O Garoto de Moletom Cinza

O Garoto de Moletom Cinza Lorena Saraiva

Resenhas - O Garoto de Moletom Cinza

Elydu 29/04/2023

Tocante.
Estar em outro país é um enorme desafio, principalmente quando possui uma língua bem diferente da sua e uma cultura bem peculiar. Essa foi a situação de Beatriz, uma garota tímida do interior de Minas Gerais que transformou a sua vida em menos de um ano após se tornar uma intercambista na Irlanda.

E pensou que os problemas seriam só na adaptação? Por mais que tenha sido realmente difícil, ela teve o apoio de sua amiga, também intercambista, e de seu professor (que, confesso, é bem fofo). Se não fosse por eles, Beatriz teria voltado para casa no primeiro mês, ter alguém para partilhar os problemas pode ser um alívio, pena que Becan nunca tenha tido esse sentimento antes.

Becan é um irlandês que vive nas ruas, um viciado em drogas, assim como diversos adolescentes que tiram o seu sustento do governo, sendo conhecidos como knackers. Para mim, a cidade repleta de beleza e significado tomou um novo prisma, o preconceito está em todos os lugares e nas mais diversas formas.

Você tem um motivo para continuar vivo? Becan nunca teve. Era apenas mais um ser que ninguém jamais enxergou que também poderia ter vida.

Quando essas duas pessoas se encontram, em cenários meio desastrosos, Beatriz consegue enxergar uma luz dentro daquele garoto que tinha se perdido a muito tempo dentro de si e que finalmente poderia ter uma segunda chance para viver (ou talvez seja a primeira?).

A conexão entre esse casal foi simplesmente linda e emocionante, ver surgir aos poucos um homem do meio de todo aquele vazio doentio foi muito gratificante e encheu meu coração de esperança.

O Garoto de Moletom Cinza é o equilíbrio na literatura.
Quer um livro com romance? É para você!
Quer um livro mais reflexivo? É para você!
Quer chorar? Veja só, esse livro é para você também!

site: https://www.instagram.com/aviao_literario/

Yasmim 17/04/2023

?Resenha ?
Esse livro é espetacular. Só essa frase já resumiria toda a história, uma leitura fluida e gostosa, não cansa, não vai ter aquelas partes ?chatas? que muitos até pulam. Tudo flui muito bem, até os 45min do segundo tempo onde a autora te impressiona (mas só lendo para saber). Enfim, a construção dos personagens são impecáveis, não há personagem desnecessário, e já falando, tenho que dizer que sem dúvidas a Roberta é a minha favorita. Por trás de toda uma construção literária desse livro, há uma crítica, que nos trás uma reflexão importantíssima, que não somente na Irlanda ou Brasil, mas no mundo todo há esse problema, e se a sociedade abrisse seus olhos e coração, isso se resolveria, não totalmente (até pq infelizmente isso sempre vai ter) mas se ajudar uma pequena quantidade de gente, já diminuiu muito essa questão. Por muitas vezes, reclamamos do que temos, e não vemos que, o que pra gente pode parecer pouco, para muitos seria uma dádiva. Essa história mexe, é claro, teve uma parte que eu não gostei, mas sei que foi essencial para dar continuidade a história, então, aguardo ansiosa para o próximo livro da autora.
Ps: a conta da minha terapia está chegando na casa dela, inclusive.

Alana.Michele 07/04/2023

Esse livro é um tapa na cara
Beatriz é uma jovem nascida no interior de Minas Gerais que, por influência da sua madrinha, decide fazer um intercâmbio na Irlanda em busca de uma vida melhor.

Sem saber falar inglês e não tendo nenhum conhecido no país, somente acompanhada de sua mala e de sua coragem, ela atravessa o oceano em busca de novas oportunidades de vida.

Ao chegar na Irlanda logo percebe que em um país desenvolvido também há pessoas que vivem à margem da sociedade e são diariamente discriminadas e muitas vezes apenas invisíveis aos olhos da população, incluindo o garoto de moletom cinza que a intrigou desde a primeira vez que o viu.

?O garoto de moletom cinza? é claramente uma crítica às diferenças de classes, afinal enquanto uns tem tanto, outros precisam lutar para sobreviver. O livro fala sobre o preconceito de classe, intolerância, recomeços, diferença de classes sociais, superação e o vício em drogas. É o tipo de leitura que nos intriga e nos faz refletir, sendo totalmente envolvente, emocionante e intensa.

Ao se mudar para outro país, somente com uma mão na frente e outra atrás, Beatriz achou que seria uma experiência totalmente do seu país de origem, porém ela percebe que todo lugar enfrenta seus problemas. Becan é um jovem que foi marginalizado pela sociedade e excluído como um ninguém. Vivendo nas ruas ele luta diariamente para conseguir sobreviver. As realidades de Beatriz e Becan são totalmente diferentes, mas acabam se chocando em um momento.

Foi muito bom acompanhar o desenvolvimento dos personagens, principalmente de Becan. Enquanto Beatriz o ajudou a se reerguer, Becan a ajudou a ter coragem, a enfrentar os seus medos e viver novas experiências. Ela teve umas atitudes impulsivas e ingênuas que me incomodaram um pouco, mas nada que afetasse na história e perdesse a essência. Desde o princípio Beatriz enxergou o melhor em Becan e essa fé que ela tinha nele acabou que o ajudou a ser alguém melhor para os outros e, principalmente, para ele mesmo.

Esse livro é realmente um tapa na cara. É uma leitura que vale muito a pena conhecer. Já estou ansiosa para o próximo livro.

Maria Simone 15/10/2022

✍🏼 O livro conta a história da Beatriz, uma jovem que morava no interior de MG e que teve a oportunidade de começar uma vida na Irlanda. Lá, ela arrumaria um emprego, aprenderia uma nova língua e viveria mil aventuras. O problema é que as coisas não acontecem bem assim. Em meio as crises de ansiedade por estar em um país onde não conhece ninguém, não consegue se comunicar direito e também ainda não conseguiu emprego, Beatriz acaba encontrando um rapaz de moletom cinza vagando e pedindo esmolas pelas ruas. É a partir daí que ela começa a se ver cada vez mais intrigada e interessada por aquelas pessoas.

🌾 O Garoto do Moletom Cinza não é uma simples história de romance. O pano de fundo do livro tem um contexto histórico interessantíssimo e, ao mesmo tempo, bem pesado. Aqui a autora trabalha algumas consequências da dominação pelo Império Britânico que perduram até hoje.

📚 O livro traz uma crítica social e vai falar sobre intolerância, sobre preconceitos, sobre amor, superação e mudanças. Com uma narrativa leve e fácil, o leitor se vê cada vez mais dentro da história ao lado de Beatriz nas ruas de Dublin. E isso foi uma das coisas que eu mais gostei no livro, a autora nos conta a história de uma forma leve, mesmo tratando de um assunto tão denso e complexo.

⭐ Essa leitura realmente foi um misto de emoções! Foi impossível não derramar algumas lágrimas em alguns momentos e as vezes eu ficava com o coração pesado por imaginar que, muitas injustiças escritas ali, realmente acontecem na vida real. O final é surpreendente e nos lembra que todas as escolhas que fazemos na vida tem consequências. Esse é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre a nossa vida, sobre a empatia, sobre olhar outra pessoa com amor. Independente de quem ela seja.

O Garoto do Moletom Cinza é um livro que eu indico DEMAIS eu já estou ansiosíssima para conferir o segundo volume dessa série que será lançado em breve ♥

site: https://www.instagram.com/mariasiimone/

Aline Araujo 19/12/2021

Dublin é fascinante
?Para de ser sistemática. Se solta mais. Viva sua vida. Você às vezes parece ter oitenta anos. Tem medo de tudo, vive como um coelho assustado.?

Beatriz é uma menina tímida e muito retraída que nunca saiu da fazenda dos pais no interior de Minas Gerais, até que recebeu uma proposta da madrinha para fazer um intercâmbio na Irlanda, aprender inglês e ter uma oportunidade de vida num país de primeiro mundo.

Depois de se sentir muito culpada por estar deixando os pais e o namorado, Beatriz aceita a proposta e parte para a Irlanda na intenção de ficar apenas um ano.

Chegando lá a maior dificuldade é socializar, ela simplesmente não sabe conversar com as pessoas, tem medo de tudo, não quer se divertir etc. (o que chega a ser até um pouco irritante). O que vai dar cor aos dias dela é um garoto estranho, morador de rua, que usa um moletom cinza. Ela fica intrigada a ponto de querer saber tudo sobre ele.

Becan faz parte do grupo marginalizado na Irlanda, por sua descendência. A família dele costumava ser viajante, uma espécie de ciganos, sem lar fixo, nem empregos comuns, até que o governo resolveu introduzir todos ele à força na sociedade. Como resultado do preconceito eles viraram morador de rua, necessitados de auxílio do governo para sobreviver.

A narrativa se alterna entre o ponto de vista da Beatriz e do Becan. Nos capítulos narrados por ele, podemos entender um pouco da realidade do vício em drogas. Ele se tornou uma pessoa bem ríspida, agressiva e que ofende as pessoas de graça (o que é um pouco irritante também, ele está o tempo todo xingando qualquer pessoa).

Senti falta da descrição do crescimento pessoal da Beatriz, gostaria de ter visto as viagens que ela fez, os perrengues que passou, os amigos que fez, as festas que frequentou. Gostaria de ter visto tudo isso com detalhes.

Becan e a Beatriz têm um crescimento muito forte juntos, ela consegue despertar o melhor nele porque ela foi capaz de ver por trás do sofrimento, drogas e bebidas. Ela o enxergou como ser humano, e isso foi capaz de mudar a vida dele.

Karol 08/12/2021

Perfeição
Esse livro foi maravilhosooo!! Eu amei a leitura pena que eu nn sabia q tinha continuação, e continuo na curiosidade do que vai acontecer! Chorei muito lendo ele e recomendo!!

Thah Rosa 01/08/2021

"O preconceito mata e morre, devagar e constante..."
Beatriz, é uma garota que morava no interior de Minas Gerais e que ppr i fluencia da sua madrinha resolve ir para a Irlanda fazer intercambio, com o objetivo de buscar oportunidades e uma vida melhor.

Lá, ela conhece Becan, um garoto misterioso, que aparentemente vive nas ruas, pedindo esmolas, drogado, vestido como um grupo de arruaceiros que nao gostam de turistas, os knackers.

Em meio a tantas mudanças de sua vida com a mudança de país, Beatriz se pega a um "facinio" pela real historia do garoto de moletom cinza.

Este é um livro sobre como o julgamento e o preconceito afeta a vida das pessoas, sobre como a maneira que sao tratadas as convence que sao aquilo que sao taxadas, e de como empatia, compaixao e amor sao essenciais para todas as pessoas, sem destinçao.
Alem de tudo, achei muito interessante toda a parte sobre a Irlanda.

Super recomendo!

Marisa165 29/07/2021

Impactada
Como a maldade humana pode destruir vidas.
Amores reconstrói tudo aquilo que está destruído.
Becan estava destruído e Beatriz chegou para trazer a vida que ele precisava.
Becan trouxe a vida que Beatriz precisava.

Gabi 16/10/2020

Uma grata surpresa...
Logo no início eu pensei que seria apenas mais um livro de romance ao que já estou acostumada a pegar para ler, mas eu fui arrebatada pela intensidade e pela complexidade da situação que se abre para Beatriz após sua mudança para Dublin, o preconceito e tudo o que ela vê acontecer com as pessoas que usam moletom cinza na Ilha Esmeralda, me remeteu aos pijamas listrados que os judeus eram obrigados a usar. O livro tem uma leveza, mas também uma densidade ao tratar do assunto dos knackers e o porquê disso existir. Eu estou com o coração chorando pelas injustiças e ansiosa pela segunda parte dessa jornada, quero muito ler A Garota de Moletom Cinza e ver o desenrolar do gancho que ficou no final do primeiro livro.

@estante_da_monie 26/08/2020

Incrivel
Um livro incrível com a leitura muito fluída e viciante. Prende desde o inicio e consegue surpreender de uma forma inexplicavel e muito envolvente, além de permitir conhecer um pouco mais da rotina e dos medos de um intercambista, alem de apresentar características da vida na Irlanda.

Alana Bastos 26/08/2020

Incrível
Esse livro é simplesmente incrível!! Nunca tinha lido um livro com tantas reviravoltas, cheio de esperança e amor como esse. Sobre o final... sem palavras. Eu amei demais e estou ansiosa para o segundo livro!!

Laerte.AlcAntara 26/08/2020

Acho q... Mediano
Amei a escrita da autora, me envolvi de uma forma q faz algum tempo q não ficava assim tão envolvido.
Obviamente como todo livro tem alguns erros etc, mas nao sei o porque q dou 5 estrelas. Simplesmente não achei perfeito. Tá me entendendo? Recomendo bastante o livro amei a história, não de como foi desenvolvida teve momentos q fiquei "gente, esse é o mesmo livro de um cap. atrás?"
Caraa
Não creio q lí esse livro a um ano
Jesuss

Concordo
Foi uma leitura muito sla para mim

Nayh 25/07/2021minha estante
Não me apaguei ao romance

Gai 08/08/2020

Me surpreendi com a leitura. Começou de uma forma super leve e até engraçada e adorei como fluiu bem.

Li o livro em menos de 4 horas de tão rápido que foi, fiquei super curiosa para entender mais da história.

Mas quando o Becan começou a aparecer como narrador, achei que algumas coisas ficaram mal explicadas e bem superficiais. Gostei do romance criado, mas acho que ele ficou muito na superfície das coisas, esperava mais aprofundamento dos problemas que envolvem, principalmente, o Becan.

Bruh Silva 15/06/2020

O garoto do moletom cinza
Beatriz tem uma oportunidade incrível, ir para a Irlanda passar alguns meses fazendo intercâmbio.

Por morar no interior de Minas Gerais, as coisas não são tão fáceis, mas com a ajuda de sua madrinha e do esforço dos seus Pais, Bia embarca nessa viagem, que irá lhe abrir novas oportunidades.

Está na Irlanda para Bia, não é fácil. Ela não domina a língua inglesa, não tem um lugar fixo para ficar, tem pouca grana, é tímida, e a saudade da família também não ajuda. E não bastando tudo isso, Bia se vê intrigada com as pessoas que vestem moletons cinzas. Quem são essas pessoas, o porquê elas estão nas ruas, e o principal, porquê elas odeiam os turistas e porque ninguém quer chega perto deles?

Beatriz é um tanto quanto curiosa, e ao se deparar com um dos garotos de moletom cinza, ela se encanta. Embora em meio a sujeira, cachaça e droga, o garoto misterioso encanta Bia, de uma tal forma, que ela se vê tentada a ajudar.

Com certeza vamos ver através dessa narrativa, que um intercâmbio não é só mar de rosas...

Na narrativa a autora também contar um pouco da história dos "Knackers", que são os descendentes de irlandeses viajantes e nômades, que se deslocavam pelo país trabalhando principalmente com descarte de carcaças de animais. E os identificamos na história como as pessoas que usam moletom cinza.

Óbvio que lê sobre o descaso de como essas pessoas são tratadas, doi, afinal, as pessoas só falam da parte enriquecida da Irlanda, mas e a outra parte?

Não vou negar que o começo do envolvimento de Bia e Becan me incomodou um pouco. Pareceu meio que desconexo. Ou melhor, me pareceu irreal, afinal, eu por exemplo, não teria algumas atitudes que ela teve, ainda mais com um desconhecido. Ah, e não é preconceito não, tem mais a ver com higiene mesmo.

Mas também tenho que destacar, que amei ver a evolução de Bia, e a forma linda que ela conseguiu salvar Becan.

É um romance que eu recomendo, para quem quer ficar com o coração quentinho!

? Livro concedido pela Autora.