Ilíada

Ilíada Homero

Resenhas -

Lobita_______ 09/01/2024

Incrível!!
O tanto que eu tinha medo de ler esse livro não tá escrito. Agora estou só estou arrependida de ter esperado tanto. O primeiro canto é difícil de absorver e demora um pouco pra entrar na história, mas depois só vai. Eu me emocionei em vários sentidos, ri (as tretas de casal entre Zeus e hera são hilárias), fiquei com raiva, senti tristeza, admiração, torci a favor, torci contra? não a toa ele segue sendo referência pra literatura ocidental mesmo tantos séculos depois.

A única ressalva é que as notas do tradutora deviam estar na página correspondente, elas ficam a parte, no começo

Leonardo1263 30/07/2023

Clássico dos Clássicos
Essa foi uma das leituras mais desafiadoras que fiz em minha vida. Um livro escrito em torno de 762 a.C. traz em forma de poema uma das maiores e mais longas guerras entre os Aqueus (um dos quatro povos da antiga Grécia) e Tróia (atual Turquia). Naquele tempo, o império grego, era conhecido como um dos mais fortes da Europa. A guerra se deu por motivo pífio, mas após a leitura, entendemos melhor que o sequestro de Helena, foi apenas uma desculpa para a grande guerra.

O livro de início apresenta a bravata do rei Agamêmnon, um rei que constitui um exército de mais de 50 mil homens, não só, mas também possui em suas fileiras o famoso e sanguinário guerreiro Aquiles, filho de um mortal com a deusa Tétis. O irmão do rei e líder de tropa, Menelau é casado com Helena (a mulher intitulada a mais bela de todas). Em um determinado encontro entre Gregos e Troianos, como em uma confraternização de parceria, o troiano Alexandre (ou Páris), se envolve com a bela Helena, a sequestra e a leva para Tróia como sua nova esposa. Após descobrirem o rapto de Helena, Menelau solicita a seu irmão Agamêmnon que invadam Tróia para fazer justiça, executar Alexandre e matar Helena por sua traição.

Do lado troiano, havia o irmão de Alexandre, o príncipe Heitor, abençoado pelo cronida Zeus (Deus grego), utilizava toda sua honra para defender seu país e agora defender o erro de seu irmão, pelo sequestro de Helena. Do lado dos aqueus, Aquiles se recusa a lutar a luta de Agamêmnon pois teve muitos problemas com o rei, e isso endureceu seu coração.

Aproveitando a ausência do abençoado Aquiles, Heitor avança com toda tropa diante de sua muralha, para evitar a derrocada de Tróia.

Aos fãs de histórias mitológicas gregas, por mais que seja em forma de poema épico guerreiro, traz toda a relação dos deuses do Olimpo com a guerra. Influências diretas no campo de batalha, onde cada Deus protege seus preferidos.

Homero além de Ilíada, foi responsável por escrever outro grande clássico, Odisseia (onde apresenta o fim da guerra de Troia e o retorno para Grécia).

Jamile.Almeida 01/09/2022

Sobre a ira!
Que experiência! Sempre procrastinei a leitura desse livro. E ao terminar minha sensação foi: por que não li antes? Por que não me permiti ser tocada e inspirada pelo canto da musa antes?
Entender o mundo dos deuses não cristãos, onde a inveja, paixão, raiva, amoralidade com doses de ambrosia e nectar é um revisitar a sua própria moralidade.
Esses deuses que tudo vêem, mas que não lêem as mentes? que instilam vigor, honra e ira nos mortais. Um mundo onde um vida curta e gloriosa vale mais do que uma longa e pacata!
E foi essa a escolha do mimado Aquiles! Filho da deusa Tetis com um mortal, o maior guerreiro birrão da Grécia. Faz birra, sim, senhores, birra! Em disputa por mulheres - atrevo-me a dizer que as mulheres que no fim das contas tinham o poder de fazer homens e deuses rebelarem-se, a final, a própria Helena foi a causadora de uma guerra de 10 anos e mais emblemática de toda mitologia -, Aquiles resolve não ajudar os gregos na guerra até que clamassem por ele, mas a morte do seu melhor ?amigo?, o Patroclo, faz ele acordar a sua ira!
E que ira meus senhores! O Aquiles desafia mares, montanhas, deuses, mortais!
O Heitor, de Troia, será meu personagem mais querido. Já Helena e Alexandre, odiarei até o Hades!

Impossível não refletir como, Homero, um homem cego, repetia em canto essa historia cheia de detalhes sempre! E como alguém a compilou, o que ficou, o que saiu? Como tantos detalhes podiam ser cantados? ? a única explicação é a inspiração da musa!
Diego 06/09/2022minha estante
Ótima resenha!
Estou tentando deixar de procrastinar e também atacar esta obra seminal da literatura ocidental.

Jamile.Almeida 06/09/2022minha estante
Ai Diego, achei que vale muuuito a pena! demais demais! Odisseia é ainda mais facil!

C. Eduardo 12/08/2022

Pelo amor de Zeus
Com a ideia estabelecida de ler pelo menos um grande pilar da literatura por ano, resolvi começar minha jornada por Homero; e se você tiver interessado em um livro cheio de descrições de mortes dos jeitos mais mirabolantes e dolorosos, sexo e rinha de deuses, homens saindo na faca por mulher ou por outro homem e muita gente gostosa fazendo discursos desenvoltos, recomendo este excelente livro de guerra chamado Ilíada. E claro, a tradução do Christian Werner é excelente.

Mel Rodrigues 14/08/2021

Deuses e Guerras
Ler Ilíada e Odisseia foi uma experiência diferente do que eu pensava. Havia muito expectativa na ideia de uma narrativa posterior aos valores cristãos/católicos presentes na maioria dos livros clássicos datados de tempos mais recentes.

Ilíada se destaca positivamente ao lado de seu livro-irmão, abordando mais profundamente como era imaginada a relação entre os deuses gregos entre si, e a relação e visão desses pelos romanos. Além disso, a narrativa de guerra é muito interessante, principalmente pela ausência dos artefatos bélicos criados durante a idade média e a idade moderna, o que poderia ter tornado os confrontos bem mais entediantes. As descrições de luta e batalha são realmente boas.

Nos pontos negativos da história estão seu formato, que além de datado torna a leitura realmente cansativa com os cortes que, na minha experiência de leitura, não faziam sentido nenhum - imagino que, como um poema, talvez em grego hajam rimas que justifiquem o formato. Também tem uma quantidade excessiva de personagens, tantos nomes que é quase impossível lembrar todos quando lendo pela primeira vez.

Algumas outras coisas para serem levadas em consideração é que a edição da Editora UBU é belíssima, mas o tamanho não se encaixa muito bem na estante. Ela é uma edição de capa dura reduzida para se manter do tamanho de uma edição de capa cartão. Porém o trabalho é fenomenal, e provavelmente eu não chegaria ao final de nenhum dos dois livros sem a diagramação eles.

Thami 31/07/2021

Épico! (Não resisti kkk)
Impressionada com tudo que contém esse texto de milhares de versos belíssimos! É tiro, porrada e bomba e também festinha, amor, alegria! Não pensei que um livro onde tudo gira em torno da guerra fosse me pegar tanto! A ira de Aquiles vai ficar no meu coração pra sempre!