Minhas Três Primaveras

Minhas Três Primaveras R. Christiny

Resenhas - Minhas Três Primaveras

Layane.Paula 31/03/2020

Superou minhas expectativas
Esse livro me encheu de esperança , lições , mas ao mesmo tempo me fez sentir raiva , ficar emocionada , a escritora passou tão bem tudo isso que você se envolve na história e se perde , quando você pensa que não , ela vem e te derruba matando seu achismo , além disso nos faz refletir sobre o assunto que na minha opinião não é tão abordado

Flavissíma 08/07/2021

Esse livro me destruiu...
Sempre amei a escrita da R. Chrstiny e esse livro foi um carrossel de emoções, muito triste ler o que a Luz passou nas mãos de homens, que deveria amar, respeitar e proteger fazendo totalmente o oposto... Esse livro me deixou mais que impactada porquê é baseado em fatos reais e isso me destruiu...

Vitória 02/07/2020

Foi o primeiro livro que li da autora e simplesmente amei. A história é triste do começo ao fim. Mesmo quando achamos que a protagonista terá seu "final feliz" e mais nada de ruim ainda pode acontecer, a autora consegue nos surpreender. Torci muito pela Luz durante toda a história e é horrível ter que imaginar que situações como a da protagonista são tão frequentes na vida real. Esse é um daqueles livros que nos despedaça a cada página. Uma leitura difícil, devido ao tema abordado, mas essencial para todos.

Paloma S. 29/10/2018

Uau
Não se deixem enganar por essa capinha fofa. Não encontrarão nada disso no livro.

A primeira advertência é: não confie em ninguém.

Esse livro foi um dos melhores que li esse ano. Foi devorado por mim rapidamente, fiquei totalmente envolvida com o enredo e a trama da estória. Se pudesse dar mais estrelas, eu daria.

Nele você encontrará de tudo um pouco, uma mistura de gêneros diferentes e emoções que a autora consegue transmitir através das palavras. Quem leu sua trilogia sabe como ela consegue ser má (no bom sentido, né), se você sofreu com James, em Minhas Três Primaveras, sofrerá o triplo.

Ver Luz ser maltratada é angustiante. A sensação de impotência e vontade de agredir alguns personagens é extremamente grande. "Por que você não morre logo?" Foi a frase que mais pensei. Esses são pontos positivíssimos para o livro.

Quando você pensa que finalmente apareceu alguém que presta, toma um balde de água gelada num dia de neve. Se você deseja ler algo diferente, que te incomode ou te faça sentir acolhida de alguma forma, leia o livro. Aprenda com ele. Renata tem jeito com as palavras e a capacidade de nos transmitir sentimentos que dificilmente os livros jovens conseguem.

Está de parabéns com esse novo trabalho. A acompanho há algum tempo e quem a conhece sabe o quanto é esforçada e o quanto evoluiu em tão pouco tempo.

Leiam, leiam, leiam.
Apenas isso.
Layane.Paula 29/03/2020minha estante
Não sabia que era uma trilogia , quais são os outros ?

Paloma S. 29/03/2020minha estante
Minhas três primaveres não é uma trilogia, eu me referia a outros livros dela. Ela possui uma trilogia chamada "Não conte a ela". A ordem de leitura é "Se ela soubesse", "Ela sabe" e "Todos devem saber."

Layane.Paula 29/03/2020minha estante
Obrigada

Macys 07/04/2020

Livro irritante e triste
história triste e com alguns exageros irritantes: 1. a protagonista precisava de auxílio médico e psicológico, no lugar disso, sempre no fim, se apoiava em homens. 2. Enrico claramente não era um ser humano, foi pintado como um ser indestrutível, extremamente surreal. 3. todos os personagens foram escritos de maneira extremamente doentia, nenhum deles apresentava amor próprio.
Não recomendo, existem histórias que explicam de maneira bem mais real e clara questões psicológicas e de abuso físico, as quais não despertam tantos gatilhos quanto essa obra pode fazer.
Suzi.Borges 04/08/2020minha estante
Olha, fiquei até me sentindo mal por não ter gostado do livro... Mas não consegui ter empatia pela Luz... Sei que ela foi uma vítima, que tem psicopatas como Enrico por ai, não muito diferentes, mas parece que eu tava lendo o resumo detalhado de uma novela das oito... Onde pegam uma história boa mas enchem de clichê..

Macys 26/08/2020minha estante
sim, entendo e concordo totalmente com você.

thaismag 23/02/2022

Que agonia.
Primeiro livro que senti incômodo em ler, não sei se por saber se tratar de fatos reais.
Que loucura pensar na vida de uma pessoa assim, nem pode se chamar de vida, que tormento, que lamuria, que sufoco.
Fiquei grudada na leitura esperando um bem que sabia que não iria acontecer e dói ver que muitas das vezes o mau ganha.
Já leram?
Nana.Santa 23/02/2022minha estante
É sobre oq?

thaismag 23/02/2022minha estante
Violência física e psicológica

Nana.Santa 23/02/2022minha estante
Eita glória, é pesado hein

Karol 16/05/2020

Meninas, leiam! (@oilivros)
Quem aí tb é fascinada na temática Relacionamentos Abusivos?
Esse livro mexe de tal forma com a gente!
Ora você odeia o abusador, ora você chega a sentir raiva da vítima, ora odeia a família dela.
Conforme diz a autora, essa obra não é somente para mulheres que sofreram ou sofrem abuso na relação, mas tb para nós q nunca sofremos tal tipo de violência, para q possamos compreender e de alguma forma ajudar pessoas ao nosso redor.
É chocante, rico em detalhes (contém gatilhos!)
Super indico!

Angel 25/11/2021

Necessário
O livro toca em um tema profundo e muito necessário, tendo em vista que diversas mulheres sofrem com a violência doméstica diariamente.
Nossa protagonista se mostra forte, resiliente e destemida. Mas sofre com o período machista e opressor da sociedade.
Gostei da abordagem dos temas, a forma como os personagens são apresentados. Houveram alguns trechos em que senti um certo exagero mas nem tudo é perfeito.
De toda forma, acredito que vale muito a leitura!

Gabriela Goulart 29/10/2018

Que livro da por#*
Não há quem leia esse livro e saia dele sem ar.

Ele é a personificação daquele ditado: não julgue um livro pela capa (fofa). Renata consegui te prendar nessas mais de 500 páginas, e você nem vai perceber a grossura do livro, sabe por que? Porque você vive, sente, chora, grita, ama, odeia com todas as forças e se emociona á cada detalhe com todos os personagens.
É uma história de superação, persistência e coragem. E quando você finalizar ainda não vai ter processado esse livro direito, eu mesma ainda carrego a Luz comigo, porém eu posso prometer que você terminará essa leitura com o pensamento que todo leitor quer sentir: "Porra que livro! que leitura! Que história de vida!"
Eu recomendo esse livro para todos, mas como já avisado vá com o coração forte, pois esta história (baseada em fatos reais) vai te deixar de pernas bambas e sem palavras.

Boa leitura, e lembrem de uma coisa neste livro, até as mais belas flores possuem espinhos.

Eliana.Cardoso 22/02/2021

Aleluiaaaaaaa, consegui terminar este livro
Faz muito mais de um ano que queria ler esse livro, tinha lido a sinopse e me interessei bastante. No entanto, acabei esquecendo o nome do livro e não pude ler.
O livro tinha muito potencial e amei as "duas primeiras primeiras", bastante original, como as mulher em 1984 não tinha o apoio da sua família se por ventura seu casamento não desse certo.A pressão dos familiares e da sociedade em que a mulher sempre tem que estar casada e qualquer desavença no casamento ela era automaticamente culpada . A cena que mais partiu meu coração foi mais ou
menos 25% do livro, que quando ela volta pra casa ninguém percebe o trama que ela viveu. Nesta parte fica claro que além de muitas mulheres viverem horrores em seu lar, com seu marido que devia cuidar e respeita-la. Não terá ninguém que acredita nelas e um lugar para ser aceita de volta se tudo der errado.
Agora o que acho que autora errou feio foi na terceira primavera, aquela confiança que ela tinha em Sebastian era sem pé e sem cabeça, ela mal conversava com ele. Ainda mais quando ela descobre quem é ele.Por tudo que ela tinha passado não tinha lógica ela ter aquela confiança nele.

Carol 04/05/2022

Nem sei por onde começar..
Eu terminei porque infelizmente..
Meu Deus o tanto de coisa que um ser humano pode suportar ??
Em pensar que tem mulheres que vivem essas situações
Já li livros muitos pesados, mas esse livro me deixou enojada do começo ao fim, a vontade que eu tinha de acolher a mãe do enrico e da luz , nossa é surreal , é muita dor ?
Escrita boa..
Não quero ler mais histórias assim não
Fiquei arrasada
Esse livro não é pra qualquer um não
Thatha_rodrigues 20/05/2022minha estante
Concordo totalmente com sua frase? esse livro realmente não é pra qualquer um.

dani-se0 20/01/2022

Um livro NECESSÁRIO!
"???? ???????? ???? ? ?????? ?? ??? ????, ??? ???? ????????? ?? ?? ??? ????????????." ?

A história de Luz é simplesmente devastadora. Do início ao fim, de menina à mulher. E é ?????????? saber que isso acontece além das páginas, com mulheres que amamos ou conhecemos, e até mesmo as que nunca saberemos.

É um livro intenso, que nos despeja muitas emoções e em alguns momentos se torna difícil de se ler, porque sentimos o ódio, a fúria e a dor de Luz. Não foi uma leitura fluída, pois precisei parar para respirar em vários momentos, mas passei a admirá-la a cada página. O final me surpreendeu muito e me destruiu, simples assim.

Lilian.Ladeira 16/11/2020

Li este título com muita expectativa, devido às resenhas que li e confesso que foi bem decepcionante. O livro lembra muito aquelas velhas novelas em que tudo pode acontecer, mesmo coisas sem lógica. O que mais me incomodou no livro foi o fato da personagem estar sempre se apoiando em homens depois da primeira separação, como se o conforto estivesse apenas no lado masculino. As lições de vida que algumas pessoas comentaram em resenhas, não encontrei. O livro lembra um pouco aqueles velhos filmes de terror onde sabemos que a mocinha deveria procurar a porta de saída do local, mas prefere subir a escada.
Eliana.Cardoso 22/02/2021minha estante
Sim ,concordo.Acho q oq me fez odiar o livro foi a confiança que ela tinha em Sebastian, achei mto forçado. Ele odiava ela, e ql merda q dava e pro braços dele. Aí depois pra autora redimir ele, pelas cagadas deles. Ela vai vai lá e o trasforma em" herói"

Thalissa.Betineli 16/09/2019

Uma luz na escuridão.
Por onde começar... Complicado falar sobre Minhas três primaveras sem dar nenhum spoiler, mas vou tentar.
Primeiro, parabéns pela obra incrível, por me levar a angústia, ao desespero e a todos os sentimentos em um só livro.
Vamos por partes.
Minhas Três Primaveras é para quem tem estômago, isso é fato. Não digo só pela violência, mas pelo psicológico, é um salto em um abismo escuro dentro da cabeça de uma mulher vitima da sociedade e da violência doméstica. Sim, da sociedade calada, que observa as agressões e não faz nada, e foi com tamanha maestria que a Renata escreveu sobre isso, que chega a chocar. E nos fazer chorar pela tristeza que existe mundo afora, porque ela existe!
Tive receio de começar a ler o livro, mas tanto a sinopse direta e sem floreios como por todos os elogios de autoras que eu gosto muito me convenceram a dar essa oportunidade.
Também tive receio, pois eu sabia que essa história iria me emocionar, visto que tenho pessoas próximas a mim que já passaram por violência doméstica e hoje tenho orgulho de dizer que são pessoas fortes, que sobreviveram e possuem um sorriso único.
Então entrei preparada para me emocionar, me chocar, me desesperar e tentar buscar esperanças onde não havia... Mas nada, absolutamente me preparara... Posso dizer que o final do livro me deixou com a mesma sensação de quando eu li O outro lado da meia-noite do autor Sidney Sheldon.
Como disse, vamos por partes.
Enrico. Que personagem tão bem construído, desde sua história até o ponto de vista dele. É difícil, muito difícil julgá-lo por si só, quando a sua criação tem tanto a dizer sobre como sua mente foi adestrada a pensar daquela maneira. Ensinamento do pai, de família, que vemos até hoje sim em algumas famílias. Odiei Enrico do início ao fim, não senti compaixão, pena ou qualquer sentimento que não fosse raiva. Raiva da brutalidade, da forma animal ou dos seus pensamentos, e por isso parabenizo a autora novamente. Criar personagem que nos causa essa emoção profunda mesma, que nos faz querer entrar no livro e lutar é difícil.
Cora, a mãe de Luz também não foi uma personagem fácil, uma mulher com ensinamentos velhos e reais, e Sabrina me deixou com um misto de emoções, pois não poderíamos julgá-la quando ela não sabia nem um terço da história. Por fim, personagens reais, com suas falhas, com seus amores e dores. E com perdão também, pois no fim, não consegui sentir raiva delas.
O livro não enrola, não demora, ele é cru, direto e tanta história forte aconteceu que eu pensava... nossa, devo estar no final. E o que foi minha surpresa quando vi que estava nos 30% do livro? Na hora pensei... "Meu Deus, se aconteceu tudo isso até agora, o que mais me aguarda?" E sim, muito mais me aguardava, muito mais do que eu imaginava, e confesso que me surpreendi e sofri ainda mais dos 50% do livro adiante. Meu coração não estava nem preparado.
Leôncio foi de longe uma confusão de emoções. Gostei, mas com o pé atrás, desejei que fosse bom, mas temendo. Sem dar spoiler, apenas posso dizer que foi um banho de água fria, sofri com as revelações, com a dor, com o sofrimento.. Eu simplesmente não esperava.
Mas como disse, ainda não estava nem perto do que estava por vir... Junto com o pescador e o que eu sentiria por ele. Um príncipe? Talvez, no meio das falhas imensas, cruéis e que por fim, também o tornava humano... afinal, todos podem errar, não podem?
Sebastien foi um personagem que me deixou sem palavras, não consegui encontrar formas de entender os meus sentimentos por ele, pois em meados do livro, desejava que fosse como eu queria,mas quando levei um tapa na cara, eu já pensava com mais clareza... Até novamente desejar que no meio da escuridão houvesse Luz... Que trocadilho interessante, e que resume tão bem esse livro.
Queria poder dizer mais, bem mais sobre Sebastien, que flutuará ainda por bastante tempo nos meus pensamentos, mas corro o risco de contar spoiler, e não quero estragar a história. Uma história que merece ser lida!
Então vamos para a personagem que deixei para falar por último, e que significa mais do que uma protagonista, significa a voz das mulheres. A Luz na escuridão.
Luz, para mim é sinônimo de força, de garra, de coragem, de luta, de não se silenciar. De ter voz.
Ela nos é apresentada como uma menina tão frágil, tão doce, tão sonhadora, e que tão rápido e abruptamente passa por uma violência que nos deixa agoniados e sentindo seus medos, suas dores e desesperos junto com ela. Era uma angústia tão sufocante que eu queria entrar no livro para libertá-la. Eu via a cena, eu imaginava cada marca, cada som, cada silêncio sufocante. E cada grito.
E na força, na coragem e na esperança que me fazia admirá-la, ela buscava viver, no entanto, como o mundo é injusto. Como há pessoas maldosas, instáveis e insanas.Como o mal é assustadoramente presente. Como dizia Anne Rice," o mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil..“
Sofri tanto com Luz, pois desejava esperançosamente que suas escolhas a fizessem feliz, que houvesse uma chance de algo bom acontecer a cada vez que ela decidia algo.
Como falar dos momentos finais do livro sem dar spoiler? Como não chorar, não se emocionar por um final que eu lutei tanto para não imaginar, mas que eu sabia que era possível e real?
Confesso que ao acabar o livro eu ri, ri para não chorar tristemente sobre a vida e todas as lutas pessoais travadas dentro de casas e mulheres que podem estar acontecendo nesse exato momento.
Eu tinha medo de passar cada página, eu tive medo de ler cada linha final, principalmente depois da reviravolta final do livro. As esperanças eram tão grandes para acabarem daquele jeito, que eu apenas lia, lia, e lia buscando o final para que ele me consolasse, para que eu pensasse... Está tudo bem.
Mas a vida real nem sempre acaba no tudo bem, e a Renata soube transmitir isso para o livro tão bem, que entendi cada escolha final, cada detalhe e os motivos para tudo acontecer.
Estou devastada, com um nó entalado na garganta por Luz, pelos personagens e por toda a história.
Queria até me prolongar mais do que escrevi, contudo, seria dar spoiler demais. Apenas posso dizer que jamais esquecerei Luz, sua luta e todas as emoções que eu passei com ela, uma montanha-russa com tantos picos em um só capítulo que é impossível descrever.
Novamente, parabéns, você superou as minhas expectativas, me embalou em uma maratona que só consegui parar quando acabei, e me deixou desolada com uma história triste, mas bela da sua maneira de passar a mensagem, e marcante na sua forma excelente ao escrever!
Priscila 26/02/2020minha estante
Thalissa, terminei ontem de ler esse livro...ainda estou absorvendo tudo que eu li. Vim atualizar o Skoob e vi seu comentário sobre o livro. Posso colocar ele junto com a descrição do livro, em um grupo de leitura que faço parte no Facebook? Vc escreveu de uma forma otima sobre todo o sentimento de raiva, revolta, empatia e esperança que passamos durante a leitura, sem oferecer spoiler. Aguardo seu retorno.