O rei das sombras

O rei das sombras Javier Cercas

Resenhas - O Rei das sombras

LidoLendo 13/11/2018

Não é o melhor, mas é muito bom :)
Não é o melhor do autor mas gostei muito. Aqui Javier investiga o passado (sombrio?) de seu Tio Avô, Manuel Mena, que lutou na guerra civil espanhola junto ao exercito de Franco.

Se nos demais romances do autor ele sempre usa alteregos como forma de se incluir como personagens fictícios, diminuindo o limite entre realidade e ficção, aqui Javier é Javier.

Como sou fã assumida do autor, gostei muito de conhecer um pouco mais sobre seus dilemas em relação à escrita, mesmo que de forma bem pontual. Isso também foi abordado em seu romance "O Impostor"; escrever ou não escrever a história? Aceitar a glória ou desnudar o passado?

E como me interesso muito pela Guerra Civil Espanhola, gostei bastante de ler sobre algumas batalhas específicas. Creio que quem não esteja tão habituado ao tema possa achar o livro enjoado em algumas partes, pois são algumas descrições de batalhas, estratégias... Mas ó... o livro não tem nem 300 paginas! Você não vai morrer por isso rs.

Adorei também as associações que Javier fez com outros personagens da literatura: Giovani Drogo, de "o Deserto dos Tártaros", Aquiles de "Ilíada" e Ulisses da "Odisseia"!

Impossível não ficar curioso para descobrir quem realmente foi Manuel Mena assim como suas motivações para escolher um lado na guerra.

Mais um livro de não-ficção, ficcional. Há!! Javier é mestre nisso!

Recomendo!
Dan 13/11/2018minha estante
Qual o melhor na sua opinião?

LidoLendo 20/11/2018minha estante
A velocidade da Luz