Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Julia2480 23/04/2024

Clássico e atemporal! Foi uma leitura que no começo até entender todos os personagens mas que curti muito seguir.
Darcy com seu orgulho, que me tirava do sério no início, mas consegui entender o fundamento depois e Lizzy com seu preconceito que foi se quebrando de maneira condizente com o que estava ocorrendo.
Aconselho a leitura, mas que seja de forma tranquila, acho que assim será mais proveitoso.

Fefe 23/04/2024

É lindo como Austen explora o feminino aqui. Elizabeth é uma mulher tão resoluta em seus princípios, que você não consegue não confiar em suas escolhas. Uma das melhoras protagonistas que eu já li.

Toda a relação dela com a irmã é linda também. Como as duas são diferentes no quesito de gênio, mas tão semelhantes quanto ao amor que sentem uma pela outra.

Por fim é muito legal como o sentimento do casal amadurece. Ver eles questionando suas atitudes e desenvolvendo uma admiração pelo outro é tão gostoso de se ler.

vinizambianco 22/04/2024

[sobre casarões maiores que uma cidade, propostas de casamento inesperadas e relacionamentos em meados de 1800]

Nunca fui grande fã de romances de época, lembro de ter certa aversão quando mais jovem aqueles relacionamentos pomposos, e li pouquíssimos, conforme fui amadurecendo, me rendi aos espirituosos livros de Julia Quinn mesmo sabendo que eram versões pops de romances antigos, essa última semana finalmente li o incrível e maravilhoso Orgulho e Preconceito.

Tinha tentado ler o livro três outras vezes e nunca havia passado das trinta primeiras páginas, e dessa vez a leitura deslanchou de vez. A obra conta a história de Elizabeth Bennet vivendo em meados do século XIX com suas quatro irmãs e também o começo de sua relação passiva-agressiva com o Sr. Darcy.

O livro é super dinâmico, a escrita é rápida e os personagens são super bem construídos e descontruídos com o avançar da história, Elizabeth é uma protagonista muito torcível e sua irmã Jane também, todo o desenrolar das duas até o fim é incrível, vale destacar também a química entre o casal protagonista e o modo como eles passam de arqui-inimigos para amigos e consequentemente para amantes é tudo muito bem colocado e orquestrado e ao fim muito crível.

Outros pontos que merecem destaque são a ambientação que é muito rica em detalhes e os personagens de apoio que são muito interessantes, especialmente a família da protagonista, é muito interessante ver personagens tão diferentes interagindo em um período tão diferente dos tempos de hoje.

Com uma história de apelo universal e muito pra frentex da época em que foi escrita, Orgulho e Preconceito concentra tudo de melhor que um romance pode e deve ter, seus personagens são atemporais assim como sua história que mesmo escrita há mais de 200 anos consegue soar fresca nos dias de hoje

PS¹ - Eu amei o Sr. Darcy, especialmente a ?sutileza? que ele trata os personagens

PS² - Algo que eu reparei que merece menção é o fato de que não existe um beijo durante o livro, nada, zero e mesmo assim não consigo pensar em nada mais romântico que o casal principal

Gabriela 21/04/2024

Orgulho e Preconceito
O livro é um clássico do séc.XIX que semlha ao atual séc.XXI, principalmente devido as indealizações da aparência feminina, casameto, familía entre outros...
já no inicio pode perceber a idealização do casamento: "É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa."
Juntamente com essas indealizações pode ser destacada partes que montra com clareza a divisão das classes sociais, eufemismo, antiteses, sentimentalismo exagerado,o próprio título tem uma métafora entre outros pontos interessantes. Realmente! o livro é bom.

Isabellamatta 21/04/2024

Apaixonante
Livro incrível, apaixonante, que te faz mergulhar na leitura. O final deixou a desejar, queria que fosse melhor trabalhado.

Pamela693 21/04/2024

Meu clássico de conforto
Um dos meus romances preferidos, autora amada, irônica, corajosa, cheia de personalidade. Darcy e Lizzie tudo pra mim.

luisegates 21/04/2024

Jane Austen arrasa!
Nunca fui de apreciar romances ou livros que fossem de épocas passadas, e de início achei arrastado, com uma impressão de que a história era mais voltada para o romance de Jane. Porém com o decorrer do livro passei a entender que sim, havia o romance de Jane com Bingley mas o surpreendente estava por vir. Um casal que inicialmente era um tanto improvável, veio a desenvolver um amor e um carinho palpável através das páginas, Elizabeth e Sr. Darcy.
Confesso que me surpreendeu, e o que era arrastado no início, veio a ser maravilhoso no decorrer dos acontecimentos!

Maria Clara 21/04/2024

Meu romance preferido. Fico imaginando os lugares em que a história passa. Fico encantada.
Recomendo muito

Larissa.Vieira 21/04/2024

Agora posso ver ao filme
Bem, não é um livro ruim porém definitivamente não é meu tipo de leitura, insisti pela autora e (claro) pq sou curiosa em ver o Mr. Darcy na TV. Já sabia que um romance de época não se encaixaria no meu perfil de leitura, mas gente a história é basicamente fofoca, bailes e picuinhas das damas daquela sociedade privilegiada. Arrastei a leitura por quase 4 meses pq após poucas página lidas eu procurava outro livro que pudesse de fato me entreter. Dei 3 estrelas pq gosto dos diálogos entre a Lizzy e o Mr. Darcy porém representa uma pequena fração da narrativa. Só estou aliviada que terminei, rs.

JoiceCoutinho 20/04/2024

Orgulho e preconceito
Comecei a leitura bem empolgada, por ser uma história famosa, um livro conhecido... Confesso que fui diminuindo o ritmo ao longo dos capítulos! Não me prendeu, embora seja bem escrito! Demorei bastante para terminar, talvez leia novamente um dia e tenha uma perspectiva diferente.

Beesy 20/04/2024

Se tirasse a Lydia virava um conto
Eu entendi o significado de sobreviver de migalhas (mas eles são tão fofos juntos que eu perdoei nas últimas 20 páginas)
Acho que romance de época só não é minha praia

cinthyaarruda 20/04/2024

Acho que fui com muita sede ao pote com orgulho e preconceito. Esperei um livro mais movimentado no início e com algum diferencial.
O livro é bom mas é a fórmula mágica de todo romance de época.
Mas ainda assim é muito bom ver o amadurecimento dos personagens e como eles foram se despindo de seus orgulhos e preconceitos.
Foi uma leitura mais parada no início e depois engatou, mas considero como uma boa leitura e relativamente rápida.