The Flatshare

The Flatshare Beth O'Leary

Resenhas - The Flatshare

Soraia103 01/12/2022

Você é a minha casa ?
Olha eu lendo The Flatshare de novo kkkkkkk vim revisitar esses personagens que eu gostei tanto e matar a saudade... dessa vez ouvi a versão em audiobook, onde a Carrie Hope Fletcher interpreta a Tiffy e o Kwaku Fortune, o Leon. Simplesmente incríveis, amei muito a experiência, foi meu primeiro audiobook e já tô ansiosa pra ouvir mais ?

Quérol 03/04/2020

Aquece o coração
Leiam esse livro! Amei a história, o desenvolvimento dos personagens e os temas que retrataram. Bem moderno e uma delícia de ler :)

Gabriela 05/04/2020

Being nice is a good thing. You can be strong and nice. You don?t have to be one or the other.

The flatshare (Em português Teto para dois) é uma história divertida e que aborda um tema sensível de uma forma bem singela.

Life is often simple, but you don?t notice how simple it was until it gets incredibly complicated, like how you never feel grateful for being well until you?re ill, or how you never appreciate your tights drawer until you rip a pair and have no spares.

Tiffy está a procura de um apartamento após o término com Justin, dessa vez parece ser para valer mesmo com todas as idas e vindas do casal. Só que tem um problema, ela é ainda uma assistente em uma editora então diminuiu as chances de encontrar fácil um local para morar e por causa disso conhecemos Leon.
Leon é um enfermeiro que trabalha todas as noites e devido a uma situação que está ocorrendo na sua vida precisa de dinheiro e a única solução que ele encontra é dividir o Flat com outra pessoa em horários no qual ele não esteja lá.
Ambos ficam com um pé atras mas sem escolhas aceitam a situação. A escrita é bem desenvolvida e temos vários personagens secundários que fazem total diferença na história, ao decorrer do livro vamos conhecendo melhor os personagens e a relação dos dois que vai evoluindo com post it que eles se comunicam, afinal eles vivem no mesmo flat em horários diferentes.

She smiles up at me and I feel something shift in my chest. Hard to describe. Maybe like a lock clicking into place.l

Agora o porque de 3.5 estrelas, é um livro bom que trata temas sensíveis mas não consegui me apegar muito aos personagens, no fim não foi uma narrativa que me prendeu, achei ok e bom para passar o tempo.

Remind myself that there is no saving of people - people can only save themselves. The best you can do is help when they?re ready.

Rafael 20/06/2020

Achei absurdamente divertido e envolvente! Temas importantes tratados de forma responsável e verossímil, com personagens apaixonantes.
Terminei o livro há alguns minutos mas o sorriso de satisfação segue firme em meu rosto.

"Humiliation is like mould: ignore it and the whole place will get smelly and green."

"It was never home until you were there, Tiffy."

Tiffy, Leon já tenho saudades.. xx

julia 26/09/2022

Clichezinho leve
romance bem gostozinho de ler.
gostei muito de como as coisas fluíram tão naturalmente entre eles.
me apaixonei pela tiffy desde o começo.
richie e gerty são os melhores kkkkkkkkk

"bjs"

3.5/5

bia prado 18/01/2023

amei
há dois anos, prometi a minha amiga que leria esse livro. bom, aqui estou eu. livro lido e ela… bom, ela não lembra mais da metade do plot, então toda vez que eu estava pirando sobre os acontecimentos da história, ela ficava “hmm não lembro disso”. isso me ensinou duas coisas (I) realmente ler as recomendações dela; (II) não deixar meus livros na estante esperando por dois anos.

então, The Flatshare é um desses livros que eu queria ter lido antes e, certamente, recomendo ler com um amigo. a premissa pode parecer meio absurda no começo, mas foi um ótimo background pra um romance. duas pessoas que dividem o apartamento, porém que não se conhecem e vivem trocando recados via post-it? sim, sim, SIM! o suspenso sobre quando e como eles iam se encontrar, a construção da relação dos dois, os conflitos externos, tudo foi bem executado.

o par amoroso, Leon, tem um irmão que foi preso injustamente e isso o motiva a oferecer uma vaga em seu apartamento. ele precisa de dinheiro a mais pra pagar o advogado e resolver esse problema. e cara, eu simpatizei com o Leon de cara. dá pra perceber que ele se importa muito com o irmão e está aflito com o futuro do mesmo. ele acaba fazendo o possível e impossível pelo irmão e adorei a relação dos dois. e o Richie (irmão) é muito engraçado! umas das melhores cenas eram as interações dos dois, com certeza. o Leon não é de se abrir muito e confia em pouca gente, mas tem um coração gigante, então com certeza é um caso de mocinho que é quieto com todo mundo e um cinnamoroll com aqueles que ele ama. no meio de tudo isso, ele ainda arranjou tempo pra encontrar o long lost love de um idosinho! impossível não gostar dele.

já com Tiffy eu fui simpatizando aos poucos. no começo, parecia que ela só falava do ex e eu estava meio cansada disso, mas você vai entendendo aos poucos o que está acontecendo. acho que a autora fez um trabalho excelente ao tratar sobre relacionamentos tóxicos. o leitor vê como, muitas vezes, vítimas de abuso emocional não se dão conta que estão realmente em um relacionamento problemático e foi muito satisfatório ver a Tiffy saindo dessa situação. é um processo lento e, conforme o livro passa, percebemos o quão grave é o estrago que o ex dela causou, diminuindo os sentimentos dela, fazendo-a sentir como se fosse louca e incapaz, e toda vez que ele aparecia queria socar a cara desse homem. o mais importante foi que a protagonista tinha uma rede de apoio nos amigos, que foi essencial pra ajudá-la, e ela também começa a ir numa psicóloga.

como o livro é escrito pelo ponto de vista dos dois protagonistas, a narrativa da história vai se alternando. não sei como ficou a tradução, porém no início fiquei um pouco incomodada com o POV do Leon. a autora optou por retirar os pronomes quando a voz era dele e acho que isso foi uma escolha feita para diferenciar os pontos de vista. sei que a intenção foi boa, mas não achei que precisava. ela quis passar essa ideia de que o Leon é um cara de poucas palavras e sucinto, mas, mesmo assim, foi um pouco estranho. enfim, só um comentário, não atrapalha a leitura nem nada assim.

o romance com certeza foi construído lentamente, mas valeu muito a espera. QUANDO ELES SE ENCONTRARAM PELA PRIMEIRA VEZ EU QUASE GRITEI. me lembrou uma das minhas cenas favoritas do filme A Proposta (2009), com a Sandra Bullock e o Ryan Reynolds, e rendeu várias risadas. a química deles é incrível e esse casal é muito FOFO! torci por eles a cada momento e os POST ITS! MEU DEUS, EU AMEI ISSO! foi uma forma de inovar o trope de PenPal e acho que li poucos livros assim, mas sempre sempre amo quando os personagens se correspondem. e o final combinou bastante com os dois.

e um último salve pra Holly, a criança-cupido mais fofa do mundo. adoro quando tem uma criança no livro que não tem papas na língua e fala pro protagonista umas verdades que são muito sábias e astutas. foi impossível não me apaixonar por ela.

ahh e vi a série agorinha. é boa, mas o livro é melhor, como geralmente acontece né.

enfim, amei e super recomendo. fala sobre tópicos pesados de uma forma sensível e agora entendo por que tem o hype que tem. com certeza vou procurar outros livros da Beth O'Leary.

tropes/conteúdo:
- dual POV
- sick trope (quando A cuida de B quando B ta doente)
- only one bed
- Black H/ white h

site: instagram.com/trechosdelivros

clara! 10/06/2021

Sério
Quando li a sinopse do livro sabia que seria bom, mas achei que seria mais bobinho e tals. Pelo contrário, o livro é mto bom e inclui alguns assuntos bem importantes. Amei muito o jeito que a relação deles foi evoluindo, e aquele final foi o desfecho perfeito.

Calie 28/08/2021

Nhow ?
O livro é muito bom, aborda muitoa assuntos, mas de uma maneira que não pesa. Acho que tira bem da ressaca ?.

Por comentários eu sabia que o livro era bom, mas li quando tava sem vontade de ler nada e com zero expectativas, amei .

Spoiler

"Tiffany, nunca vimos você tão feliz quanto agora. Isso veio de você ? você construiu essa felicidade para si mesma."

livronaesquina 08/02/2022

Eu gostei muito dos personagens, achei eles bem reais e fáceis de nos sentirmos relacionados com eles. Com seus dilemas, medos, inseguranças e necessidades do dia a dia de uma vida chegando aos 30 anos.

Acho que os problemas de Tiffy com o ex foram bem retratados e muito reais.
Gostei de acompanhar a história do irmão de Leon também. Acho que é muito bom quando um livro de romance dá atenção a personagens secundários e não só aos protagonistas, isso faz com que eu fique mais envolvida e torcendo pra todo mundo ficar bem no final.

Gostei também de não ter sido um romance instantâneo, mas sim construído ao longe de meses, porque não faria sentido a Tiffy sair da relação que ela estava e já entrar em outra.

Eu gostei dessa visão da relação do Leon com a ex, porque não necessariamente ela era uma pessoa ruim ao algo assim, só não era o ideal para o Leon por questões de forma de pensar e encarar o mundo, o Leon precisava de coisas que ela não podia dar e ela precisava de coisas que ele não podia dar. Embora a questão com o irmão ser meio complicada, não dá pra defender muito a Kay.

Enfim. Uma leitura muito gostosa, um romance bem construído e com personagens fáceis de gostar.

Fran 08/01/2023

A good surprise
It?s not exactly what I was expecting - once again I forgot the plot and didn?t read it before starting the book, which wasn?t a problem at all, actually was a good surprise. I confess, I normally prefer ?light romances? but this one was well written, even though at the beginning I was feeling lost, after that I couldn't stop until seeing the end. What I liked most was the message behind ?

Luiza 31/12/2022

"You are home."
Após o término de seu relacionamento, Tiffy precisa de um lugar para morar por um preço baixo.
Leon é um enfermeiro que está passando por uma instabilidade financeira e precisa que alguém divida o apartamento com ele. Essa pessoa não veria o Leon em nenhum momento por conta dos turnos serem diferentes, mas eles teriam que dormir na mesma cama.

Mesmo achando essa proposta equivocada, Tiffy resolve aceitá-la, já que sabia que encontrar outro lugar nesse preço e em boas condições seria algo impossível.

Tiffy e Leon não se encontram, mas acabam se comunicando através de post-its e criando vínculos bem fortes para dois desconhecidos que dividem a mesma cama.

Esse livro é tipo aqueles filmes que passa na sessão da tarde. Não tem nada de "uau", mas é uma ótima opção para passar o tempo e se apaixonar por esse clichezinho.

Gostei bastante dos personagens do livro, achei os secundários incríveis, e acabam adicionando algo a mais na história.
Adorei a Tiffy, adoraria ser amiga dela, o estilo de roupa e a confiança que ela tem foram coisas que fizeram com que eu gostasse dela ainda mais.

Acredito que só de ler a sinopse você já sabe o que vai acontecer, mas tenho certeza que você vai se surpreender e rir de certos acontecimentos envolvendo a Tiffy e o Leon.

A escrita é ótima e fez com que eu terminasse esse livro rapidamente, então recomendo o livro para aqueles que querem sair de uma ressaca literária, acredito que esse livro seria uma boa opção.

Finalizei as leituras de 2022 com esse livro e foi uma ótima escolha, recomendado!

Rafaella_rodriguesb 23/05/2022

Um romance fofo e bem construído!
Teto Para Dois começa com essa premissa diferente de colegas de apartamento aonde eles não vão conviver porque quando um estiver trabalhando o outro vai estar no apartamento.
Eu gostei muito disso porque tivemos tempo pra desenvolver bem nossos protagonistas antes do romance começar, e também sempre ficava aquela curiosidade de quando eles iam finalmente se conhecer.
Gostei muito dos bilhetes pelo apartamento e como a gente consegue ver a construção da amizade deles através da forma como escrevem um pro outro.
O romance é muito fofo, mas gostei de como ela colocou várias subtramas, que são desenvolvidas em paralelo com a história e também servem como pontos para unir os personagens.
Com certeza pretendo ler mais livros da autora, já que adorei esse!