Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Jozy.Cristiani 05/10/2020

Orgulho e Preconceito
Maravilhoso, amo Jane Austen e já conhecia a história devido ao filme, acho que por isso, demorei muito para ler o livro e me surpreende com os diálogos e como foi o mais fluído que li dela. Meu livro favorito ainda continua sendo Persuasão, mas Orgulho e Preconceito não ficou atrás até mesmo porque agora consegui ler um final merecido para Darcy e Elisabeth.
Amanda 06/10/2020minha estante
Assiste a minissérie da BBC, é idêntica ao livro, melhor adaptação.
Também da BBC tem Lost in Austen, que é a história de uma moça tipo gente como a gente (fã do livro) e ela cai dentro da história, é TOP.

Jozy.Cristiani 06/10/2020minha estante
Obrigada pela indicação, vou procurar

Nana 17/02/2024

Curou minha ressaca literária
Um clássico necessário. Demorei a engatar na leitura, mas assim que me prendi, não parei mais, já assisti o filme duas vezes em seguida, e li também a versão de Darcy. Apaixonada nesse livro! Amo muito!

Beatriz3364 07/09/2023

Clássico perfeito
?Adorava o campo e os livros; e desses gostos vinham suas principais alegrias?.

E finalmente eu li o clássico da Jane Austen!

? Nessa história acompanhamos Lizzy e sua família, os Bennet, enquanto a matriarca da família tenta casar suas filhas. Jane e Lizzy, as mais velhas, foram as minhas personagens favoritas do livro, enquanto suas irmãs mais novas, principalmente a Lydia, me tiraram do sério!

? Acho que todo mundo já conhece essa história, seja pelo livro ou pela famosa adaptação, com a Keira Knightley no papel principal, então vou contar como foi minha experiência de leitura.

? Por ser um clássico, de 1813, a linguagem é um pouco mais complicada do que estamos acostumados, mas achei fácil a leitura, em menos de 10 páginas eu já tinha pegado o ritmo e estava lendo tranquilamente.

? A Lizzy é uma personagem sensacional, ela é progressista pros padrões da época e não leva desafora pra casa, ela é totalmente dona de si. Eu amei isso!

? Sua imã Jane é fofa, gentil e compreensiva, então torci muito por ela durante a leitura. Também amei o Sr. Bennet, suas falas eram sarcásticas e irônicas, sempre. Me diverti muito, principalmente quando ele falava com a Sra Bennet e o Sr Collins. Maravilhoso.

? O livro não tem grandes acontecimentos, tudo acontece de forma lenta, mas eu amei conhecer esse clássico e essa linda história de amor.

? O Sr Darcy ganhou meu coração todinho, as declarações para a Lizzy foram lindas e amei o quanto eles foram feitos um para o outro. Ele é peculiar e odeia pobres? Sim! Mas amei ele!

? Uma coisa que me conquistou foi a descrição dos lugares, eu conseguia imaginar cada detalhezinho e fiquei com vontade de conhecer cada um deles, principalmente Pemberley e as florestas e jardins da propriedade. Eu amo o estilo cottagecore, então me imaginei vivendo nesses lugares.

Renata CCS 14/10/2013

O romantismo atemporal de Jane Austen

ORGULHO E PRECONCEITO é um clássico que merece o adjetivo. Um livro completar duzentos anos é um feito digno de nota, mas um livro chegar ao bicentenário sendo lido e admirado é um feito ainda mais notável!

A obra nos apresenta a dinâmica da família Bennet e seu diminuto círculo social na pacata e provinciana região de Hertfordshire. A narrativa em terceira pessoa retrata a visão de mundo da protagonista, Elizabeth Bennet, a segunda de cinco irmãs e uma mulher muito avançada para a sua época. Em uma sociedade onde as aspirações femininas são limitadas a um bom e rentável casamento, Lizzy - como é carinhosamente chamada pela família e amigos - tem uma visão particular e inusitada de enfrentar questões como matrimônio, educação, moralidade, contrariando o ponto de vista aristocrático e hipócrita da Inglaterra do século XIX. Os acontecimentos começam a tomar forma quando Charles Bingley, um jovem cavalheiro, solteiro e rico, muda-se para a mansão de Netherfield, junto das duas irmãs e de seu melhor amigo, Fitzwilliam Darcy, para uma temporada na região. Bingley logo se encanta por Jane, irmã mais velha de Lizzy, e a partir daí um interesse crescente se desenvolve entre os dois.

Mas o principal do livro é a relação entre Elizabeth e Darcy. Desde o primeiro encontro com Darcy, Lizzy experimenta o incômodo causado pelo abismo social que os distingue e nutre uma imediata antipatia pelo homem distinto e impassível que se molda diante de seus olhos. Apesar de propensa aos preconceitos advindos de primeiras impressões (inclusive Austen inicialmente batizou de "First Impressions" esta obra), Lizzy é simpática, espirituosa e bem humorada. Darcy é taciturno, orgulhoso e reservado, e aparenta para Lizzy um ar de superioridade e arrogância para com todos os recém apresentados. Também Darcy repudia Lizzy de imediato por ser de classe social mais baixa e não bela o suficiente para prender sua atenção.

É entre conflitos causados pelos amigos e familiares que os cercam que descobrem a si próprios e o impacto que um pré-julgamento pode ter em relações futuras. Este é um livro onde vemos o orgulho e o preconceito serem quebrados, numa garantia de nascimento para um sentimento muito maior: com os protagonistas enxergamos o inevitável surgimento do amor, que é edificado lenta e inconscientemente por ambos.

Utilizando o mesmo recurso de RAZÃO E SENSIBILIDADE, a escritora faz uso do titulo do livro para apresentar as principais características de seus protagonistas. Enquanto Lizzy é visivelmente representada na trama pelo preconceito de suas primeiras impressões, Darcy é guiado pelo orgulho, no entanto, os adjetivos acabam se misturando no tocante a personalidade dos dois. E as críticas e ironias sutis de Austen se entrelaçam ao romance, dando aos personagens traços mais humanizados que fogem ao tom enfadonho que às vezes encontramos nos protagonistas clássicos.

E não pense em um romance romântico! O romance existe, claro, porém é sutil. São sentimentos sem drama e dramas sem sentimentalismo. Os diálogos são inteligentes, os personagens divertem e assombram, a narrativa mantém um ritmo constante, a história não se mostra parada nem em um único instante. É possível se ver em cada personagem um estereótipo da sociedade em que a própria autora viveu. As cinco irmãs Bennet representam personalidades tão distintas e tão legítimas que as reconhecemos facilmente hoje, dois séculos após a conclusão da obra.

A universalidade de Jane Austen atravessa os tempos, encanta e seduz o público moderno. É fascinante o modo como ela retrata a sociedade de sua época, com grande atenção aos detalhes e sempre trazendo diálogos fortes, concisos e intensos, mostrando o que cada personagem sente no momento. Austen se aproveita do seu talento brilhante para descrever o psicológico e tira disso personagens absolutamente inconfundíveis e inesquecíveis.

E o filme é igualmente fascinante e o meu preferido. Mesmo conhecendo o enredo - caso você já tenha lido o livro - o filme não perde o seu encanto.

ORGULHO E PRECONCEITO é intenso, perspicaz, romântico, dramático, irônico, e atemporal. Super recomendado e imensamente favorito!
J@n 11/10/2013minha estante
Eu comecei a ler Jane Austen por Orgulho e Preconceito, e até hoje é o meu favorito. O que posso dizer é que me senti praticamente vivendo também naquele ambiente restrito, quase claustrofóbico, em que as mulheres daquele período passavam boa parte das suas vidas.
Adorei a sua resenha! Apaixonante como a obra!

Arsenio Meira 11/10/2013minha estante

Renata, sempre protelei este romance da Jane Austen. O filme, também não vi.

Sua resenha é um chamado! Ao final da análise, pensei não ser mais possível postergar a leitura. Abraços do Arsenio

Nati 12/10/2013minha estante
Orgulho e Preconceito está entre meus favoritos por ser esse livro apaixonante e original.Como J@n disse também me sentir dentro do livro, vivendo-o com os personagens. Ainda não vi o filme, mas com certeza irei ver. Amei sua resenha, se não tivesse lido o livro não perderia mais tempo.

Renata Céli 13/10/2013minha estante
Parabéns pela resenha, muito boa! Amo todas as obras de Jane Austen!

Renata CCS 14/10/2013minha estante
Obrigada aos colegas pelos comentários. Realmente a universalidade desta escritora torna seus livros apaixonantes em qq época.

Ana Karla 19/10/2013minha estante
Uma das resenhas mais belas que já li sobre o livro. Parabéns, Renata!

Rafa P. 25/10/2013minha estante
Renata esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen, e confesso que só o li, por adorar o filme. Mal sabia que o livro seria infinitamente superior.
Fiquei simplesmente fascinada e busquei obras inspiradas nesta história. e Descobri uma serie mais que perfeita do livro , é da BBC com Colin Firht, se vc não conhece, precisa muito assistir. Os autores incorporaram de forma mágica a história. Para quem é fã, tenho certeza que se sentiu mais do que satisfeito com a produção.

sonia 28/10/2013minha estante
Que bem escrita que está a sua resenha! Este é um dos meus livros preferidos da autora (o meu preferido é Persuasion)

Renata CCS 28/03/2014minha estante
Uma obra inesquecível, não é mesmo?
Lizzy e Darcy deixaram saudades... preciso revisitá-los!

ackermanbe 13/01/2024

LINDO, PERFEITO E ATEMPORAL
sr. darcy vai estar sempre presente no coração de nós leitoras que sonhamos com o amor.
sallyfisher 13/01/2024minha estante
ele menosprezando ela no comeco

Thaí 13/01/2024minha estante
Era tolerável ?

crysctals 02/09/2022

Maravilhoso!
Admito que fiquei com preguiça de ler no começo, mas conforme as coisas vão acontecendo vc vai ficando preso. Esse livro é simplesmente perfeito e eu amo um enemies to lovers, eles são a representação perfeita disso e vc acaba se prendendo em outros personagens também. O livro é maravilhoso demais!

BCasquer 28/07/2023

Livro elegante
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, o romance e o cortejo se sobressaem.

Esse é o primeiro livro da obra de Jane Austen que eu leio, posso dizer que não foi uma surpresa a maestria que ela demonstra na escrita, os personagens são extremamente cativantes e a leitura se torna uma conversa de tão gostosa.

A protagonista é uma mulher cheia de convicção, não se demonstra uma donzela em apuros em parte nenhuma, não é bobinha e sim extremamente inteligente, o que é um tesouro em histórias desse gênero.

Nesse livro, os orgulhos e preconceitos dos personagens são aos poucos dissecados e desconstruídos, entregando uma narrativa prazerosa, mesmo que um tanto clichê, já que esse livro provavelmente criou o clichê.

Vale a leitura, se não pela história, pela personalidade única que esse livro carrega.
estér 28/07/2023minha estante
amei a resenha!

Eliane Freytas 28/07/2023minha estante
Meu livro favorito da vida ?

AndrAa58 18/12/2023

Chá das 5 com a Jane Austin
Vou começar dando uma espiadinha nos bastidores da incrível Jane Austen. Em vida, Jane não teve a chance de ver seus livros publicados com seu nome. Viver numa época em que ser mulher já era uma tarefa e tanto, imagine ser uma autora tentando conquistar seu espaço! Mas, deixando as adversidades de lado, Austen é aquela escritora capaz de pegar o leitor pela mão, nos levar numa viagem ao passado, mais precisamente até a Inglaterra Vitoriana, para nos mostrar a natureza humana com requinte e charme.

O livro dela vai muito além de uma novela romântica; é como se ela fosse a guia turística perfeita pelo terreno sinuoso dos relacionamentos humanos. Dentro dessa viagem literária, encontramos personagens que representam toda a variedade das personalidades humanas, até mesmo nas nossas contradições. Não é à toa que existem clubes de leitura específicos para Jane Austen ao redor do mundo, até hoje!

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em "Orgulho e Preconceito". Em meio aos salões de baile e intrigas sociais, acompanhamos as irmãs Elizabeth e Jane, que estão no epicentro da trama. Elas são como yin e yang, uma complementando a outra - a racional e realista Lissy em harmonia com a emotiva, sonhadora e até mesmo ingênua Jane. Ao redor dessas duas figuras cativantes, somos presenteados com uma variedade significativa de características humanas, com suas atitudes e formas únicas de ver o mundo e agir.

E o que torna tudo ainda melhor é que Jane Austen nos convida a observar, como se dissesse: "Vem aqui, leitor! Olha comigo pela janela, observe e julgue por si próprio." É como se estivéssemos espiando o drama da vida cotidiana através da lente perspicaz de Austen. Então, nos sentamos com ela para uma xícara de chá bem britânica - cheia de nuances, um toque de romance e um aroma irresistível de sagacidade.
Pri.Kerche 18/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Adorei. Li com cuidado pq preciso colocar Jane Austren na lista do ano q vem. Estou escolhendo ainda. Acredita q nunca li nada dela! Só assisti ao filme, mas não é a mesma coisa né?

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Obrigada, Priscilla. Acredita que não vi o filme? ? No entendo, imagino que o livro será uma experiência bem distinta. Vale a pena conhecer a Jane Austen. E você, escritora, pode tirar ainda mais proveito da leitura. ?

Nanda;) 18/12/2023minha estante
Ahhhhh eu amei demais esse livro! É uma preciosidade ele??

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Sim, Nanda. Também gostei muito ?

Pri.Kerche 18/12/2023minha estante
Então, Andrea, me disseram q ela trabalhava bem a tecnica do monólogo interior. Fiquei interessada

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Acredito que você possa aproveitar bastante com a construção dos personagens. São redondos, com personalidades às vezes exageradas mas sempre reais. Acho que poderia dizer que ela é meio Shakespeareana, trabalha muito bem a natureza humana, personalidade, características, contradições e temperamentos. Tome um chá com a Jane Austin e deixe ela te mostrar ?

Hum... Legal??já me convenceu kk

V_______ 18/12/2023minha estante
Perfeito ???

Obrigada Vinícius ?

Pamela565 20/12/2023minha estante
Preciso ler essa preciosidade! Li Emma e amei ?

AndrAa58 20/12/2023minha estante
Então, vai gostar desse também, Pamela. Boa leitura ?

Pamela565 20/12/2023minha estante
Obrigada ?

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Arrasou, amiga.???????

AndrAa58 21/12/2023minha estante
Obrigada, Michela ?

elle 18/04/2022

Orgulhos e Preconceito - sem spoilers
Eu simplesmente amo esse livro! É com toda a certeza do mundo o meu favorito de todos que já li.

Eu amo muito a escrita da autora, Jane Austin, ela coloca detalhes nos textos que não são exageros e eu adoro de verdade.

E sem deixar de falar no romance principal né que MEU DEUS É TÃO BOM! Esse sim é um enemies to lovers real que eles realmente se odeiam por motivos coerentes.

Amo também o desenvolvimento dos outros casais, das reviravoltas e enfim... amo tudo nesse livro, mas pretendo ler uma versão com mais detalhes dele.

Recomendo bastante e SÓ LEIAM!!!
danisf 18/04/2022minha estante
tb amo dmsss se encontrar uma versão mais completa me avisa porfavor, eu li uma edição de bolso?

elle 18/04/2022minha estante
eu digo sim amg

Negi 02/05/2022

Simplesmente perfeito
O que falar dessa história senão que ela é maravilhosa? Acompanhar a história de amor da Lizzy com o senhor Darcy é impagável, a tensão que há entre os dois em cada encontro e discussão, é de longe uma das melhores coisas, a Lizzy é uma protagonista forte de pensamento bem afiado que não se deixa ser segurada pelas amarras de sua época e não leva desaforo para casa, já o Darcy é um cara que de início você tem aquela antipatia e depois vai começando a notar que ele é mais que alguém orgulho e rabugento, existe sim, uma pessoa boa ali dentro e é pela visão da Lizzy, a pessoa que mais detesta ele. Que a gente vai descobrindo os lados bons dele e vemos ela se apaixonando por ele aos poucos, com isso vamos torcendo para que o casal dê certo. E temos uma reta final cheia de reviravoltas de tirar o fôlego, nas últimas páginas eu tava feito um bobo lendo com um sorrisão no rosto vendo meu casal ficando juntos!!! Agora estou querendo ler mais obras da Jane Austen e a próxima será Emma!!!
Helo 02/05/2022minha estante
Amo orgulho e preconceito, e Emma tb é perfeito, cheio de reviravoltas

Cassandra 08/08/2020

Perfeito!
Finalmente li Orgulho e Preconceito!
Que livro!!!!! Um romance arrebatador!!!
Jane Austen desenvolveu os personagens com maestria durante sua obra e despertou em mim os sentimentos mais variados durante a leitura, não é atoa que se tornou um clássico atemporal.
Elizabeth é uma personagem cheia de personalidade, daquelas que ficam guardadas na memória. Amei!
Com certeza se tornou um favorito da vida, super indico, um livro que faz seu coração aquecer, afinal vemos que a força do amor pode quebrar diversas barreiras!
mathushey 08/08/2020minha estante
Deixa eu perguntar, ele é um livro lento ou é tranquilo de ler?

Jéssica Lenz 08/08/2020minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro!

Andri 08/08/2020minha estante
Amo esse livro.. sempre releio

joaoggur 08/08/2020minha estante
Parabéns pelo texto

Marcella 03/01/2021

Favoritei
Tenho entraves para romances (não é o estilo que mais me atrai), acredito ser pelo fato de existirem tantos ruins.
Diferente de vários outros nesse sentido, este não é um romance pueril.

Gostei da construção dos personagens, de suas evoluções e crescimentos pessoais e de como a autora desenvolve a história e retrata outros sentimentos além do amor.

03/01/2021minha estante
Esse livro é perfeito!??

Dayane 03/01/2021minha estante
Um amor por esse livro! ?

Lara 03/01/2021minha estante
amo

Bia Marinho 03/01/2021minha estante
Adoro esse livro! ?? Austen é demais mas se gostou dele, pode gostar de Persuasão... É tão espetacular quanto!

Marcella 03/01/2021minha estante
- Obrigada pela dica, Bia Marinho ?

Tiago 27/04/2023

Basicamente um livro sobre fofocas (e não qualquer tipo de fofoca)!
Na Inglaterra do século XIX, o Sr. Bennet vê no casamento de uma de suas cinco filhas a última esperança para que sua propriedade não seja perdida e permaneça em sua família. Dentre elas, Elizabeth é a mais espirituosa e convicta de suas opiniões e decisões, o que gera um conflito instantâneo com o sedutor e orgulhoso Sr. Darcy,

A história de Jane Austen superou todas as minhas expectativas. Por ser um tipo de leitura que foge da minha zona de conforto, meu orgulho e meu preconceito literários foram surpreendidos por uma prosa muito mais fluida e comovente do que eu esperava. Em poucas páginas, eu já estava completamente imerso na atmosfera da aristocracia britânica e nas dinâmicas de jogos e interesses entre as famílias. Mesmo que algumas situações pareçam muito ultrapassadas e absurdas para os tempos atuais, por trazer sentimentos universais, alguns pensamentos e comportamentos são beeem parecidos com os nossos no século XXI.

Minhas partes favoritas foram as cartas que Darcy e Elizabeth trocam ao longo do livro e é principalmente através delas que um sentimento cada vez mais forte surge entre eles. Esse foi um livro que não cansou de me surpreender do começo ao fim e eu não poderia estar mais arrependido de ter passado tanto tempo pensando que eu não era o leitor certo para ele. Acho que estou pronto para fazer parte da seita de leitores da Jane Austen que recomendam a história de Elizabeth e Darcy em toda e qualquer oportunidade.

Sim, são quase quatrocentas páginas de pura fofoca e eu leria mais quatrocentas sem me cansar.