Brilhando no Escuro

Resenhas - Brilhando no Escuro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giovana789 06/04/2024

Luz e Escuridão
O universo construído pela autora é sensacional, muito criativo e com metáforas interessantes. O questionamento entre "Luz e Escuridão" é um ponto que estou curiosa para ver como vai se desenrolar com as sequências, mas já nesse volume, me prendeu a atenção.

Os personagens são cativantes, a ligação inusitada de Alex e Mabelle me agradou e MUITO (sério, quero ver como, por que, qual a extensão deles...), amei conhecer os dois.

A escrita, inclusive, me prendeu o suficiente para que eu quisesse ler tudo rápido de tanta curiosidade com o universo, a magia e os personagens. No entanto, algumas partes tem tanta narração "filosófica" que a gente se perde um pouco, além de que alguns acontecimentos são tão rápidos (a própria aceitação do Alex e a confiança na Mabelle) que fica meio vago.

Mas comparando em panorama geral, o livro é FENOMENAL e GENIAL em ideias, então esses detalhes mais "técnicos" a gente releva. LEIAMMMM.

sammylopes 16/02/2024

Perfeitoo
Cara eu amei demais esse universo de Faierie, cada detalhe e como as coisas foram acontecendo me deixou muito envolvida na história. Alexander é um personagem muito fofo e querido e a Mabelle é simplesmente incrível. A história me prendeu muito e não foi nada cansativa. Estou muito curiosa e ansiosa para os próximos livros e saber qual foi ser o final de tudo isso.

nicolli30 30/01/2024

Brilhando no Escuro
Me interessei por esse livro pois tenho OUAT como uma das séries que mais me marcou ao longo dos anos e também porque amo contos de fadas. Por conta disso, gostei bastante desse universo e do conceito do tempo ser basicamente um deus. Gostei muito também do conceito de escuridão e luz, acho que essa parte do livro funciona muito bem. Porém achei difícil conseguir engatar em um ritmo bom de leitura pelo fato de ter muita explicação acontecendo durante o livro e eu ainda assim sentir que não estou entendendo de fato. As explicações são claras, mas parecem apenas acender dúvidas maiores na minha cabeça. Entretando, entendo que isso seja comum ja que não é um livro único (como achei que seria). Algo que me agradou bastante foi a dinâmica entre os personagens. Meu único problema nesse quesito, foi que apesar de ter adquirido um carinho pela relação da Marelle e do Alex, sinto que aconteceu muito rápido. Parece que em um momento ele está desconfiando de tudo e todos e no outro já está acreditando 100% em tudo que ela lhe conta. Queria algo mais natural nesse lado. Sinto também que a história tenta apressar demais o embate entre luz e escuridão sem desenvolver o plot primeiro. Num geral, é um bom primeiro livro, mas acho que o enredo deveria ter sido menos apressado.

kumana 22/01/2024

Devorei o livro
O que tenho a dizer primeiro: Eu AMEI!

A leitura é leve, flui e te prende de uma forma maravilhosa, você se insere na realidade do personagem que vai em primeira pessoa narrando seus pensamentos e suas sensações a cada passo que dava, a cada nova sensação. O narrador não é onipresente em terceira pessoa e não sabemos tudo que os outros personagens sentem e pensam quando algo acontece, é a interpretação do Alex em tudo, assim a gente entende mais dele do que dos demais personagens.

A história foi se desenrolando tão fluída e aos poucos você se vê devorando as páginas sem nem notar, não querendo dormir até terminar os capítulos. A única questão que vejo do livro que tenho para criticar seria a escrita entre os diálogos, o travessão com um parágrafo grande que talvez não precisasse para depois complementar a fala do personagem, além disso havia as repetições de expressões e o uso excessivo de exclamação. Tirando esses poucos detalhes, a leitura foi tudo maravilhoso e é nisso que foquei, porque todo o resto, a história, a construção dos personagens, dos poderes, da amizade da Mabelle com o Alex foi tão intenso que sequer consegui me incomodar com algo tão ínfimo.

E chegamos no nosso protagonista que parece estar vivendo o dilema de "se sou filho de peixe, peixinho sou?" que veremos nos próximos livros. Estou muito ansiosa em relação a isso e espero que consiga ser a mesma sensação de devorar o livro em pouquíssimo tempo!

thefy. 19/01/2024

Crer para ser
Meu primeiro livro 5 estrelas do ano. Eu simplesmente amei o universo de Faierie, a riqueza dos detalhes, os contos de fadas inspirados nos originais. Apesar de Faierie ser um mundo preto e branco, onde só existe a Luz ou a Escuridão, a autora mostra através de Alex, que o mundo não é bem assim.

Alexander é um personagem muito bem construído e muito engraçado, e definitivamente escrito por uma mulher. Mabelle é uma personagem com uma personalidade incrível, que fez me cativar muito por ela. Igualmente com Scarlet, que com certeza é minha personagem favorita.

A história toda me prendeu muito, fiquei muito curiosa para saber algumas respostas, sobre Mabelle, sobre seus pais, o coelho, o Alex, Nox e os outros personagens. Uma história cativante que me prendeu do início ao fim, não vejo a hora de ler os próximos livros da triologia.

maare 18/01/2024

Maravilhoso
Faierie é um mundo encarado que todos nós queríamos estar. A jornada de Alex e Mabelle é incrível e a conexão dos dois só faz a história ficar ainda melhor.
A Fátima criou um mundo todo baseado nos contos de fada que faz com que a gente não queira sair de lá. Eu quero saber qual a conexão real dos dois, se a profecia vai se cumprir, será que a Mabelle tem um segredo maior, Alex consegue cumprir sua missão?! Tantas perguntas que vão ser respondidas nos próximos volumes. Não vejo a hora ?
Literatura brasileira precisa ser mais valorizada, olha essa maravilha!

larireads 12/01/2024

Estou encantada!
Estou sem palavras pro quanto essa leitura me prendeu. Não li muitos livros de fantasia nos últimos anos, mas esse é simplesmente fascinante.

A riqueza de detalhes, o mistério envolvendo o personagem, toda criatividade ao trazer personagens que já conhecemos para algo novo com uma personalidade própria e muita modernidade e autenticidade.

Foi, com certeza, uma leitura que me surpreendeu muito. Coloquei muitas expectativas e todas elas foram atendidas, além de ter deixado aquele gostinho de quero mais e a ansiedade de aguardar pela continuação.

É um livro riquíssimo em detalhes. Todas as pequenas coisas que vão se conectando ao longo da narrativa são tão bem desenvolvidas; você vai criando suas próprias teorias, vai tendo ideias, vai conectando os pontos, imaginando os cenários e se encantando com o mundo de Faierie enquanto o constrói em sua cabeça.

Estou apaixonada por esse mundo e ansiosa para ler mais sobre a jornada de Alex em entender quem é e o que deve ser feito para ajudar Mabelle e o mundo de Faierie.

alex nico 05/01/2024

A garota dos meus sonhos, literalmente
Comecei a ler com muitas expectativas e Brilhando no Escuro conseguiu superar todas elas. Personagens cativantes (exceto o Nox, não gostei dele) e muito bem escritos, universo desenvolvido e compreensível, e a vontade de continuar lendo aumenta a cada página.
Se tornou um dos meus livros favoritos, com certeza. A escrita da Fátima é encantadora e fiquei apaixonado por Mabelle e Alexander.
Muitas dúvidas ficaram e estou ansioso pela continuação!

Jordana 27/12/2023

A leitura foi um pouco arrastada e demorei um tempinho para terminar, é legal, mas tem algumas coisas que deixam o livro um pouquinho para baixo.

Mirian 26/12/2023

Perfeito
Ótimos personagens, ótima enredo, você consegue se apegar muito até mesmo aos "vilões" o que é algo bem legal nesse livro, amei cara detalhe dele ?

Amanda 25/12/2023

Boa leitura
Demorei um tempo para me conectar à história, alguns capítulos. E aí o livro terminou na melhor parte e deixou um gostinho de quero mais.

NILU 25/12/2023

Brilhando no Escuro é meu terceiro contato com a escrita da Fá. Tendo lido Como Se Fosse Uma Série e Como Não Acabar Com Seu Ídolo (ambos, romances), eu já sabia que ela não iria me decepcionar, pelo contrário, me surpreendeu muito!
Entrando em um novo gênero, a fantasia, a obra nos trás as aventuras de Alex, um garoto de 18 anos que sempre teve uma forte conexão com os contos de fadas, inclusive acreditando que eles aconteceram de verdade. Nosso protagonista não está errado, existe um mundo escondido, no qual todas as histórias que estamos acostumados a escutar, assistir e ler são realidade. Assim, ele é transportado para Faierie e se depara com a garota dos seus sonhos (literalmente), Mabelle.
Nesse sentido, a narrativa se desenrola e conhecemos aquele novo mundo no qual tudo se resume à dois lados: o da luz e o da escuridão. Pode-se inferir que a luz representa os seres do bem e a escuridão, os vilões, mas logo percebemos que não é bem assim "o andar da carroagem"... (resenha completa no meu bookgram @nilubooks)

nessie 22/12/2023

Mais uma fantasia que ganhou um espaço no meu coração!

A escrita da Fátima e a criatividade dela em inserir personagens de diversos contos diferentes me manteve presa na história e querendo saber mais desse universo a cada página lida. Movida pela curiosidade tive que parar a leitura algumas vezes pra fazer pesquisas sobre os contos que eram mencionados, esse livro despertou em mim uma vontade enorme de ler as versões mais antigas de alguns contos de fadas e eu amei isso!

O universo Faierie é incrível, a descrição das plantas, animais e locais apresentados no livro só me deixaram mais apaixonada ainda por esse mundo. Todas as questões levantadas sobre os conceitos de bem e mal deixaram tudo mais interessante.

Confesso que em alguns momentos senti que as coisas ficaram meio corridas e alguns detalhes das personagens poderiam ser mais explorados, mas entendo que não é um livro único e que talvez alguns desses pontos podem ser apresentados na continuação. O universo é muito grande e tem tantos lugares e personagens que podem ser explorados, nada tira da minha cabeça de que a história poderia facilmente virar um filme ou até mesmo uma série, eu iria assistir com toda a certeza do mundo!

Me apaixonei pelo Alex, Mabelle, Scarlet e gostei até mesmo do *** e do Rumpel kkk sei que os dois últimos são personagens com um caráter extremamente duvidoso e que podem fazer eu me arrepender de gostar deles no futuro, assim como qualquer outro, mas me cativaram mesmo assim e me surpreendi com isso.

Terminei o livro com várias perguntas, uma curiosidade absurda pra saber mais de algumas coisas que foram mencionadas nesse livro e extremamente ansiosa pra ler a continuação. Quem são os pais de Mabelle? Evangeline de A Princesa e o Sapo? A Fada Azul de Pinóquio? Tristran e Yvaine de Stardust? Não sei, mas quero MUITO descobrir isso.
Parabéns à Fátima por ter criado esse universo tão incrível e cativante.

Leia Brilhando no Escuro e conheça o universo incrível de Faierie! 💙

1 | 2 | 3 | 4 | 5