pintando de forma mais livre e criativa. Durante este período, acontecem coisas estranhas, sem explicação: um novo cliente milionário que parece amigo, um som durante a madrugada, um quadro encontrado no sótão do velho pintor. Tudo gera muitas questões e ele começa a viver entre o real e o imaginário, tentando unir os fatos que a princípio, não são conectados - estou certa de que no volume 2 vou encontrar algumas ligações entre os acontecimentos e um final aberto, como sempre são os livros de Murakami.

A leitura é fluida, os fatos são interessantes, mas é bastante repetitivo. Não sei se o autor quer lembrar o leitor sobre o que aconteceu há pouco ou se quer encher o livro; o que sei é que isso é cansativo, mesmo não desmerecendo a história. Achei que não iria ler o volume 2 na sequência, mas confesso que estou curiosa e devo começar 2024 com essa história.

stgabis 28/09/2023

Intrigante
Eu tenho minhas críticas ao Murakami, mas sempre retorno para alguma de suas obras.
Essa obra me pegou bastante, adorei a ambientação, o decorrer dos acontecimentos e os personagens até então apresentados.
Espero que a parte 2 seja um pouco mais acelerada, com mais reviravoltas
A parte 1 é mais a apresentação dos personagens
No mais, se você gosta de Murakami, ve demais a pena ler
Ansioso para a parte 2

Marcelo.Pedroni 14/09/2023

Pouco Murakami, ritmo lento
Não sei se por ser uma obra dividida em dois volumes ou o quê, mas o volume 1 traz poucos elementos característicos das obras do Murakami. O ritmo é lento e deixa para engrenar bem no final, então precisa ser um pouco insistente.
No fim, vale a pena a leitura, mas ao meu gosto, uma obra que passa longe do ápice do talento de Murakami.

Juli 01/09/2023

O mais chato que eu li até agora do autor
Esperava mais, para mim não trouxe nenhuma grande reflexão e a história não me prendeu. Por conta disso, não considero ler o segundo livro com a parte dois.

Dsotelo 18/07/2023

Gostei do livro de forma geral. É um pouco arrastado e descritivo de mais para meu gosto em certos pontos. Não chega a ser ruim, só um pouco fraco se comparado aos outros livros que já li dele, mas o mistério é intrigante e a atmosfera do livro como um todo é muito boa.

obcecada pelo harry 06/05/2023

Minha primeira experiência com esse autor e ele é realmente tão bom quanto dizem!!!
A escrita dele é maravilhosa, gostei bastante.
Mas aviso que ela é bem descritiva e muitas vezes bem sexual, o que pra mim não tinha necessidade e o que pode não agradar algumas pessoas. Não fechei as 5 estrelas por isso e porque ao fim do livro não tenho vontade de ler a continuação.

Beatrys 25/04/2023

Pintura realista com nuances abstratos
Finalmente li um Murakami. E me surpreendi, achei que seria dificílimo, mas é muito fácil, acessível e gostoso de ler. O personagem se vê em um dilema na carreira, da qual já havia desistido. Isso após passar pelo divórcio, que ao longo da leitura conseguimos mensurar o impacto que isso teve na sua vida como pintor, e a relação da sua ex esposa com a sua irmã. Apesar das abstrações (que não são poucas) o livro passa um realismo, mesmo com o fantástico (que é muito explorado pelo autor), fica sempre aquela dúvida se realmente conseguimos extrair tudo que o autor quis transmitir. Mas o livro oferece tantas possibilidades que é limitante pensar em uma só linha de raciocínio. O que não compreendi foi o personagem Menshiki, não entendo as motivações dele para com o pintor, pode ser que lendo o 2 volume, eu descubra. Enfim, acho que os livros dele são daqueles inesgotáveis, sempre conseguimos esmiuçar mais. Ansiosa pelo próximo.

Maris9 02/04/2023

Murakami sempre
Sou fã confessa do escritor. Tenho quase todos os livros dele. Esse é mais um estilo Murakami. Bom demais.

Willian 24/03/2023

Mesmo não sendo o melhor, é bom assim mesmo
Acho que em alguns momentos Murakami prolongou demais sem necessidade (Mesmo que a boa ambientação da história seja uma característica das obras dele). Há vários pontos bem parecidos com outras obras dele o que pode deixar meio cansativo mas tem uma coisa na escrita do Murakami que não sei explicar, mesmo com tudo isso terminei essa primeira parte tendo uma experiência de leitura.
Não tem como não gostar das obras desse cara.

anaozao 07/02/2023

fiz do tempo meu aliado
tanto o vol.1 quanto o vol.2 são excelentes. Adorei a escrita do 'harukami', leitura rápida e fácil. obrigada namjoon, vc me fez virar fã desse homem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5