O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nifrido 10/06/2021

Autodescoberta, talvez
Tenho o segundo livro ainda pra ler, mas como um bom autor japonês, Murakami usa muito lirismo na forma de sua escrita. E o narrador parece querer nos contar por memórias antigas e recentes uma espécie de autodescoberta, e desejo muito ler o segundo livro pra ver no que isso vai dar. Estou gostando demais da escrita do Murakami.

Tharlley 26/08/2020

Murakami sendo Murakami, que significa que estou bem satisfeito e juntando dinheiro pra comprar a segunda parte.
Eu, Juno 26/08/2020minha estante
Quero ler Murakami porque dizem que os livros dele lembram muito os filmes do Studio Ghibli, isso é verdade?

Tharlley 31/08/2020minha estante
Até hoje eu nunca fiz associação, talvez tenha alguma familiaridade, por ter um pouco de fantasia.

Caroline 21/04/2021

Termino essa leitura pintando a minha cara de palhaça ? Nesta obra, eu notei como todos os personagens do Murakami se envolvem em situações estranhas, de maneira calma, voluntária e consciente. O livro é muito bem escrito e com personagens misteriosos, mas, de todas as obras que li do autor, essa foi o que achei o desenrolar mais lento. Esse livro tem uma parte 2 que não sei se vou ler pq se ele não explicar o que está acontecendo nessa história, eu vou ser obrigada a ir até o Japão perguntar pessoalmente (provavelmente vou acabar lendo a parte 2 pois o Murakami sempre acaba dando um nó na minha mente e eu não consigo largar).
dmitrivileheart 21/04/2021minha estante
tbm sinto q todo livro q eu leio desse homem eu vou ter q ir até o japão pra q ele me explique tudo ? sempre acabo os livros sem entender nada KJKKKK

Caroline 21/04/2021minha estante
Sim kkk mas dessa vez foi a gota d'água

Débora 22/04/2021minha estante
????

Alê | @alexandrejjr 22/04/2021minha estante
Bom, se serve de consolo, posso dizer o seguinte: eu detesto o Murakami. ??

Caroline 22/04/2021minha estante
Alê, é um dos meus autores favoritos. Mas esse não gostei muito ?

Luana.Abreu 06/06/2020

Murakami sendo murakami
Ótimo livro. Cheio de referencias musicais, culturais e a dose de distopia dos livros do autor.

Rafael.Cardeal 15/05/2020

Foi uma releitura, e o primeiro livro lido em 2020, sempre gostei muito do Haruki Murakami e o seu novo romance é incrível, quero muito ler o volume 2

Gabriela 09/09/2020

Amo
Sou suspeita pra escrever e falar sobre as obras do Murakami porque desde o primeiro título que tive contato foi amor à primeira lida. É mais uma narrativa dele que me prendeu pelo ritmo típico do Murakami, que amei o desenvolvimento cheio de mistérios e os personagens cheios de "fantasia realística".

Pedro Bonavita 04/06/2020

?A realidade é o que dá pra enxergar. Basta abrir bem os olhos e ver. Deixe o julgamento pra depois.?

Demorei a embarcar. Por muito tempo não sabia se gostava ou da história. Em determinado momento me senti mais ligado ao que acontecia na trama, mas senti que acabou abruptamente, mesmo sabendo que há continuação.

Túlio 20/11/2022

Impressões
Isso não é uma resenha.

Queria só registrar minhas impressões. Acabei de ler. Queria deixar registrado.

1 - esse é o 3° ou 4° Murakami que leio. Não lembro direito. Alguns temas se repetem assim como nos outros livros do autor. Principalmente protagonistas que estão em crise. De tudo que já li dele sempre começa assim. Protagonista em crise. E isso é um gatilho para o desenvolvimento da trama.

2 - Sempre tem várias citações a música e seus diferentes tipos. Acho isso legal. Eu pesquiso e vou ouvir depois.

3 - Coisas banais como preparar uma comida, lavar alguma coisa, etc, vão se entrelaçando de forma tão natural e corriqueira e logo somos introduzidos a alguma situação absurda. As vezes eu paro de ler para repassar em minha mente o que está sendo dito. O quê?! Penso. Absurdo.

4 - então o que é absurdo se "normaliza". A gente meio que se acostuma com os absurdos.

5 - Vários personagens exibem bom gosto e tom de refinamento. É interessante, e ao mesmo tempo não tenho certeza se gosto disso. Mas confesso que é interessante.

6 - A fronteira entre realidade e sonho acaba se alongando, quase desaparecendo, e muitas vezes (acredito que seja proposital) não conseguimos distinguir. Isso é uma das coisas mais legais no Murakami.

7 - Eu confesso que as vezes não sei se captei tudo o que o autor pretendia transmitir. Há uma boa dose de subjetivismo em todas as suas obras. Mas isso, a meu ver, é proposital. Nonsense, múltiplas interpretações, divagações, etc... Acho que tem um pouco disso.

8 - O mais legal para mim, é que quando leio Murakami eu fico com a mente completamente vazia. Não me entenda mal. Isso para mim é bom. É um lance meio místico, exótico, sei lá. Consigo me concentrar tanto nos personagens que minha mente esvazia. E isso é bom!

É isso por enquanto.

Joice.Yuko 27/05/2021

Quando eu li 1Q84 gostei bastante de Haruki Murakami. Mas ao ler livros que compõem a história do assassinato do comendador, achei que ele enrolou demais.

Ana 21/08/2021

Bom...
Alguém que está descobrindo o autor agora não deveria começar por este livro, definitivamente. Aqui o Murakami repete uma série de acontecimentos dos seus outros livros, seria uma forma de imitar o sucesso ou apenas fez de propósito para não sair da sua zona de conforto? Nunca saberemos.

Gostei do livro pois me acomodei em ler o autor, e apesar das semelhanças com outras obras, esse aqui me parece até melhor de digerir do que 1Q84, que é muito criticado pelo mesmo motivo.

A maior comparação que acontece é entre crônica do pássaro de corda, e não nego que tenha suas semelhanças, isso só é ruim se o leitor não gostar da repetitividade do Haruki, que quase sempre vem trazendo o mesmo modelo de história. O realismo fantástico ainda não está tão presente nesse volume, espero que o conceito de IDEA seja mais bem explicado no volume dois.

O sexo, a música e a literatura estão em quase tudo que o personagem principal faz, e ainda dá espaço para a pintura, já que ele trabalha com isso. Li outras resenhas e me parece que odiaram muito esse personagem, mas ao contrário deles eu até senti uma certa amizade, acho que é porque ele é uma fórmula pronta que já se encontra em outros livros do autor (crônica do pássaro, algum conto de Homens sem mulheres e sul da fronteira)

É sempre aquele homem simples e casado, que de repente se vê assinando o divórcio e sofrendo por isso, um homem de poucas palavras e algumas peculiaridades (como manias no sexo ou assuntos inconvenientes em diálogos). Gosto disso, já me acostumei. Mas tenha cuidado ao ler, ou você gosta ou despreza o personagem por isso.

Vanessa Pipi 23/10/2020

fantástico
Mas nao pense como um adjetivo, embora seja uma excelente história, mas pensei nesta palavra pela condição da história, pois tem elementos fantásticos... . Haruki Murakami é muito bom em te conduzir ao interior, ao pensamento profundo, a reflexão! Cheio de comparações subjetivas ele te leva, te apresenta a vida de alguém com duvidas, problemas, questionamentos....

Malu 23/10/2022

Depois de muitos elogios aos livros do Haruki Murakami, finalmente tive a oportunidade de ler algo dele. E eu amei esse livro!
A escrita dele é muito boa de ler, detalhada na medida certa e, ao mesmo tempo, sucinta na medida certa também. A forma como ele consegue criar a atmosfera dos ambientes e dos personagens é muito boa. Por falar nisso, os personagens desse livro são o ponto alto pra mim. São complexos, com desenvolvimento emocional muito bem feito e que geram uma conexão no leitor através de seus defeitos, dificuldades e questões internas.
"O assassinato do comendador" foi uma experiência incrível, me prendeu da primeira à última página. Personagens muito bem construídos e inseridos na trama, enredo cativante, escrita agradável. Gosto muito da forma como tem um mistério, toda uma questão externa acontecendo na história, mas isso mexe no interior dos personagens, de modo que o desenvolvimento desse conflito ocorre, em sua boa parte, no âmbito emocional das personagens. E o autor sabe transitar muito bem entre as questões objetivas e subjetivas na história, conectando tudo de uma forma muito interessante e lógica.
Tô louca para ler o segundo livro, preciso saber o que vai acontecer. Tem muito mistério ainda para ser descoberto.
Com certeza vou procurar mais coisas desse escritor, ele é muito bom! Recomendo demais a leitura.

Lali 12/08/2022

Harukami não erra nunca. Uma condução sempre ágil, interessante, trazendo fantasia de forma tão realista que te faz acreditar em cada detalhe.

Brenda.Maria 02/11/2020

Tudo o que eu não esperava e mais um pouco
Me encantei desde o momento que o protagonista é identificado como um pintor e tudo o que ele descreve sobre seu processo de criação me encantou. A história vai seguindo e personagens intrigantes aparecem e nos predem a atenção completamente, toda vez que eu pensava em dar uma pausa ficava ansiosa para ler mais e mais, tamanha curiosidade, incrível em que nenhum momento achei que estivesse chato ou monótono.
Sinto que tive um certo amadurecimento com tudo que li nesse livro. Agora estou devorando a parte dois.

umi minoris 29/05/2021

Decidi ler Murakami por recomendação de um podcast e esse foi praticamente o meu primeiro contato com literatura moderna japonesa. O Assassinato do Comendador tem um estilo de escrita e um ritmo bastante diferente da maior parte dos livros que tenho costume de ler, o que especialmente me agradou bastante nele. O enredo da narrativa se desenvolve de maneira bastante lenta, com muitos parágrafos de monólogos e pensamentos do protagonista, e ainda assim o autor consegue manter o leitor bastante distante de se identificar profundamente com o personagem, e principalmente de entender todas as intenções do protagonista. Por conta disso e outros aspectos, Murakami consegue criar, manter e prolongar a atmosfera de suspense da história e os mistérios do livro. Junto a isso, ele vai somando inúmeras informações e acontecimentos à história, ao ponto de parecer bastante improvável de se desvendar o mistério e de se conectar todos esses acontecimentos.

Senti a necessidade de uma pausa para digerir tudo, mas estou bastante curiosa para a leitura do volume seguinte.

1 | 2 | 3 | 4 | 5