Explosivo

Explosivo Jane Harvey-Berrick

Resenhas - Explosivo

Thai 28/06/2022

Excelente como livro de ação, péssimo como romance
James Spears é um soldado britânico sem família e vínculos afetivos que trabalha na divisão de eliminação de explosivos. Ele é excelente em sua função, na qual a frieza e a ausência de sentimentos são pré-requisitos para missões bem sucedidas. Ele já vivenciou muitos horrores ao longo de sua carreira, e além das cicatrizes que carrega no corpo, todas essas experiências também moldaram seu caráter e suas opiniões.

Surpresa o atinge ao ser convocado para um trabalho nos EUA, descobre que precisará treinar no menor tempo possível um militar e uma civil para serem infiltrados em uma célula terrorista que tem ganhado cada vez mais adeptos no país.

Ao conhecer seus aprendizes, ele tem certeza que a missão esta fadada ao fracasso, principalmente ao conhecer Amira, uma jovem que atrai sua atenção com seus trajes que a cobrem da cabeça aos pés.

Com poucos recursos e correndo contra o tempo, ele faz seu melhor para instruir Clay um jovem militar de sorriso frouxo e um amor por doces que não combina com aquele propósito e a misteriosa Amira.

Prestes a completarem o prazo que lhes foi dado, James e Amira se veem frente a frente livres de suas armaduras e tendo a noite como proteção e acabam confidenciando suas motivações e segredos mais íntimos que os levou até aquele momento, e buscando aliviar seus temores encontram no corpo um do outro o alívio que precisavam.

Tendo entendido errado os motivos de Amira, James acredita que ela seja uma traidora e acaba sendo mantido preso pelo chefe da missão a fim de não atrapalhar os planos que já estão em andamento.

Já infiltrados, Clay e Amira conseguem levantar informações importantes que serão úteis para evitar futuros ataques terroristas, no entanto, acabam sendo descobertos. Clay quase perde a vida, mas é Amira que sofre as piores consequências, ela é agredida e violentada de diversas formas, tendo seu corpo utilizado para carregar bombas que pretendem ser explodidas na Times Square.

James consegue com a ajuda de Clay chegar e salvar a jovem de um fim trágico e evitar a explosão, não sem danos físicos e psicológicos no entanto.

Toda essa jornada de terror resulta em diferentes conclusões e ações, e mesmo existindo sentimentos, atitudes tomadas serão responsáveis por mudar a vida deles a partir dali de forma irreversível.

*******************

Como livro de ação, a autora entregou tudo, uma pesquisa minuciosa, uma escrita repleta de detalhes que te levam a vivenciar profundamente as experiências dos personagens. No entanto, como livro de romance deixou muito a desejar.

A construção do James foi maravilhosa, um personagem cheio de camadas e profundidades, erros e acertos o tornaram muito humano, e o livro é em geral a jornada que ele percorreu até chegar ao momento que o leva ao limite.

Já Amira me causou sentimentos contraditórios, ao mesmo tempo que suas ações pareciam ser justificadas por suas vivencias, ela tinha atitudes imaturas e impensadas pra uma mulher adulta.

Clay foi um presente para a trama e garantiu uma leveza necessária e uma ponte imprescindível entre todos eles.

Enfim, um livro que te leva a refletir sobre os conflitos de guerra, as intolerâncias religiosas, as perdas que muitos enfrentam estando em meio ao fogo cruzado, sobre perdas e como cada um enfrenta a dor e o sentimento de luto. Recomendo a leitura, porém venha sabendo que nem sempre um final feliz te espera na última página.

Fran 29/12/2018minha estante
Você expressou meu pensamento. O final desestabilizou a classificação como romance. Amira não convence. Nem mesmo entendi qual a posição dela na história. Algumas pontas soltas. Espero que a continuação explique alguns pontos pra mim. Como drama, excelente.

Glauci 19/08/2019minha estante
Amira foi uma personagem mega mal construida! detestei ela desde o começo e essa causa não me convenceu. aff ... mas se quero ler a continuação? obvio kkkk

Thai 28/06/2022minha estante
Excelente resenha, resumiu grande parte das emoções que o livro me causou.

Débora 29/05/2020minha estante

Rafa 29/05/2020minha estante
??

Thai 28/06/2022minha estante
O titulo da resenha resumiu tudo kkkkk

Rose 02/11/2018

James Spencer é especialista em desativação de bombas do exército britânico. Um dos melhores em atividade. Por conta disso, foi destacado para uma missão secreta, onde estaria trabalhando ao lado de um grupo americano.
Sua missão era ensinar duas pessoas, Clay (militar) e Amira (civil muçulmana) a construírem bombas.
Ambos seriam infiltrados em uma célula terrorista que estava em solo americano para desarticularem as ações planejadas e prenderem todos os envolvidos.
Não seria nada fácil, até por conta do tempo disponível. As dificuldades aumentava quando Amira entrava nesta equação.
Ele não conseguia decifrar Amira e muito menos o que sentia em relação a ela. E tudo piora quando ele descobre que o irmão tão amado de Amira, que trabalhava como médico na Síria, foi morto em um ataque americano.
E agora, quem era está mulher? Amigo ou inimigo? Quais as verdadeiras intenções dela? Quem estava por trás desta missão secreta?
Confiar pode ser um erro fatal, mais do que a carreira, a própria vida estava em jogo. Um enredo de vingança, amor, fé, amizade, perda e superação, onde o sangue mancha as mãos de todos, e política e religião andam juntos.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

@deborah.mrodrigues 01/12/2018

Um livro digno do nome - EXPLOSIVO
Eu estou simplesmente sem saber o que falar após terminar a leitura.
Um livro que trás emoções conflitantes diante de todo o cenário inóspito, de todo o horror que sabemos ser a realidade dos países que vivem em conflito.
A leitura me trouxe um conhecimento que eu não tinha e que foi muito bem abordado.
Um relacionamento como o de James e Amira surgir num cenário tão intenso é extremamente improvável, mas a Jane criou uma história incrível, realista, que faz vc sentir que está naquele lugar vivendo tudo com eles.
O final me pegou totalmente desprevenida, me deixou meio sem chão ?, mas consegui entender (ou acho que consegui hahaha) o rumo que a autora quis dar, mas sei que preciso da continuação.

Glauci 19/08/2019minha estante
com certeza! Concordo com o que vc disse, mas por que vc acha que Amira não morreu? Achei tão crua a motivação dela para entrar nessa ... ,mas enfim. quero ler o proximo que deve lançar por agora.

Ale Salvia @estantedaale 14/03/2021

"Explosivo" no blog Estante da Ale
James é um especialista em desarmar dispositivos explosivos. Ele vive sempre a beira da morte, já que um deslize pode significar um desastre total. Quando ele é solicitado em uma missão ultrassecreta, o que ele menos esperava era se apaixonar por Amira, uma muçulmana que se infiltrará num grupo terrorista.

A obra até pode ser um romance, mas a ação e as reflexões sociais propostas devem ser levadas em consideração. Diferenças culturais, escolhas pessoais, destino são apenas alguns dos pontos que esse primeiro volume da duologia aborda. O trabalho de pesquisa é impressionante, já que os termos, as descrições militares são muito bem colocadas e desenvolvidas.

Sobre o que eu achei? O tombo veio. O final dessa obra me pegou totalmente desprevinida e eu JURO que não esperava. Impactante e com aquela dose de vida real necessária.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/03/lidos-e-nao-resenhados-1.html

Livia.Moraes 04/05/2021

Sem palavras
Estou sem palavras que descrevam as minhas emoções.
Entendo o final do livro e a mensagem que quer passar, mas não concordo.
Por outro lado a vida nem sempre é da forma que gostaríamos.
Em geral, achei interessante.

Manuela 15/01/2019

Não me conquistou pela narrativa pouco sólida de uma autora que sei que pode bem melhor.

Bia Santana | Viciados em Leitura 11/06/2019

Muito bom!
Olá, pessoal. Depois de alguns dias tentando absorver essa leitura, estou eu aqui para falar um pouquinho sobre Explosivo, meu primeiro contato com a querida e simpática, Jane Harvey-Berrick.

Tive o prazer de encontrar duas vezes a Jane, nas duas edições do The Gift Day que eu fui (evento organizado pela The Gift Box Editora). A Jane é um doce, super atenciosa com os leitores, mas na hora de escrever… a doçura toda é deixada de lado, porque a mulher pesa a mão bonito.

"Vi Amira apertar os olhos. Aprendi a ler muito aqueles olhos escuros e expressivos, talvez porque era tudo que eu conseguia ver."

Em Explosivo nós vamos conhecer James, um soldado britânico especialista em explosivos, que não tem família nem ninguém que o prenda a uma vida fora do exército. Ao ser enviado para os Estados Unidos para ajudar numa operação super secreta, ele conhecerá pessoas que mudarão completamente a sua vida.

Amira é uma muçulmana que mora nos EUA já há algum tempo, mas nunca seguiu as exigências extremas impostas de sua religião. Tudo isso muda quando seu irmão é estupidamente morto em um ataque na Síria.
Após esta grande perda, Amira mergulha num luto que a faz não aceitar o ocorrido, e é aí que ela decide honrar a memória de seu irmão.

"Achei que eu fosse vomitar. Nas últimas semanas, Clay tinha sido a minha rocha - agora eu estava sozinha com um assassino de sangue frio, um homem cujos sonhos doentios o faziam querer matar o maior número de pessoas da forma mais eficiente possível. Nunca senti tanto medo."

A missão de James é treinar o militar brincalhão Clay e Amira, para que ambos possam se infiltrar em uma célula terrorista que já se sabe, está em solo americano. As circunstâncias são tensas, o tempo é curtíssimo, e James precisa ensiná-los a identificar possíveis bombas em todo e qualquer ambiente, a montar e desarmar bombas, e passar todo tipo de informação que possa ajudá-los numa missão tão imprevisível e perigosa como essa que enfrentarão em breve.

Eu nunca havia lido nada parecido, o único contato que eu tive com algo do tipo, foi assistir a série Homeland, que conta a história de um sargento desaparecido em ação, que é recebido como herói quando volta aos Estados Unidos depois de passar oito anos em cativeiro no Iraque. Há uma agente da CIA, a Carrie, que não acredita na história e acha que ele pode estar conectado ao grupo terrorista Al Qaeda. Então, ler esse livro tão imprevisível, que te faz pensar uma coisa e te leva para um caminho completamente diferente, que você não imaginava, foi uma grata surpresa, eu curti de verdade.

"Um homem mais sábio teria entendido o recado, mas a vida poderia ser bem curta, terminar de repente, brutalmente - e eu sabia o que eu queria. Eu sabia quem eu queria."

Se você imagina que este é só mais um romance com pegada hot por conta da capa, deixa eu te dizer uma coisa: você está completamente enganado! Explosivo é um drama intenso com uma trama de vingança, perda, fé, amizade, superação e amor, que te prende e te surpreende. E com aqueeeele final!!

Eu só posso contar os dias para ler o segundo livro!

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2019/02/resenha-472-explosivo-jane-harvey.html