Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - VIDAS SECAS

analu175 20/03/2024

Foi uma leitura obrigatória pra escola, mas eu realmente gostei?? sempre fui meio pé atras com livros clássicos da literatura brasileira mas esse aqui me surpreendeu, muito bom!

Bruno.Povoa 14/03/2024

Maravilhoso
É possível refletir muito sobre a vida dos que passam por tantas dificuldades como Fabiano e familiares, tendo na educação esperança para uma vida melhor, que ainda hoje é para muitos uma das unicas alternativas por uma vida mais digna, educação esta tão menosprezada por nossos governantes.

Lafayette! 13/03/2024

Vidas Secas aborda de forma sensível a realidade de muitas famílias do interior, principalmente há umas boas décadas atrás. O livro narra a vida de misérias de uma família do interior do Nordeste, a trajetória que fazem vagando pelo sertão sem certeza de que irão sobreviver, até a chegada em uma fazenda, onde por um certo período passam a ter uma vida minimamente digna.
Além de falar sobre a seca e a crise financeira de pessoas do campo, o livro também aborda a exploração a qual essas pessoas são expostas. Tendo um baixo ou quase nenhum nível de escolaridade, Fabiano e sinha Vitória são constantemente explorados e maltratados, não só pelo proprietário da fazenda, como também pelas autoridades, numa situação onde nem mesmo podem reclamar, pois não tem total consciência de seus direitos e das injustiças pelas quais passam.
Outra abordagem também é sobre a imigração do campo para à cidade. Afim de dar mais oportunidades e uma vida mais decente para seus filhos, Fabiano e sinha Vitória, prevendo a chegada da seca novamente, partem para a cidade à procura de uma nova forma de viver a vida. Contudo, mesmo sujeitos a decepções, eles partem de cabeça erguida e com fé de que as coisas irão melhorar.

Em suma, é um livro comovente, emocionante e sensível, quase um relato sobre a situação extrema a qual tantas famílias no campo são expostas e ignoradas pelo Estado. Recomendo para aqueles que estão afim de um clássico nacional.

Lurdes 21/02/2024

Graciliano Ramos é meu autor nacional preferido, mas fazia muito tempo que não relia nenhum de seus livros (acho que li todos - vou confirmar).

Neste ano, em que suas obras caíram em domínio público, sinto imensa alegria por toda a atenção que ele está recebendo e pelas inúmeras edições que estão pipocando, facilitando ainda mais o acesso aos seus escritos.

Hoje falo um pouquinho de Vidas Secas.
Este clássico incontestável, que se debruça sobre a história de uma pequena família, com 5 membros: o casal Fabiano e Sinhá Vitória, os dois filhos - cujos nomes não são citados -, e a cadelinha Baleia.

Uma família como tantas outras do sertão, que foge da seca, buscando um lugar onde possam viver em paz, onde Sinhá Vitória possa ter a tão sonhada cama de couro, Fabiano possa cuidar de seus animais, ter seu gadinho e um cavalo para galopar, onde os meninos possam ir à escola aprender sobre tudo e ter um futuro melhor que seus pais.

Graciliano usa um narrador, que conta as desventuras da família que, em época de seca, se torna retirante, e em época de chuva tenta se estabelecer em algum lugar onde possam trabalhar, em geral fazendas que lhes dão um teto e exploram sua força de trabalho. E quando as chuvas vem forte demais, ainda tem as enchentes.
Em qualquer das situações, somente a falta de perspectivas de a vida melhorar.
Fabiano se diz ignorante, bruto, e o é, em muitas situações, mas tem um coração bom, respeita a inteligência da mulher, sonha com um futuro para os filhos e é muito apegado a Baleia, companheira inseparável de todos.
Se não fosse pela família ele talvez virasse cangaceiro, como forma de se defender e se vingar de todas as injustiças, exploração e violência que sofre daqueles que detem poder, o patrão, a polícia, o governo.

Fabiano é o protagonista, mas Baleia é nossa personagem inesquecível. Lembrem que ela tem nome e os filhos, não, tal a sua importância.

Vidas secas, não só de água, mas de amor e esperança.

Se ainda não leu, leia. Lindo, triste, visceral.
Gabi 21/02/2024minha estante
Meu autor preferido também ??

Natasha.Louredo 17/02/2024

"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é uma obra que transcende sua temporalidade. Ambientado no sertão nordestino, o livro nos apresenta uma família de retirantes em sua jornada árdua em busca de uma vida melhor. Graciliano constrói com maestria personagens complexos e cativantes, como Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos e a cachorra Baleia, que lutam para sobreviver em meio à seca.

Um dos momentos mais tristes do livro é a morte de Baleia. A morte da cachorra é um momento profundamente comovente na narrativa. Baleia não é apenas um animal de estimação para a família de Fabiano; ela é um símbolo de lealdade, companheirismo e, em certo sentido, de humanidade em um ambiente tão hostil.

"Vidas Secas" não apenas denuncia as desigualdades sociais, mas também nos convida a refletir sobre questões universais como a dignidade, a esperança e a busca por uma vida melhor. Uma leitura obrigatória.
Agostinho8 17/02/2024minha estante
Concordo contigo. É atemporal.

Carla.Cerqueira 06/02/2024

Uma obra de arte
Essa edição comemorativa é maravilhosa. Os manuscritos de Graciliano Ramos reproduzidos nela dão maior proximidade com o autor. A história é atemporal.

Skaazy 26/01/2024

Frustração Fabiana
Realidade cruel que a familia habita, aqui temos como destaque as figuras de Fabiano e Baleia. A cachorrinha é a componente mais carismática da família, apesar de levar a vida com mais leveza que os demais é a que tem o desfecho mais implacável. Já Fabiano é aquele que mais sofre do peso da vida em seus ombros, por trás de uma fachada carrancuda sofre da mais voraz indignação contra o mundo, contra seca, contra a migração, contra os abusos do patrão e do banco, da polícia, das aves, além do temor pelas suas responsabilidades com todos, inclusive a Baleia. Quanto mais sofre, quanto mais pensa, mais se sensabiliza pelos injustiçados, a si próprio, a mulher que nunca viu uma cama, ao sofirmento da Baleia, e até mesmo do cavalo abandonado.
Uma reflexão sobre a dureza das VIDAS SECAS no sertão, do miserável explorado, do jubilo que aflinge até os animais, materializado na figura do Fabiano e dos seus.
Leitura rápida e tranquila, ótimo para começar estudos de livros nacionais, ou para crianças/adolescentes.

João 22/01/2024

A escrita de Graciliano é seca. Seca e direta. Mas isso não torna a narrativa menos rica.
Não esperava um livro com uma riqueza de reflexões internas dos personagens tão grande, e confesso que me agradou bastante.
É um livro duro, e é bastante doloroso entrar na mente dessa família tão sofrida, principalmente de Fabiano. Porém, é uma história cheia de esperança

iszaaa 14/01/2024

Baleia eu te amo ??
Para falar a verdade, fui obrigada a ler o livro por conta de um trabalho escolar e nunca fui tão grata por ser manipulada pelo o sistemakkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Apesar de necessitar de um dicionário do lado durante a leitura (compreensível por conta da época em que foi escrito) ele é muito bom!! Essa 🤬 #$%!& te dá um choque de realidade.
iszaaa 14/01/2024minha estante
nao sabia que censurava nessa m

Rafael.Ullmann 08/01/2024

Um choque de realidade
Eu morria de vontade de ler esse livro, mas estava sem coragem de encarar qualquer leitura, mas ainda bem que comecei.
Confesso que demorei um pouco pra pegar o jeito da leitura, períodos curtos, frases simples, muito regionalismo (tive que pesquisar muitas coisas) e uma passagem de tempo não tão convencional mas que somados todos os fatores, resultam num livro nordestino, sobre o sertão e as dificuldades. Muito duro de encarar essas realidades mas muito bom para criar consciência de classe.

Leitura obrigatória!

Wellington.Santos 22/12/2023

Inovador
O enfoque em personagens que normalmente não tem voz faz a narrativa única e criativa, além de se manter atual.

may.reader 11/12/2023

É sobre sofrimento
Mesmo sendo um clássico, eu nunca tinha tido contato com essa obra, foi uma primeira leitura sem spoilers kkkk
O livro conta sobre o sofrimento de uma família sertaneja, seus percalços, seu dia-a-dia, a dinâmica familiar.
É uma história de sofrimento, qualquer alegria é um balsamo, pena que são poucas.
Essa edição é maravilhosa, conta toda trajetória do autor e traz imagens do manuscrito, realmente uma edição de luxo.
Super indico.

duda 12/11/2023

Achei MT dificil a leitura, e olha que eu leio classicos!!! lia os paragrafos sem entender nada, foi muito complicado pra mim. alem de que li pra um trabalho de literatura, fui a unica pessoa da sala que leu pq ninguem se esforça nessa materia por causa da professora, e ela deu 8 pra todo mundo inclusive pra quem nem fez o trabalho
mais uma prova de que a escola publica nao incentiva o estudo, serve apenas pra preparar trabalhadores burros pra classe operaria????

Raquel 18/10/2023

Vidas Secas
A principal coisa a falar do livro é, NÃO TENHA RECEIO DE LER POR SER UM CLÁSSICO. A escrita de Graciliano Ramos foi simples, direta, capítulos curtos, trazendo termos regionais, que seriam as palavras "complexas", mas que nos ajudam a entrar bem na história.

É um romance de ficção, mas que está cheio de verdades. É possível que sinta certo desconforto e tristeza, ao comparar a sua realidade com a de Fabiano e sua família. Faz você pensar o quanto alguns "problemas" que temos são tão superficiais, se comparados ao esforço diário dos personagens para coisas tão essenciais do ser humano, como por exemplo ter água e comida para se manterem vivos.

Edição linda, história fluida e impactante.