Blacksad, Vol. 5

Blacksad, Vol. 5 Juan Díaz Canales

Resenhas -

Prisciani 02/04/2024

Legal
A ideia do gato investigador é legal, as analogias com a vida real são interessantes e bem realistas até. Achei a história um pouco confusa e com pontas soltas, mas pode ser que eu estava apenas com pressa pra concluir a leitura e deixei algo passar.

vinialmanegra 29/02/2024

Escrever é chafurdar na tragédia
Acho que de todos os 5 volumes esse foi o que mais me tocou.
Essa história é bastante trágica na forma de contar a história do Chad e ao resgatar elementos das histórias anteriores com o intuito de deixar clara a evolução do Blacksad.

Eu adorei como cada personagem tem uma forma de enxergar o mundo e mesmo o amor que surge no meio de tudo isso é bastante conturbado, trágico.

Ele pode ser o roteiro com mais coisas apresentadas e não aprofundadas? Talvez. Mas ele também o roteiro com mais momentos de crítica a nossa forma de agir frente aos acontecimentos vide a parte onde o Neil, um advogado, fala sobre como o Chad iria destruir uma vida inteira agindo daquela sendo que Chad já havia destruído mais de uma e isso o consumia. Enfim, muita interpretação.

A arte continua sensacional, sério, como pode ser tão bonito? John Blacksad continua sempre um gato em todos os sentidos.

Vale demais a leitura e olhar a subjetividade da história.

Armando.Edra 13/09/2023

Último volume bem morno
Sim, eu li o último volume de Blacksad por engano, mas nada que vai mudar a percepção do encerramento desta história.

Desde a primeira edição eu fiquei maravilhado com a arte e o carisma de John Blacksad, o problema é que, tirando o segundo volume, todas as histórias parecem seguir pelos mesmos trilhos.

Na minha opinião, faltou um pouco mais de ousadia dos autores em explorar mais o passado do protagonista, coisa que até arranham um pouco nesta edição, e sair do padrão "alguém morre, Blacksad investiga e se safa por um triz de morrer ou ir para a cadeia."

Um final agridoce que deixa um gosto de até quero mais, mas não sei se preciso.

aninha 11/12/2022

nem acredito que acabei essa série. amei demais as histórias, o estilo da arte, os temas, os personagens, e em especial a persistência do blacksad em fazer o bem. fico feliz que mais um volume tenha sido lançado recentemente e espero poder jogar o jogo um dia.

Adriano 22/07/2022

Seria difícil esse volume ser tão brilhante quanto o anterior (que em minha opinião, foi o ponto alto da série), e realmente senti uma leve queda de qualidade de roteiro, com acontecimentos que parecem não se encaixar, ou simplesmente acontecerem. Ainda assim, o quinto volume tem seus pontos positivos, principalmente mantendo sua arte magnífica.
No fim de tudo, vou sentir falta de John Blacksad.

Henry 13/06/2022

Um "até breve"...
"Blacksad", certamente, deixará saudades. Com o fim das publicações em quadrinhos da editora Sesi-SP, fica a dúvida: como será o futuro de Blacksad?

No entanto, acredito que, com o peso da obra, outras editoras correrão atrás, assim que esse possível contrato acabar.

Mas falando sobre a história desse volume: o querido gato preto busca um trabalho tranquilo, que não contemple mortes ou grandes perigos; mas onde o gato vai, a confusão segue.

Talvez pelo fato de ter sido o último volume, acabei por me emocionar. Vou sentir falta do personagem. Me encantou.

Sobre a qualidade do roteiro e desenhos... acho repetitivo falar aquilo que repito desde o primeiro volume, mas sim, é excepcional. Vale cada minuto dedicado.

Até breve, Blacksad e Weekly! ??

Rafael Mussolini 16/09/2021

Blacksad: amarillo
"Blacksad: amarillo" de Díaz Canales e Guarnido (SESI-SP Editora, 2018) é o quinto volume das histórias do gato preto John Blacksad. Essa aventura chega com diversas camadas que exploram o universo dos escritores, da escrita literária, como também o universo do circo em uma história que apresenta vários mistérios com direito a assassinato. Os mistérios vão se intercalando quase que por acidente, muitos personagens vão se encontrando e suas vidas vão se entrelaçando em uma trama em que Blacksad precisa correr contra o tempo.

O quadrinho começa com nosso herói a procura de um emprego, mas como nada na vida de Blacksad acontece de forma simples, a partir de uma oportunidade de trabalho o investigador irá entrar por acidente em uma trama de roubo, assassinato, identidades secretas e perseguição. Achei a história desse volume a mais alucinante de todas em questão de acontecimentos simultâneos e corrida contra o tempo. Blacksad está o tempo todo em movimento e é como se estivéssemos no mesmo fôlego que ele.

Blacksad é contratado para transportar um carro super luxuoso da cidade de Nova Orleans para Amarillo e um monte de imprevistos o desvia de sua rota, uma vez que o carro é roubado por dois escritores excêntricos que estão a procura de uma grande inspiração para um livro. São duas personalidades que elevam o nível de sua arte e suas vivências literárias a um nível insano.

Vários outros personagens vão surgindo durante a saga do gato preto em busca do carro. Temos também a polícia no encalço do nosso investigador por suspeitar que ele cometera um crime. Inicialmente, percebemos um monte de acontecimentos inacreditáveis se desenvolvendo, se desenhando a nossa frente e que aos poucos vão se amarrando de uma forma divertida e interessante, sempre apoiados pelo traço incrível e as ótimas escolhas de cenas de Garrido. Amarillo é uma história sobre acasos, imprevistos e a necessidade de se fazer as melhores escolhas na vida.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/09/blacksad-amarillo-vol-5-de-diaz-canales.html

Dalmo 10/09/2021

Blacksad - Amarillo
Para estrear a nova categoria de HQs do Red Umbrella, escolhi Blacksad - Volume 5: Amarillo. Apesar de já ser publicada desde 2000, eu só vim conhecer a série há uns 3 anos atrás, enquanto explorava a seção de HQs da Livraria da Travessa do Barrashopping, Rio de Janeiro. E se você ainda não tem esse hábito, cultive-o. Não há nada mais prazeroso do que ir a uma livraria e explorar novos títulos, autores e estilos. Posso garantir que, ao fazer isso, você descobrirá muito mais do que imagina.

Blacksad é uma criação dos espanhóis Juan Díaz Canales (roteirista) e Juanjo Guarnido (ilustrador). Seu personagem principal, John Blacksad, é um detetive particular na pele de um gato - cabe ressaltar que todos os personagens da série são antropomorfizados, ou seja, são animais com características humanas. Ambientada nos Estados Unidos da década de 50, possui uma temática essencialmente adulta e traços que dão um tom expressivo a cada personagem. Os roteiros são interessantes e as histórias, no estilo noir, podem ser lidas de forma independente.

(Leia a continuação em http://redumbrella.me)

site: https://www.redumbrella.me/post/blacksad-amarillo

Tamires 24/04/2021

Blacksad nos leva por um passeio pelo sul e meio-oeste dos EUA, bem como pela cultura beatnik.

Greyheart 21/04/2021

Fechando aqui com uma chave amarela de qualidade. Muito bom. Feliz pela experiência.

Vem pra Nárnia 10/03/2021

Blacksad 4 e 5
Resenha dupla:
Blacksad 4 e 5
Diaz Canales e Guarnido.
Sesi Editora @sesispeditora
Olá narninanos!
Hj vou falar de dois livros que li um atrás do outro!
São duas hqs, com histórias independentes, da série que eu amo!
Com um detetive gato (literalemente) de ótimo caráter e inteligência.
Não vai pensando que por ser hq é uma história infantil, porque vocé estaria completamente enganado, caro leitor.
Blacksad é uma série com várias questões importantes e relevantes da nossa sociedade e passa-se mais ou menos nos anos 40 e traz toda uma temática histórica muito séria.
Por vezes tive que voltar as páginas para entender a trama muito bem elaborada e seu característico humor crítico com que ela é carregada.
Para quem gosta de suspensa policial, é uma ótima dica de leitura.
No livro 4 vemos nosso herói em uma história trágica que envolveu uma cidade inteira por causa da ganância. Vamos ver muita música e drogas que arruinaram o talento de um personagem desaparecido e, é claro q nosso detetive favorito vai à procura de respostas, encontrando uma história muito perversa e suja para resolver.
O livro 5 foi menos pesado e trata-se de uma aventura que o gato preto vai ter que enfrentar em busca de uma cara um tanto azarado na vida e veja só kkk, escritor.
Além disso ele acaba sendo perseguido por uma calúnia que faz um antigo inimigo tentar prendê-lo.
Enfim, foram duas leituras sensacionais que recomendo a todos que gostam de aventuras policiais e ótimos desenhos. (O desenhista já trabalhou na Marvel)
Quem aí já leu?
#minhasresenhas
#minhasleituras

Marcelo.Castro 21/03/2020

Ponto de equilíbrio
O 5o volume da série talvez não seja tão arrebatador quanto o 4o, mas traz um bom equilíbrio entre roteiro e arte, trazendo referências aos volumes anteriores e mais alguns elementos pessoais do protagonista. Termina deixando vontade de acompanhar mais da história.

Erika Neves.1 12/12/2019

Dos 5 volumes que eu já li de Blacksad, esse já foi o com a história mais fraca. Não existe uma trama central, as coisas vão simplesmente acontecendo, além de apelar demais para coincidências.

Apesar disso, é impossível não se encantar, pela arte espetacular e extremamente detalhada. Como já disse outras vezes, alguns quadros parecem tomadas cinematográficas de tantos detalhes apresentados.

Obviamente o carisma do personagem principal, o gato detetive Blacksad permanece intacto e pela primeira vez, pelo menos entre as histórias que eu li ele está feliz. e gostei muito da interação dele com a irmã e com o sobrinho.

Mesmo com as ressalvas continua sendo um quadrinho acima da média e por isso recomendo.

MiojoGeek 20/08/2019

Na minha opinião, Amarillo é um dos volumes mais suaves da série até aqui. Nele, um cansado Black, aceita um emprego de motorista onde precisa levar um belo Cadillac amarelo do ponto A ao ponto B.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deveria ser uma tarefa simples, se não tivesse cruzado com uma dupla beatniks que roubam o carro enquanto ele os defendia de uma contenda com um bando de motoqueiros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sad segue o encalço dessa dupla pedindo carona, em companhia do advogado de um dos ladrões beats, Neal Beato.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa sua trilha, rola um encontro com a família, e Sad, ainda acaba sendo envolvido em um suposto assassinato quando encontram um cadáver na mala do Cadillac.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como eu disse, mesmo tendo o elemento de investigação característico, e personagens cheios de dramas pessoais, esse ainda me parece um dos mais suaves da série, algo que a própria capa da hq deixa transparecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota como sempre é 10/10. É uma série que sempre me satisfaz.

site: https://www.instagram.com/p/ByGxK3uDwXe/