A RETIRADA DOS DEZ MIL

A RETIRADA DOS DEZ MIL ,,,,

Resenhas - A RETIRADA DOS DEZ MIL

Leonardo88 18/03/2020

Surpreendente
Surpreendente , o autor nos leva para a história em um ritmo rápido e fluente. Nos trás novos conhecimentos e uma história muito envolvente.

Saulo Barreto 26/08/2019minha estante
Fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma, Márcio. Estou terminando a leitura de outros títulos para voltar a saga!

pehlma 28/12/2018

Sinopse Oficial:
O ano é 401 a.C.. Ciro, o Jovem, contrata um exército de mercenários gregos para punir um sátrapa rebelde, mas secretamente deseja derrubar do trono do Império Persa seu irmão Ataxerxes. Entre os soldados gregos um jovem espartano tenta provar seu valor em meio a combates sangrentos, em seu interior outra luta se desenrola entre o amor de duas mulheres. Amor, honra, lealdade, coragem, podem tais valores sobreviverem à uma guerra? Ficção e fatos históricos se mesclam para criar uma obra única.

Encerrando com a última leitura concluída do ano e a última resenha também.
Depois da surpresa da última leitura resolvi dar uma chance a outra obra nacional, que me foi recomendada e falo um pouco dele mais abaixo. Conclui sua leitura em três dias e me pegava esperando ter oportunidade para ler mais um pouco. De fato a história me cativou.
O livro conta a história de Perseu, um Espartano que entra no exército para uma missão mercenária a serviço de Ciro.
A obra trabalha bem a formação dos soldados, mostrando de forma muito interessante como eram os campos de concentração Espartanos e como os homens eram entregues ainda crianças em poder do Estado e onde sua única função era se tornar um soldado. Todo o sofrimento e crueldade que as crianças passam para se tornarem soldados corajosos no futuro são muito bem mostrados.
As cenas de batalha são interessantes. É óbvio que por ser um amante de Cornwell, é quase impossível não comparar. Sendo sincero a qualidade não se compara, mas são interessantes. Contam também com um problema que falo mais abaixo.
Os personagens também são bem desenvolvidos e cativantes. É fácil se pegar torcendo por Perseu ou seus irmãos de guerra.
As notas de rodapé são excelentes e muito explicativas, elas complementam a leitura para aqueles que tem poucos conhecimentos dos deuses e da religião da antiga Grécia.
O livro acompanha Perseu da infância até a luta na Pérsia contra Ataxerxes, o rei Persa. Não, não é spoiler pois se trata de uma obra que acompanha a história rs.

Porém, nem tudo são flores e deixo aqui os pontos negativos que achei.
Infelizmente o maior defeito do livro é que ele é excessivamente repetitivo em diversos pontos. Seja nas descrições, diálogos, adjetivos ou até nas cenas. por exemplo: Até certo ponto o livro segue muito bem, porém ao iniciar a marcha para a guerra segue sempre a mesma coisa. Anda-se um pouquinho e luta, anda mais um pouquinho e luta. Alguns capítulos não têm absolutamente nada de relevante, é apenas um ‘anda um pouquinho e luta’. Isso deixa o livro longo e cansativo de forma desnecessária, principalmente porque depois de tantas as lutas acabam parecendo sempre ser a mesma coisa.
Achei que faltou uma história melhor definida também, o final é muito simples e corrido, não passa aquela sensação de obra encerrando, sabe? Sei que tem mais livros depois, mas ainda assim podia ter sido feito de uma forma melhor trabalhada.
A linguagem por vezes parece estar em desacordo com a época. Não sou nenhum especialista, mas algumas vezes me senti desconectado do mundo devido a forma de alguns personagens falarem.
Um outro ponto, que não chega bem a ser um defeito, mas é desnecessário, é a quantidade de cenas de sexo. Voltando ao primeiro ponto, elas são bem repetitivas, principalmente as descrições de Perseu sobre Artemísia. Não vejo problemas com cenas de sexo, mas o livro é cheio delas e elas não acrescentam nada na história e nem são cenas bem escritas. São simplórias e, pasmem, repetitivas. Várias poderiam ter sido cortadas e algumas melhor trabalhadas.

Resumindo, acho que falta um trabalho editorial. Isso é comum em obras independentes. As vezes um olhar fresco e desapegado emocionalmente da história pode fazer maravilhas por ela. Certeza que um editor mudaria algumas coisas e cortaria outras para dar mais dinamismo no livro. A repetição incomoda, e muito, depois de certo tempo. Estou agora na metade do livro II e os pontos negativos aqui extrapolam deixando uma leitura repetitiva e extremamente cansativa, sem acontecimentos. Apesar de estar na metade, a história continua na fórmula ‘anda e luta um pouquinho’. A vontade de abandonar a leitura é bem grande. Talvez parta para outra trilogia, que conta a história de Artemísia para ver se esses pontos são reduzidos.
É uma obra excelente. Um ótimo trabalho histórico que mescla bem pitadas de um romance com um pano de fundo histórico. Acho que os fãs de Esparta vão adorar ver como era a vida naquele tempo.
Aproveite o primeiro volume pois aparentemente o segundo não começa bem.

A RETIRADA DOS DEZ MIL: LIVRO I - M.C. BIJALON
Nota: 9/10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com/2018/12/resenha-retirada-dos-dez-mil-livro-i-mc.html