Obscuro

Obscuro Larissa Prado

Resenhas - Obscuro

@resenhandodark 02/10/2019

@resenhandodark
Jeane é uma idosa paralítica que gosta de passar o tempo observando os vizinhos pelas lentes do seu binóculo. A vida segue monótona e sem graça até o dia que o novo casal se muda para o sobrado ao lado. Jeane presencia situações estranhas que fazem com que intensifique sua curiosidade, ela se torna obsessiva pela rotina dos vizinhos. Mas sua bisbilhotice tem um preço alto e acaba por afetar a vida de outras pessoas, como da sua neta Eva.
Obscuro é mais do que uma história sobre vampiros, é uma espiada no que há de mais obscuro nos resquícios de alma daqueles que a perderam.

Um livro perfeitamente bem escrito, com uma fluidez e leveza que você não imaginaria o terror que se aloja nessas páginas. E foi isso que a Larissa conseguiu fazer, te deixando completamente surpreendida com os acontecimentos desse livro.

Inicialmente eu fiquei um pouco perdida na história, pela mudança repentina de cenário e personagens, porém ao longo da história as coisas foi se conectando e deixando tudo incrível, o final eu achei que algumas coisas ainda ficaram em aberto e me deixaram com uma gostinho de quero mais, uma continuação dessa trama seria super bem vinda.

Para quem quiser aproveitar esse mês de halloween, começar esse conto seria uma ótima escolha, ele está disponível no Kindleunlimited.

"Ana Paula" 22/06/2020

Durante o começo da pandemia, vários autores disponibilizaram algumas de suas obras para baixarmos gratuitamente no Kindle. Larissa foi um deles e, como eu já queria muito ler algo dela, baixei Obscuro e o coloquei na minha meta de leitura, já que é um livro relativamente curto - possui apenas 130 páginas.

"Há sempre um lado escuro na lua e nos seres humanos. Um lado que talvez nem cheguemos a conhecer, mas quando acontece é um tanto impactante, para não dizer traumático."

No começo, não sabia o que esperar. Não cheguei a ler a sinopse e nenhuma resenha dele, então, quando finalmente descobri que se tratava de vampiros, meus olhinhos brilharam de felicidade.
Obscuro tem muitos personagens, mas os principais são Jeane - uma senhora paralítica que adora tomar conta da vida dos vizinhos - e Marvin, o vizinho.

A princípio, Jeane está eufórica com a chegada dos vizinhos novos, ela então pega seu binóculo e começa a espionar a vida do casal.
Marvin acaba de se mudar com a esposa para começar de novo. Ele traiu a esposa e, para ela o perdoar, tiveram que se mudar e recomeçar. Só que Marvin está diferente... parece que alguma coisa tomou posse de seu corpo. Ele já não é o mesmo...

"E no escuro você vai chorar e chorar sem conseguir alcançar a altura do próprio choro... vai escutar suas lágrimas descerem por um rosto que não será mais o seu. Vai tentar afastar a sombra que cobre sua outra sombra. Ainda assim o choro continuará a seguir adiante como o curso de um rio desaguando no mar e o mar vai misturar a um oceano e ele será feito de sangue."

A partir daí, coisas estranhas começam a acontecer com Marvir e Jeane, sempre atenta com seu binóculo, não perde nada. Marvin está passando por mudanças que podem levá-lo a cometer atrocidades. Será que Jeane está pronta para colocar sua vida e a vida de sua neta em risco?

Confesso que esperei mais. Gostei muito da escrita da autora, é sucinta e carregada de obscuridade. Fazia tempo que eu não lia nada assim, que trouxesse a escuridão para dentro de mim. Adorei isso.
Mas achei os personagens secundários rasos demais, alguns nem precisariam estar presente nesse livro, só que houver continuação, ai sim, valeria a pena.

"Envelhecer é morrer aos poucos. O corpo perde a força e o espírito perde a energia. A memória se torna uma confusão sem fim de apagões. É triste sentir a morte nos cercando por todos os lados, mais angustiante ainda é esperar por ela e se surpreender com sua demora na abordagem."

A narrativa é em primeira pessoa, e acompanha o ponto de vista dos personagens. Cada capítulo é narrado por um personagem, - os melhores capítulos são, sem dúvida. os narrados por Marvin, seus pensamentos durante sua transição são intensos. Ele tenta a todo momento, voltar a ser o homem que era, mas uma voz dentro dele não deixa isso acontecer.
Como um todo, gostei muito da obra. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que prejudique muito a leitura. Obscuro é uma leitura densa, carregada de escuridão e rápida. Vale a pena conferir.

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2020/06/resenha-obscuro-larissa-prado.html

Luana.Chuq 25/06/2021

Eu achei bem legal ver a perspectiva de cada personagem. Num primeiro momento achei q era aliens hauaha não sei pq. Mas é uma narrativa até original eu diria sobre vampiros. Gostei dms