Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Karini.Couto 27/03/2024

Um clássico que ultrapassa gerações e que já li algumas vezes. Hoje nessa edição repaginada e perfeita da Novo Século. Para quem, assim como eu, ama ter edições diferentes de suas obras preferidas, essa edição está perfeita. As ilustrações estão belíssimas, a obra é em capa dura, um primor para nenhum colecionador por defeito!

Sou simplesmente apaixonada na escrita da Jane Austen, e para quem ainda não leu a obra, ela nos apresenta Elizabeth Bennett, uma jovem mulher que está a frente do seu tempo com pensamentos e opiniões fortes, que para a época, era pouco comum. Mesmo contra suas convicções iniciais, ela conhece Sr.Darcy e ambos se apaixonam e temos um misto de amor, orgulho e preconceito.

Os assuntos abordados trazem reflexões sobre a sociedade da época em relação à casamento, classe social e os preconceitos que existiam sob muitos aspectos em relação aos relacionamentos, comportamentos, o papel da mulher, entre outras questões.

Além dos personagens principais, os pais de Elizabeth chamam atenção, seu pai sendo mais cético que sua esposa, que quer o mais breve possível casar suas filhas com homens ricos. Como eles só têm filhas mulheres, existe a preocupação em quem irá herdar a propriedade da família, que provavelmente passará para um parente homem, o que os faz se preocupar com o futuro de suas filhas.

As cinco filhas do casal não possuem dotes atrativos, e essa questão financeira é uma das mais relevantes na obra, pois na sociedade da época, bons casamentos ditavam não só o presente, mas o futuro de toda a geração e posição social. Com isso, vemos o quanto essa questão influencia diretamente na vida de cada personagem.

Deixando de lado essas questões, ressalto o quanto a obra trouxe romance em meio a um tempo onde os casamentos em geral eram definidos pelos bens e não por amor, e ver o evoluir de todos os personagens, principalmente de Elizabeth e Sr. Darcy, pra mim, foi um deleite.

Elizabeth é tão interessante, inteligente, com uma mente afiada, uma das minhas persoangens favoritas nesse enredo, em contrapartida a postura do Sr. Darcy por inúmeras vezes, me fez detestá-lo, para então me apaixonar por ele no decorrer da leitura, onde fui conhecendo mais sobre ele.

Uma 💎 na minha estante!

site: https://instagram.com/alempaginas

yasoqaw 27/03/2024

"Eu não teria dificuldade em perdoar o orgulhe dele..."
Confesso que esperava mais de um clássico tão apreciado como esse, mas a história tem seus pontos fortes.
Demorei bem mais que normal para ler esse livro, e de inicio achava que a demora era baseada na condição de que o livro tinha uma linguagem mais antiga e correta, mas chegando ao final, percebi que só era arrastada e desinteressante para mim mesmo.
Mas essa conclusão não vale para todo o livro, diga-se de passagem, a primeira metade realmente é entediante, mas assim que pega um ritmo, a história envolve o leitor e nos dá uma sensação de sempre querer ler mais.
Gostei bastante da protagonista, agradável e que tem opinião própria. Ver o Sr. Darcy se tornando um cavalheiro para mudar a imagem que Elizabeth tinha dele também foi agradabilíssimo, e eu achei que em suma, apesar do casal realmente acontecer somente nas últimas 20 páginas, é uma história de amor fofa e com seu final feliz.
Concluindo, creio que não tenho uma vontade de reler urgentemente e se fosse recomendar um romance não seria esse o primeiro, mas, todavia, não deixa de ser um livro bom (você só precisa ter um pouco de paciência.)

Fran420 27/03/2024

Gostei muito de Elisabeth e Darcy me surpreendeu um romance neste gênero achei que não iria gostar mais me surpreendi , mesmo com tantos desencontro Jane e Elisabeth finalizaram com seus amores . Darcy mesmo orgulhoso foi de um coração enorme ??

Lua 27/03/2024

Um romance que ultrapassa os limites das classes sociais
Que livro incrível, exatamente como a maestria de escrita de Jane Austen!

Um livro exatamente bem escrito, bem traduzido e em uma edição de bolso linda da editora Martin Claret. Em alguns momentos a história enrolava um pouco mais isso já é esperado devido ao livro ser um clássico escrito a anos atrás. A maioria dos personagens me irritava um pouco, inclusive a protagonista em alguns momentos, mas essa irritação logo era irradiada pelo belicismo enredo da história. Recomendo muito a leitura desse clássico, e julgo ele um dos mais importantes livros no quesito: romances clássico.

Istê 27/03/2024

Um romance cativante, encantador e uma das obras mias famosas da Jane Austen. A escrita fluida da autora fez eu me conectar com os personagens, Elizabeth e Sr. Darcy. Lendo esse livro senti um mix de sentimentos e emoções, que no final fez jus às minha expectativas.

"Eu a amo... Ardentemente"

maria20065 26/03/2024

Imagina a demora para fofocar por cartas nessa época...
Experimentei um romance encantador, embora desejasse mais momentos entre Elisa e Darcy. A dinâmica única do casal principal cativou, embora o livro fosse longo demais. No entanto, o encanto da história prevalece, deixando uma impressão duradoura.

Laysa121 26/03/2024

Eu já era devota do filme e relutei muito em iniciar tal leitura, no entanto, devo admitir que a experiência de ler Jane Austen é uma brisa no fim da tarde e acompanhar toda a construção de Lizzy e Darcy foi de grande simpatia.Quem está acostumado com o ritmo dos romances contemporâneos talvez ache um livro um tanto quanto arrastado, mas confio dizer que o tempo da trama é de extrema necessidade para a construção desse ardente amor.

Gabriela4075 26/03/2024

Resenha de " orgulho e preconceito"
Tinha tudo pra ser um livro incrível, mas até a história ficar legal é um livro muito parado, adoro uma mulher empoderada e a protagonista é demais kkkk, adoro a personalidade forte dela.
A história de amor fica legal e interessante depois do meio do livro (minha opinião obv).
Mas recomendo muito pra quem já leu outros da Jane.
???

Queila - Meu vício literário 26/03/2024

Ainda é meu favorito!
Não tem narrativa tão bem desenvolvida e crescente quanto o que Jane Austen faz nessa história.
Mais de 13 anos depois da minha primeira leitura dessa obra de arte, e eu me emociono e me divirto com a escrita afiada, como se fosse a primeira.

Thais645 26/03/2024

Romance clássico que não tem erro. Mesmo sendo um livro escrito no século XVIII, Jane Austen faz críticas a sociedade da época de forma muito inteligente. O interessante é que algumas críticas poderiam ser aplicadas aos tempos atuais. O único aspecto negativo é a linguagem rebuscada que torna a leitura vagarosa mas, mesmo assim a leitura é válida.

Bia Alho 25/03/2024

Que amoooor
Não estava gostando muito até metade do livro, mas da metade pro final parece que tudo ficou muito melhor, tanto em questão de eu finalmente me situar em que personagem era qual como na hora de fazer uma recapitulação de tudo que ja tinha acontecido. Sensacional, definitivamente um romance que eu recomendo para todos, nos faz repensar e muito sobre as relações e nas formas que eram construídas na época.

Jeinha 25/03/2024

Jane Austen ? escritora fantástica. Desenhou a história de uma maneira surpreendente e não há como esquecer do Mister Darcy, o meu personagem favorito!
Ademais, a imposição da Elizabeth diante dos costumes da sociedade, é surpreendente!

Lyly Reis 25/03/2024

Meu livro de conforto
Esse aqui eu tenho que ler ao menos três vezes por ano, acho a história descritiva e envolvente, amo muito .