Tragédia em Mariana

Tragédia em Mariana Cristina Serra

Resenhas - Tragédia em Mariana

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil" de Cristina Serra conta a história do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, que provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil. A autora relata as investigações que foram feitas e as ações tomadas pelas empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, responsáveis pela barragem.

A obra traz um relato detalhado dos acontecimentos, desde a construção da barragem até as consequências da tragédia, como a morte de 19 pessoas, a destruição da fauna e flora local, a contaminação das águas e o impacto social e econômico para as comunidades afetadas. Além disso, a autora aborda a negligência das empresas em relação à segurança da barragem e as pressões políticas e econômicas que levaram ao descaso.

Ao longo do livro, a autora expõe as falhas do sistema regulatório brasileiro e destaca a importância de responsabilizar as empresas e garantir a segurança ambiental. Também são apresentadas as vozes das vítimas, suas lutas e resistências.

"Tragédia em Mariana" é uma obra importante para entender os impactos do modelo de exploração mineral no Brasil, a negligência das empresas e o descaso das autoridades em relação à segurança ambiental. A narrativa é fluida e envolvente, mas ao mesmo tempo impactante, sendo um convite à reflexão sobre a importância da responsabilidade socioambiental em um país com tantas riquezas naturais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

@wesleisalgado 11/05/2022

Não é um livro da Daniela Arbex
Para quem estou acostumado com o excelente didatismo misturado com novelização da ótima Daniela Arbex vai se sentir deslocado aqui.

O livro é muito técnico, e poderia ter metade das páginas para exemplificar o queria retratar. E quando chegava aos relatos das pessoas envolvidas, o que deve ser metade do livro, eu me desligava totalmente por ser mecânico demais. Não conseguindo me fazer sentir nada.

Eu estive em Mariana em 2019, fui de trem de Ouro Preto até lá, e esperava ver uma cidade em reconstrução ainda na época. Porém o centro histórico da cidade continuava intacto, e como ouvi dos próprios habitantes de lá, a mídia acabou um pouco com a cidade, afastando os turistas de lá. Sendo que a destruição se deu nos povoados de sua zona rural, conforme relato no livro.
Cristiane 11/05/2022minha estante
É um absurdo o que aconteceu lá. Vidas devastadas e ninguém foi punido. As famílias negligenciadas.

Bruna.Portoghese 11/05/2022minha estante
Daniela Arbex é demais!

Maria 09/10/2023minha estante
Achei bem mecânica a escrita mesmo. Mas tirando essa parte engessada, achei que relatou bem o ocorrido. Vou ler o livro da Daniela Arbex sobre Brumadinho e comparar.

><'',º> 29/12/2020

Conheça a história por trás de um dos maiores desastres socioambientais de todos os tempos.

Reportagem definitiva sobre um dos eventos mais relevantes, também entre os mais dramáticos, da vida pública brasileira no século XXI: o rompimento devastador da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em 2015.
Este livro revela e esmiúça documentos, procedimentos e condutas sem se afastar da dimensão humana, do componente individual, particular, a memória dos que morreram, a dor dos que restaram, os sonhos – ainda duvidosos – dos que gostariam de recomeçar.
O país, afinal, tem muito mais de Bento Rodrigues, o povoado afogado pela lama de rejeitos, do que queremos ver. O rompimento de Fundão não acabou. É possível que jamais termine. Esta obra-prima explica por quê.

Texto extraído do livro da jornalista paraense Cristina Serra

Giu 29/07/2020

Uma obra a título de lê na vida
Relatos, passagens, explicações, entrevistas e muito sentimento.
Esse livro passa uma visão que todo brasileiro deveria ter.
Uma visão real de um desastre que poderia, literalmente, não ter acontecido.
Seja forte ao ler o livro e mente aberta aos comentários.

Tamara 05/07/2019

Desde que vi o lançamento do livro de Cristina Serra sendo anunciado, imediatamente tive vontade de lê-lo pois gosto muito de livros-reportagem, e essa foi uma tragédia extremamente impactante que ocorreu a pouco tempo e eu gostaria de saber informações mais profundas sobre ela. Então, por certa coincidência, adquiri o livro justamente na semana em que o improvável ocorreu e mais uma barragem, dessa vez a de Brumadinho estourou, barragem esta que causou uma tragédia ainda maior que a de Mariana e na qual corpos ainda são velados e muitos deles provavelmente nunca serão encontrados, e
então, ainda chocada com tudo que se repetia assim como foi com Mariana, resolvi iniciar a leitura. Esse não é um livro fácil, há momentos, especialmente quando fala-se das vítimas, seus sonhos, anseios e desejos que surge um imenso nó na garganta e lágrimas nos olhos ao vermos tudo sendo literalmente soterrado pela lama. Também é chocante ver o descaso das autoridades, tanto antes como agora, e dessa vez senti fortes sentimentos de raiva e indignação quando eram relatadas as atitudes daqueles que possuíam o poder de alterar a situação para que isso não mais se repetisse e que jamais fizeram nada. Porém, apesar de ser um livro extremamente bem escrito, uma reportagem impecável na sua pesquisa e na chance que nos proporciona de ouvir todos os envolvidos dispostos a falar, o que torna esse um autêntico livro-reportagem dos mais marcantes, não pude deixar de achá-lo lento nas partes onde eram descritos procedimentos técnicos de engenharia, detalhes que infelizmente não são familiares para nós, leigos no tema, e que são esquecidos assim que os lemos, e esses acabaram de certa forma atrapalhando um pouco da minha leitura, pois perduraram por boa parte do livro.
Apesar disso, Tragédia em Mariana foi uma leitura densa, marcante e que na verdade eu não gostaria de ter feito, pois não deveria ter ocorrido uma tragédia desse estilo que precisasse ser relatada, porém, infelizmente ocorreu e para os interessados nos atos, fatos e em entender e se solidarizar com os que sofreram e ainda sofrem esse é um livro a ser lido.

anna v. 26/02/2019

Vale a pena
Sensacional trabalho de jornalismo investigativo. Parabéns à autora por ter conseguido abordar um tema tão complexo de forma tão abrangente. Recomendo muito a leitura. Ler este livro à luz da tragédia de Brumadinho é ainda mais impactante
Cristian 07/03/2019minha estante
Não sabia que fizeram um livro sobre isso! Quero ler

Luiz Paulo 15/02/2019

Uma obra de vital importancia tecnico-cientifico.
Para quem precisa saber sobre uma das maiores tragedias socioambientais do pais e a importancia de se fazer um trabalho mineracao de modo sustentavel a longo prazo.

Cleitao 08/02/2019

Livro Fantástico
Para quem quer saber o que realmente aconteceu na Tragédia de Mariana. Leiam esse livro. Voces conheceram toda a historia da cidade, toda a historia da empresa que construiu a Barragem de Fundão e toda a historia da Barragem. vocês saberam tudo o que aconteceu antes , durante e depois do rompimento da Barragem, Um livro reportagem maravilhosa da jornalista e repórter Cristina Serra.