O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

YgThmp 09/08/2023

Um pedaço cabal do naturalismo brasileiro
Não pus muita esperança enquanto lia o cortiço. Tinha saído de Dom Casmurro e a linguagem parecia tão semelhante que me sentia em uma continuação de um vizinho que se deu bem. Mas pelo contrário, O Cortiço é uma história conjunta e intrigante sobre a classe abaixo da escória da sociedade de moradores de um apertado epicentro de confusão e fofocas.

O livro parece tomar uma forma tão tão segura e redonda da metade para o final dele. Final esse que me decepcionou; não querendo dizer que foi ruim, mas com certeza merecia mais.

No todo ele é muito concreto, obscuro e grande. Demanda uma leitura aprofundada e demorada por parte do leitor. Meu desejo no momento é futuramente conseguir reler ele; e Dom Casmurro.

Recomendo para os que gostaram da obra que citei umas três vezes já. Relato cru sobre as mentes mais sujas e predominantes. Depoimento imersivo de uma classe que omite sua própria classe, mas nem por isso deixam de serem felizes; dançantes e curiosos. As tramas dele também são muito interessantes e bem construídas. Tramas essas que muitas vezes beiravam á 1984. João Romão, o vilão mais brutal da literatura brasileira.