Odisseia

Odisseia Homero

Resenhas -

Carlos 25/01/2022

Odisseia
O maior poema da literatura ocidental há quase 3 mil anos, leitura obrigatória.
Acompanhar as aventuras e desventuras de Odisseu em seu retorno de Ílion à Ítaca torna-se também uma aventura pessoal incrível.

Amâncio Siqueira 19/07/2020

Depois de quase três mil anos das primeiras composições, a Odisseia continua sendo o auge da narrativa de aventura. Engendrada pelo mítico poeta Homero, sua estrutura narrativa é ainda moderna, unindo o ápice da imaginação à experimentação formal. Esse poema épico já trazia em si inovações como o narrador não confiável e a narrativa não linear. Episódios como Odisseu contra o ciclope, a passagem pelas sereias, a descida ao Hades, o massacre dos pretendentes e tantos outros fazem parte do arcabouço cultural da humanidade. Um clássico imortal.
Imagem da capa do vídeo: afresco de Pellegrino Tibaldi no teto do Palazzo Poggi

site: https://youtu.be/I7BKL2xlz-E
Saulo.Almeida 19/07/2020minha estante
Narrativa moderna? Experimentação formal? Cuidado para não aplicar modelos de análise que não cabem no período da literatura observada. A forma do pema homérico vem da cultura oral... não há inovação mas a transposição da oralidade para a escrita. E conceitos de "moderno" e "inovação" estão temporalmente deslocados...

Priscilla Santiago 29/03/2023

As vezes é preciso saber a hora de parar
Não é a 1° vez que faço a leitura de Odisseia e mesmo assim tive as mesma dificuldades que antes, mas por motivos totalmente diferentes. Enquanto a 1° vez eu não estava acostumada com o estilo dessa vez eu entrei em uma ressaca literária no meio do livro o que afetou a minha experiência de leitura, mesmo procurando ir num ritmo mais leve (1 cap por dia) ainda assim foi extremamente difícil de me concentrar. Havia momentos que achava tudo insuportavelmente chato e só queria acabar logo (exatamente os momentos em que meu cérebro estava exausto) e havia momentos em que eu lia querendo saber cada vez o que iria acontecer e aproveitando cada segundo e foi nesses momentos em que pude perceber as nuances que os especialistas falam. O fato de ter lido a Ilíada antes me fez compreender melhor as passagens relacionados a ela, isso foi muito positivo.
Não digo que a leitura foi ruim e sim que eu estava em um momento ruim, deveria ter sido sábia e parar para retornar depois, mas minha ansiedade gritava comigo para terminar logo. Tenho esperanças que isso não ocorra mais quando for lê-lo pela 3° vez.

Mel Rodrigues 26/08/2021

Uma jornada para casa (na Grécia antiga)
Tal como seu livro irmão Ilíada, Odisseia é uma leitura complicada - o formato em que é escrito o 'poema épico" não é confortável quando ele não tem sonoridade na leitura, afinal essa não é a lingua original. Apesar disso, um dos pontos mais surpreendentes é que ambos, apesar do salto temporal de milênios atrás onde foram produzidos, não é excessivamente datado de forma desconfortável como alguns clássicos ingleses e franceses de séculos mais recentes.

A Odisseia é mais fácil de ler do que Ilíada - ela segue um personagem fixo, Odisseu, e apesar dele cruzar diversos lugares e povos e novos personagens, não existe o excesso de personagens na narrativa que era confuso em Ilíada. Apesar da relação do herói Odisseu com a deusa Atena, existe uma menor participação dos deus gregos nessa narrativa - e, visto que as interações desses personagens eram uma das melhores partes de Ilíada, isso acaba sendo um contra.

A jornada de Odisseu é fascinante, assim como os desafios que ele encontra pelo caminho, mas é um livro mais calmo e sem tantas cenas realmente animadoras como Ilíada. A edição da Editora UBU para esse livro é ainda mais bonita, com uma capa com material 'liso", sem aquela textura que lembra um pouco de jornal.

Observação: Penelope é perfeita, quem concorda respira.