Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Ana Carú 05/02/2023

Não achei que ia surtar pelas migalhas, SURTEI!
Que livro sensacional! Bem escrito, ácido na medida certa e completamente apaixonante. Achei que por se tratar de um livro de época, eu não conseguiria entender e não veria muito romance, mas me surpreendi muito positivamente!

O livro exige uma atenção a mais por tratar de muitas divagações na cabeça da Lizzy e ver as barreiras dela que ela havia construído contra o Darcy se quebrando foi lindo! E ver a maneira como ela abriu os olhos dele foi MÁGICA! Esse livro merece ser chamado de clássico, merece a aclamação e a Jane Austen merece o título de precursora do romance que conhecemos hoje em dia, estou muito feliz com meu primeiro clássico lido e espero ter a oportunidade de conhecer os outros livros da autora.

A editora Antofagica fez um trabalho brilhante no quesito tradução, ilustração e diagramação do livro, apresentando um material completo e coerente com a história.

maju 22/01/2022

Superou as expectativas
Eu sempre tive vontade de conhecer a escrita de Jane Austen, e agora, posso falar com tranquilidade, que superou MUITO as minha expectativas iniciais. Já vira muitos leitores (aqui no app e até mesmo mas redes sociais) falando que está obra era complicada ou até entediante, mas me vi encantada por toda preciosidade que ela carrega (n vou mentir q esperava o beijinho deles né moreskkkkk mas n deixou de ser um livro ótimo) 5 estrelas + favoritado sim!! Estou super empolgada para ler mais livros da autora. (Gente eu marquei tanta coisa nesse livro vcs tinham q ver)
Jack 22/01/2022minha estante
Meu favorito! ?

Beatriz3345 22/01/2022minha estante
Livro perfeito, eu amo. ?

livia 22/01/2022minha estante
meu livro da vidaaa! incrível demais ??

vfrauzino 22/01/2022minha estante
Ta na minha lista para ler esse mês :)

thai 22/01/2022minha estante
adoro esse

julia 22/01/2022minha estante
pra mim foi uma leitura meio paradinha, mas o livro é muito bom mesmo?

Ayla 22/01/2022minha estante
Essa edição eh boa?

cinthia 13/01/2021

foi uma leitura que me desafiou muito, achei bem monótona em algumas partes e pensei em desistir várias vezes

mas as últimas 60-50 páginas são as melhores partes e me prenderam na leitura
NAJULIA 13/01/2021minha estante
também fiquei agoniada com o jeito que a história demora a se desenvolver, mas pesquisando sobre o livro descobri que é um ?slow-burn? então ele é devagar propositalmente, me fez ficar menos irritada com a demora

Victor Dantas 18/02/2021

Um homem solteiro e rico precisa de uma esposa. #39
Escrito em 1797 e publicado em 1813, “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen (1775-1817), é considerado um dos mais importantes romances da literatura inglesa e mundial.

É evidente que tais feitos são indiscutíveis e inquestionáveis. É evidente também que literatura nunca é consenso. Portanto, aqui está o registro de um leitor que leu esse importante clássico, mas que a experiência de leitura não foi tão positiva como esperado.

Breve sinopse:

A trama gira em torno da família Bennet, que vive em Meryton, Hertfordshire (cidade fictícia) no interior da Inglaterra no início do século XIX. O senhor e a senhora Bennet vive com suas cinco filhas, Jane, Elizabeth, Lydia, Mary e Kitty.

A situação que inicia o enredo é a chegada de um novo vizinho na mansão que fica ao lado da casa dos Bennet. O novo vizinho é o senhor Bingley, um aristocrata londrino.

Logo, a senhora Bennet vê nessa situação uma vantagem e oportunidade para sua família, principalmente suas filhas, em especial sua filha mais velha Jane. O Casamento.

A partir daí a trama se desenrola, no entanto, as coisas vão tomando um rumo diferente. Conflitos, disputas e incertezas que irão colocar em xeque as expectativas e planos da senhora Bennet e os efeitos destes para com suas filhas.

Observações pessoais:

Ao finalizar a leitura e elaborar uma opinião sobre a obra, levei em consideração todos os méritos, contexto social em que foi escrita e publicada, de forma que minha crítica não ficasse presa apenas ao meu gosto literário ou algo do tipo.

1) A Escrita

O livro foi escrito quando a Jane Austen tinha apenas 22 anos, ou seja, sua maturidade na escrita ainda não estava tão bem definida. Pelo menos foi essa a minha percepção. A escrita da autora em certos trechos é arrastada, prolixa, os diálogos se repetem (o mesmo assunto é retomado em diferentes cenas e personagens), e isso tornou a leitura cansativa para mim.

No entanto, estamos falando do século XIX!! Uma mulher de 22 anos escrevendo um livro!
A palavra que define esse momento: revolução. Viva Jane Austen!

2) Os Personagens

A história é recheada de inúmeras personagens, alguns aparecem mais que os outros, alguns são mais aprofundados que outros, dito isso, senti dificuldade em me afeiçoar com as personagens, tantos os protagonistas quanto os secundários.

Nem mesmo a Elizabeth, nem mesmo o Sr. Darcy, conseguiram me cativar. A personagem que mais me pareceu ser interessante foi o pai do Elizabeth. Faltou algo a mais sabe...

Talvez isso se deva ao fato que a história é narrada em 3ª pessoa, e isso impede de certa forma que o leitor mergulhe no personagem, na sua mente, sentimentos, enfim.

3) O Enredo

Com exceção dos protagonistas, Elizabeth e Darcy, acredito que o enredo de Orgulho e Preconceito é o que mais agrada a seus fãs, pois discute temas pertinentes que naquela época eram considerados tabus. E realmente isso acontece, no entanto, durante a leitura, identifiquei alguns “pontos negativos”.

Até a metade do livro eu estava achando a história bem amarrada e coesa, no entanto, durante os capítulos finais do livro, senti que a história deu uma acelerada brusca, as personagens rapidamente mudaram de postura, valores e opiniões, para que o desfecho fosse introduzido.

4) Assuntos relevantes da Obra

Apesar de eu ter achado o enredo fraco em alguns momentos, é nele que se encontram os temas que mais levanta discussão e reflexão, e particularmente são eles que elevam a importância da obra.

Patriarcado e papel de gênero: são vários os diálogos entre as personagens que é possível identificar como a sociedade inglesa funcionava na época diante da estrutura patriarcal.

Vemos a todo instante a senhora mãe Bennet exigindo que suas filhas desenvolvam “habilidades femininas”: sejam delicadas, sejam boas ouvintes, aprendam a cantar, a dançar, a costurar etc.

“(...) Uma mulher , para merecer tal qualificação, deve ter um conhecimento profundo sobre música, canto, desenho, dança e línguas modernas; e, além de tudo isto, deve possuir ainda o seu jeito de se mover e estar, de tom da voz, trato e expressões, ou só merecerá a qualificação em parte” (pg. 30).

O Casamento: talvez esse seja o tema central da obra, a instituição do casamento, que naquela época era garantia de sobrevivência da mulher, já que a vida da mulher fora do casamento significava a miséria, fome, apagamento.

Desde o primeiro capítulo até o último acompanhamos a corrida da senhora Bennet para “salvar” suas filhas, ou seja, casar todas elas o mais rápido possível.

Afinal, “Um homem solteiro e rico precisa de uma esposa” (pg.7).

“Orgulho e Preconceito” expõe da melhor forma como a instituição casamento foi fundamentada em posse e acúmulo de riqueza, e isso nos leva ao próximo ponto.

Herança e propriedade privada: sempre existiu a herança, mas esse direito foi reservado durante séculos, apenas ao homem. Para a mulher, restava a opção do casamento, se quisesse ter uma vida minimamente tranquila.

Com a instituição da propriedade privada isso se tornou ainda mais complexo, afinal, a propriedade privada nada mais é do que acúmulo de riqueza, sendo assim, como uma mulher poderia acumular riqueza se ela não tinha direito a herança, e nem podia exercer o trabalho (apenas o trabalho doméstico não remunerado).

“A propriedade de seu pai está destinada, pela sucessão, a cair nas mãos do Sr. Collins. (...) não vejo por que privam da descendência feminina do direito de herdar propriedades (...)” (pg. 108).

E foram essas as reflexões que “Orgulho e Preconceito” provocou em mim durante a leitura. Apesar de não ter gostado tanto quanto eu esperava, tais reflexões já tornaram a experiência de leitura válida e agregadora.
Finalmente eu li Orgulho e Preconceito.

Nota: A versão que eu li foi da editora Pé de Letra, e durante a leitura encontrei inúmeros erros ortográficos e de concordância verbal. A tradução foi insuficiente, bem como a revisão.
E talvez isso tenha prejudicado minha experiência de leitura, de poder absorver as informações do texto com clareza. Portanto, não recomendo esta edição.
Pedro 18/02/2021minha estante
É, eu já sou solteiro. Só me falta ser rico, aí poderei casar...kkkkkk

Victor Dantas 18/02/2021minha estante
Muito que bem Pedro! kkkkkk

Cintia295 18/02/2021minha estante
Victor 3 estrelas lê de novo kkkkkk

Cintia295 18/02/2021minha estante
Vc sabe que estou brincando né, apesar de amar esse livro kkkk
Sua visão pessoal sobre o livro, enredo, personagens como sempre foi genial.

Victor Dantas 18/02/2021minha estante
Cintia kkkkkk
Imagina, ta tudo bem!
O bom da literatura é justamente as inúmeras interpretações e sentimentos que uma obra desperta em cada leitor.

Marcelinha 19/02/2021minha estante
urra, PARABÉNS ????

Isabela Raíssa 19/02/2021minha estante
Pra mim também foi uma leitura 3 estrelas. Fui com muita expectativa, mas a história não me prendeu. Esse é um dos raros casos em que gosto só do filme (inclusive recomendo). Parabéns pela resenha!

Victor Dantas 19/02/2021minha estante
Obrigado Marcelinha! :)

Victor Dantas 19/02/2021minha estante
Oi Isabela, obrigado!
Então, já me indicaram o filme, pretendo assistir algum dia. :)

Clara 19/02/2021minha estante
Só 3 estrelas? Ele merece 5, é perfeitooooo

Lanna 02/07/2022

MARAVILHOSO
Jane Austin uma das minhas escritoras favoritas e Orgulho e Preconceito um dos meus livros favoritos.
Este livro nos manda para o passado com uma protagonista forte e maravilhosa ondem só queremos que ela seja feliz e continue forte. Nós acompanhamos os personagens vendo os amadurecer vendo que eles tem características únicas recomendo esse livro a todos.

Zé Paulo 28/03/2023

Elizabeth super a frente de seu tempo!!
Elizabeth demonstra uma mulher extremante a frente da sua época. Onde naqueles tempos o único papel que a mulher desempenhava na sociedade era de ser dona do lar, se casar com homens ricos e cuidar dos filhos.

Porém, Elizabeth se mostrou autentica e de opinião formada sempre debatendo com seus pais e fazendo apenas o que ela bem entendia.

Elizabeth era a famosa frase: "não sou obrigada a nada". E ela sempre demonstrou que jamais ela se casaria por interesse; que se fosse para casar seria com alguém que realmente ela amasse.

E também fala muito sobre como as vezes a gente julga as pessoas sem conhecer, ou pelo que outras pessoas falam.

É uma história muito gostosa de ler, você se sente naquela época. A sensação foi muito boa.

aperegrina.literaria 18/08/2022

Descrição da editora
Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. A nova coleção possui capa dura e estilo inspirado nos bullet journals.

skuser02844 13/07/2023

ICONE DE LIVROS! - ORGULHO E PRECONCEITO.

Jessica 05/09/2023

ORGULHO & PRECONCEITO
O enredo foi simplesmente ótimo, a história muito cativante.
Primeiro clássico dessa época que eu consegui terminar e não me arrependo de ter comprado.
Por ser uma escrita "antiga" me atrasou um pouco a leitura e para entender também, mas lendo com calma você percebe que a história é realmente boa.
A casal principal e tão querido por todos teve um começo um tanto quanto perturbado, mas eu achei tão meigo como cada um se declarou do seu jeitinho.
Mesmo tendo os personagens insuportáveis, ainda era muito curioso saber o que ia acontecer.
Gostei bastante. Recomendo para todos que gostam de clássicos, ou de romance inocentes.

Barbara.Duarte 31/03/2021

Releitura Concluída!
Diferente da primeira vez que eu li Jane Austen e não sabia nada de sobre a Escrita e estilo da autora, nessa releitura eu já entedia bem mais, procurei informações extras sobre a Escritora que enriqueceu demais minha leitura.

E me vi novamente envolvida com essa divertida, e maravilhosa história de amor, com inteligência e acidez de Lizzie, com o amor desesperado e movido pela provocação de Darcy, foi uma Releitura perfeita...e que provavelmente não vai ser a última.

Amei ??

Pah 02/07/2023

Me desculpem leitores de romance de época
Não tenho muito o que dizer, apenas não é meu estilo de leitura, só fluiu no inicio e no finalzinho, o resto da leitura me dava tédio.
É o segundo livro da autora que leio e não me agrada. A personalidade da Lizzy e sua irmã Jane me agradam mas foi só isso.
Jessica.valcaci 02/07/2023minha estante
O livro não é muito bom mesmo não

Jessica.valcaci 02/07/2023minha estante
Também não gostei

Jacqueline79 02/07/2023minha estante
Ruim mesmo

Adrieli.Lacerda 02/07/2023minha estante
Concordo contigo

Larissa3225 02/07/2023minha estante
Eu tenho curiosidade de ler, mas não gostei de Persuasão e agora estou com o pé atrás

Ana 02/07/2023minha estante
tbm não gostei muito do estilo de escrita dela

Lacsc 02/07/2023minha estante
Não entendo o hype desse livro até hj?

Camila2023 02/07/2023minha estante
Tb não gostei. Até penso que devo tentar com outros livros dela, mas perdi o interesse depois de ler esse

Pah 02/07/2023minha estante
Larissa.Campos O primeiro que li da autora foi persuasão, na minha experiência foi melhor que Orgulho e Preconceito, mas ainda assim não chegou a me prender. Kk ??

Larissa3225 02/07/2023minha estante
Acho que vou continuar deixando orgulho e preconceito pra depois então kkkk

Camila1958 23/09/2023

Eu nem tenho o que dizer...
Esse senhor Darcy é incrível, que homem!
Um clássico atemporal, eu amei.
Max 23/09/2023minha estante
Maravilhosamente romântico! ?

Nessa 06/06/2021

Perfeito
Que livro impecável, não consigo nem expressar com palavras o quanto amei essa história. A Elizabeth se tornou uma das minhas personagens literárias FAVORITAS, ela é simplesmente perfeita, não tem como não se encantar por ela desde as primeiras páginas, com toda a sua inteligência e sagacidade. E agora o Mr. Darcy... Ah o que dizer sobre Mr. Darcy, me encontro completamente apaixonada por ele. Que romance lindo gente e com certeza se tornou um dos meus livros favoritos da vida!!!

bia 19/08/2021

Perfeito
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro. Embora tenha sido escrito há muito tempo e a escrita seja um pouco difícil, a leitura fluiu maravilhosamente. Eu não tenho realmente nada a reclamar dele.
Gostaria de colocar mais coisas aqui mas acho que nada seria realmente suficiente pra expressar o quanto gostei.
A linguagem pode ser um problema para alguns, mas para mim realmente não atrapalhou em nada. Tem gente que diz que ele é só fofoca e nada acontece mas, sério, como???? eu fiquei presa na leitura o tempo todo, só não terminei mais rápido porque a faculdade não deixou.
Eu indico MUITO esse livro e creio que com a edição certa a leitura pode ser ainda melhor! Vale a pena ler.
bearittz 19/08/2021minha estante
vc leu na martin claret msm? pq eu li e achei a edição horrível, mas a história em si eu gostei

bia 19/08/2021minha estante
simm, e eu achei a edição ótima, td bem que vi alguns erros (mínimos) mas no geral foi tudo ok