Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Isabella1843 11/04/2024

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Uau. Uau. Uau. Uau!
Eu realmente não tenho palavras o suficiente para expressar o quanto eu gostei desse livro!

'Orgulho e Preconceito' foi o meu primeiro contato real com a Jane Austen e esse livro me fez querer ler todos os outros dela. Por ser um livro clássico, a primeira coisa que me veio em mente é que a escrita seria difícil, complexa e lenta, mas quando eu comecei a ler esse livro eu tive um choque enorme. A escrita é muito fluída, muito fácil, o tipo de escrita que te faz ficar viciada no livro e que te faz querer ler cada vez mais e mais. Eu demorei cerca de vinte dias para ler esse livro (o que normalmente eu ficaria irritada por demorar tanto), mas eu consegui aproveitar ele tanto que sinto que ele não deveria ser lido com pressa. Esse é o tipo de livro que é bom ler devagar para aproveitar os momentos, digerir tudo como se você estivesse lendo um manual da vida. Simplesmente, é lindo!

Eu amei ver como a sociedade era antigamente, principalmente em uma época onde se casar era fundamental, principalmente em uma família apenas com filhas mulheres, xomo vemos na família Bennet. Eu não sou uma pessoa de ler clássicos, mas confesso que fiquei muito mais interessada em ler outros títulos, principalmente com protagonistas femininas. O jeito em que a Jane conseguiu retratar uma sociedade tão conservadora e retratar com uma certa ironia de modo tão leve e que não fique 'absurdamente visível' foi uma das coisas que eu mais gostei. Foi diferente ver como as coisas naquela época funcionavam de um modo totalmente diferente de hoje, com bailes, pretendentes, a necessidade de se casar, a exclusão da voz feminina sob as dos homens, como a estrutura de uma família era diferente e como a sua renda por ano define como você é visto. Teve diversos momentos em que o meu feminismo atacou, e, sendo sincera, apesar de gostar de toda a estética do século 18 e do século 19, se eu estivesse com a minha personalidade naquela época, é bem provável que eu seria considerada uma mulher horrível rsrs.

Teve muitos pontos em que eu achei que a autora iria esquecer e não resolver, e fiquei bastante aliviada quando muita das coisas foram esclarecidas! Uma delas é a pessoa e caráter do Wickham (eu odiei todos os momentos dele, só não mais do que a Lady Catherine). Eu fiquei meio "????" quando ele se aproximou da Lizzy e até achei umas coisinhas, mas no momento em que foi dito que ele aparentemente era um mentiroso, eu sabia que tinha muita coisa errada e que ele não era um santo como acreditavam. Em parte, fiquei com raiva da Elizabeth ter desconsiderado as palavras sobre ele e ser tão cega, mas fiquei muito feliz quando ela caiu na real e percebeu que o orgulho e o preconceito dela à deixou cega demais para ver a verdade. A autora demorou tanto para nos contar se aquilo tudo que Wickham mostrava era verdadeiro ou não, que eu achei que terminaria o livro sem conclusão nenhuma, mas devidamente no seu tempo, tudo foi esclarecido mais do que bem (e fiquei super feliz por Darcy passar de vilão para mocinho nessa história)

Não tenho nada a comentar de bom sobre Lady Catherine e a senhora Bingley, são duas cobras do mesmo ninho. Fiquei feliz pela Jane ter conseguido ficar com o Bingley depois de tanto tempo, mas achei que no final eles deveriam ter o tanto de empenho e desenvolvimento quanto tiveram na primeira parte do livro (A edição da Penguin são dividida em três partes/volumes). Bingley e Jane nos mostrou que nem sempre o amor termina em felicidades da primeira vez e que, apesar de terem se apaixonando à primeira vista e ele conseguir ser separado de Jane pela irmã e amigos, apenas meses e meses depois, ainda com sentimentos por ela, conseguiu conquistar Jane novamente.
Eu gostaria de ter visto um pouco mais sobre a irmã do Darcy e principalmente sobre a amizade dela com a Elizabeth depois de se casar com o Darcy.

Eu amei como a Jane conseguiu desenvolver tão bem o relacionamento da Lizzy com o Darcy. De pessoas que se detestaram à primeira vista, depois para amigos, e depois para pessoas que se amam. Poderíamos dizer até que seria o nosso clássico 'enemies to lovers', mas acho que esse mero título não conseguiria capturar toda a essência deles dois. Como já vi algumas pessoas falando que Darcy se apaixonou a primeira vista, eu discordo completamente, tanto que a primeira impressão dele é que ela não era bonita e que a julgou ser desagradável. Além disso, mais para o final do livro, o próprio Darcy disse que não poderia dizer quando ou onde começou a se apaixonar por Elizabeth. Foi uma relação lenta, desenvolvida muito bem ao longo do livro. Eu amei cada momento ver as interações dele com a Elizabeth, ver como ele passou a gostar dela, a tratar com atenção. E principalmente, a coisa que eu mais gostei nesse livro inteiro e que foi um dos maiores motivos de adicionar esse livro aos favoritos, é como que apesar de todo o orgulho e preconceito do Darcy, apesar dele tentar reprimir o sentimento que ele tinha por ela por Elizabeth vir de uma família não tão afortunada financeiramente e pelos pais dela não serem os melhores em questão de caráter, ele conseguiu contornar tudo e admitir os próprios sentimentos. Só uma pessoa orgulhosa (e posso dizer com propriedade) sabe como é difícil contornar o próprio orgulho e admitir alguma coisa que você abomina profundamente. E ele fez isso. Apesar de ser um homem incrivelmente orgulhoso, o amor dele por ela foi maior do que o orgulho dele, e isso é realmente lindo. A forma como eles se apaixonaram foi construída de uma forma tão perfeita, tão certa, tão uniforme, que é um dos melhores romances que eu já tive o prazer de ler.

O livro por inteiro é lindo. Eu amei demais ver a relação entre as irmãs, principalmente entre a Jane e a Lizzy! Não comentarei nada sobre Kitty e Lydia, mas com certeza eu me identifico com a Mary!

Para todas as pessoas que tem a oportunidade de ler esse livro, leiam! Vocês não irão se arrepender. Esse livro com certeza entrou para um dos melhores livros que eu li na vida e tenho orgulho de falar que o li! Leiam, apenas leiam.

Duda | @livrosvorazes 11/04/2024

Bom demais!!!
Já tinha tentado ler em outro momento e não fluiu, hoje penso que além de não ter sido o momento ideal, a tradução não deveria estar tão clara. Mas essa edição nano da antofagica foi perfeita, e eu amei ter a companhia da Lizzie e do Darcy no meu caminho para o trabalho e para casa.
Quanto ao enredo, amei o sarcasmo, as intrigas, o deboche e ver o amor entre os dois surgindo. Entendi porque é um clássico! Muito bom ??

Fôlha MD 11/04/2024

É quase impossível não se apaixonar pela nossa queria Elizabeth Bennet, em pleno século XIX, temos uma mulher à frente do seu tempo, tanto em seus posicionamentos, sua personalidade, sua obstinação e seu orgulho.
Me apaixonei pelo relacionamento das duas irmãs Bennet mais velha, pelo Sr. Bennet (que com certeza é meu personagem preferido, com um humor riquíssimo) e pelo desenvolvimento do Sr. Darcy.
Levei muito tempo para realmente ler esse livro, por bater de frente com o tipo de leitura que estou acostumada, mas não me arrependi por ter continuado, a escrita da Jane Austen é um tesouro e bastante fluída depois de pegar o jeito.
Temos um Sr. Darcy cadelinha da Lizzy desde muito antes dela se dar conta do quanto o estima, aiai, eu amei ler o desenvolvimento deles, passei raiva em alguns momentos (principalmente com as irmãs mais novas da Lizzy e a queria Senhorita Bingley), me abalei em outros momentos e tive vontade de estapiar a Sra. Bennet, dei gritinhos estridentes quando as interações entre a Elizabeth e o Sr. Darcy estavam no lovers. Um livro realmente bom.

Lari 11/04/2024

Trabalhoso, mas finalmente li
Eu descobri que as traduções de editora pra editora mudam e essa da editora Principis é a melhor, na minha opinião. O livro ficou um pouco mais compreensível na leitura, mas os diálogos continuaram sendo bem difíceis de entender. Achei que a parte da crítica do orgulho e do preconceito ficou muito muito presente no livro e pra mim, isso acabou ofuscando um pouco o romance, mas nada que fizesse parar de ler. Posso dizer que venci uma batalha, porque ler Jane Austen não é fácil não ?

Geise 10/04/2024

Pra quem gosta de romance com crítica social
Eu já conhecia a história pelo filme e pela minissérie, então pensei que o livro não seria uma grande descoberta, mas a escrita de Jane Austen faz como se você estivesse ouvindo a história pela primeira vez. Adorei os personagens, como foram retratados, e como a história se desenvolve. Se você tem medo de ler algo do tipo por a linguagem ser diferente, mais arcaica, pode ficar tranquile que aos poucos você se acostuma. Amei, simplesmente amei.

Farleyzinia 10/04/2024

Sempre uma boa fofoca pela metade!
Eu adoro os livros da Jane porque pra mim sempre são baseados em fofocas, disse me disse, telefone sem fio que deu muito errado.

Faz anos que eu não lia esse livro, li uma edição tijolão que tinha esse, persuasão e razão e sensibilidade... Na época esse foi meu favorito!

Eu gosto de como todo o modo que a Jane foi escrevendo faz a gente desgostar do Darcy igual a Lizzy, e aos poucos a gente vai transformando as convicções junto com ela através do esclarecimento das fofocas e acaba mudando de sentimento em relação a ele.

Ps:. Não importa quantas vezes eu reveja a história, sempre vou achar a Lydia e a Sra Bennet insuportáveis!!!!

KesiaSeles 10/04/2024

Com certeza irei reler
Foi o meu primeiro contato com a escrita da Jane Austen e agora só consigo pensar no próximo livro que lerei dela, não sei porque passei tanto tempo com medo e adiando essa experiência.
Falando da edição, apesar de ser bem atual, tinha várias palavras que ainda não conhecia, afinal é um livro clássico em toda a sua plenitude, e nesse aspecto teria sido melhor ler no Kindle, além da tradução conter alguns errinhos, mas que não foram suficientes pra me desencantar da história.
Quanto ao enredo, fiquei completamente viciada desde o começo pelos compromissos sociais de Elizabeth e principalmente por sua inteligência vivaz, acompanhar seu desenvolvimento e todos ao seu redor foi um verdadeiro deleite, até mesmo suas falhas são compreensíveis, mas ao entrar em cena o mocinho dos mocinhos, não há como não se apaixonar pelo sr. Darcy, que talvez tenha se tornado meu personagem masculino preferido (depois apenas do Faramir em LOTR).
O romance romântico é um bônus nesta obra que se preocupa em traduzir um cenário muito comum da época em que foi escrito e criticá-lo com maestria e elegância. Acho importante ressaltar que este não se trata de um romance de época, já que a autora escreveu sobre um tempo que ela viveu, sendo contemporânea do mesmo, e isto pra mim, torna seu conteúdo ainda mais especial e relevante, sua coragem certamente impactou muito em benefícios que podemos ter na nossa era.

Clementino2 09/04/2024

Nunca pensei que ia venerar Orgulho e Preconceito, porém foi incrível ler esse livro!! Chorei, ri, me preocupei e sério, super recomendo esse livro pra todo mundo, te dá uma visão de mundo muito diferente só que estamos acostumados! Amei de mais ????????

Raissa42 09/04/2024

Cadê?
Não conseguir ver o amor que diziam sentir, acho que vou ter que reler em um outro momento para ter uma nova opinião.

Ana 09/04/2024

Orgulho e Preconceito
"Orgulho e Preconceito" sempre foi minha história favorita desde o filme, e o livro só me deixou ainda mais encantada. Pude compreender ainda mais Mr. Darcy com o livro, assim como, admirar Elizabeth e sua autenticidade em só querer se relacionar por amor, numa época em que este era o de menos.

Jane Austen sabe como nos amarrar na leitura e fazer com que nos sentimos dentro de seus cenários.

Raiane.moraes 08/04/2024

Muito BOM!
"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam muitas vezes usadas como sinônimo. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vã. O orgulho relaciona-se mais com a nossa opinião de nós mesmos. E vaidade, com o que gostaríamos que os outros pensassem de nós."

Orgulho e Preconceito
É um livro que aborda temas como casamento, classe social, amor e como o título sugere, orgulho e preconceito
E eu tive o prazer de ler esse clássico e me apaixonar por esse romance de época que arranca suspiro de todos os leitores. Conhecer melhor os personagens srta. Bennet e o sr. Darcy, foi muito especial.

Elizabeth Bennet uma mulher muito a frente do seu tempo, que desafia as normas sociais ao recusar propostas de casamento por conveniência , com suas particularidades que não às deixavam ser como as outras mulheres, despertou em Darcy uma profunda admiração.

Sr Darcy, inicia o livro sendo um personagem extremamente arrogante e orgulhoso, o que me deixa com um pouco de ranço (não vou negar), mas ao decorrer da obra ele nos cativa de uma forma inexplicável.

Publicado pela primeira vez em 1813, mal consigo imaginar o quão empolgante foi a novidade de Jane Austen para as mulheres da época. Sempre tive muita vontade de ler esse clássico. Mas confesso que tinha medo de me deparar com uma leitura arrastada e entediante. Mas eu me surpreendi bastante.
É uma super viagem no tempo, uma obra bem escrita e super envolvente e essa edição maravilhosa da novo século, me fez curtir ainda mais essa história.

Caroline 08/04/2024

AMEI!
Primeira vez que li esse livro e confesso ter assistido ao filme primeiro, o que desencadeou a curiosidade pra saber como era o livro e AMEI. Confesso que a família da Lizzie me deixou bem nervosa, a mãe e as irmãs super desesperadas por um casamento, meu deus?
Acho que por ter assistido ao filme desde o começo já nutri um carinho pelo Sr Darcy e é maravilhoso acompanhar o processo em que a Elizabeth começa a se apaixonar por ele.
Sem palavras para o livro, eles sempre serão melhores do que os filmes, sem excessão!

nina.gennee 08/04/2024

Sem dúvida um dos melhores livros que eu já tive o prazer de ler!
O livro aborda temas como casamento, classe social, amor e, como o título sugere, orgulho e preconceito.

A história é contada principalmente do ponto de vista de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha, uma mulher inteligente, perspicaz e independente, cujas opiniões e julgamentos moldam a narrativa. Lizzy é retratada como uma mulher à frente de seu tempo, que desafia as normas sociais ao recusar propostas de casamento por conveniência e busca um amor verdadeiro e uma conexão intelectual com o nosso querido Mr. Darcy. A Jane, a irmã mais velha e mais bonita das Bennet (que coincidência em Jane) é retratada como uma mulher doce, gentil e otimista, que acredita sempre no melhor das pessoas. As outras irmãs Bennet também desempenham papéis importantes na trama, é claro. Mary é retratada como uma mulher séria e pedante, cuja busca por conhecimento e cultura muitas vezes a deixa isolada dos outros (inclusive, as únicas falas dela foram citações de livros), Kitty e a Lydia são jovens fúteis e imaturas, cujo comportamento imprudente e desejo por atenção deram muita dor de cabeça (principalmente pra mim). Mas a lições a serem retiradas de cada uma delas.
Acredito que esse livro é uma leitura essencial para todas as jovens que buscam uma educação mais elevada, uma vida intelectual, pois dele podemos retirar muitos ensinamentos. Ele é rico em nos ensinar como ser humildes, resilientes, independentes, determinadas e auto confiantes. De modo geral, é uma leitura muito aprazível. Recomendo horrores!

Ps. Eu amo um romance, mas confesso que dessa vez li mais pela faceta das jovens, do que pelo interesse amoroso. Maaas, o Sr. Darcy tem meu coração. Jane não pecou em nada ao escrever esse homem!

Viane 07/04/2024

Me apaixonei novamente pela leitura
Publicado pela primeira vez em 1813, mal consigo imaginar o quão empolgante foi a novidade de Jane Austen para as mulheres da época. Nunca quis ler esse romance por puro preconceito, por ser um clássico romance inglês e, no meu pessimismo, eu iria me entediar na primeira página. Não podia estar mais errada, e que bom que eu paguei pra ver!

Peguei o ritmo no segundo capítulo e, a partir daí, não consegui largar o livro. Eu amei essa leitura. Viajei no tempo, imaginando o clima, as paisagens e os personagens de uma maneira, claro, romantizada numa época difícil de viver, no entanto me permiti sonhar com aquela vida.

Mexeu comigo, vez ou outra eu largava o livro de mão somente para pensar no que eu acabei de ler e se era aquilo mesmo que aconteceu ou se eu estava ficando louca... Só me deixou com o sonho de que os homens da vida real fossem escritos pela Jane Austen. Além disso, também me fez lembrar o porquê de eu gostar tanto de ler, me fez sentir profundamente apaixonada e hipnotizada pelas palavras. Quando eu lia, não parecia que eu estava lendo algo, mas sim testemunhando um filme, uma novela... Queria poder ter essa sensação novamente, mas vou deixar as outras obras da Austen pra outra hora, preciso me recuperar dessa primeiro.

Recomendo pra quem está iniciando literatura clássica. Dêem uma chance!