Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Antenor.Serra 20/03/2024

Não leio muitos romances. Principalmente, os clássicos. Mas reconheço que esse livro é incrível! Jane Austen sabia escrever muito bem! O livro, apesar de ser um pouco lento por conta da época em que foi escrito, consegue ser bem cativante. Os personagens, a estética, o romance e o sarcasmo da escritora sem apresentar deselegância tornam tudo incrível. O casal principal tem muita química, os personagens secundários conseguem ter histórias bem interessantes e o melhor de tudo, a crítica social que a autora fez. Faz deste livro ser, além de um romance, um clássico.

Luiz Roberto 19/03/2024

Inicialmente, devo admitir que não é o tipo de coisa que costumo ler. Contudo, alguém muito especial me indicou a leitura com muito entusiasmo (por ser uma obra pela qual tem um enorme carinho), decidi assim, entrar nessa jornada.

A história é um tanto diferente, com personagens com suas peculiaridades. A forma com que a Jane cria e desenvolve seus personagens é de tal maneira que todos conseguem deixar sua marca na história, cada qual com uma personalidade única, trazendo um enriquecimento na diversidade e, ao mesmo tempo, na singularidade de cada um.

O livro fala de duas pessoas que se conhecem em um baile. Contudo, não foi um encontro muito agradável. Mesmo esses dois não se dando bem inicialmente, ainda assim, o desejo do leitor acaba sendo de vê - los juntos novamente. Por fim, depois de vários desafios, descobrem que o principal obstáculo que devia ser vencido eram eles mesmos.

Conseguimos nos identificar com os personagens diante de certas situações e decisões. Mesmo com um começo difícil na relação dos dois, tudo acaba dando certo.

Soleionokindle123 19/03/2024

Orgulho e preconceito
Um belo romance, foi minha primeira experiência com Jane austen, em alguns momentos o livro fica um pouco parado mas amei a escrita!

Amanda3607 19/03/2024

Atemporal, pertinente e agradável!
Não por acaso esse romance é reconhecido como um clássico. Escrito por uma mulher em 1797, se fez atemporal, com reflexões pertinentes sobre interesses sociais, a interminável jornada pelo autoconhecimento, a involuntária tendência humana em realizar julgamentos, o orgulho tão intrínseco da nossa natureza, além das complexas relações familiares. Temas abordados de forma leve, risonha e fluida, acalentados pela descrição de uma relação de amizade, companheirismo e cuidado entre irmãs (Jane e Elizabeth) e pela construção de um amor, entre o Sr. Darcy e nossa querida Elizabeth, norteada pela admiração mútua.

A escrita da autora é louvável, os personagens são maravilhosos, até mesmo os insuportáveis, como é o caso da Sra. Bennet e Lydia. O comportamento cordial da época, o zelo com as palavras, os costumes e a educação, são colocados de maneira a fazer o leitor viajar para a Inglaterra do século XIX.

Termino essa leitura encantada e agradecida por Jane Austen ter existido!

??

MissCaixeta 19/03/2024

Eu não esperava que esse livro fosse tão bom
Quando me perguntavam se eu já tinha lindo algum livro da Jane eu respondia não e que não tinha a menor vontade de ler. Me venderam muito a história de ser um romance, que na vdd só começa literalmente no fim do livro.
Eu curti muito a viagem que esse livro me deu, eu ficava imaginando os bailes, as vestes de cada pessoa, como deveria ser as músicas. Me encantei com a Lizzie, a ironia que essa mulher tem gente, eu ria sozinha quando ela provocava alguém ou debochava, um amor ela. Enfim, pretendo ler mais livros da autora.
Ju Caixeta 19/03/2024minha estante
Gente desse jeito eu vou ler

MissCaixeta 19/03/2024minha estante
Amg não esperava vc por aki kkkkk

Over_Again97 19/03/2024

Cinco estrelas favoritado XD
Estive, por muito tempo, com esse livro parado na estante sem previsão alguma de ser lido. Atribuo isso a dois fatores: forte preconceito e resistência por livros de romance (devido às leituras da adolescência que possuíam uma fórmula que se repetia em todos que títulos faziam sucesso na época) e as pessoas num geral que o vendiam como um romance de época dificílimo de ler por conta do português rebuscado. Não preciso dizer que levei duas grande rasteira kkkkkkk.

Que livro bom! Não muito tempo depois de ter pegado para ler, já me vi imersa na vida cotidiana dos Bennet, imaginando os vestidos, tentando acompanhar os bailes e todos os altos e baixos desse casal (que se tornaram um dos melhores casais da minha estante, junto com os WangXian, Aridante e futuramente os Hualian).

Austen simplesmente se tornou pra mim o tipo de escritor que te envolve, e quando você percebe ele te engole com suas palavras. Só percebe quando sente a ânsia para dar continuidade à leitura, quando fica indignado quando o livro acabou, quando se pergunta como viveu esse tempo todo sem os livros dele (a) na sua vida, e quando não só põe na lista, como também compra os seus títulos. Isso é ser um leitor pra mim.

E se alguém disse pra você que a leitura é difícil, diz pra ele que está errado. Vai ter uma palavra ou outra que talvez não entenda, mas de resto é super tranquilo.

A moral disso tudo para concluir é que agora preciso de Razão e Sensibilidade na minha mesa pra ontem kkkkkkk

Juliana 18/03/2024

Um clássico, uma história maravilhosa que passa com classe pelo tempo, vale muito a leitura, Lizzy e senhor Darcy conquistam qualquer um

Yanna 18/03/2024

Jane Austen e sua literatura viciante
A construção desse romance é magnífica. Elizabeth bennet é o verdadeiro significado de uma mulher sábia e carismática, onde nunca deixou suas fortes opiniões e pensamentos passaram despercebidos, para o tempo em que a personagem vivia isso é algo completamente inusitado, assim como o seu desejo de não viver um casamento arranjado, onde no livro mostras personagens que escolherem isso como tolas e infelizes.

Além da nossa querida Liz, Jane Austen também nos presenteou com um dos maiores cavalheiros do mundo literário: Sr.Darcy. Embora eu tenha que admitir que tive opiniões muitos negativas sobre ele no começo, mas depois ele certamente me conquistou em todas as maneiras possíveis.

O casal é simplesmente perfeito! E eles se odiando no começo é oque torna tudo melhor (quem não gosta de um enemies tolovers?), não foi nada acelerado e nem óbvio, foi um romance construído de uma maneira tão leve, mas ao mesmo tempo absurdo e inovador.

Giovana Khalil 18/03/2024

Apaixonante.
Elizabeth - a protagonista - se destaca no hall de personagens femininas fortes que lutam para ter controle sobre a própria vida. Tem suas falhas, assim como o Sr. Dary, o que os torna lindamente compativeis. A história narra o amadurecimento de Elizabeth e suas irmãs, com reviravoltas dignas de deixar o leitor com boca aberta.

Um excelente clássico, que deve ser lido ao menos uma vez na vida.

Natali Pacheco 18/03/2024

Como eu AMO Lizzy e Darcy sou completamente apaixonada por esse casal!!!! Já sabia que ia amar o livro porque o filme é um dos meus preferidos da vida e eu já assisti um milhão de vezes. Toda vez que pegava o livro pra ler não queria largar? e a partir do momento que terminei o livro já queria começar a reler ???
Me apeguei ainda mais aos personagens e peguei mais ranço de alguns?
Com certeza um dos meus favoritos ??

André 18/03/2024

Belo
A primeira vez que peguei esse livro para ler eu o abandonei no mesmo dia... havia desgastado do início dele. Mas recentemente o peguei novamente e amei. Terminei onde e estou até agora extasiado. Super recomendo a leitura.

Mariana.pimentaa 18/03/2024

Que delícia de livro. Sem dúvida um dos meus favoritos.
Amo a construção da relação de Elizabeth e Sr. Darcy em cada detalhe. A evolução de cada um, a forma com o que o amor de ambos se desenvolve, e a naturalidade que se libertam do orgulho.
Essa sempre será uma leitura apaixonante.
Um clássico que definitivamente merece ser enaltecido. ??

malowshue 18/03/2024

A história é cativante, emocionante e me prendeu muito, mas não consigo dar 5 estrelas pela dificuldade de ler (sou analfabeta?), pela dificuldade de engatar de primeira na leitura pela linguagem mais clássica.
Apesar de que, com o correr da leitura, eu fui me acostumando, em vários momentos tive q reler algumas passagens pq não tinha pegado direito o q tava acontecendo.
Mas, tirando isso, gostei muito da história e pretendo ler outras obras da Jane Austen

limacbeatriz 17/03/2024

Eu ameiiii
Esse ano fiz o compromisso de ler mais livros clássicos, depois de ter me apaixonado por Jane Eyre.
Depois de ler um livro tão triste que foi ? Uma Vida Pequena?, eu não poderia ter feito escolha melhor em começar ler Orgulho e Preconceito. Acalmou um coração aflito ??.
O livro tem aquele escrita mais densa e com a linguagem mais erudita mesmo pela época em que foi escrito, com o tempo vai acostumando com a leitura
Eu amo que ele é aqueles romancinhos mas nem tanto assim.
Adorei a personalidade da Lizzy, simplesmente admirável e a Jane também não fica atrás. Ameiiii muito todos os personagens - tem uma ótima construção de todos eles na medida em que importa.
To torcendo pro meu sr Darcy chegar logo! ???
limacbeatriz 17/03/2024minha estante
Ps.: vou assistir dnv o filme pra ver se agora eu consigo entender

colita 18/03/2024minha estante
eu tbm amei mt logo na primeira vez que li!! ? jurava que seria um pouco cansativo pela escrita e contexto histórico, mas acabou me surpreendendo d++

colita 18/03/2024minha estante
e, sim, o filme faz mt mais sentido com o livro lido KKKJK eles pulam mt coisa