Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

mrafaelas 28/01/2021

Esse livro é perfeito! O que mais me surpreendeu foi o modo leve com que a Austen o escreveu. É super gostoso e fácil de ler, não tem aquele excesso de palavras rebuscadas e ainda consegue ser engraçado e romântico.

Os personagens são bens definidos então ou você os ama ou os odeia. Quem gosta de romance - principalmente os de época - vai ficar com o coração quentinho o lendo. Virou facilmente um dos meus livros prediletos.
Amor.a 28/01/2021minha estante
A irmã caçula é tão irritante quanto no filme ?

mrafaelas 28/01/2021minha estante
Pior que sim ?. O filme é um ótimo resumo do livro. Muda algumas coisas, mas é uma ótima adaptação.

Amor.a 07/04/2021minha estante
Tem uma aula de filosofia no Youtube sobre esse livro, assisti assim que terminei de ler... vale a pena procurar "ORGULHO E PRECONCEITO: o feminino na obra de Jane Austen - Lúcia Helena Galvão"

mrafaelas 15/04/2021minha estante
Valeu super a pena assistir. Muito rico em informações, ameii. Obrigada por ter sugerido!!

Amor.a 18/04/2021minha estante
De nada ?

Livros, Séries e Brigadeiro 22/07/2020

RESENHA: Orgulho e Preconceito
Os Bennets: uma família nobre e sem posses, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas sem o direito de herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar bons pretendentes, o que atormenta a sra. Bennet e, consequentemente, a família toda. A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros: o senhor Bingley, por quem a primogênita logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha.

O meu primeiro obstáculo ao realizar essa leitura, foi me acostumar com a escrita. Não costumo ler muitos clássicos, então a minha primeira impressão foi de puro estranhamento. A história começou com um ritmo monótono, mas depois que os diálogos se tornaram mais frequentes e as problemáticas vieram, a história me prendeu muito mais.

O meu contato com esse livro foi graças a uma leitura coletiva que organizei com algumas garotas. E como foi proveitoso! A gente pôde conversar sobre as questões da época, que ainda nos rondam nos dias atuais: a importância do casamento, da posição social e do papel da mulher.

Elizabeth e Sr. Darcy tem uma relação bem conturbada no início, baseada em estranhamento, preconceito e um orgulho ferido. Mas aos poucos eles vão destruindo esses preconceitos, evoluindo como personagens e se tornando carismáticos, tanto com o leitor quanto entre eles. De início acabamos fazendo o mesmo que eles: os julgamos. Porém aos poucos me conectei aos personagens, o que é uma motivação para seguir com a trama.

O livro foi escrito no finalzinho do século 18, mas a escrita irônica de Jane e a construção de seus personagens sugerem uma mulher muito a frente de seu tempo. Assim como favoritei esse clássico, muitas pessoas já tiveram contato com o livro e não curtiram. Acho que quando se trata da escrita da Jane, ou você ama, ou você odeia. O filme é muito parecido com o livro! Amei demais e com certeza vou me aventurar em outros escritos da autora.

maria 23/11/2021

Não sei se fico feliz ou triste. Esse foi meu primeiro contato, de muitos, com a Jane Austen e confesso que superou minhas expectativas.

De início, enquanto ainda estava me acostumando com a escrita dela, foi um pouco difícil a leitura, hora ou outra tinha que voltar frases/parágrafos para entender. Mas depois que pega a prática, fica bem fácil. (principalmente pelo fato dele ser considerado o mais fácil de ler.)

Recomendo muito.

Duda 06/04/2021

orgulho e Preconceito
vamos lá, confesso que não prendeu tanto a minha atenção provavelmente pq eu estava de ressaca literária, mas enfim, uma história muito boa, o enemies to lovers foi INCRÍVEL, a escrita foi um tanto difícil mas nada que su iria comentar.
enfim indico bastante.
obs:eu não assisti o filme então não tenho ideia se e parecido ou não

brunadlm 31/07/2023

Perfeito. Livro interessantíssimo, personagens bem construídos, enredo não interrompido por assuntos que não agregam, enfim, maravilhoso. Li tão rápido quanto os afazeres e estudos permitiram, e amei cada parte da obra. Jane Austen é incrível e eu espero ler muitos outros livros dela.
Mafe1512 08/08/2023minha estante
Também já quero ler outra obra dela. ??

Laine 14/08/2023

"Convenceu-se de que poderia ter sido feliz com ele quando não era mais provável que voltasse a encontrá-lo."

Não tenho palavras para descrever essa história, apenas me pergunto do por que não ter lido antes. Apesar de ser um clássico foi extremamente fluido e confortável de ler.
Liliane.Soares 14/08/2023minha estante
Tive os mesmos questionamentos quando li e ainda hoje me pego pensando na história, na narrativa, na escrita, eh tudo muito lindo

ENLUACER 14/08/2023minha estante
sério, perfeito

Júlia 15/12/2023

Já tinha assistido ao filme há um bom tempo atrás, e me interessei pelo enredo na época. Daí o interesse pelo livro. Mas já não lembro os detalhes do filme e por isso não consigo fazer um comparativo. Enfim, o livro me prendeu bastante e li em poucos dias. Recomendo.
cehws_ 15/12/2023minha estante
a escrita desse livro é boa? Tipo é muita escrita e palavras antigas, ou até tem mas é de boa?

Júlia 15/12/2023minha estante
É boa! Carrega formalidade, mas não é nem um pouco difícil de ler. Eu tô numa vibe meio ?clássicos?, então não achei tão pesado?

Julião 09/06/2020

Entrou para um dos meus livros favoritos. Jane austen descreve muito bem uma sociedade antiga, moderna e atual, ao mesmo tempo. Incrível!

Maraia2 14/09/2021

Não funcionoi pra mim...
Receio muito de fazer essa resenha pois sei que esse é um clássico bem querido, porém não funcionou pra mim. Essa foi minha segunda tentativa com um livro da Jane Austen (abandonei Persuasão) e eu não gostei.

A escrita não é envolvente e o livro é bem parado, ficando "interessante" somente no final, tornando bem massante a leitura.

Muitos dos personagens são incrivelmente chatos e acho que eu teria gostado mais se tivesse mais foco no romance entre o Sr. Darcy e a Elizabeth, toda aquela confusão com a Lydia me estressou horrores.

Não estou dizendo que o livro é ruim, apenas não me identifiquei com a leitura. Como é um clássico que todos falam tão bem fui com expectativas muito altas.
Claudia 14/09/2021minha estante
Eu nunca li Jane Austen e nem sinto vontade de ler. Sabe quando vc tem ranço de uma coisa sem motivo? Pois é... Tenho dos livros dela. E agora lendo sua resenha só me confirma.

Leticia.Batti 25/09/2023

Sr. Darcy?
Já era obcecada pelo filme há anos. Meu deus, como eu amo! Tenho certeza que já assisti uma centena de vezes. Estava guardando o livro pra um momento especial, confesso que tinha medo por ser antigo que algo poderia me decepcionar.

Não poderia estar mais errada.

Elizabeth e Darcy são dois dos personagens que foram melhores descritos que já li. A escrita da autora é intensa e fluída. Difícil ficar entediado com esse livro ein? Amei amei!

Meu amor pelo Sr. Darcy só aumentou.

Leticia2513 22/01/2021

Totalmente à frente do seu tempo
Primeiro livro da autora que li, este me inseriu no mundo dos romances de época.

De início estava receosa, mas "Orgulho e Preconceito" se mostrou muito mais do que uma simples e inofensiva história de amor. Ele traz uma mensagem forte e uma grande crítica à sociedade da época, à hipocrisia e também à situação em que viviam as mulheres.

Nossa protagonista Elizabeth Bennett é uma mulher completamente à frente do seu tempo. Inteligente, auto confiante, astuta e irônica, Lizzie é determinada e não se importa em ficar solteira (o que na época era considerado absurdo), mas sim, valoriza o amor. E apenas por ele se uniria a alguém.

A vida da família Bennett começa a mudar quando Mr. Bingley, sua irmã e seu melhor amigo Mr. Darcy chegam à cidade. Jane, a mais velha das irmãs Bennet, logo se aproxima de Bingley que prontamente se encanta por ela. Mas tal encanto e receptividade não alcança Darcy, que com seu jeito rude e desconfiado dispensa a todos. Em um momento Darcy fere o orgulho de Lizzie, que com toda sua espiritualidade e perspicácia decide revidar na mesma moeda. A partir daí toda a trama se desenrola.

O Romance de Darcy e Elizabeth foi conflituoso e complicado desde o início, mas acredito que justamente por isso me pareceu tão perfeito e real. Acompanhar a história dos dois se formando, apesar de todas as diferenças, nos faz sentir uma deliciosa montanha-russa de emoções.

Não poderia ter ficado mais satisfeita com a leitura e indico pra todos sem hesitar uma só vez! ??
DehL. 22/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 22/01/2021minha estante
Estou lendo e estou amando

Leticia2513 22/01/2021minha estante
Maravilhoso mesmo! Amei e favoritei! ??

Karla Regina 31/01/2022minha estante
Austen é maravilhosa? o meu preferido dela é Persuasão

Pandinha 31/01/2022minha estante
É um dos meus livros favs e sua descrição foi muito precisaa, amei

kika.ferrer 21/01/2021

Extasiante!
Tinha receio de ser um livro de difícil leitura, mas mesmo com a linguagem rebuscada, achei bem tranquilo (talvez pode ter sido por conta da tradução). Como criticar um dos primeiros enemies to lovers da literatura? Achei a construção dos personagens e seu devido relacionamento ótima. A forma como seus defeitos (e claro, qualidades por fim) são descritos pormenor, fazem com que até nós mesmos demonstremos o preconceito de Elizabeth para com Darcy. Já a construção do amor de ambos é tão simples, se dá nos pequenos detalhes, sendo assim, um clássico.
E por fim, não podemos deixar de citar a forma como Jane Austen, solteira, no início de 1800 escreveu tais críticas realistas e bem-humoradas a sociedade em que ela vivia, dando voz as mulheres da época. Antes de Elizabeth, não tínhamos heroínas desse tipo na literatura. Pois ela não é um par romântico, e sim a protagonista a quem a história pertence. Aqui é Darcy quem é o par, é ele quem teve que conhecer a si e ao seu redor e mudar para assim poder ser DIGNO de Lizzy. Para no fim, ela casar com ele porque QUER, e não por DEVER. Como dizer que Lizzy não é revolucionária?

Tão contente com essa leitura que meu próximo livro será da mesma escritora.
Mi 21/01/2021minha estante
Eu comprei ele e tava pensando em ler mas depois que li sua resenha com certeza vou ler ?

Leio, logo existo 21/01/2021minha estante
Eu quando li fiquei encantada com o texto. O livro é muito fluido! Adorei também!

Lady Book Autora 18/06/2021

The best
Sempre um clássico. Super leve e adorável. Eu amo. Mr Darcy é a minha paixão. Não esperava que Jane Austen escrevesse tão bem. Realmente relacionamento entre duas pessoas orgulhosas é muito difícil.
Natham 18/06/2021minha estante
Pretendo ler em breve

Luchi 20/06/2021minha estante
O que você achou da edição??

Lady Book Autora 21/06/2021minha estante
Eu realmente não li nessa edição. Mas a história é maravilhosa sempre recomendo. É de longe um dos meus livros favoritos no mundo

Lady Book Autora 21/06/2021minha estante
Thans você não vai se arrepender

Carol Mendes 06/06/2020

Um livro adorável
A forma que foi escrita e a forma que a história ganha proporções. É lindo de ser ler, de acompanhar o desenvolvimento da Elizabeth e do Darcy, como não se apaixonar.

Quero ter mais experiências com a Jane Austen, já vou colocar no meu carrinho mais romances de época. Uma das minhas metas de 2020, devidamente cumpridas?
Leitura e . 06/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee/madrugada ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura a essas horas, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto