Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

MartinsAlan 04/04/2024

Espetacular
Apesar de contar uma história do cotidiano de uma sociedade, Jane Austen relata de forma muito clara e sincera todos os preconceitos e orgulhos presentes nas relações humanas. Com descrições da psicologia dos personagens que te levam para dentro do diálogo, faz com que o leitor participe da história como se fosse um frequentador dos bailes ou jantares refratados na história.

sntsisa 04/04/2024

?Mas as pessoas em si mudam tanto que sempre há algo novo a ser observado nelas.?
Orgulho e Preconceito, apesar de ser um clássico de Jane Austen, nunca havia me chamado a atenção -na verdade, nenhum livro de romance de época. Mas, buscando conhecer alguns gêneros diferentes, dei uma chance para a obra.
Trata-se de uma história, situada no séc XVIII, sobre uma família ?classe média? (acredito que se enquadraria nisso, hoje em dia), composta por uma mãe bastante intensa e um tanto inconveniente, um pai indiferente e reservado, e cinco filhas diversas em suas personalidades. Acompanhamos, principalmente, as vivências -geralmente românticas- das duas filhas mais velhas, Jane, que representa o amor e a bondade, e Elizabeth que, por sua vez, traz a rebeldia e quebra de padrões no semblante.
Do começo ao meio do livro, marcado pelos conflitos entre os interesses das irmãs, as relações de Elizabeth com o Sr. Darcy -um cavalheiro orgulhoso e nada modesto, e também as relações econômicas e políticas estabelecidas entre os vizinhos, achei a leitura bem interessante; nesse meio que vemos os temas que dão título a obra serem bastante discutidos.
Do meio para o final, confesso que foi mais difícil manter a atenção, pois o romance, ao meu ver, se desenvolve de maneira um pouco rasa. Claro que, para a época, faz total sentido e acredito que deve ter sido, de certo modo, uma transgressão.
De qualquer forma, foi uma leitura rica, tanto pela escrita da autora quanto pelo trabalho com os temas propostos. Assistirei o filme novamente, com o olhar da leitura dessa vez. Acredito que o que mais gostei foi ler o desenvolvimento e as dinâmicas entre a própria família Bennet -sendo uma amante dos dramas familiares-, do que do romance em si.

sarah587 03/04/2024

Um verdadeiro clássico!
Se você está procurando por uma leitura desenrolada, totalmente romântica e rápida, não leia esse livro.

Sou completamente apaixonada pelo filme, tanto que ambos personagens são o meu papel de parede. Admito que o livro foi diferente do que eu imaginava mas não posso julgar sendo que foi escrito em 1813, 1813!!

Amo a Elizabeth e me vejo um pouco em cada irmã Bennet, menos na Lydia rsrs. Adorei como é tratada a relação do Sr. Bennet com a Lizzy, extremamente fofo.

E digo apenas mais uma coisa, Darcy foi totalmente mastermind no final do livro quando disse que sabia que Elizabeth se apaixonaria por ele.

Esse livro, essa história, esse casal, os personagens, o filme, sempre estarão no meu coração e se você é realmente fã deles e do gênero vale muito a pena ler mas não esqueça, é uma história muiiito detalhada e cheia de nomes que faz você se perder (alem de ter uma escrita complicada para os tempos atuais rs).

Pri Garcia 03/04/2024

Se um dia não gostei, graças a Deus hoje amei
Que história mais linda!!! Sempre admirei Jane Austen por ter sido a primeira, agora eu amo pela narrativa que ela construiu: cheia de intrigas, fofocas, brigas, amizade, drama familiar e muito amor!
Termino querendo Sr Darcy pra mim ??

Camy.Costa 02/04/2024

Amei
"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a amo ardentemente".

Ele é muito bom , gostei bastante porém achei que faltou um pouco dos personagens ( esperava bem mais do Darcy e da Elizabeth) , teve partes muito massantes, mas a história em si te prende do início ao fim .

Camila 02/04/2024

Já tinha tentado ler esse livro alguns anos atrás mas abandonei. Nessa nova tentativa ainda tive as mesmas dificuldades que da primeira vez, mas nada como persistir.
A história é contada de uma maneira lenta, principalmente no início, e confesso que achei desinteressante alguns dos acontecimentos dessa primeira parte. Mesmo sabendo que todos eles têm um propósito para a história é de admitir que eles dificultaram o bom progresso da leitura. Mas esse momento é superado à partir da segunda metade do livro, onde tudo fica melhor. As circunstâncias ficam mais interessantes e a protagonista Elizabeth Bennet começa a se sobressair.
Os trejeitos e análises de Elizabeth, principalmente a forma que impõe sua opinião, despertam uma simpatia imensa no leitor, mais do que por qualquer outra personagem.
Essa interpretação me traz diferentes perspectivas: o fato de Elizabeth despertar o encanto e a apreciação por ela na leitura deixa a história muito mais agradável e dinâmica. Por outro lado, quando se trata de outros personagens todos parecem superficiais frente a srta. Bennet. E isso particularmente me causou um grande incomodo com os outros, que pareciam sem graça. Alguns exemplos são suas irmãs, sua mãe, as irmãs do sr. Bingley e Charlotte. Todos eles não tem nada a oferecer em grande parte da história. A irmã mais velha de todas as Bennet, Jane, é a que mais se destaca, mas mais por ser a mais íntima de Elizabeth e por isso suas perspectivas são melhores aprofundadas.
O único que tenho que admitir ser o mais sensato é o o sr. Bennet, que me tirou boas risadas de seus deboches à propria família e das convenções sociais da época.

A segunda metade é o ponto forte do livro: trocas de cartas, passados desenterrados, declarações e aventuras. Outros personagens participam mais ativamente na história, suas histórias são mais destrinchadas e os acontecimentos fogem daquele padrão do início.
O relacionamento entre Darcy e Elizabeth é um caso complicado. Eu amei a peculiaridade do romance entre eles: a junção de duas personalidades fortes e divergentes e como eles dois ensinam muito um ao outro.

Bem, o livro tem uma escrita incrível e uma trama sensacional, mas os personagens, o desenrolar da narrativa e o desfecho poderiam ser melhores, em minha opinião.
Infelizmente não foi uma história que me impactou tanto quanto eu gostaria. Ainda assim, o livro não deixa de ser impressionante. Suas várias mensagens e as experiências dos personagens são algo vou guardar.

AmandaZ4natta 02/04/2024

Triste caso de romance não aprofundado.
De fato é bom, mas na premissa do romance Eliza e Darcy não achei suficiente. Queria mais dos dois!
Muito bem escrito, mas queria que os personagens fossem mais aproveitados, tive a impressão que Bingley e Jane viviam no mundo da lua, ela sem muito a dizer ele sempre manipulado.

Ps: Não comparem o livro com o filme, o livro é mil vezes melhor se a fizerem, o filme é péssimo! ?

Esdras 01/04/2024

Orgulho e Preconceito é aquela leitura que pode parecer um pouco maçante, mas quando mergulhamos em suas páginas, somos levados a uma Inglaterra cheia de tradições e belezas. Jane Austen nos apresenta tantos detalhes que é como estar vivendo sua história. As tramas paralelas, são devidamente costuradas na construção de um amor que precisa vencer a expressão que dá título a obra. Vale a pena ler.

Mari 01/04/2024

Comecei a ler a edição da Antofagica no Kindle e terminei lendo o livro físico da Martin Claret. Estava com receio de ler o livro justamente por ter assistido o filme e adorado. Receio bobo? O livro é, como na maioria das vezes, superior ao filme. Personagens bem construídos e o desenvolvimento da história bem desenvolvido. Um clássico maravilhoso!
Patty 01/04/2024minha estante
Amo esse livro!

Matheus10 01/04/2024

Aquela carta foi loucura, galera(9pag)
Gostei do humor desse livro hahaha. Um sarcasmo bem disfarçado sempre é bem vindo.
Um livro com um bonito romance e bem previsível. Não era segredo o que iria acontecer, a pergunta era como e mais importante... QUANDO?
Jane soube guardar seu trunfo para o final e atraiu os leitores em pequenas porções e em momentos certos.
A imprudência de uns supera a prudência de outros nesse livro, mas tudo era extremamente aceito na época.

História muito boa de ser lida.
Todos leitores de romance devem experimentar orgulho e preconceito.

Detalhe: Ele é o Orgulho e Ela o Preconceito :o

Leria de novo!!!

Fernanda.Lopes 01/04/2024

É um clássico e não é à toa
A trocentésima releitura de Orgulho e Preconceito, desta vez, em leitura coletiva, só me faz apreciar ainda mais a escrita irônica de Jane Austen.

A construção daquele mundo e dos personagens é incrível e eu termino com a expectativa de voltar a ele o quanto antes.

Desta vez, o tema da educação feminina me chamou bem mais a atenção do que antes, especialmente porque li, no mesmo período, Jane Eyre.

paulacvargaz 31/03/2024

Não é o meu gênero literário ideal
Orgulho e Preconceito foi o primeiro romance de época que decidi me arriscar a ler e não curti muito o estilo da leitura. Eu tive bastante dificuldade com a temporalidade da história e a escrita do livro, tanto que precisei ler uma parte de novo porque não prestei atenção o suficiente. Foi uma experiência que precisou ser mais atenta, então sinto que não consegui aproveitar como eu aproveitaria se fosse uma linguagem menos culta e um estilo de narração que eu estivesse mais familiarizada com. Não achei um livro ruim, mas ele não foi memorável pra mim, seja por falta de costume ou de gosto. Um plus pra mim foram as referências feitas ao título do livro, pois acho legal essas sacadinhas. No mais, a história em si e o desenvolvimento das relações dos personagens não pareceram tão desenvoltas assim, então não me cativou de forma significativa. Mas toda a experiência é válida e pode ser que, no futuro, eu tente ler esse gênero de novo e seja mais agradável do que agora. :)

Sara277 31/03/2024

"Minha querida, amada Elizabeth!"
Orgulho e preconceito é um romance de época muito famoso da autora Jane Austen.
Considerado o favorito de muitas pessoas.

Conta a história da família Bennet, tendo como a principal da história a senhorita Elizabeth. O senhor e senhora Bennet tiveram cinco filhas, cada uma com uma personalidade única. As garotas precisam se casar com um cavalheiro rico para poderem fugir da pobreza.
Mas Elizabeth não tem interesse em se casar, e agora?

O que achei:
Primeiramente, a escrita pode parecer um pouco difícil no início, mas quando você se acostuma, a história começa a fluir.
Na minha opinião, eu não gostei muito do livro até 50%, até considerei abandonar.
Esse romance é muito lento e você ficará ansioso até o último capítulo.

Depois que passei da metade do livro eu comecei a gostar mais da história, já que o Sr.Darcy começou a aparecer mais na narrativa.
Porém, como maior parte do livro é sobre outros relacionamentos, e eu queria apenas saber do romance de Elizabeth e Sr.Darcy, achei alguns capítulos chatos.
Mas, esses capítulos que eu considerei chatos são muito importantes para conseguir juntar o casal principal no final.

Mas por que Orgulho e preconceito é tão aclamado? Porque a personagem principal mostra uma mulher a frente de seu tempo.

LIVRO VS FILME
Que filme lindo!
Ele está bem parecido com o livro, mas é muito mais emocionante.
Talvez seja legal você assisti-lo antes de ler o livro, para conseguir imaginar mais facilmente os cenários e situações durante a leitura.
Mas no filme o romance acontece mais rapidamente, diferente do livro (pelo menos nessa edição).

"Eu poderia com facilidade perdoar o orgulho dele se o meu não tivesse sido atacado."

"Darcy nunca estivera tão enfeitiçado por  mulher alguma como estava por ela"

Bem, mas infelizmente não gostei tanto quanto queria, mas ainda é um bom livro.
Se você gosta de ler clássicos, vale a pena ler esse livro.

Mykaele1 30/03/2024

Eu já havia lido o livro alguns anos atrás e minha opinião continua a msm. É um dos melhores romances de época que existe e essa edição é muito linda.

Karoline 30/03/2024

Pra quem nunca leu. Não se desanime com o início!
Me lembrei nessa releitura que o início do livro é meio arrastado. E pode desanimar alguns.
Mas a espera vale muito a pena!
É delicioso acompanhar a mudança de perspectiva de Elizabeth e Darcy durante a leitura. E assim que começa a acontecer é impossível largar o livro!

Continua entre meus preferidos da vida! ??

Ps: essa edição é muito ruim! Papel super fino, quase impossível pra quem gosta de grifar e rabiscar.