Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

AmandaZ4natta 02/04/2024

Triste caso de romance não aprofundado.
De fato é bom, mas na premissa do romance Eliza e Darcy não achei suficiente. Queria mais dos dois!
Muito bem escrito, mas queria que os personagens fossem mais aproveitados, tive a impressão que Bingley e Jane viviam no mundo da lua, ela sem muito a dizer ele sempre manipulado.

Ps: Não comparem o livro com o filme, o livro é mil vezes melhor se a fizerem, o filme é péssimo! ?

Esdras 01/04/2024

Orgulho e Preconceito é aquela leitura que pode parecer um pouco maçante, mas quando mergulhamos em suas páginas, somos levados a uma Inglaterra cheia de tradições e belezas. Jane Austen nos apresenta tantos detalhes que é como estar vivendo sua história. As tramas paralelas, são devidamente costuradas na construção de um amor que precisa vencer a expressão que dá título a obra. Vale a pena ler.

Mari 01/04/2024

Comecei a ler a edição da Antofagica no Kindle e terminei lendo o livro físico da Martin Claret. Estava com receio de ler o livro justamente por ter assistido o filme e adorado. Receio bobo? O livro é, como na maioria das vezes, superior ao filme. Personagens bem construídos e o desenvolvimento da história bem desenvolvido. Um clássico maravilhoso!
Patty 01/04/2024minha estante
Amo esse livro!

Matheus10 01/04/2024

Aquela carta foi loucura, galera(9pag)
Gostei do humor desse livro hahaha. Um sarcasmo bem disfarçado sempre é bem vindo.
Um livro com um bonito romance e bem previsível. Não era segredo o que iria acontecer, a pergunta era como e mais importante... QUANDO?
Jane soube guardar seu trunfo para o final e atraiu os leitores em pequenas porções e em momentos certos.
A imprudência de uns supera a prudência de outros nesse livro, mas tudo era extremamente aceito na época.

História muito boa de ser lida.
Todos leitores de romance devem experimentar orgulho e preconceito.

Detalhe: Ele é o Orgulho e Ela o Preconceito :o

Leria de novo!!!

Fernanda.Lopes 01/04/2024

É um clássico e não é à toa
A trocentésima releitura de Orgulho e Preconceito, desta vez, em leitura coletiva, só me faz apreciar ainda mais a escrita irônica de Jane Austen.

A construção daquele mundo e dos personagens é incrível e eu termino com a expectativa de voltar a ele o quanto antes.

Desta vez, o tema da educação feminina me chamou bem mais a atenção do que antes, especialmente porque li, no mesmo período, Jane Eyre.

paulacvargaz 31/03/2024

Não é o meu gênero literário ideal
Orgulho e Preconceito foi o primeiro romance de época que decidi me arriscar a ler e não curti muito o estilo da leitura. Eu tive bastante dificuldade com a temporalidade da história e a escrita do livro, tanto que precisei ler uma parte de novo porque não prestei atenção o suficiente. Foi uma experiência que precisou ser mais atenta, então sinto que não consegui aproveitar como eu aproveitaria se fosse uma linguagem menos culta e um estilo de narração que eu estivesse mais familiarizada com. Não achei um livro ruim, mas ele não foi memorável pra mim, seja por falta de costume ou de gosto. Um plus pra mim foram as referências feitas ao título do livro, pois acho legal essas sacadinhas. No mais, a história em si e o desenvolvimento das relações dos personagens não pareceram tão desenvoltas assim, então não me cativou de forma significativa. Mas toda a experiência é válida e pode ser que, no futuro, eu tente ler esse gênero de novo e seja mais agradável do que agora. :)

Sara277 31/03/2024

"Minha querida, amada Elizabeth!"
Orgulho e preconceito é um romance de época muito famoso da autora Jane Austen.
Considerado o favorito de muitas pessoas.

Conta a história da família Bennet, tendo como a principal da história a senhorita Elizabeth. O senhor e senhora Bennet tiveram cinco filhas, cada uma com uma personalidade única. As garotas precisam se casar com um cavalheiro rico para poderem fugir da pobreza.
Mas Elizabeth não tem interesse em se casar, e agora?

O que achei:
Primeiramente, a escrita pode parecer um pouco difícil no início, mas quando você se acostuma, a história começa a fluir.
Na minha opinião, eu não gostei muito do livro até 50%, até considerei abandonar.
Esse romance é muito lento e você ficará ansioso até o último capítulo.

Depois que passei da metade do livro eu comecei a gostar mais da história, já que o Sr.Darcy começou a aparecer mais na narrativa.
Porém, como maior parte do livro é sobre outros relacionamentos, e eu queria apenas saber do romance de Elizabeth e Sr.Darcy, achei alguns capítulos chatos.
Mas, esses capítulos que eu considerei chatos são muito importantes para conseguir juntar o casal principal no final.

Mas por que Orgulho e preconceito é tão aclamado? Porque a personagem principal mostra uma mulher a frente de seu tempo.

LIVRO VS FILME
Que filme lindo!
Ele está bem parecido com o livro, mas é muito mais emocionante.
Talvez seja legal você assisti-lo antes de ler o livro, para conseguir imaginar mais facilmente os cenários e situações durante a leitura.
Mas no filme o romance acontece mais rapidamente, diferente do livro (pelo menos nessa edição).

"Eu poderia com facilidade perdoar o orgulho dele se o meu não tivesse sido atacado."

"Darcy nunca estivera tão enfeitiçado por  mulher alguma como estava por ela"

Bem, mas infelizmente não gostei tanto quanto queria, mas ainda é um bom livro.
Se você gosta de ler clássicos, vale a pena ler esse livro.

Mykaele1 30/03/2024

Eu já havia lido o livro alguns anos atrás e minha opinião continua a msm. É um dos melhores romances de época que existe e essa edição é muito linda.

Karoline 30/03/2024

Pra quem nunca leu. Não se desanime com o início!
Me lembrei nessa releitura que o início do livro é meio arrastado. E pode desanimar alguns.
Mas a espera vale muito a pena!
É delicioso acompanhar a mudança de perspectiva de Elizabeth e Darcy durante a leitura. E assim que começa a acontecer é impossível largar o livro!

Continua entre meus preferidos da vida! ??

Ps: essa edição é muito ruim! Papel super fino, quase impossível pra quem gosta de grifar e rabiscar.

mahrs 30/03/2024

Gosto muito do gênero "romance de época" e esse é muito bom!
adorei todo o drama e todo o desenvolver dos personagens, mesmo darcy sendo (?) ...
básico e simples!

Malu.Baccarin 30/03/2024

Perfeito
Segunda vez eu li esse livro e foi muito bom relembrar os detalhes que eu tinha esquecido. Jane Austen nunca decepciona.

Igor 30/03/2024

PERFEITO!
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen proporciona uma reflexão profunda sobre os efeitos do orgulho e do preconceito nas relações humanas. Através das experiências de Elizabeth Bennet e Sr. Darcy, somos confrontados com as consequências de nossas próprias atitudes e preconceitos. A obra nos desafia a examinar as normas sociais que moldam nossas interações, enquanto nos lembra das lições intemporais sobre amor, moralidade e identidade. Ao mergulhar na narrativa, somos levados a refletir sobre nossas próprias vidas e relacionamentos, buscando uma compreensão mais profunda de nós mesmos e dos outros.

Alessandra395 30/03/2024

Começo lento. Parece que o livro só começa quando a Elizabeth recebe a carta do Darcy! Sempre adorei o filme então acho que fui meio que envolvida pelo clima do filme enquanto estava lendo. Li depois de ver o filme. Foi mais ou menos como ler ouvindo música, só que eu ouvia a voz dos atores e via eles.
É um clássico e a gente sempre acha que o clássico é algo pesado, quando na verdade, na grande maioria das vezes, pelo menos dos que eu li, são sempre livros bastante acessíveis, de leitura fluida, agradáveis e nesse caso você vai sendo envolvida pela história, pelos personagens.
Uma história que não além do romance te entrega uma crítica à sociedade, àqueles que se acham melhores por serem ricos, às imposições e cegueiras das famílias, críticas que parece que nunca deixam de ser atuais.
A Lizzie é um amor. O pai da Lizzie é um amor. Ah, e o Sr. Darcy, quem não gosta desse tipo? É um clichê irresistível.

Lamento tanto a Jane ter ido tão cedo. Mundo cruel!

elphwrld 30/03/2024

É uma verdade universalmente reconhecida que...
...Que um clássico tão perfeito deveria ser lido por aqueles que querem conhecer um romance tão leve e bem construído quanto o de Elizabeth e Darcy.

Apesar de algumas pequenas críticas, como a escrita difícil (que de certo modo deve ter sido por parte da editora também) e os grandes textos que eram estendidos de forma descritiva e sem importância (pela autora) que fez com que eu demorasse anos até realmente pegá-lo e engatasse a leitura, mas essa foi sem dúvida incrível.

As críticas dos costumes da sociedade da época, os romances bem construídos (contando o de Jane) e o charme incrível dos personagens principais e alguns outros fizeram uma história onde não consigo dar menos que um favorito.

A partir de hoje, esse livro é, sem dúvidas, o meu porto seguro. As interações de Lizzy e o sr.Darcy mais para o fim do livro me fizeram tão confortável quanto nenhum outro casal ainda conseguiu fazer. Se eu devo finalizar com uma recomendação, o farei com certeza, leiam. E se forem ler como uma fofoca de época, melhor ainda.

Gabrielly835 29/03/2024

Bem construído
O romance nesse livro é excelente, a construção dele, acompanhar a evolução desse enemies to lovers é encantador, me senti muito envolvida com os dois. Odiei o Darcy junto com a Lizzy assim como fui me apaixonando por ele, gradativamente, também com a Elizabeth.

Acho que meu maior problema com esse livro foi a escrita, achei algumas partes bem confusas e a descrição excessiva em alguns trechos era demais pra mim. Eu demorei pra engatar na leitura, tinham cenas boas espalhadas no início, mas o livro mesmo só foi andar depois dos 50%, mas nossa, o que se seguiu depois desses 50% foi uma maravilha, depois dos 60% tinha tanta coisa boa que não conseguia parar de ler até terminar.

O livro é bom, os personagens são muito bons, o título realmente faz muito sentido, o preconceito é bem visível. Só esperava que as coisas fossem um pouquinho diferente nesse final, o que precisava ser detalhado não foi ?

Agora um espaço pra Elizabeth que foi uma grande diva, expondo seus pensamentos na cara dura e não levando desaforo daquela lady nem dando o que ela queria, nossa, muitas e muitas palmas pra essa mulher.

É um livro que vale muito a pena ler, o romance é muito bom, mas precisa ter paciência.