Os grandes julgamentos da História

Os grandes julgamentos da História José Roberto de Castro Neves

Resenhas - Os grandes julgamentos da História

ana let 17/10/2020

Muito bom, mas poderia ser incrível
Como é uma compilação, é de se esperar que tenham casos que se sobreponham a outros. 95% deles são interessantes, fluidos e acrescentam muito pra quem quer aprender, mas os 5% que são travados e desinteressantes, foram o meu grande problema com o livro.

A proposta da obra é ser leve e tratar esses julgamentos de uma forma mais informal para poder ajudar a galera leiga em termos jurídicos a entender mais sobre o nosso sistema. Só que algumas (poucas) narrativas fazem exatamente o contrário, e são eles que se enquadram nos 5% maçante do livro.

Alguns se estendem demais com informações que acabam não complementando , e um em específico preferiu conservar os excertos originais do caso (que era estadunidense). Resultado : eram aproximadamente 40 ou 60 notas que o leitor tinha que conferir no final pra poder entender, caso ele não soubesse inglês ou estivesse com preguiça de fazer a tradução mental. Era desgastante e o meu interesse caiu rapidinho.

Mas de modo geral, eu super recomendo! Os casos com que eu não tive problemas, foram extremamente interessantes (e em alguns os juristas eram tão descontraídos que até risadas eu dei), mal posso esperar para ler os outros dessa série!

Ah,e uma dica: em alguns casos, é legal ter a constituição ou até mesmo o celular por perto pra dar uma complementada nas informações. A experiência fica totalmente diferente e até mais completa!!

Carla.Zuqueti 23/08/2020

Muito interessante
O que teriam em comum, pessoas como: Jesus Cristo, Tiradentes, Joana D?arc, Paulo de Tarso, OJ Simpson, Rubem Fonseca, Flaubert, nazistas de Nuremberg?

Todos foram réus em julgamentos importantes, algumas vezes controversos, com juízes e jurados muitas vezes parciais, além de expostos ao julgamento da mídia e opinião pública, antes mesmo de entrar em um tribunal.

Os julgamentos desses e muitos outros nomes importantes são retratados por juristas brasileiros no livro organizado por José Roberto de Castro Neves, mostrando como a justiça pode ser falha e como pode ser influenciada pela opinião pública, quando deveria ser imparcial e ater-se a provas e documentos. E o que vemos hoje acontece desde os primórdios de nossa existência como sociedade: justiça servindo a determinados objetivos, seja populismo, mas principalmente objetivos políticos, para definir o rumo da humanidade.

O livro é bem detalhado, apresentando o cenário e o contexto de cada julgamento, mostrando as conclusões desses julgamentos em nossa história.

Achei muito interessante, principalmente para amantes de história!

Recomendo!

@livrosdeanna 06/02/2021

Muito bom!!
Os grandes julgamentos da história
?Julgamentos injustos e justos julgamentos vingativos e reparadores. Desde que aprendeu a ter opiniões, o homem julga, e julga mais facilmente os outros do que a si próprio.?
Oi gente esse livro como o título já diz reuniu vários escritores trazendo as histórias de julgamentos de pessoas famosas, tem várias pessoas do Brasil que foram importantes para a história do país e pessoas pelo mundo afora também.
Foi uma leitura que aprendi muito, uma aula de história. É muito interessante ver como a justiça funcionava há muito tempo atrás e como é a justiça de outros países.
Segue a lista de julgamentos abaixo:
Joana D?arc, Nuremberg, O.J Simpson, Flaubert, Olga Benário, Nottebohm, São Thomás More.
Lutero, Dilermando de Assis, Danton, Padre Antônio Vieira, Alfred Dreyfus, Clarence Earl Gideon, José Rubem Fonseca, Tóquio, Jesus Cristo.
Marbury contra Maddison, Eichmann, Tiradentes, Sexto Róscio, Templários, Visconde de Mauá, Philippe Pétain, Luiz Gonzaga Pinto da Gama e Thurgood Marshall, a Fera de Macabu, São Paulo apóstolo, Charlotte Corday, Antônio Callado e Carlos Heitor Cory.

Allane 03/05/2021

Os Grandes Julgamentos da História
O livro contém vários textos que relatam os julgamentos que mais impactaram a história do Brasil e do mundo. Os relatos vão desde o julgamento de Joana d'Arc, Jesus Cristo, Tiradentes, até o julgamento de O.J. Simpson e etc. Os textos possuem uma linguagem simples que não torna difícil o entendimento, além de ser uma fonte riquíssima de conhecimentos. Cada texto apresentado no livro faz uma análise, por vezes bastante minuciosa, sobre cada momento do julgamento relatado, começando sobre como se deu o fato ou fatos em questão, como foram as investigações, apurações, discussões e sentenças. É um livro que pode gerar muitas reflexões sobre o passado (já que na maioria das vezes traz sentenças e julgamentos absurdamente injustos), e também como o Direito e Processo Penal tem se aplicado atualmente ou como deveriam se aplicar. Uma leitura que vale muito a pena, tanto para quem está se graduando em Direito tanto para quem deseja ler apenas por curiosidade.

@aprendilendo_ 21/03/2020

Um presente aos amantes de direito e história
Com um título instigante, o livro propõe-se a apresentar, por meio de diversos autores(cabe ressaltar a competência singular de cada um, tanto na área acadêmica quanto no talento de escrever), alguns dos processos mais importantes e polêmicos da história.

De forma elucidativa, cada convidado se dispôs a fugir do aterrador e desconvidativo juridiquês e adentrar em uma linguagem simples a qual pode ser compreendida por qualquer um. Cabe ressaltar, claro ,a curta extensão de cada narrativa(facilitadora de uma leitura mais dinâmica) e a ótima escolha dos julgamentos a qual consegue demonstrar conjuntamente os diversos ambientes e problemas temporais de cada caso enquanto prende o leitor no desenrolar de cada história.

Jesus Cristo, O.J Simpson, julgamento de Nuremberg e o triste fim de Tiradentes, esses são alguns exemplos dos quais você encontrará nessa obra tão repleta de acontecimentos e reflexões as quais são um presente aos amantes de direito e história.

Para mais comentários sobre a obra e outras resenhas, acesse o link: aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-os-grandes-julgamentos-da-hist%C3%B3ria

amanda 06/07/2023

Cheio de altos e baixos, o que é natural pra uma coletânea de artigos de diferentes autores. muitas histórias que adorei conhecer, muitas que adorei relembrar, mas algumas que só deram sono mesmo.

Cortina 06/04/2022

Gostei muita de leitura, tendo em vista que são vários autores, a leitura consegue ser dinâmica e não repetitiva!

Leonardo.H.Lopes 16/04/2023

Para ler, marcar e deixar para consultas da vida acadêmica
Este livro tem a interessante proposta de reunir artigos sobre os grandes julgamentos que marcaram a história como um todo. Existem, como em toda coletânea, textos que são mais interessantes que outros, mas o livro inteiro vale pelo conjunto da obra.

Aqui, encontramos artigos desde julgamentos de celebridades como O. J. Simpson, que achei um dos textos mais bacanas, até o julgamento de figuras históricas como Joana D’Arc, Jesus Cristo, São Paulo Apóstolo e os Templários.

Muito além de moldarem a própria história da humanidade, esses grandes julgamento formaram a compreensão do direito ao longo dos anos, como é o caso do julgamento de Marbury contra Madison, que introduziu no mundo jurídico o entendimento de que o Poder Judiciário pode invalidar atos do Poder Executivo e Legislativo através da judicial review ou controle de constitucionalidade, ou o julgamento de Clarence Earl Gideon, nos Estados Unidos, que teve como mérito o direito de ser defendido por um advogado durante um processo penal. Ambos os frutos desses citados julgamentos americanos estão presentes no direito brasileiro, que consagra o controle de constitucionalidade e cuja Constituição Federal prevê, no art. 5º, LXXIV, que o Estado deve garantir a assistência jurídica aos hipossuficientes.

Além disso, temos artigos para os grandes julgamentos de exceção como o Tribunal de Nuremberg e o Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente, ambos julgando crimes de guerra cometidos na Segunda Guerra Mundial, bem como um artigo sobre o julgamento de Eichmann em Jerusalém, que ficou famoso ao dar à Hannah Arendt o substrato para o desenvolvimento daquilo que a filósofa política chamou de “banalidade do mal”.

Assim, está aí uma coletânea interessante tanto para aqueles que querem entender os bastidores que influenciaram facetas da história e do pensamento da atualidade, quanto para estudantes e operadores do direito. Para estes últimos, especialmente, essa coletânea é um prato cheio para ler, marcar e deixar para consultas da vida acadêmica. Vale a pena observar com cautela os respaldos jurídicos e a crítica feita pelos juízes, advogados e juristas que escreveram esses textos e observar que, sobretudo, “a violação dos direitos começa pelo desrespeito à forma”, como nos foi mostrado no julgamento de Danton durante a Revolução Francesa que simplesmente ignorou as regras processuais da época para levar mais um ex-simpatizante à guilhotina.

melanieteles 24/02/2024

Muito interessante, principalmente os capítulos do OJ Simpson e da Olga Benário. Alguns capítulos deixam a desejar no storytelling, mas nada que atrapalhe muito a leitura. 3.5/5

Raquel1265 10/01/2022

Tem uns 2/3 julgamentos que eu não li mas desde já quero deixar claro como esse livro é PERFEITO!

Lembro que comprei por causa do O.J e fiquei apaixonada na história da Ólga Benário (quem eu já tinha ouvido falar por alto mas nunca tinha lido nada sobre ela).

Muito bom se aprofundar nos julgamentos. Na época que eu comprei lembro de ficar surpresa pq tinha até sobre Jesus, não esperava de verdade!

Everton Godoy 06/06/2022

Muito bom!!
O livro relata vários julgamentos ocorridos na história do mundo.
Particularmente, os que mais gostei foram de O. J. Simpson, Eichmann e A fera de Macabu, pois são as que mais detalham a história e até mesmo a morte ou julgamento dele e mais prenderam a atenção.
Recomendo a leitura para agregar quem quer agregar um pouco mais de conhecimentos históricos!!

Marcus Martins 20/11/2022

Justiça ao Redor dos Séculos
Por meio da análise de diversos casos, esse compilado de artigos posto em forma de livro é uma obra que se propõe ao estudo jurídico e democrático de um conceito que nos é tão caro: a Justiça.

Dos romanos aos brasileiros na ditadura militar, diversos julgamentos são abordados e eles detêm diversos vereditos, da absolvição a condenação.

É uma excelente obra, seja para leigos seja para operadores do Direito, recomendo demais.

Christiane.Leite 02/05/2023

Aqui, encontramos artigos desde julgamentos de celebridades como O. J. Simpson e Eichmann até o julgamento de figuras históricas como Joana D’Arc e Jesus Cristo. Os autores se preocupam em esclarecer o contexto das sociedades em que ocorreram os julgamentos, bem como os elementos que influenciaram nas sentenças proferidas. Não há excesso de linguagem técnica, é uma obra indicada a todos.

Cris 23/01/2021

O livro conta com diversos autores convidados pelo organizador do livro, nele cada autor pensou em algum julgamento que considera relevante ou de grande importância para a história, sendo assim, em breves escritas cada autor escreveu sobre o seu grande julgamento da história, um livro de leitura fácil e objetiva que vale muito a pena ler!!