Carne Crua

Carne Crua Rubem Fonseca

Resenhas - Carne Crua

1 | 2 | 3 | 4

Tiago 10/03/2024

Brutal, reflexivo, suave como pena e acima de tudo,nu e cru.
Que viagem fantástica pelos pensamentos humanos e pelos mundos ficcionais do Rubem. Esse livro é uma grande jornada, as histórias muitas vezes se interligam em alguns pontos e os textos são geniais.
Rubem escreve de uma forma tão fluida que você lê os contos em alguns minutos, o tempo vai passando e quando você vê, acabou o livro. Acho que essa é a mágica dele, essa escrita, junto do brutalismo e das histórias ásperas e marcantes, a gente sente o livro, é surreal.

Marcel 28/02/2024

Esse livro foi meu primeiro contato com a obra do Rubens Paiva. Ouvi falar do autor em um excelente episódio do 451MHZ e fiquei fascinado com o estilo imaginário apresentado.
Não é uma leitura para quem gosta de narrativas longas, fluxo de consciência ou grandes adornos. Rubens é direto e não poupa o leitor de um linguagem crua e marginalmente obscena. Ele não tem pena de apunhalar o leitor, que mesmo agoniado, não consegue parar de ler.
Um livro incomodo de ler. Ele lhe cutuca, esfrega na nossa cara realidades que a vida urbana deixa debaixo do tapete, fazendo um buraco na nossa cabeça, tal qual um qual um 45.

Lanny 11/02/2024

Vários contos?
O cotidiano narrados em pequenos contos, ou fragmentos, contendo ironias, alguns cômicos, outros trágicos e um tanto sarcástico. Nada demais.

kikiarinha 22/01/2024

Razoável
No fim, Rubem Fonseca é um escritor razoável com seus contos razoáveis. Durante todo esse livro ele conseguiu demonstrar o quão obcecado o próprio autor é com morte, racismo e mulheres. Cada conto que lia parecia que eu já tinha lido anteriormente, porém com outro personagem.

Sabe Rubem, você é só outro homem e suas obsessões são como as de qualquer outro homem, mas você teve a coragem de colocar no papel e chamar de "cru"

Maria6154 04/01/2024

Poesia
Um livro brasileiro de poesias muito bom, bons decorrer de histórias, poemas muito bons de se ler, muitos que te trazem risadas sinceras com sua história ou até mesmo seu linguajar. Pra quem não gosta, a leitura é Sim, pesada.

Sara 28/12/2023

Esse livro eu n conhecia ele e peguei ele numa promoção e fui ler e quando eu me deparei com toda essa verdade crua, acontecimentos que m deixavam de estômago embrulhado ou o jeito que era contado me assustou bastante e até pensei em não terminar a leitura.
Carne Crua traz vários temas pesados como violência,crimes ,assinados em série, canibalismo, erotismo, religião e por aí continua mas de uma forma crua,nada enfeitada o que gera incômodo acho que não tem como não se sentir mal.
Tem momentos de respiro entre esses 26 contos,o humor desbocado, o ator cria história em poucas páginas e deixa questões abertas para que nós leitores levamos a diante,alguns contos parecem continuar momento depois.
A escrita da autor e sua construção de história em poucas páginas me deixou perplexa,li esse livro aos poucos,acompanhando a crueza dos personagens,a acidez de alguns contos e assassinatos.
Teve alguns que me levaram a rir como o cara que matava Papi Noel e o que não matava anões. Depois também descobrimos o conto que deu origem ao título do livro sobre o homem que ama comer carne crua.
É incrível ler esse contos bem escritos e fascinantes mas também assustadores pra mim,talvez eu peguei o livro num momento que não era o meu tempo mas n sei se é um livro pra mim ou só se fiquei assustada com toda crueza e realidade do livro. Mas se vc quiser ler e descobrir essa obra de Rubem escrita se n me engano aos seus 93 anos de idade vale tentar ;)

lipelimma 27/12/2023

Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
?? Escrita ou Narrativa
?? Frases ou Citações

Camz_ 24/12/2023

Para quem gosta de ler coisas esquisitas
Meu primeiro contato com Rubem Fonseca. Acho que deveria ter começado por outro livro dele, mas enfim kk A leitura dele me fez questionar várias vezes se eu possuo uma mente saudável, principalmente quando vi que cheguei no final do livro. É uma experiência diferente, eu leio muitos Thrillers e livros com assassinato, mas esse livro me pegou de surpresa devido ao modo como é abordado. Não sei se leria outro livro do autor, talvez depois de muito tempo, quem sabe.

Monique.Machado 09/12/2023

Fonseca, conhecido por sua prosa cortante e temática sombria, tece neste livro uma tapeçaria complexa de histórias interligadas que exploram os recantos mais obscuros da sociedade. Cada conto é uma incursão no âmago da psique humana, desvendando os desejos, as obsessões e as facetas mais sombrias que habitam em nós.

A força motriz de "Carne Crua" reside na habilidade magistral de Fonseca em criar personagens profundamente complexos e cativantes. Seja um detetive cínico, um assassino sádico ou uma vítima tragicamente envolvente, cada figura é esculpida com maestria, forjando uma narrativa que transcende os limites do convencional. A escrita afiada e concisa de Fonseca é como um bisturi, dissecando a realidade e expondo as entranhas da condição humana.

A crítica social permeia as páginas de "Carne Crua", revelando as desigualdades, as injustiças e as complexidades do Brasil contemporâneo. Fonseca utiliza a trama como um espelho, refletindo as sombras da sociedade, provocando uma reflexão profunda sobre os dilemas éticos e morais que muitas vezes preferimos ignorar.

A estrutura não linear da obra adiciona uma camada de sofisticação, desafiando os leitores a navegarem por uma narrativa intricada, onde cada peça se encaixa com precisão cirúrgica. A atmosfera sombria e a tensão palpável que permeiam as páginas são testemunhos da maestria de Fonseca em criar uma experiência literária que vai além da mera leitura.

Thais.Carvalho 16/11/2023

Coletânea de contos com histórias dinâmicas e mais intensas, que envolvem, sexo, crimes, assassinatos e traições.

Gerson 16/10/2023

"Consultei vários médicos, todos imbecis. Aliás, o que mais existe no mundo são imbecis."
Devo dizer que adorei esse primeiro contato com o Rubem Fonseca, premiado escritor brasileiro, a partir de "Carne crua", último livro seu publicado, que reúne uma coleção de 26 contos. A linguagem sem rodeios com que temas sensíveis são abordados como sexo, assassinato, traição, religião, relacionamentos amorosos, lembrou-me muito Bukowski, notável por também desconhecer qualquer forma de embaraçamento. No entanto, de maneira surpreendente, em alguns momentos, como nos contos "A praça" e "Grande amor", há espaço para meiguice e ternura.

Ansioso desde já para ler outros livros do Rubem.

Patyys2 08/08/2023

Preconceito puro
O título me chamou muito a atenção "Carne Crua" e o preço da americana principalmente $1,99, comprei.
Expectativa: livro de terror que traria um assassinato de uma mulher e canibalismo (conclusão tirada a partir do título e da capa).
Realidade: livro com diversos contos diversos que não envolvem só terror, mas também romance, traição e outros.
Devo dizer que o conto "Carne crua" realmente é arrepiante, traz agressão e mutilação de animais e humanos. Cumpriu com seu propósito.
A escrita é excelente, flui bem, alguns contos são interessantes e intrigantes, porém algumas coisas me fizeram reduzir a nota e querer zera-la. Muitos contos trazem gordofobia e preconceito com anões (pessoas com nanismo). Em questão da gordofobia é tratado com ódio, alguém que o personagem não quisesse chegar perto ou até mesmo que o personagem queira matar apenas por ser gordo.

Não sei se algum dia voltarei a ler livros desse autor.

@juliaavictorino 21/07/2023

Muita divagação sem propósito, parace (ironicamente) puro exibicionismo. Não me agradou a quantidade de termos e comentários gordofobicos que de nada acrescentaram aos contos, mais paracem a pura demonstração dos pensamentos do próprio autor. Não são todos contos ruins não, mas a maioria foi bem nonsense, e não de um jeito que ne agradou.

Bea 25/05/2023

Esse cara me faz questionar
Me faz questionar o quão "psiquiatricamente" estável eu me encontro por ter chegado ao fim...
Se eu não tivesse lido outros contos do autor, juraria de pé junto que ele é um psicopata só por ser capaz de descrever tamanhas atrocidades. É como estar na mente do Dahmer em algumas partes. Contudo, é admirável a maestria das narrativas, fluidas e pontuais.

Nati 11/05/2023

Apesar de já conhecer o autor através de algumas crônicas já lidas em coletâneas, esta foi a primeira vez que li algo completo do autor. Me interessei pelo título mas acabou não correspondendo às minhas expectativas.

Alguns contos me pareceram repetitivos e com longas descrições de aleatoriedades que tornaram a leitura por vezes arrastada. Porém o autor possui uma escrita fluida o que facilita a leitura.

1 | 2 | 3 | 4