Carne Crua Rubem Fonseca

Resenhas - Carne Crua

1 | 2 | 3 | 4

Suzy 24/08/2020

Encantador para pessoas estranhas
Já conhecia o autor, mas foi uma experiência marcante ler uma obra tão uau, não tenho palavras para descrever

V_______ 11/10/2022

Carne Crua
Minha primeira experiência lendo esse autor premiado, inclusive internacionalmente, e fiquei bem empolgado com o gostinho dessa Carne Crua.
O livro é composto por 26 contos e poemas (se não me engano são 3 poemas), todos bem ágeis, algum de apenas poucas linhas, mas nem por isso crus, muito pelo contrário, os contos são carregados de uma intensidade e atmosfera noir, alguns com críticas sociais sutis e outros escancaradas, há violência, até gratuita em muitos casos, se a intenção é deixar o leitor chocado, deu certo, pelo menos comigo. Sendo um livro de grande quantidade de contos vou citar apenas 3 dos que mais gostei que são Carne crua, Gosto de ver o mar e Oropa, vale ressaltar que boa parte dos contos tem entre si sutis ligações. Em breve acrescentarei mais de Rubem Fonseca a minha estante.

medderao 11/11/2021

Ácido e pinga sangue
Leitura incrível, envolvente. Os contos são ácidos e o passar das páginas sujam nossos dedos de sangue. Sejam eles de um assassinato ou de menstruação e/ou outras escatologias. As confusões dos personagens me confundiram e os elementos compartilhados me prenderam numa imaginação constante de uma constelação onde tudo acontece com uma só pessoa? Que continue não sendo eu.

Lipe 05/07/2021

Primeiro Contato Com Fonseca
É inegável que Rubem Fonseca é um dos maiores autores de nossa Literatura. E considero esse primeiro encontro um encontro feliz. Entretanto, desde os primeiros contos senti-me incomodado com a gordofobia de alguns personagens. Algo que se delongou até os últimos contos dessa obra. Desnecessário tais observações e detalhes na construção de alguns personagens. Tirando isso, e o didatismo do autor em explicar academicamente/internet alguns conceitos e significantes, é inegável que seus contos concisos, enredos e diálogos realistas mesclados à sua escrita brutal, violenta, crua e direta prendem o leitor até o fim dos contos, que incluem traições, assassinatos, história de amor e poesia. Uma ótima obra para se passar o tempo!

Vanessa Lima 15/08/2020

Carne (frustrada) crua
Depois de acompanhar várias indicações e de ter lido outros materiais do Rubem, confesso que fiquei frustrada com a leitura. Salvo um ou outro conto, que gostei.

M. S. Rossetti 15/02/2022

Visceral e realista
Último livro de um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos. Violência, sexo e realismo são as características mais marcantes dos contos deste livro e de sua bibliografia. O autor faleceu em 2020, mas deixou um grande legado para a literatura nacional.

Gustavo Rafhael 29/06/2022

Rubem Fonseca já é um dos meus autores favoritos, isso porque li apenas três obras dele até o momento, foram elas: O seminarista, Amalgama e Carne crua (do qual falarei agora).
Carne crua foi o último livro lançado por Rubem Fonseca ainda em vida, no ano de 2018. O autor nos deixou em 2020, aos 94 anos. O livro é uma delícia, composto por 26 contos onde o autor não poupa o leitor de cenas chocantes, outras mais cômicas, outras trágicas, e durante toda a leitura é possível vivenciar um emaranhado de sensações.
A leitura, como eu já disse, é uma delícia. É um livro curtinho, daqueles para ler numa tarde (ou noite, ou manhã, ou madrugada).
Para a minha felicidade li esse livro logo após terminar de ler Amalgama, e ele poderia facilmente ser chamado de Amalgama 2. Digo isso porque há alguns contos que dialogam com contos que fazem parte do Amalgama. Mas também há outros contos que trazem de volta o personagem principal de O seminarista, o Especialista ou José Joaquim Kibir. Achei isso interessantíssimo. Então recomendo a leitura de O seminarista e Amalgama antes de ler Carne crua. Pode ser que o autor faça referências a outros livros seus também, mas como só li esses não sou capaz de apontar.
Então é isso aí, Carne crua é um livrinho que ao ser lido torna-se um livrão e para mim foi uma despedida digna da genialidade de Rubem Fonseca.

Angelica.Bernardi 27/01/2023

A impressão que fica é que são rascunhos, textos inacabados que juntaram e colocaram juntos
Gosto dos textos desse autor, mas me decepcionei com a leitura
Paguei 1,99 nesse livro, fiquei indignada quando vi, achei uma safadeza,uma falta de valorização aos autores nacionais mas agora concordo
Cabe perfeitamente
Que viagem a cabeça desse homem

Rafaella 10/04/2023

Ácido e imprevisível.
A leitura é rápida e fluida, me prendeu do início ao fim, a escrita do autor prende bastante, mas esperava um pouco mais dos contos.
Esse é o primeiro livro do autor que eu leio, acredito que fui com muita expectativa e acabei me decepcionando um pouco, por conta da quantidade de gordofobia presente no livro, pois pode sim ser por causa dos personagens, mas me pareceu que é um pensamento do autor.

Thiago.Marques 27/12/2020

Rubem Fonseca menos escatológico e sempre cínico
Despedida definitiva de Rubem Fonseca, "Carne crua" reúne 26 contos que vão do tesão adolescente ao assassinato de figuras conhecidas da cultura popular. A coletânea, contudo, é menos escatológica se comparada a outras obras-primas do autor, como "Romance negro e outras histórias" e "Feliz ano novo". Apesar disso, a leitura é válida, pois as críticas e o jeito cínico de Fonseca ainda permanecem, em uma mistura de gêneros pouco vista em contos de outros escritores, algo que, na mão de alguém menos hábil, soaria pedante e desnecessário. Isso sem dizer que o humor surge de onde menos se espera. Leitura mais do que recomendada para quem deseja ingressar no universo do autor ou mesmo para quem já o conhece de longa data.

Cheiro de Livro 14/01/2019

Carne Crua
Sou uma fã declarada de Rubem Fonseca. Fiquei aguardando o seu novo livro chegar as livrarias para poder lê-lo logo. “Carne Crua” é um livro de contos com menos de 200 páginas e tem tudo o que fez toda a merecida fama de Fonseca.

São 26 contos, todos curtos, alguns são como poesia e todos trazem os traços que fazem a obra de Fonseca ser única, ou seja, são relatos ácidos, crus e que retratam pessoas às margens. Muitos assassinos profissionais, alguns policias e prostitutas e muitas histórias de amor.

Contos são tão profundos quanto qualquer romance e quanto mais concisos mais complexo é para o autor construir todo aquele universo. Aqui Fonseca mostra que domina essa arte, precisa de poucas páginas para construir suas histórias e as termina no momento exato deixando no ar questões para que seu leitor leve adiante. O conto que dá nome ao livro é um dos meus preferidos e mesmo que tenha me dado vontade de que a história fosse adiante sei que tem o tamanho exato.

Sou uma grande leitora dos contos de Fonseca, foram eles que me fisgaram para a sua literatura lá na minha adolescência. Sentar, pegar “Carne Crua” e ser incapaz de coloca-lo de lado até que, infelizmente, o ultimo conto terminasse, me fez lembrar de onde vem todo o meu amor pelas histórias do autor. A crueza dos seus personagens, a acidez com que ele escreve assassinatos e assassinos é fascinante. Guardo um amor especial para os assassinos profissionais que ele cria. Nesse livro temos o que não mata anões e o que precisa matar Papai Noel, dois ótimos contos, por sinal.

O conto que dá titulo ao livro talvez seja o meu preferido, é sobre um homem que ama carne crua. Não vou dar spoiler sobre o que acontece em um texto de poucas páginas. Direi apenas que vocês deveriam correr para a primeira livraria, comprar o livro e lê-lo todo, se deliciando com cada página e cada conto.]

site: https://cheirodelivro.com/carne-crua/

Iagne 14/02/2022

Carne Crua (Rubem Fonseca)
Trigésimo livro de Rubem Fonseca, décimo sétimo livro de contos, último livro do mestre Rubem Fonseca. Nesse livro Rubem Fonseca escreve 26 contos (A Praça; Amor e outros prolegômenos; Aparecida; Boceta; Boceta - parte II; Cafetões; Carne crua; Cornos; Desculpas Esfarrapadas; Diarreia; Falsificado; Feitiço brasileiro; Gosto de ver o mar; Grande amor; Homens e mulheres; Igreja Nossa Senhora da Penha; Nada de novo; Noel; O mundo vai mal; O ser é breve; Oropa; Os originais e as imitações; Os pobres, os ricos, os pretos e a barriga; Papai Noel; Penso e falo; Tecido), todos curtinhos.
Esse livro de Rubem Fonseca, serve como uma despedida para o escritor, é uma fase mais descompromissada de Rubem, repetindo muitas vezes fórmulas já utilizadas em outros contos, li ele em tom de Nostalgia. Ainda pretendo ler duas coletâneas de contos do mesmo "O melhor de Rubem Fonseca" e "64 Contos de Rubem Fonseca", para relembrar os principais contos do autor, já que ele se especializou na arte de contar histórias curtas, e nos trouxe ótimos personagens como Mandrake, Guedes, José entre outros.
Rubem Fonseca, que foi até 15/04/2020 talvez o principal escritor brasileiro em atividade, faleceu aos 94 anos, mas não me surpreenderia se ainda estivesse escrevendo algum conto, ainda lembro quando vi no noticiário sobre sua morte e resolvi embarcar nessa jornada de ler todas suas histórias, foi muito bom perceber que seu prazer em escrever ficará imortalizado nas páginas de seus livros. Obrigado Mestre.

pedro villar 10/04/2023

O problema de ler o trabalho mais recente de um autor (e nesse caso tbm o último) depois de seu maior clássico é q a comparação é inevitável.

Pois após Feliz Ano Novo esse Carne Crua parece mais uma versão pálida e pouco inspirada daquele. Alguns contos, como Gosto de Ver o Mar e Penso e Falo, ainda carregam a verve ácida e levemente perturbada presente em Feliz Ano Novo. Mas no geral o resultado é desapontador.

@lecobastos 25/12/2019

Gordofóbico.
Bem escrito, porém os personagens parecem uma pessoa só, a cada 3 textos ataca os corpos gordos com entusiasmo, esperava bem mais de um autor que demonstra inteligência enorme. Decepcionado, porém esperançoso de encontrar um Rubem Fonseca melhor em outras obras.
@lecobastos 15/05/2020minha estante
Lerei A grande arte em breve.

() 30/11/2021minha estante
ele é gordofóbico sim, além de machista, além de racista (por que essa insistência em personagens femininas "mulatas"? justamente porque elas eram consideradas por velhos racistas como "boas de cama"...). não tem interpretação nenhuma por trás, quem já leu muitos livros dele percebe isso. saiba diferenciar autor e obra, não é porque o Rubem Fonseca escrevia bem que ele deixa de ser um babaca.

Manfred 01/02/2023

Mesmo sendo um dos mais fraquinhos da fase final do Rubão esse livrinho de contos tem seus momentos saborosos, principalmente nos trechos onde a ironia, o nonsense narrativo e a violência se juntam pra desnortear o leitor.

1 | 2 | 3 | 4