Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Viane 07/04/2024

Me apaixonei novamente pela leitura
Publicado pela primeira vez em 1813, mal consigo imaginar o quão empolgante foi a novidade de Jane Austen para as mulheres da época. Nunca quis ler esse romance por puro preconceito, por ser um clássico romance inglês e, no meu pessimismo, eu iria me entediar na primeira página. Não podia estar mais errada, e que bom que eu paguei pra ver!

Peguei o ritmo no segundo capítulo e, a partir daí, não consegui largar o livro. Eu amei essa leitura. Viajei no tempo, imaginando o clima, as paisagens e os personagens de uma maneira, claro, romantizada numa época difícil de viver, no entanto me permiti sonhar com aquela vida.

Mexeu comigo, vez ou outra eu largava o livro de mão somente para pensar no que eu acabei de ler e se era aquilo mesmo que aconteceu ou se eu estava ficando louca... Só me deixou com o sonho de que os homens da vida real fossem escritos pela Jane Austen. Além disso, também me fez lembrar o porquê de eu gostar tanto de ler, me fez sentir profundamente apaixonada e hipnotizada pelas palavras. Quando eu lia, não parecia que eu estava lendo algo, mas sim testemunhando um filme, uma novela... Queria poder ter essa sensação novamente, mas vou deixar as outras obras da Austen pra outra hora, preciso me recuperar dessa primeiro.

Recomendo pra quem está iniciando literatura clássica. Dêem uma chance!

H3ll3n 07/04/2024

Amei.
Um romance que é um clássico, amei a experiência.

No incio eu fiquei meio estancada no início, porque é bem lento, mas o livro vai te envolvendo aos poucos.
O livro traz uma riqueza em detalhes que gostei muito, a descrição dos personagens a gente consegue sentir o temperamento deles.

Ps: amei o sacarmos ( de certa forma sutil) do livro.

Rafaela 07/04/2024

Até eu, que já fui chamada de "coração de gelo", amei O&P ??
Uns tempos atrás, comentei com um amigo virtual que, assim como Antes do Pôr do Sol é um filme de romance muito amado até por gente que não curte romance (como eu), eu queria um livro de romance pra quem não gosta de romance.

Por curiosidade, essa semana peguei pra ler Orgulho e Preconceito, não sabendo o que esperar dele e querendo diversificar minha leitura, até pra não perder o gosto e o costume de ler ficção. Pulei a introdução e o prefácio que, além de serem super longos, davam spoiler sobre o enredo, e então eu mergulhei direto na história.

No início achei que era apenas uma sucessão infindável de diálogos e descrições de paisagens, mas a leitura fluía tão bem, as conversas eram tão dinâmicas e os personagens, tão interessantes e marcantes, que eu não conseguia parar de ler. Pela descrição que faço de Orgulho e Preconceito, parece entediante, mas Antes do Pôr do Sol também se baseia num longo diálogo entre apenas duas pessoas e nem por isso deixa de ser maravilhoso.

E isso Orgulho e Preconceito é: ma-ra-vi-lho-so ??

Pra mim, é um livro de romance que transcende as barreiras das preferências literárias. Bem, pelo menos as minhas ele transpassou sem nenhuma dificuldade e até me deixou com um vazio enorme quando terminei a leitura.

A construção da relação entre os personagens (entre irmãs, entre membros da mesma família, entre os casais, etc.) se deu de uma forma tão natural, gostosa e sutil que terminei a leitura com pesar, de tanto que me apeguei a eles. É um livro muito bem escrito e que sabe desenvolver os personagens de uma forma crível e natural. Isso sem contar as belas paisagens escritas que emolduram a história.

Enfim, eu não acho que consegui fazer jus à qualidade e a beleza da obra de Jane Austen, mas não podia deixar passar em branco e não fazer uma resenha devido à forte impressão que o livro me deixou. Acho ele um ótimo "comfort book", o qual é bom pra reler quando a gente precisa de algo pra deixar o coração mais quentinho num dia frio, chuvoso e melancólico ?
Lais.Black 10/04/2024minha estante
Quem nasceu pra ser Bridgerton jamais será Jane Austen

Carla.Yonara 07/04/2024

Obrigada Jane Austen por me fazer desejar que um britânico soberbo me chame de pobre e fale que me ama ??

Maria10053 07/04/2024

Um clássico, meus amigos ?
Orgulho e Preconceito se tornou meu queridinho junto com sua autora maravilhosa. Não sei como explicar o porquê de eu gostar tanto de obras assim. Para muitos é um gênero chato e sem graça, para mim, um conforto e uma fuga da realidade (ou não).
Esse livro nos transporta para a sociedade daquela época. Uma sociedade voltada para o casamento e não muito diferente da dos dias de hoje. Lá tem aquelas vizinhas, as famosas "velhas fofoqueiras", pessoas preconceituosas, as que gostam de se meter na vida alheia.
Conheci essa obra, acho que como muitos, através do filme de 2005. Digo que o filme e o livro se completam. Teve certas coisas no livro que poderia ter no filme e também cenas e frases do filme que senti falta no livro. É por isso que gosto dos dois, sinto que só são completos juntos.
Fiquei obcecada nessa autora e já quero ler todas as obras dela. Já assisti o filme Emma e comecei a ler o livro, mas sinto que Orgulho e Preconceito será sempre o meu favorito por ter sido o primeiro. Sabe como é, o primeiro amor a gente nunca esquece kkkkkkk

Nicole932 07/04/2024

QUE LIVRO MEUS AMIGOS, QUE LIVRO! ??

Quando Elizabeth Bennet conhece Fitzwilliam Darcy ? o cobiçado Mr. Darcy ?, ela o julga arrogante, rude e presunçoso. Após descobrir o envolvimento do detestável cavalheiro nos eventos que separaram sua querida irmã, Jane, e o jovem Bingley, Elizabeth está determinada a odiá-lo ainda mais. Mas uma surpreendente reviravolta poderá provar que as primeiras impressões nem sempre são incontestáveis.

alicefnevs 06/04/2024

Tão fechadinho bonitinho
Olhe no começo quase parei de tão devagar. mas depois que tem a declaração finalmente uuuuuuff.
muito interessante a leitura de clássicos bem escritos poque você sente porque aquilo continuou grande durante tanto tempo.
só esperava uma cena final no meio de tantas resoluções.
fica uma lembrança boa eu acho

Hiohany 05/04/2024

Um clássico encantador!
Orgulho e Preconceito é o tipo de romance lento, que eu particularmente quis desistir várias vezes da leitura dele, mas que, quando te prende, você quer ler ele mais e mais, e fica encantada com a história, os romances que se desenrolam, os dramas da família Bennet, e tudo o mais. Confesso que, no começo, achei-o muito chato, porque a história demorava pra se desenrolar e a linguagem era um pouco complicada de se ler, por ser um livro da época. Porém, aos poucos, fui me adaptando com a escrita, como também fui me adaptando com esse tipo de livro mais antigo, e sinto que isso expandiu muito minha visão de leitura, e por isso são tão grata à esse livro. Apesar de tudo, amei o livro e passei a gostar muito da autora Jane Austen, por retratar tão bem os dramas da vida naquela época, e já tenho Emma na minha lista de leitura. Se você gosta de um clássico, leia Orgulho e Preconceito!

m.eduarda1 05/04/2024

Um romance esplendoroso.
Orgulho e Preconceito é uma obra de romance escrito em época pertencente a Jane Austen, a escritora que sem questionamentos se consolida hodiernamente. De escrita cativante e detalhes riquíssimos, nos deparamos não somente com uma excelente construção de casais como também o retrato exato da sociedade naquele período histórico.

É um dos melhores livros escritos por Austen, pois nele habitam características e representações únicas e caricatas de todos os padrões que a mesma observou ao longo de sua vida. A vivacidade de se acompanhar a evolução pessoal de ambos protagonistas, em especial de Elizabeth para com o Sr.Darcy se torna um imenso marco ao longo das 456 páginas! Afinal, torna-se uma imersão profunda e singela nos traços presentes e a superação de seus defeitos.

Recomendo demais.

Flavinha 05/04/2024

Simplesmente APAIXONANTE!!
No início, pensei que não conseguiria me prender na história por conta da linguagem, mas estava completamente errada. Depois de alguns capítulos, minha paixão por esse livro e pelo desenvolvimento de cada um dos personagens foi só aumentando.
Se tornou um dos meus livros favoritos, sem dúvidas.

Lílian 04/04/2024

Nem sei quantas vezes já li esse livro, sempre volto. É um caso no qual saber o que vai acontecer é agradável, familiar e reconfortante.

liginhaa 04/04/2024

Adoro o filme dele e tive a oportunidade de ler o livro finalmente, e amei!!!! mto linda a historia do casal principal e a construcao lenta e mto bonita do enredo!! amo mt, provavelmente vou ler dnv futuramente?