Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Luiza Machado 10/01/2010

Lizzie Bennet é uma heroína atualíssima e apaixonante. Ao contrário da maior parte das moças de sua época, ela é inteligente, perspicaz e além disso, muito carismática.
Em uma época onde casamentos por interesses eram tão comuns, aqueles que conquistam a sua felicidade em Orgulho e Preconceito são justamento os que se casam por amor, e os personagens que se mostram tolos, imprudentes e/ou superficiais não são tão felizes. Lydia Bennet é um bom exemplo disso.
Através de Jane Austen podemos compreender o quão valiosas podem ser as metáforas. Alguns personagens são caricaturas de comportamentos viciosos e vaidades.
Orgulho e Preconceito traz o maravilhoso Mr. Darcy, que é tão maravilhoso justamente por ser antipatizado de início, o que torna o fato dele ser na verdade uma boa pessoa ainda mais crível, pois ele comprovou isso, apesar das primeiras impressões que tiveram dele.

Completamente viciante!
Carol 30/12/2009minha estante
O que mais eu poderia dizer, além de afirmar a perfeição dessa história? Jane Austen no momento é a minha autora preferida, de longe.[2]

As resenhas estão boas, hein? :P

Zambe 19/01/2010minha estante
Adorei a sua resenha, vc falou bem simples e claramente do que fala o livro e sobre seus encantos.. parabens!

Luiza Machado 17/08/2011minha estante

Ana 20/04/2012minha estante
Concordo plenamente. Orgulho e Preconceito é maravilhoso! :)

Erica 06/12/2012minha estante
Acabo de ler seu comentário... é um livro maravilho mesmo, não? E Mr Darcy, bem, é Mr Darcy.

Maria Isabel 16/12/2012minha estante
Viciante! Essa é a palavra!!! Não me canso de ler ou ver o filme!!
Sempre há uma nova impressão ou descoberta!!

Dani 30/12/2012minha estante
Li o livro pela primeira vez, e nossa, superou minhas expectativas! Me apaixonei por completo pela história! Mr. Darcy e Lizzie são cativantes demais, humanos e apaixonantes... é um romance maravilhoso!

Jeane 05/04/2013minha estante
É realmente apaixonante! Que romance perfeito! Os personagens são cativantes, me identifiquei muito com a Lizzy, e o sr. Darcy é encantador. Confesso que a princípio o sr. Darcy parece muito ranzinza, mas se revela um ser apaixonante.

Alí­cia 19/04/2013minha estante
- Não precisa se despedir, porque despedidas me deixam irritada. Tranca a porta e passa a chave por baixo, por favor. Não deixa bilhete, cheiro ou café. Nenhum vestígio.
(Deem um like na página do texto, se gostarem!)

Camila 18/06/2013minha estante
Ouvi comentários ótimos sobre o livro, sendo que já assisti o filme e me apaixonei pela história.

Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Já vi o filme mil vezes (e sempre que posso vejo novamente rs)
E quando peguei o livro, me surpreendi de como pude amar ainda mais a história!
Romance maravilhoso!

Danielle 26/09/2013minha estante
Eu vejo e revejo o filme, vejo, revejo, vejo, revejo e... se eu pudesse veria todos os dias! rsrs É simplesmente lindo!!! Ainda não li o livro mas isso é uma questão de tempo! Amo o Mr. Darcy!

Ligyane 27/05/2014minha estante
Eu acabei de ler o livro ontem, já assisti ao filme e agora verei uma série. Adorei o filme, mas sugiro que as pessoas leiam o livro primeiro para entender melhor os sentimentos de que cada personagem. É realmente um relato incrível sobre a sociedade da época, os costumes e hipocrisia gritante da alta sociedade. Muito bom!

Ray 30/01/2015minha estante
O livro e otimo ! :)

Thamires.Souza 20/03/2015minha estante
gostei vc falou tudo

Adriano 21/01/2016minha estante
Resenha sucinta porém impecável, que pesa na decisão do leitor que possa ter dúvidas quanto a ler ou não esta obra.

Srtajenny 18/05/2020minha estante
Estou no começo do livro, espero me surpreender, está sendo uma delícia a leitura,
Me ajudem com minha página no Instagram @am.o.livros

Daniana.Soares 21/05/2020minha estante
Sempre tive vontade de ler e ver a historia desses dois e quando eu vi o filme me apaixonei muito muito bom e agora vou ler o livro

Letícia Rocha 27/06/2020minha estante
Apesar de ter uma narrativa mais clássica, eu tô amando a experiência de ler algo diferente do que venho lendo! Estou quase na metade da história!

Adriana.Rodrigues 02/10/2020minha estante
Retomei a leitura desse livro ,após ver duas vezes o filme "Pride and Prejudice"(com os atores Keira Knightley and Maththew Macfadaen ),assisti no Youtube e pelos comentários as pessoas estão vendo mais que uma vez e estão indo atrás do livro. O livro que tenho foi uma coleção que fiz da Abril Coleções(através da banca do meu bairro). Valeu a pena,no livro" sempre as histórias são mais completas ",nossa mente imagina os cenários,os encontros,o decorrer daquela época (Inglaterra),os costumes dos homens e mulheres(vc vê ao se encontrarem ,ao se visitarem,nos bailes),por ser uma história da época. Ah, ''às vezes até penso ou sinto me transferindo para aquele século". Também já ouvi falar do livro Darcy´s Mr. Diary",escrito por outra autora com bons comentários para ser lido.

Aninha 24/10/2020minha estante
Amei ?

Geovana.Lovato 02/11/2020minha estante
Acabei hj d ler este livro e estou completamente apaixonada!! É mt perfeito!!

Andréa 09/01/2021minha estante
Comentário perfeito! Este foi meu terceiro livro da autora e para romance de época ela é minha autora preferida ! E está foi minha obra preferida até o momento .A trama nós surpreende e nos mostra personagens muito reais :)

Saura 13/01/2021minha estante
A Elizabeth Bennet é a minha personagem feminina favorita de todos os tempos, obviamente, esse é o meu livro favorito.
Acho outros personagens como o pai da Lizzie um cara muito engraçado e cômico, que traz esse ar pra dentro do livro, de um pouco de comédia.
Ademais essa espécie de romance introspectivo da Austen me remete a muitas auto-análises e reflexão de eu mesma em alguns dos personagens. Esse é o meu clássico, em qualquer etapa da minha vida que eu entre nas páginas dele, as palavras da Jane vão ter algo a me dizer.

Lalis 18/01/2021minha estante
Como eu consigo ler?

Srtajenny 18/01/2021minha estante
Lalis, conheço uma livraria online que está vendendo esse livro o nome é livraria cristã evangélica. Mas não pense que só tem Bi lia e livros cristãos, eles vendem clássicos barafissimos

Rafa 08/02/2021minha estante
Alguém pelo amor poderia me mandar uma mensagem no privado dizendo se esse livro tem ou não continuação?! Não consigo essa informação em lugar nenhum. Agradeço desde já.

ssdcruz_ 25/03/2021minha estante
Gente, Tem como ler no App? Se sim, como?

Sabrina Milena 11/04/2021minha estante
Qual edição tem a melhor tradução?

Luisa 10/05/2021minha estante
Muito interessante ver a mudança de opinião e o amadurecimento do personagem nessa história.

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa?

Inocencia.Wassiquete 08/06/2021minha estante
Oi, desculpa é que eu sou nova e gostaria de saber como posso ler

Cilaine 29/08/2021minha estante
Podre Elizabeth ouvir um comentário desse a seu respeito é de doer " ...mas não suficientemente bonita para me tentar. Aliás, de momento não tenho disposição p consolar as jovens que outros desdenharam"

eduarda 17/09/2021minha estante

eduarda 17/09/2021minha estante

leitora 05/10/2021minha estante
Oi, vc consegue ler neste aplicativo do skoob ou pelo kindle mesmo?

Mylena.Rosa 04/12/2021minha estante
Gente pelo amor de Deus, como faz pra ler isso?

Kira 08/12/2021minha estante
Essa Obra está perfeita?... Tanto que li de uma só vez?

tiorobin.silva 08/01/2022minha estante
Eu nunca tinha imaginado ler esse livro. Dai ganhei o: Orgulho, preconceito e zumbis. Comecei a ler e achei melhor ler a obra original... O livro é realmente muito bom

Mylla 12/01/2022minha estante
Eu sou viciada no filme ?

Lima.Silva 11/02/2022minha estante
Prefeito. Poucos livros retratam a realidade social de uma época com tanta fidelidade.

ilybooks 01/03/2022minha estante
Nao gostei ?? desculpa jane mas n é pra mim, mto lento, nao gosto desse ngc de ?apaixonei em você? depois de dez diálogos?
E algumas partes da história sao meio sem pé nem cabeça.
A escrita é bonita e elegante, mas ja percebi que nao tenho paciencia pros classicos.

Aline 01/05/2022minha estante
Orgulho e preconceito é de longe o meu livro favorito. Lizzy e Darcy estarão para sempre em meu coração ????

SabrinaVitor 15/05/2022minha estante
Eu comecei a ler a pouco tempo, e de longe eu já comecei a amar a autora! Os outros livros de outros autores me prenderam mas não como Jane Austin que logo no início desse livro vem prendendo minha atenção sem igual. Simplesmente a melhor

paulaa.magno 02/06/2022minha estante
Quem leu o livro, e amou, eu sugiro que assista a uma mini série de 1995 do livro. Tem no youtube, e é muito fiel ao livro, bem melhor do que o filme

Thalia 20/08/2022minha estante
Como faço pra ler os livros desse aplicativo

Nathalia 14/10/2022minha estante
Eu mal comecei e já estou amando,sou cadelinha de romance ??

Lu.lip3 05/12/2022minha estante
Não gostei!! Vi um monte de pessoas achando uma perfeição o livro, até que eu comprei, passei 2 meses lendo, não cheguei nem na metade do livro e já abandonei.

Lore 09/01/2023minha estante
Achei muito chato

Rebeca 10/01/2023minha estante
Desenvolvimento romântico lento, fica realmente bom do meio pro final, o começo é focado na Eliza e na vida dela etc. mas não deixa de ser um ótimo livro??

Mônica 11/01/2023minha estante
Iniciando hoje a leitura, estou cheia de expectativas

Jullie.Kathleen 12/01/2023minha estante
Não consigo imaginar uma leitura mais agradável

Francisca 12/02/2023minha estante
Io linda

Francisca 12/02/2023minha estante
Io linda

Dorisct64 27/02/2023minha estante
Ao se ler um livro de época, escrito em outra época, inclusive, ha que se transferir para os costumes daquela época... Não se pode ler um livro deste como se a história estivesse acontecendo no século XXI... Acho que essa "desilusão" e as desistências ocorram por essa razão .. é uma história maravilhosa!!

Emilly568 13/04/2023minha estante
Acabei de ler muito interessante

Kailainy2 19/04/2023minha estante
Orgulho e preconceito é um livro espetacular..... alguém quer conversar comigo sobre ele ??

Cathi2 21/05/2023minha estante
Orgulho e preconceito é um livro leve e apaixonante mesmo ?

Gi-books 06/06/2023minha estante
As outras moças da época também eram perspicazes e inteligentes, só que não podiam demonstrar sua esperteza. Não é isso que diferencia a protagonista, mas sim a sua ousadia. Ela ousa falar e questionar, no máximo que lhe era permitido na sociedade em que vivia. ( Ela também não é louca né) E o Darcy não é tão maravilhoso assim. Ele é um homem extremamente arrogante, que, apesar de ter sido tocado pelas palavras da Lizzie e se disposto a mudar, não deve ter seus defeitos apagados. Não é essa a proposta do livro. A autora até destaca as falhas dos personagens e ironiza a ideia dos felizes para sempre. De resto, concordo com você. É um livro viciante, apesar de não ser romântico da forma que muitos pensam. É sarcástico, leve, cômico é muito bem escrito.

Rayane Cito 18/06/2023minha estante
Achei muuuito bom o livro, mas em algumas partes a Elizabeth é uma insuportável kkkk n se se só eu achei ela extremamente chata em alguns capítulos. Já o Mr Darcy, perfeito como sempre

rute.b 21/10/2023minha estante
Sempre vejo todos dizerem q amaram o livro mas agr está no meu momento de criticar.
De fato o livro é mt bom, mas o final foi bastante seco, sem destalhes algum sobre tal fato (q eu nn posso citar pois seria um spoiler) mas q nn teve nenhuma emoção
Tirando isso, o livro me deixou bastante maravilhada com a forma q a autora descreve sentimentos e momentos entre a nobreza e as pessoas de classe mais baixa q vc nn vê. Recomendo o livro à tds q gostam mais de uma narrativa mais elaborada do q um romance mais emocionante

Gio 19/11/2023minha estante
Gente eu gostei muito do filme, mas quando fui pegar o livro pra ler, não deu mt certo.
Como é uma literatura mais antiga, achei a leitura um pouco difícil pra mim e acabei abandonando, mas espero um dia ter coragem de voltar a ler

Ester507 02/04/2024minha estante
preciso muito de uma recomendação sobre a edição do livro, vi que tem alguns bem baratinhos mas supostamente ruins e outras de 60 reias pra cima, pode me ajudar?

AndrAa58 18/12/2023

Chá das 5 com a Jane Austin
Vou começar dando uma espiadinha nos bastidores da incrível Jane Austen. Em vida, Jane não teve a chance de ver seus livros publicados com seu nome. Viver numa época em que ser mulher já era uma tarefa e tanto, imagine ser uma autora tentando conquistar seu espaço! Mas, deixando as adversidades de lado, Austen é aquela escritora capaz de pegar o leitor pela mão, nos levar numa viagem ao passado, mais precisamente até a Inglaterra Vitoriana, para nos mostrar a natureza humana com requinte e charme.

O livro dela vai muito além de uma novela romântica; é como se ela fosse a guia turística perfeita pelo terreno sinuoso dos relacionamentos humanos. Dentro dessa viagem literária, encontramos personagens que representam toda a variedade das personalidades humanas, até mesmo nas nossas contradições. Não é à toa que existem clubes de leitura específicos para Jane Austen ao redor do mundo, até hoje!

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em "Orgulho e Preconceito". Em meio aos salões de baile e intrigas sociais, acompanhamos as irmãs Elizabeth e Jane, que estão no epicentro da trama. Elas são como yin e yang, uma complementando a outra - a racional e realista Lissy em harmonia com a emotiva, sonhadora e até mesmo ingênua Jane. Ao redor dessas duas figuras cativantes, somos presenteados com uma variedade significativa de características humanas, com suas atitudes e formas únicas de ver o mundo e agir.

E o que torna tudo ainda melhor é que Jane Austen nos convida a observar, como se dissesse: "Vem aqui, leitor! Olha comigo pela janela, observe e julgue por si próprio." É como se estivéssemos espiando o drama da vida cotidiana através da lente perspicaz de Austen. Então, nos sentamos com ela para uma xícara de chá bem britânica - cheia de nuances, um toque de romance e um aroma irresistível de sagacidade.
Pri.Kerche 18/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Adorei. Li com cuidado pq preciso colocar Jane Austren na lista do ano q vem. Estou escolhendo ainda. Acredita q nunca li nada dela! Só assisti ao filme, mas não é a mesma coisa né?

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Obrigada, Priscilla. Acredita que não vi o filme? ? No entendo, imagino que o livro será uma experiência bem distinta. Vale a pena conhecer a Jane Austen. E você, escritora, pode tirar ainda mais proveito da leitura. ?

Nanda;) 18/12/2023minha estante
Ahhhhh eu amei demais esse livro! É uma preciosidade ele??

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Sim, Nanda. Também gostei muito ?

Pri.Kerche 18/12/2023minha estante
Então, Andrea, me disseram q ela trabalhava bem a tecnica do monólogo interior. Fiquei interessada

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Acredito que você possa aproveitar bastante com a construção dos personagens. São redondos, com personalidades às vezes exageradas mas sempre reais. Acho que poderia dizer que ela é meio Shakespeareana, trabalha muito bem a natureza humana, personalidade, características, contradições e temperamentos. Tome um chá com a Jane Austin e deixe ela te mostrar ?

Hum... Legal??já me convenceu kk

V_______ 18/12/2023minha estante
Perfeito ???

Obrigada Vinícius ?

Pamela565 20/12/2023minha estante
Preciso ler essa preciosidade! Li Emma e amei ?

AndrAa58 20/12/2023minha estante
Então, vai gostar desse também, Pamela. Boa leitura ?

Pamela565 20/12/2023minha estante
Obrigada ?

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Arrasou, amiga.???????

AndrAa58 21/12/2023minha estante
Obrigada, Michela ?

Eund 28/05/2021

Não espere romance de amor!
Quando fui ler o livro imagina que o casal se conheceria e depois de um tempo ficaria juntos e iríamos acompanhar o relacionamento deles se amadurecendo, porém não é bem assim que acontece. O casal literalmente só fica juntos no último capítulo do livro, então quem for ler não espere aquele romance de amor...
tb 28/05/2021minha estante
Nem um beijinho né? Kkkkk acho que a Paola Aleksandra disse isso mesmo

Beca 28/05/2021minha estante
Você poderia ter avisado sobre esse spoiler ?-?

Nadinha de beijo kkkk

Eund 28/05/2021minha estante
Não tem spoiler. Nos primeiros capítulos já sabemos que o casal vai ficar junto, a questão que estou me referindo é que criamos expectativas em cada capítulo deste momento tão esperado enfim chegar ?

Entendi, grata pela explicação

Eund 28/05/2021minha estante
Leia ele, acho que você vai gostar ???

Beca 28/05/2021minha estante
Está na minha lista de desejos, mas estou em dúvida sobre qual edição comprar, qual sua experiência com essa? Tem algumas edições que os leitores reclamam muito de erros

Eund 28/05/2021minha estante
Sim, olha eu não recomendo essa da martin viu, eu tava com muita dificuldades no começo e fui lá na Amazon ler o comentários e percebi q muita gente também teve essa dificuldade nessa edição muitos problemas de tradução e erros de ortográfia. Eu ainda não li em outra edição, mas numa releitura eu quero tentar com a da Pinguin companhia que sei que contém material de apoio. Essa edição é tão linda, uma pena não estar bem traduzida. Acredito que minha experiência foi bem prejudicada por conta disso ?

Beca 28/05/2021minha estante
Vou pesquisar sobre a da Pinguin, estou apreensiva por conta dessas edições, descaso com o leitor né. Tenho medo de não ter uma boa experiência com o livro por conta disso.

É verdade.

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Eund 30/05/2021minha estante
Segundo o site da Amazon, a classificação indicativa é 12+

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??

Eund 30/05/2021minha estante
Disponha ?

Pam 09/02/2021

Não é um clássico à toa.
Comecei o livro com o receio que sempre tenho quando vou ler clássicos: o medo de ser denso e cansativo, mas muito pelo contrário: a leitura é muito envolvente e fluida. Não sei se é uma vantagem da edição a qual li, mas achei super acessível e tranquilo de ler.
Todos os personagens são tão especiais, mas claro, o destaque é da Elizabeth Bennet e do Mr. Darcy. A dinâmica entre eles é perfeita, em todas as interações eu ficava totalmente focada na leitura porque sentia que não podia perder nenhum detalhe, nenhuma frase, tudo era de extrema importância. O tempo todo, o que mais me cativou, foi como a Elizabeth encontra-se no mesmo patamar que o Mr. Darcy quando vemos as intrigas entre eles. Apesar das diferenças de gênero e classe social, ainda mais pesadas no tempo e local os quais o livro se passa, Elizabeth nunca se deixa intimidar pelo jeito orgulhoso e reservado do Darcy e o trata como ela acredita que ele deve ser tratado. Vale notar que o Mr. Darcy também não a despreza por isso, pelo contrário, ele é conquistado por toda a vivacidade dela.
Elizabeth Bennet e Mr. Darcy devem ser uns dos personagens mais "vivos" que temos da literatura. Não somente pela sua importância na cultura literária e popular, mas pela profundidade pelos quais foram escritos. Ambos se assemelham onde é mais importante: no amor, generosidade, determinação e bondade, ainda assim, eles têm personalidades muito fortes e diferentes, mas que SE COMPLETAM.
Kelli ( kell_msa) 09/02/2021minha estante
Não sei você, mas na hora que Lizzy se dá conta de como foi Tola e percebe todo seu preconceito com Mr. Darcy eu me arrepio toda. Além do Mr. Darcy discretamente ajudando a família da Lizzy e se declarando para ela ( aquela declaração scrr) passando assim por cima de todo seu orgulho, eu já li esse livro 2 vezes e fico me tremendo e arrepiada ao ver esse desenvolvimento na historia deles.

Pam 09/02/2021minha estante
nossa, demais! quando ela lê a carta, a realização q ela sente depois! é uma reviravolta muito gostosa de ler, é lindo ver ela notando que está apaixonada.

Kelli ( kell_msa) 09/02/2021minha estante
siim!

Shirley.Peixe 10/02/2021minha estante
Esse livro é perfeito. Assista a adaptação da BBC... Recomendo!

Tassiane 11/02/2021minha estante
Acho que esse ano eu desencanto e finalmente leio esse...

Pam 11/02/2021minha estante
shirley, vou tentar assistir! eu fiz isso com emma e fiquei encantada com uma adaptação tão boa e fiel ? obrigada por recomendar, tentarei assistir

Pam 11/02/2021minha estante
tassiane, leia sim! vale mto a pena. é lindo, divertido e bem tranquilo de ler ?

Victor108 10/09/2021minha estante
A edição que vc leu é essa do post mesmo?

Pam 10/09/2021minha estante
sim, victor! a da principis

Black Flower 20/01/2023minha estante
Eu vi o filme. Falta o livro.

Black Flower 20/01/2023minha estante
Pam, o filme é muito bom!!! O assista! Vais gostar!

Black Flower 20/01/2023minha estante
Pam, o filme é muito bom!!! O assista! Vais gostar!

Victor Dantas 18/02/2021

Um homem solteiro e rico precisa de uma esposa. #39
Escrito em 1797 e publicado em 1813, “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen (1775-1817), é considerado um dos mais importantes romances da literatura inglesa e mundial.

É evidente que tais feitos são indiscutíveis e inquestionáveis. É evidente também que literatura nunca é consenso. Portanto, aqui está o registro de um leitor que leu esse importante clássico, mas que a experiência de leitura não foi tão positiva como esperado.

Breve sinopse:

A trama gira em torno da família Bennet, que vive em Meryton, Hertfordshire (cidade fictícia) no interior da Inglaterra no início do século XIX. O senhor e a senhora Bennet vive com suas cinco filhas, Jane, Elizabeth, Lydia, Mary e Kitty.

A situação que inicia o enredo é a chegada de um novo vizinho na mansão que fica ao lado da casa dos Bennet. O novo vizinho é o senhor Bingley, um aristocrata londrino.

Logo, a senhora Bennet vê nessa situação uma vantagem e oportunidade para sua família, principalmente suas filhas, em especial sua filha mais velha Jane. O Casamento.

A partir daí a trama se desenrola, no entanto, as coisas vão tomando um rumo diferente. Conflitos, disputas e incertezas que irão colocar em xeque as expectativas e planos da senhora Bennet e os efeitos destes para com suas filhas.

Observações pessoais:

Ao finalizar a leitura e elaborar uma opinião sobre a obra, levei em consideração todos os méritos, contexto social em que foi escrita e publicada, de forma que minha crítica não ficasse presa apenas ao meu gosto literário ou algo do tipo.

1) A Escrita

O livro foi escrito quando a Jane Austen tinha apenas 22 anos, ou seja, sua maturidade na escrita ainda não estava tão bem definida. Pelo menos foi essa a minha percepção. A escrita da autora em certos trechos é arrastada, prolixa, os diálogos se repetem (o mesmo assunto é retomado em diferentes cenas e personagens), e isso tornou a leitura cansativa para mim.

No entanto, estamos falando do século XIX!! Uma mulher de 22 anos escrevendo um livro!
A palavra que define esse momento: revolução. Viva Jane Austen!

2) Os Personagens

A história é recheada de inúmeras personagens, alguns aparecem mais que os outros, alguns são mais aprofundados que outros, dito isso, senti dificuldade em me afeiçoar com as personagens, tantos os protagonistas quanto os secundários.

Nem mesmo a Elizabeth, nem mesmo o Sr. Darcy, conseguiram me cativar. A personagem que mais me pareceu ser interessante foi o pai do Elizabeth. Faltou algo a mais sabe...

Talvez isso se deva ao fato que a história é narrada em 3ª pessoa, e isso impede de certa forma que o leitor mergulhe no personagem, na sua mente, sentimentos, enfim.

3) O Enredo

Com exceção dos protagonistas, Elizabeth e Darcy, acredito que o enredo de Orgulho e Preconceito é o que mais agrada a seus fãs, pois discute temas pertinentes que naquela época eram considerados tabus. E realmente isso acontece, no entanto, durante a leitura, identifiquei alguns “pontos negativos”.

Até a metade do livro eu estava achando a história bem amarrada e coesa, no entanto, durante os capítulos finais do livro, senti que a história deu uma acelerada brusca, as personagens rapidamente mudaram de postura, valores e opiniões, para que o desfecho fosse introduzido.

4) Assuntos relevantes da Obra

Apesar de eu ter achado o enredo fraco em alguns momentos, é nele que se encontram os temas que mais levanta discussão e reflexão, e particularmente são eles que elevam a importância da obra.

Patriarcado e papel de gênero: são vários os diálogos entre as personagens que é possível identificar como a sociedade inglesa funcionava na época diante da estrutura patriarcal.

Vemos a todo instante a senhora mãe Bennet exigindo que suas filhas desenvolvam “habilidades femininas”: sejam delicadas, sejam boas ouvintes, aprendam a cantar, a dançar, a costurar etc.

“(...) Uma mulher , para merecer tal qualificação, deve ter um conhecimento profundo sobre música, canto, desenho, dança e línguas modernas; e, além de tudo isto, deve possuir ainda o seu jeito de se mover e estar, de tom da voz, trato e expressões, ou só merecerá a qualificação em parte” (pg. 30).

O Casamento: talvez esse seja o tema central da obra, a instituição do casamento, que naquela época era garantia de sobrevivência da mulher, já que a vida da mulher fora do casamento significava a miséria, fome, apagamento.

Desde o primeiro capítulo até o último acompanhamos a corrida da senhora Bennet para “salvar” suas filhas, ou seja, casar todas elas o mais rápido possível.

Afinal, “Um homem solteiro e rico precisa de uma esposa” (pg.7).

“Orgulho e Preconceito” expõe da melhor forma como a instituição casamento foi fundamentada em posse e acúmulo de riqueza, e isso nos leva ao próximo ponto.

Herança e propriedade privada: sempre existiu a herança, mas esse direito foi reservado durante séculos, apenas ao homem. Para a mulher, restava a opção do casamento, se quisesse ter uma vida minimamente tranquila.

Com a instituição da propriedade privada isso se tornou ainda mais complexo, afinal, a propriedade privada nada mais é do que acúmulo de riqueza, sendo assim, como uma mulher poderia acumular riqueza se ela não tinha direito a herança, e nem podia exercer o trabalho (apenas o trabalho doméstico não remunerado).

“A propriedade de seu pai está destinada, pela sucessão, a cair nas mãos do Sr. Collins. (...) não vejo por que privam da descendência feminina do direito de herdar propriedades (...)” (pg. 108).

E foram essas as reflexões que “Orgulho e Preconceito” provocou em mim durante a leitura. Apesar de não ter gostado tanto quanto eu esperava, tais reflexões já tornaram a experiência de leitura válida e agregadora.
Finalmente eu li Orgulho e Preconceito.

Nota: A versão que eu li foi da editora Pé de Letra, e durante a leitura encontrei inúmeros erros ortográficos e de concordância verbal. A tradução foi insuficiente, bem como a revisão.
E talvez isso tenha prejudicado minha experiência de leitura, de poder absorver as informações do texto com clareza. Portanto, não recomendo esta edição.
Pedro 18/02/2021minha estante
É, eu já sou solteiro. Só me falta ser rico, aí poderei casar...kkkkkk

Victor Dantas 18/02/2021minha estante
Muito que bem Pedro! kkkkkk

Cintia295 18/02/2021minha estante
Victor 3 estrelas lê de novo kkkkkk

Cintia295 18/02/2021minha estante
Vc sabe que estou brincando né, apesar de amar esse livro kkkk
Sua visão pessoal sobre o livro, enredo, personagens como sempre foi genial.

Victor Dantas 18/02/2021minha estante
Cintia kkkkkk
Imagina, ta tudo bem!
O bom da literatura é justamente as inúmeras interpretações e sentimentos que uma obra desperta em cada leitor.

Marcelinha 19/02/2021minha estante
urra, PARABÉNS ????

Isabela Raíssa 19/02/2021minha estante
Pra mim também foi uma leitura 3 estrelas. Fui com muita expectativa, mas a história não me prendeu. Esse é um dos raros casos em que gosto só do filme (inclusive recomendo). Parabéns pela resenha!

Victor Dantas 19/02/2021minha estante
Obrigado Marcelinha! :)

Victor Dantas 19/02/2021minha estante
Oi Isabela, obrigado!
Então, já me indicaram o filme, pretendo assistir algum dia. :)

Clara 19/02/2021minha estante
Só 3 estrelas? Ele merece 5, é perfeitooooo

Pah 02/07/2023

Me desculpem leitores de romance de época
Não tenho muito o que dizer, apenas não é meu estilo de leitura, só fluiu no inicio e no finalzinho, o resto da leitura me dava tédio.
É o segundo livro da autora que leio e não me agrada. A personalidade da Lizzy e sua irmã Jane me agradam mas foi só isso.
Jessica.valcaci 02/07/2023minha estante
O livro não é muito bom mesmo não

Jessica.valcaci 02/07/2023minha estante
Também não gostei

Jacqueline79 02/07/2023minha estante
Ruim mesmo

Adrieli.Lacerda 02/07/2023minha estante
Concordo contigo

Larissa3225 02/07/2023minha estante
Eu tenho curiosidade de ler, mas não gostei de Persuasão e agora estou com o pé atrás

Ana 02/07/2023minha estante
tbm não gostei muito do estilo de escrita dela

Lacsc 02/07/2023minha estante
Não entendo o hype desse livro até hj?

Camila2023 02/07/2023minha estante
Tb não gostei. Até penso que devo tentar com outros livros dela, mas perdi o interesse depois de ler esse

Pah 02/07/2023minha estante
Larissa.Campos O primeiro que li da autora foi persuasão, na minha experiência foi melhor que Orgulho e Preconceito, mas ainda assim não chegou a me prender. Kk ??

Larissa3225 02/07/2023minha estante
Acho que vou continuar deixando orgulho e preconceito pra depois então kkkk

@aprendilendo_ 04/04/2021

Resenha de Orgulho e Preconceito
Publicado pela primeira vez em 1813, Orgulho e Preconceito é considerado um dos grandes romances de todos os tempos, sendo a obra prima de Jane Austen, escritora inglesa que viveu de 1775 a 1817. Na trama, acompanhamos a história de amor entre Elizabeth Bennet e Fitzwillian Darcy. A primeira, jovem e carismática moça de uma família simples e descortês. O segundo, nobre herdeiro de elevado status social, mas amplamente reconhecido como um homem orgulhoso e arrogante.

Em primeiro plano, com uma divertida narrativa em terceira pessoa, logo nas primeiras páginas, estabelece-se um romance de época. Ou seja, estamos falando de uma obra, a qual enfoca não apenas os protagonistas, como igualmente o ambiente histórico, a cultura e o cotidiano dos demais personagens. Nesse sentido, apesar de Elizabeth e Darcy terem o destaque, temos um bom balanceamento da história com os desenvolvimentos de outros indivíduos, como Jane e Bingley, respectivamente, irmã da srta. Bennet e o melhor amigo de Fitzwillian. Além disso, cabe ressaltar a boa escrita da autora, que, com facilidade, dá aspectos curiosos e vívidos aos acontecimentos, causando uma leitura pouco cansativa, a qual, acompanhada do bom humor de certas personalidades e dos diálogos muito bem estabelecidos, resultam em uma leitura extremamente prazerosa.

Em segundo plano, ao abordar os personagens, percebemos uma primorosa construção de personalidades por parte de Austen. Isso, pois de forma natural, a escritora consegue desenvolver toda uma camada de sujeitos profundos e diferentes em seus trejeitos, os quais, enquanto dialogam entre si, geram uma gama de cenas memoráveis, sejam divertidas, sejam românticas. Nesse ponto, Elizabeth ganha destaque. Pois, com um carisma contagiante, a protagonista estabelece-se como uma ótima guia da história e em nenhum momento cansa o leitor com decisões caricatas ou exageradas para criar um momento irreal. Por fim, claro, cabe pontuar sobre a singular química entre o casal protagonista, o qual, repleto de charme, faz com que o leitor torça pelo final feliz dos dois desde os primeiros encontros.

Um romance imersivo, repleto de personagens carismáticos, ambientes bem retratados e diálogos primorosamente construídos. Orgulho e Preconceito faz, do início ao fim, por merecer ser considerado um dos melhores livros de todos os tempos.
Nota:9,75
Instagram: @aprendilendo_
almeidalewis 04/04/2021minha estante
Um dos livros q lewis gostava muito

@aprendilendo_ 04/04/2021minha estante
Sério?? Eu não sabia disso, que curiosidade boa!!

Bea 04/04/2021minha estante
Sério, suas resenhas são muito boas.

@aprendilendo_ 04/04/2021minha estante
Muito obrigado!!

rafaelmelo5 05/04/2021minha estante
Muito bom!

@aprendilendo_ 05/04/2021minha estante
Muito obrigado!!

Polly_Adriano 07/04/2021minha estante
eu amei tanto esse livro, e essa resenha ficou muito boa

Isabela Comenta 13/04/2021minha estante
amo amo!! Já assistiu o filme? Melhor elenco, quão incrível atuação, o sentimento de frio com café que o livro traz, ótima resenha!

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo, cada personagem é singular e interessante!

Renata CCS 14/10/2013

O romantismo atemporal de Jane Austen

ORGULHO E PRECONCEITO é um clássico que merece o adjetivo. Um livro completar duzentos anos é um feito digno de nota, mas um livro chegar ao bicentenário sendo lido e admirado é um feito ainda mais notável!

A obra nos apresenta a dinâmica da família Bennet e seu diminuto círculo social na pacata e provinciana região de Hertfordshire. A narrativa em terceira pessoa retrata a visão de mundo da protagonista, Elizabeth Bennet, a segunda de cinco irmãs e uma mulher muito avançada para a sua época. Em uma sociedade onde as aspirações femininas são limitadas a um bom e rentável casamento, Lizzy - como é carinhosamente chamada pela família e amigos - tem uma visão particular e inusitada de enfrentar questões como matrimônio, educação, moralidade, contrariando o ponto de vista aristocrático e hipócrita da Inglaterra do século XIX. Os acontecimentos começam a tomar forma quando Charles Bingley, um jovem cavalheiro, solteiro e rico, muda-se para a mansão de Netherfield, junto das duas irmãs e de seu melhor amigo, Fitzwilliam Darcy, para uma temporada na região. Bingley logo se encanta por Jane, irmã mais velha de Lizzy, e a partir daí um interesse crescente se desenvolve entre os dois.

Mas o principal do livro é a relação entre Elizabeth e Darcy. Desde o primeiro encontro com Darcy, Lizzy experimenta o incômodo causado pelo abismo social que os distingue e nutre uma imediata antipatia pelo homem distinto e impassível que se molda diante de seus olhos. Apesar de propensa aos preconceitos advindos de primeiras impressões (inclusive Austen inicialmente batizou de "First Impressions" esta obra), Lizzy é simpática, espirituosa e bem humorada. Darcy é taciturno, orgulhoso e reservado, e aparenta para Lizzy um ar de superioridade e arrogância para com todos os recém apresentados. Também Darcy repudia Lizzy de imediato por ser de classe social mais baixa e não bela o suficiente para prender sua atenção.

É entre conflitos causados pelos amigos e familiares que os cercam que descobrem a si próprios e o impacto que um pré-julgamento pode ter em relações futuras. Este é um livro onde vemos o orgulho e o preconceito serem quebrados, numa garantia de nascimento para um sentimento muito maior: com os protagonistas enxergamos o inevitável surgimento do amor, que é edificado lenta e inconscientemente por ambos.

Utilizando o mesmo recurso de RAZÃO E SENSIBILIDADE, a escritora faz uso do titulo do livro para apresentar as principais características de seus protagonistas. Enquanto Lizzy é visivelmente representada na trama pelo preconceito de suas primeiras impressões, Darcy é guiado pelo orgulho, no entanto, os adjetivos acabam se misturando no tocante a personalidade dos dois. E as críticas e ironias sutis de Austen se entrelaçam ao romance, dando aos personagens traços mais humanizados que fogem ao tom enfadonho que às vezes encontramos nos protagonistas clássicos.

E não pense em um romance romântico! O romance existe, claro, porém é sutil. São sentimentos sem drama e dramas sem sentimentalismo. Os diálogos são inteligentes, os personagens divertem e assombram, a narrativa mantém um ritmo constante, a história não se mostra parada nem em um único instante. É possível se ver em cada personagem um estereótipo da sociedade em que a própria autora viveu. As cinco irmãs Bennet representam personalidades tão distintas e tão legítimas que as reconhecemos facilmente hoje, dois séculos após a conclusão da obra.

A universalidade de Jane Austen atravessa os tempos, encanta e seduz o público moderno. É fascinante o modo como ela retrata a sociedade de sua época, com grande atenção aos detalhes e sempre trazendo diálogos fortes, concisos e intensos, mostrando o que cada personagem sente no momento. Austen se aproveita do seu talento brilhante para descrever o psicológico e tira disso personagens absolutamente inconfundíveis e inesquecíveis.

E o filme é igualmente fascinante e o meu preferido. Mesmo conhecendo o enredo - caso você já tenha lido o livro - o filme não perde o seu encanto.

ORGULHO E PRECONCEITO é intenso, perspicaz, romântico, dramático, irônico, e atemporal. Super recomendado e imensamente favorito!
J@n 11/10/2013minha estante
Eu comecei a ler Jane Austen por Orgulho e Preconceito, e até hoje é o meu favorito. O que posso dizer é que me senti praticamente vivendo também naquele ambiente restrito, quase claustrofóbico, em que as mulheres daquele período passavam boa parte das suas vidas.
Adorei a sua resenha! Apaixonante como a obra!

Arsenio Meira 11/10/2013minha estante

Renata, sempre protelei este romance da Jane Austen. O filme, também não vi.

Sua resenha é um chamado! Ao final da análise, pensei não ser mais possível postergar a leitura. Abraços do Arsenio

Nati 12/10/2013minha estante
Orgulho e Preconceito está entre meus favoritos por ser esse livro apaixonante e original.Como J@n disse também me sentir dentro do livro, vivendo-o com os personagens. Ainda não vi o filme, mas com certeza irei ver. Amei sua resenha, se não tivesse lido o livro não perderia mais tempo.

Renata Céli 13/10/2013minha estante
Parabéns pela resenha, muito boa! Amo todas as obras de Jane Austen!

Renata CCS 14/10/2013minha estante
Obrigada aos colegas pelos comentários. Realmente a universalidade desta escritora torna seus livros apaixonantes em qq época.

Ana Karla 19/10/2013minha estante
Uma das resenhas mais belas que já li sobre o livro. Parabéns, Renata!

Rafa P. 25/10/2013minha estante
Renata esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen, e confesso que só o li, por adorar o filme. Mal sabia que o livro seria infinitamente superior.
Fiquei simplesmente fascinada e busquei obras inspiradas nesta história. e Descobri uma serie mais que perfeita do livro , é da BBC com Colin Firht, se vc não conhece, precisa muito assistir. Os autores incorporaram de forma mágica a história. Para quem é fã, tenho certeza que se sentiu mais do que satisfeito com a produção.

sonia 28/10/2013minha estante
Que bem escrita que está a sua resenha! Este é um dos meus livros preferidos da autora (o meu preferido é Persuasion)

Renata CCS 28/03/2014minha estante
Uma obra inesquecível, não é mesmo?
Lizzy e Darcy deixaram saudades... preciso revisitá-los!

Ray - Bruxinha.literaria 26/01/2018

A desejar...
Confesso que esperava me apaixonar pelo livros já nas primeiras páginas ... mas demorei mais da metade dele pra conseguir acompanhar a história com alguma animação, e ainda assim não me encantou ... achei muito enrolado, leitura arrastada, sem atrativos que fizerem querer saber o que aconteceria nas páginas seguintes.
Confesso ter costado apenas do humor do Sr Bennet no momento em que comenta que estaria o dia a disposição de conceder as mãos das filhas em casamento, isso já nos últimos capítulos.
Enfim... mesmo com toda fama, senti-me decepcionada, talvez por esperar demais ?
Tafny 26/01/2018minha estante
MENINAAAAA exatamente isso. Eu não consegui avançar na leitura e to sinceramente querendo abandonar. Livro chato demaissssss... todo mundo fala bem mas sei la...

Ray - Bruxinha.literaria 26/01/2018minha estante
Hahahaha né forcei a ler pq esta em um desafio que participo ... e se eu precisasse pegar do começo outro romance de época que fosse tão chato quanto esse, não cumpriria minha meta nunca ... fiz igual na época do colégio que precisava estudar pra química ... sentei e me obriguei a ler até o fim ... mas confesso que a história principal poderia ter se resumido na metade dos capítulos que já estaria de bom tamanho ?

Tafny 26/01/2018minha estante
Eu to nesse mesmo desafio miga kkkk acho q vou abandonar

Ray - Bruxinha.literaria 26/01/2018minha estante
Hahahahahaha não desista
Pega uma hora, senta a bunda na cadeira e fala ... ?agora eu leio você seu indecente?
Hahahahahahahahah

Sarinha 27/01/2018minha estante
Acabei de ler e concordo plenamente, tinha muitas expectativas por ele ser um livro tão aclamado,,, estou decepcionada

Angelica.Zilda 28/01/2018minha estante
Gente, nem vou ler esse livro não...

Franciele.Vieira 07/02/2018minha estante
Abandonei ,não deu pra acabar não

lleitoraescritora 27/03/2018minha estante
Meu Deus pensei que eu estava ficando louca kkkkk Pq todo mundo fala tanto desse livro e eu juro que não estou sentindo vontade de ler

luise 10/02/2024

Se ele não perceber o interesse dela, é um tolo.
O impacto que esse livro teve em mim foi tão grande que eu precisei de alguns dias só para entender o que eu estava sentido. Isso depois de, no mínimo, alguns minutos para entender o que eu ia fazer da minha vida agora que havia chegado ao final dessa perfeição.

É certo que ler Orgulho e Preconceito não é uma situação de amor à primeira vista. Você não vai se apaixonar logo na primeira página, e talvez não se apaixone nem mesmo na página 100... Mas acho que é isso que torna essa leitura tão satisfatória, é chegar no final e ver que você foi conquistado por completo e sem retorno.

Porque esse é um daqueles livros que te prendem aos poucos, você não sabe nem muito bem dizer quando foi que você não conseguia parar de pensar naqueles personagens... Mas você sabe que acordou um dia ansioso para ler mais uma página que fosse desse romance que pode ser considerado o primórdio do enemies to lovers.

Entre provocações e desentendimentos, Elizabeth e Sr. Darcy aparecem para nos mostrar como nem mesmo o orgulho e o preconceito são capazes de atrapalhar um sentimento verdadeiro, mesmo quando tais opiniões estão enraizadas em você. E talvez seja esse sentimento tão poderoso que nos deixa hipnotizados com essa história.

Ou talvez seja a forma em que Elizabeth nos ensina como nunca devemos deixar que a opinião dos outros definam as nossas ações e ditem o nosso destino. Ou ainda pode ser como Sr. Darcy foi construído para ser um daqueles personagens que são mal humorados e mal educados, mas quando você repara nos detalhes você enxerga que é tudo uma máscara em um coração de ouro.

Em uma história incrivelmente bem escrita, Jane Austen consegue consegue te fazer torcer para os personagens secundários e nem mesmo o menor deles é deixado para trás. E você percebe que é essa atenção nos mínimos detalhes que te deixa com essa vontade incontrolável de reler tudo imediatamente... Só para ver consegue se apaixonar de novo.
vthella. 11/02/2024minha estante
smp quis ler esse livro, mas agr c essa sua resenha minha vontade aumentou 100%

zxsaturno 11/02/2024minha estante
Eu amei demais esse livro! Muito divo.

luise 11/02/2024minha estante
@vthella. leiaaaaa, ele é muito bom. tem algumas partes muito lentas, mas no final compensa demais!

luise 11/02/2024minha estante
@zxsaturno jurooo, ícone de livro

maryreading 13/02/2024minha estante
Esse é o livro da minha vida mds que review incrível

luise 13/02/2024minha estante
@maryreading ele já tem um espaço especial no meu coração ?? obrigada amg!

Bruna 15/02/2024minha estante
arrasouu, esse livro é perfeito apenas ??

luise 15/02/2024minha estante
ele é tudo, não superei

laurinha do camaron 28/09/2022

O Darcy é lindo O darcy é mto lindo ? eu amo a costeleta de
O Darcy é lindo
O darcy é mto lindo ? eu amo a costeleta dele???????????????????????????
Matt 28/09/2022minha estante

Ilam 28/09/2022minha estante
Belas palavras até me emocionei

VinAcius49 28/09/2022minha estante

readwithd 28/09/2022minha estante
poético????????????

anaartnic 28/09/2022minha estante
Pelo menos para mim ele vai ficando bonito ao longo da história, é incrível a capacidade da Jane Austen de fazer essas coisas jkjj

emmi:) 28/09/2022minha estante
o darcy é feio

M O O N 28/09/2022minha estante
meia estrelaKKKKKSKSKDKKSKSK CARAMBA

inaA 30/09/2022minha estante
chorei aqui

Larissa Lendo 29/05/2021

Melhor do que eu esperava!
Eu confesso que estava esperando um clássico com palavras difíceis e enredo retrógrado, mas me diverti muito com a história! Lizzie ganhou meu coração desde as primeiras páginas, mas que familiazinha insuportável a dela kkk
Solene1 29/05/2021minha estante
Eu também pensei que não ia entender nada

Jacy 29/05/2021minha estante
Sobre a família de Lizzie, só tiro o pai e a irmã mais velha!

Ri muito...

Solene1 29/05/2021minha estante
A mãe dela é um saco

Jacy 29/05/2021minha estante
A mãe é a pior. Que criatura mais chata.

viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?

Larissa Lendo 30/05/2021minha estante
Olha, eu acredito que não há restrição de idade, mas talvez o vocabulário seja um pouco demais para quem não tem pelo menos uns 14 anos

Ok. Muito obrigada ??

Cris 07/11/2016

Esperava gostar mais...
"In vain I have struggled. It will not do. My feelings will not be repressed. You must allow me to tell you how ardently I admire and love you.”

Este é um livro que eu sinceramente esperava gostar mais. O problema de ler um livro considerado clássico e que a maioria ama, é este, você já começa a ler com altas expectativas.
O livro é bom, tem algumas passagens divertidas e momentos românticos. Mas achei a leitura muito arrastada, demorei muito pra ler e os diálogos são grandes e alguns achei bem monótonos. Talvez porque eu tenha lido uma edição bi lingue, tenha achado a leitura difícil.
Não é um livro fácil de ler, e certamente não é pra qualquer leitor. A narrativa do romance é bem diferente dos romances contemporâneos.
Gostei de conhecer esta história famosa, cuja história de amor entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, inspirou vários livros e filmes, mas certamente não entrou para os meus favoritos.

“… mas onde outras forças de entretenimento estão em falta, o verdadeiro filósofo extrai as que lhe são dadas.”

site: www.instagram.com/li_numlivro
Natália Tomazeli 07/11/2016minha estante
Nossa, me senti exatamente assim, eu tinha muita expectativa por ser um livro amado por todos, quando fui ler, não gostei nadinha, tanto que abandonei a leitura.
Foi meu primeiro livro da Jane, mas vou dar uma segunda chance para a autora e lerei outros livros dela rsrsrs

Cris 07/11/2016minha estante
Nossa, ainda bem que não fui a única kkkk. Eu ainda quero ler da Jane "Razão e sensibilidade", muitos falam que é o mais legal dela. Vamos ver...

Natália Tomazeli 07/11/2016minha estante
Eu sempre me sinto até meio mal em dizer que não gostei desse livro porque vejo uma maioria massiva dizer que até é o melhor do mundo e tal, mas fazer o que não é? Gosto é gosto rsrs
Eu acabei adquirindo "A Abadia de Northanger" e tô em empolgada para ler, tomara que eu não me decepcione novamente...

Cris 07/11/2016minha estante
Pois é, confesso que também fiquei... Mas me conta depois o que você achou deste ;)

Conto sim :)

Bia Rodrigues - MG 27/11/2017minha estante
A leitura me foi muito demorada e arrastada. Os diálogos na primeira metade são muito longos e pouco somam. Comecei a gostar da metade para o final, onde o romance realmente se desenvolve. É uma bela história. Sr Darcy finalmente se revela digno de tantos suspiros, devido seu zelo pelo bem estar dos que ama.

Cris 27/11/2017minha estante
Eu também gostei mais do livro na parte final, mas mesmo assim, não cai de amores, não rsrs. Mas o começo é mesmo muito lento.

Mariimagno 19/05/2022

Maçante, chato, repetitivo
Subestimei mulherzinhas, achei que fosse impossível ter livro mais chato que aquele e paguei a minha língua.
Eu tive a sensação de tá na mesma história com nomes diferentes, como se ela tivesse apenas mudado o personagem masculino. Mas a trama é a mesma, o enredo é o mesmo. Só que mais chato kkk

O pai é um sem noção ausente e entediado, que não é violento, mas adora uma agressão verbal e psicológica. Não conseguir ver relação nenhuma entre ele e Elizabeth. Ele usou todas as oportunidades para chamar as filhas de burras, sem valor, sem educação etc. Exaltando apenas que Elizabeth é a menos burra. Nossa que lindo!

A mãe é um poço sem fundo de vergonha alheia e toxidade de Chernobyl. A mulher odeia Elizabeth e acho que tem a ver com a atenção que ela supõe que pai de a ela e não as outras filhas. Deus que mulher chata, mas até consegui ter mais empatia por ela. Tipo: como não surta com um marido bunda mole daquele e monte de menina pra casar ou viver debaixo da ponte.

Jane chata, chata, chata. Recatada, sonsa e chata. Que menina insuportável.

Lydia- eu queria balançar ela é dizer: querida, vc tá ligada que tem uma chance muito grande desse boy dar na sua cara em breve. Tira esse sorriso idiota da cara, sua burra.

Elizabeth- que personagem chata. A Mulher passa a história toda tentando ser detetive de tudo e convenhamos ela é péssima, sai daí doida, tu não nasceu pra isso. A mulher ao invés de caçar se preocupar com vida ruim dela, fica atrás de resolver a vida amorosa de Jane que a própria tá ca* e andando.
Ainda passa pano pra boy escroto, aí cara difícil defender ela.

Darcy- nada a declarar. Arrogante, esnobe, alecrim dourado dos pobres, best friend dos empregados, o nervosinho, sem personalidade, que te chuta e depois põe a culpa em vc, afinal vc atrapalhou a passagem dele. Personagem nada a ver da vida. Sou grosso, sou inconveniente e crítico, mas sou tão fofo, olha.

A relação deles é inexistente, pelo amor de Deus, três mil séculos pra acontecer nada. Nada. Ah santa paciência. O cara foi pedir ela em casamento do nada. E tome carta até da alma penada e eles não se falam, eles não fazem nada. Que [*****].
Olha 100 pg eram os suficiente pra esse livro.
O que dizer desse final sem final?
Desisto de Jane Austen, Deus me defenda.
Tay.Paes 19/05/2022minha estante
Cara, essa tua resenha me deixou pra beixo... kkkkk Logo quando eu ia entrar no universo da Jane Austen... Espero que "Persuasão" nao me decepcione...

Mariimagno 19/05/2022minha estante
Tomara que vc goste, pq comigo foi só decepção hahaha mas conheço muita gente que ama demais ?

Luíza 22/05/2022minha estante
Não poderia concordar mais! Kkkkkk eu adorava quando era adolescente, mas não sei oq eu tinha na cabeça ?

Eu até queria reler, pra ver se agora entendo mais alguma coisa ou algo assim, mas ainda não criei coragem

Mariimagno 22/05/2022minha estante
Hahahaha acho que a gente muda tanto, gosto da experiência de conhecer? mas não consigo passar pano ?

Douglas Finger 24/05/2022minha estante
Eitaaa ?

Mariimagno 24/05/2022minha estante
@Douglas Eu tava muito emotiva por terminar foi isso ?

Douglas Finger 24/05/2022minha estante
Kkkkk que medoo