They Called Us Enemy

They Called Us Enemy George Takei...

Resenhas - They Called Us Enemy

Gabi Alana 07/10/2020

Democracia pra quem?
Bom, a história da família é chocante e comovente. As duas estrelas que dei derivam daí. Porém, a parte política deixou muito a desejar. Compreendo a lavagem cerebral que os EUA fazem com seus cidadãos para serem patriotas, mas não esperava ver citações do fatídico " American dream" , por exemplo. A pior falha, foi o fato de hoje em dia estarmos vendo a mesma coração de encarceramento em campos de concentração, agora com refugiados latino americanos, e isso nem ser citado. São crianças latinas que estão sendo colocadas em jaulas, literalmente desde a administração de Obama. Os Eua nunca nem pediram desculpas oficiais pelas bombas atômicas. Enfim, tirando a parte de americano emocionadoh...realmente uma história que MERECE e DEVE ser conhecida por todos.
(lidos só 2021 em diante) 16/01/2023minha estante
Nossa. Eu li e tive uma perspectiva totalmente diferente ? vi o HQ inteiro como um protesto contra o que os EUA fizeram ????

Gabi Alana 17/01/2023minha estante
Protesto entre aspas, pq o autor se entende como norte-americano. E pensa que a administração política da época foi errada, sendo que até hoje esse é o modus operante do EUA com imigrantes. No final, ele percebe que os campos onde esteve nem constam nos livros de História, mas recebe inocentemente no rolê uma medalha de honra do gov norte-americano, fazendo inclusive elogios ao mesmo. Enfim, importante autobiografia, porque se imigrantes não contarem, com certeza não saberemos. Tem um filme da Netflix "The swimmers" bem legal, mas nese caso, nao pagam pau pra Europa e nem fecham os olhos para os problemas do próprio país. Muito interessante.

Gabi Alana 17/01/2023minha estante
Nesse*

(lidos só 2021 em diante) 17/01/2023minha estante
Admito que ontem dei uma precipitada, comentei quando ainda tava na página 170 kkkkkkkkk nossa, daí em diante, depois que a guerra acaba, achei a HQ muito chata. Ficou muito egocêntrica kkkkkk estou vendo que o guri cresceu e ficou um idoso meio lelé da cuca. Ou tipo ele simplesmente se deu conta que se revoltar contra o passado não ia mudar nada, daí ele abraçou o capeta. Mas que depois da guerra a qualidade do livro caiu, caiu ????

Bruna 29/03/2023minha estante
Acabei de ler e senti a mesma coisa. Quando ele diz que o pai falou que "não há democracia melhor que a dos EUA" eu fiquei "OI??????".
Apesar de ser legal pelos fatos históricos, quanto mais eu penso, menos eu gosto dessa hq.

(lidos só 2021 em diante) 17/01/2023

Desandou gostoso
Assim. A HQ começa com a guerra contra os japoneses nos EUA. A segregação. O racismo.

Daí narra-se a história de uma família, que foi pra campos de presos políticos e sofrem lá. Coisa e tal.

Um conflito psicológico triste. Um drama familiar pesado. Fiquei comovido com a pureza das crianças. Nota 10.

Mas daí. Em um momento a guerra acaba. Ok. Os políticos dos EUA entram em questões burocráticas contra ou a favor os japoneses. Ok.

Em dado momento, já está tudo certo. Mas aí começou narrar a vida adulta e velha do protagonista. Ele fazendo filme. Ele trabalhando em várias coisas. Bem biográfico, bem currículo-vitae.

E aí caga virtude. O protagonista aponta a direção que é a certa. "Eu sei qual é o rumo correto. Democracia é tal tal e tal". E ele diz isso meio se vangloriando por "perdoar" a nação americana pelos erros do passado. E ainda faz proselitismo pra político. Agradece a Hollywood pelas oportunidades artísticas que recebeu. A narrativa vira uma baderna só.

Em dado momento a narrativa doce deixou de existir e virou propaganda eleitoral.

O problema não é a concepção de mundo da pessoa. Diferenças são legais. O problema é cagar virtude e misturar isso na arte, achando que tem condição mental de apontar um caminho pra alguém.

Até a página 160 é uma biografia com narrativa dramática. Depois disso vira coach político.

fev 07/02/2023

Eu não conhecia essa parte da história dos Estados Unidos. É mais uma parte em que a descriminação racial e a violência contra uma minoria se fez presente. Esse país tem uma mancha na história da humanidade e não há desculpas que irá apagar todo o ódio e violência cometidos.

Eu tinha conhecimento sobre quem era George Takei por causa da cultura pop, mas não sabia nas sobre sua vida. Em ?They called us enemy? pude me inteirar um pouco sobre a sua vida e a da sua família e horror que passaram nos campos de concentração americanos depois do ataque japonês a Pearl Harbor.

Uma história triste, violenta que acabou por criar pessoas resilientes. Não gosto quando algum tipo sofrimento é usado para enaltecer situações valorizar crescimento, mas fico feliz pela história de Takei ter terminado com sucesso, bem e de forma bonita. Altamente recomendável. Excelente graphic novel de memórias.

Miranda20 13/03/2023

Vocabulário e quotes
? curfew = toque de recolher
? eloquent = eloquente/expressivo;
"Fluent or persuasive in speaking or writing"

"I had to learn about the internment from my father during our after-dinner conversations. That remains part of the problem --- that we don't know the unpleasant aspects of American history...and therefore we don't learn the lessons those chapters have to teach us. So we repeat then over and over again."