Nietzsche Hoje

Nietzsche Hoje Viviane Mosé

Resenhas -

sofiaa 04/03/2021

mais ou menos
o livro traz ótimas questões no começo, mas parece que o resto é só repetição do primeiro capítulo

Lucas Bedê 25/03/2022

Se você quer começar a ler Nietzsche, esse é o seu ponto de partida.
Seja na elevação do ser ou na auscultação precisa do niilismo em nossa sociedade, a filosofia de Nietzsche é cheia de críticas à vários temas e conceitos estabelecidos como verdades inquestionáveis no mundo ocidental. Apesar da escrita conhecidamente difícil de se entender, os duros ataques de Nietzsche são organizados e retransmitidos nessa obra pela excelente escrita de Viviane Mosé. Além de ótima palestrante (procure pelos vídeos dela no Youtube), Viviane mostra aqui sua habilidade com a escrita ao explicar de maneira clara e contextualizada vários conceitos do filósofo alemão, tornando mais "palatável" suas afirmações difíceis de engolir. "Nietzsche Hoje" é uma excelente pedida para quem quer começar a ler filosofia e, obviamente, o filósofo em questão, antes de ler as suas próprias obras. Recomendo tanto para iniciantes como para leitores mais experientes.

Hingridi.JRafael 27/10/2018

Nietzsche hoje (sensacional)
Me pego perguntando "como pode um filósofo tão antigo, ser tão atual"... em minha reflexão só encontro a seguinte resposta "o ser humano é tão pequinês; se contenta com tão pouco". Essa reflexão tem fundamento no fato de que, ainda hoje, depois de tão tempo, ainda vivenciarmos os mesmos problemas de antigamente. Deixamos, com a máxima certeza - eu acredito, todo o conhecimento de "vontade como potência" da revolução de Marx, esvair pelo ralo.
mari.valadares. 04/01/2019minha estante
Nietzsche é tão atual, que chega a arrepiar.
O livro é excelente.

Regiane 14/05/2020minha estante
Isso mesmo!!! O eterno retorno.

clarinha witte 03/09/2022

Nietzsche hoje
O livro é muito bem trabalhado, e você precisa de uma leitura ativa para entender do que se trata. A Vivi vai traçando analogias que vão facilitando a compreensão do pensamento nietzscheano e eu finalmente entendi boa parte do que esse lelé da cuca genial queria dizer.
Apesar disso, achei um pouquinho redundante em alguns assuntos, mas como não tenho muito conhecimento na área pode ser só ignorância minha.

Recomendo muito, livros assim fazem você refletir e melhorar como pessoa.

Aleformagio 09/10/2021

A estreita relação entre o conhecimento e a vida, razão e emoção, a possibilidade de aproximar opostos, aliás, por que opostos? Não se pode ser uma coisa e outra, em vez de escolher entre uma opção ou outra? Baseada nestes princípios e questionamentos, levantados séculos atrás por Nietzsche, a autora Viviane Mosé apresenta Nietzsche hoje - Sobre os desafios da vida contemporânea. A intenção da autora é que nos coloquemos em questão e reflitamos: o que temos feito? Quais caminhos trilhamos? O que enfim nos tornamos? Ao contrário de buscar uma interação com a vida, um modo de incentivá-la, a civilização foi se especializando em substituir a vida por um conjunto de signos, de ficções. Precisamos contar a história desta ilusão que se chama razão, este sonho antropocêntrico de controlar a vida e que hoje desaba. Esta é uma leitura necessária para viver o processo de transformação que impulsiona a filosofia nietzschiana em sua afirmação da vida.

Vinícius 12/01/2022

A vida como um valor em si mesma
A modernidade é uma máquina de negação da vida. Evitamos viver por que não querermos sofrer, só queremos ser "felizes". Mosé destrincha em "Nietzsche Hoje" o pensamento desse filósofo que nos é tão valioso atualmente, principalmente agora em tempos pandêmicos. Ela mostra que isso que chamamos de felicidade é mais uma ficção criada pela civilização, que possue propósitos financeiros bem específicos. Compramos pra ser felizes, amamos pra ser felizes, bebemos pra ser felizes, etc, e nos esquecemos que o maior valor da vida é a própria vida. Trocamos a praia pela selfie na praia e pelas curtidas que essa selfie receberá no Instagram. Recomendo a leitura e recomendo acompanhar a Viviane em suas redes sociais.

Thali 09/06/2021

Para mudar a forma de ver a vida
Gostei muito desse primeiro contato com o pensamento de Nietzsche, este livro me trouxe muitas reflexões a respeito de como nós fugimos do sofrimento, e como essa fuga, que é em vão, gera ainda mais sofrimento. Nossas angústias, tristezas ... Intrínsecas ao fato de estarmos vivos, sendo medicadas. Me fez questionar muito sobre a forma como eu mesma vejo a vida, sempre tentando ser "normal", pertencer a um padrão, a um normal, a uma verdade. Este livro conversa bastante com um outro que se chama "o mundo que habita em nós - Liliane Prata". Espero que eu tenha absorvido o suficiente deste livro para mudar aos poucos a forma de ver a vida.

romulorocha 25/04/2022

Nietzsche hoje, de Viviane Mosé- 10/10
O primeiro livro que leio da autora, que além de escritora e filósofa, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em Nietzsche hoje, Mozé traz ?à moda Nietzsche?, ou seja, de forma sucinta e profunda, uma formidável reflexão sobre como a obra do autor pode ser observada no contexto atual, sobretudo, com o domínio tecnológico e o aumento das demandas em saúde mental.

Gostei muito das reflexões da autora. A forma como os capítulos foram pensados e apresentados me deixou muito a vontade com a leitura. Super recomendo.

#resenhasdoromulo #literaturabrasileira #nietzschehoje #vivianemose

maria1691 02/06/2022

Nietzsche hoje parece um livro de autoajuda. As ideias de Nietzsche sao muito bonitas mas a maneira que a autora colocou no papel simplesmente não me agradou. Leiam o original, é sempre melhor do que essas adaptações. Não recomendo.

Paulo Silas 17/03/2023

Com a proposta de fazer e compartilhar uma leitura contemporânea da filosofia de Nietzsche, Viviane Mosé oferece ao leitor uma abordagem sobre o filósofo do martelo que é feita em tom e modo próprios. Discorrendo sobre inquietações da vida que permeiam todo e qualquer ser humano, a autora fornece uma chave de leitura que ao mesmo tempo aparece como guia dessa corrente filosófica na qual o niilismo possui um sentido singular, contribuindo assim para a manutenção e observância dos pensamentos e reflexões daquele que foi um dos maiores filósofos que o mundo já teve.

Dividida em três partes, a obra trata daquilo que enuncia em seu subtítulo: alguns desafios da vida contemporânea. Na primeira parte, "O abismo civilizatório", o niilismo de Nietzsche é muito bem interpretado e explanado, culminando na necessidade de afirmação da vida - ao que é assim pontuado pela autora. Na segunda parte, "A sociedade conectada", uma análise crítica à sociedade contemporânea é realizada quando observada em sua forma de rede interligada. Por fim, na última parte, "Nietzsche, uma ode à vida", a autora aborda alguns conceitos importantes dentro do pensamento nietzschiano, tais como a vida, a a música, a razão e alguns outros.

Como bem aponta a autora na introdução, "o que Nietzsche faz é propor um exercício de autognose, ou seja, de autoconhecimento da humanidade", de modo que a leitura feita nessa obra contribui de forma notável para que esse exercício seja uma constância e se faça presente na vida do leitor. Com uma linguagem bastante acessível, valendo-se de uma escrita que agrada e acalenta mesmo quando firme e contundente é a questão tratada, Viviane Mosé presenteia aquele que a lê com uma perspectiva certeira, por mais que sucinta, sobre o pensamento de Nietzsche nos dias de hoje.

Gabi 05/08/2023

Um livro pra degustar.
Uma deliciosa leitura, didática e palatável dos conceitos Nietzschianos, para introdução aos temas. Recomendo!

Adriana 04/02/2021

Para Estudo
É preciso ler várias vezes.

Junior Almeida 22/01/2022

NADA VALE A PENA, A CIVILIZAÇÃO FALIU!

Não importa se algo é verdadeiro ou falso. Importa de que modo ele enfraquece ou fortalece a vida.

Escravos felizes, acorrentados e incapazes de olhar os próprios grilhões que os prende.
Porque ninguém nunca questiona e seguimos em massa em busca de troféus só por seus valores sociais.

Robertss 26/03/2023

Reflexão sucinta e profunda sobre o conhecimento e a vida. A Viviane Mosé fala de filosofia de forma bem didática, com ótimas analogias que facilitam a compreensão de várias pensamentos, sobretudo, "nietzschiano". É uma leitura agradável sobre o mundo que estamos vivendo. Bem atual.

"(...) O sujeito ?eu? não é condição do predicado ?penso?. A maior parte do pensamento provém de atividades instintivas. Não é o homem quem pensa, mas a vida; tudo pensa, porque tudo se comunica, troca informação, se conecta. Pensar é se conectar ao mundo, à vida, por meio do corpo que sente, elabora, pensa. Mais do que dominar conteúdos, pensar é produto de um determinado posicionamento com relação à vida.?

"(...)Ser maior do que os outros não torna alguém maior do que é, muitas vezes o torna menor, especialmente quando o que está em questão é a posse da verdade.?

?(...) A vida não precisa estar vinculada a um projeto de felicidade: a experiência da vida, em si mesma, o jogo da vida se basta?

?O humano é um ser com uma imensa capacidade de sentir e uma limitada capacidade de elaborar o que sente.?

Viviane Mosé, no livro "Nietzsche hoje: Sobre os desafios da vida contemporânea".