De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

Danii 16/11/2018

Gratidão
Isso aqui não é uma resenha. É a opinião de alguém que terminou de ler um livro há cinco minutos (ok, um pouco mais) e precisou escrever algo ou não pararia quieta. Então relevem.

Uma das coisas que eu mais admiro em livros é quando eles nos fazem rir, chorar e aprender sem ter exageros (sem milhares de dramas que, em vez de nos emocionar, nos irritam), que te fisgam pela história, pela narração, pelos personagens, pelo que te ensina... E senti isso tudo lendo esse livro.

Ele me fez emocionou e me conquistou na medida certa. Tem doença? Sim. Tem drama? Sim. Chorei lendo ele? Sim. Mas eu terminei ele sorrindo e grata por ter o lido.

Porque mesmo sendo um livro sobre uma protagonista com esclerose múltipla, vai além de falar disso como um relatório médico, ele traz sensações, medos, receios, emoções, sentimentos... É uma visão de alguém que vive na realidade e não só na teoria.

"Deveríamos viver todos os dias como únicos, sem preguiça para não gerar arrependimentos."

Passa bem a mensagem de que a sua vida continua mesmo se você descobrir que tem uma doença. Que a doença não é você, é só algo que faz parte do seu crescimento. Que você é mais que um diagnóstico. Que temos que viver cada dia como se fosse único.

"? Todos temos uma história triste pra contar, Mit. (...) Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer."

A gente se conecta com a protagonista. Queremos ser amigos dela. Queremos fazer tsurus (não que eu tenha conseguido ainda). Queremos tomar cappuccino. Queremos roubar o namorado dela, rs. E no final queremos abraçar os personagens e a autora.

Então se eu fosse resumir o que senti lendo o livro em uma palavra, ela seria "gratidão".
Obrigada, Marina.

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem"
Marina Mafra 16/11/2018minha estante
Tão Tão maravilhosa! Vou guardar você em um potinho com o Dimi, gostou?haha Mais uma vez, muito obrigada por todo carinho com o livro, Danii! *-*

Marina Mafra 19/11/2018minha estante

Danii 28/11/2018minha estante
Eu que te agradeço por esse livro lindo (e por criar o Dimi kkkkk). E obrigada, assim nunca vou sair desse potinho ?.

Marina Mafra 28/11/2018minha estante
Haha jamais! Eternamente guardada no potinho com o Dimi! Linda! *-*

Danii 09/12/2018minha estante
?????

Ariana.Souza 08/01/2019

"Um faz de conta de verdade"
Como abordar a conscientização da esclerose múltipla numa história envolvente? É o que De Repente Esclerosei (DRE) nos traz.

Mitali cativa com sua liberdade, sua força, seu amor por aqueles com quem convive e sobretudo pela sua paixão em viver, despertada sempre pelos seus planos em direção aos sonhos.
Seu pai, Maurice; a amiga-irmã "dramática" e tão amada por Mit, a Aurora; Dimitri, o deus grego que caiu do céu e permanece na vida de Mit como um anjo, um porto seguro; Filipi, que chegou na vida de Mit através de Rora e se tornou um grande amigo; tia Léia, que mesmo "in memorian" na história, revela muito sobre Mit, em especial a gratidão. Estes e outros personagens (é claro, não menos importantes) ajudam a autora a nos trazer o dia-a-dia, os sintomas, as dificuldades, as necessidades e tantos outros fatores com os quais Mit se deparou com o início e o diagnóstico da esclerose múltipla. A autora nos traz isso de uma maneira tão intensa que quando se percebe a história não vem mais até você, você está totalmente dentro dela: na livraria onde Mit trabalha; na praça em frente a livraria; no parque para levar Lila para passear; no apartamento a noite, tomando um chá quente; na casa rosa...

DRE é um livro que deve ser lido. Um livro que tende a ser aquele que você deixa na cabeceira para ler e reler, tantas vezes quantas quiser reencontrar Mit e todos os outros.
Um livro que me fez resenhar, me deixou inquieta externa e internamente!
Marina Mafra 09/01/2019minha estante
Aaaaaaa! Que amor, Ari! Tô encantada com essa resenha, essas palavras! Você é maravilhosa! *-*

Ariana.Souza 09/01/2019minha estante
Nhaaaa!!! Eu não ia sossegar se não escrevesse! Minha primeira resenhinha tinha que ser tão especial (não pela escrita, mas a que ela se refere), DRE é um marco na minha vida! Agora não estou aguentando a ansiedade para enviar o livro pra Jô! Ainda não enviei x) Mas é que quero preparar tudo com muito carinho! DRE e vc são muito especiais!!! ?

Marina Mafra 10/01/2019minha estante
Ansiosa pra saber o que a Jô vai achar! *-*

Ariana.Souza 10/01/2019minha estante
Te mantenho atualizada! ;) :D

Coisas de Mineira 28/05/2019

Hoje estou aqui pra falar sobre o livro não-biográfico ” De Repente Esclerosei “, lançado de forma independente no segundo semestre do ano passado pela autora Marina Mafra. Para começar essa conversa, vamos voltar um pouquinho no tempo… Há algum tempo, antes mesmo de escrever aqui, acompanho alguns blogs e instagrans literários e sempre achei lindo o trabalho e a dedicação do pessoal para esta atividade, muitas vezes não tendo retorno nenhum, nem mesmo dos próprios seguidores.

Alguém que sempre se destacou pra mim foi a Marina do @resenhandopormarina, inicialmente pela nossa compatibilidade na paixão por funkos pop, pelo bom gosto de seus posts e quotes, livros escolhidos, cenários montados… Porém, uma coisa que eu nunca iria imaginar é que me identificaria ao escutá-la falar (direta e indiretamente) sobre seu diagnóstico de Esclerose Múltipla.

“Tudo que vivi me mudou. Ainda me sinto grosseira e inconveniente, mas a doçura que carrego comigo foi por abrir as portas para o amor…”

Mitali Montez é uma jovem independente que possui o emprego que a faz feliz. Possui apartamento, carro e mora com a amiga de infância Aurora, a quem considera uma irmã. Tendo saído cedo da casa dos pais e sua mãe já falecido, tem pouco (ou nenhum) contato com seu pai Maurice, resultado de anos de um relacionamento difícil.

Mas a vida estável de Mitali sofre um abalo quando ela começa a sentir algumas crises de formigamentos nas pernas, uma fraqueza e algumas sensações que ela não sabe explicar. E em meio a esse turbilhão de incertezas ela irá encontrar o amor, em várias formas, rostos e intensidades, alguns da forma que ela nunca sonhou, no entanto sempre precisou.

A história de Mitali não é sobre alguém que tem Esclerose Múltipla. Assim como John Green diz sobre sua personagem em “A Culpa é das Estrelas”, ser diagnosticada com alguma doença não é a definição de quem você é. E essa talvez seja a minha maior surpresa e identificação. A vida não pausa para que você assimile uma mudança, nem te poupa da vivência, do cotidiano, ou de mais dificuldades e tristezas por consideração à última que você recebeu.

“Esse discurso de dádiva não consola ninguém. Você não trocaria de lugar comigo, e se estivesse no meu lugar, não se sentiria privilegiado.”

Todos os personagens de De Repente Esclerosei foram muito bem construídos, estabelecendo relações reais, sem vitimismo ou favoritismo, situação que com certeza a personagem principal encontraria na vida real. O pai Maurice e sua bagagem emocional carregada, a amiga Aurora e suas críticas e cobranças pesadas, o namorado Dimitri com a proteção e respeito às escolhas da mesma (às vezes um pouquinho de lentidão).

Outro cuidado do livro De Repente Esclerosei é o de não servir como um manual de diagnóstico, listando sintomas e características para a definição da doença ou o melhor tratamento para tal. É possível perceber o cuidado a todo o momento em ficar claro que o diagnóstico da Esclerose Múltipla é criterioso e passa por etapas, além da doença se manifestar de diferentes formas em cada paciente, não sendo correta uma comparação ou generalização de estágios.

Preciso falar sobre a autora. Como eu disse a história não é biográfica, porém Marina descreve de uma forma muito interessante no começo da historia a sua relação com Mitali “Isso não é uma biografia, muito menos totalmente ficção. Alguns momentos felizes foram reais. Os tristes, descrevi como gostaria que tivessem sido”. Essa aproximação entre as duas trouxe verdade para as situações vividas pela personagem, as sensações, os medos, as inseguranças. É um olhar real de quem “De Repente” teve que se reinventar. E é isso que a Mitali nos mostra.

“Basicamente, uma célula do meu corpo começou a aparentar risco para as demais, que começaram a atacar a coitada, sem motivo algum. Seria cômico se não fosse o meu próprio corpo, brigando com ele mesmo e me causando danos, por ter se equivocado.”

Podemos pensar que o livro vai abordar toda uma trajetória de luta contra a Esclerose Múltipla, porém é muito mais que isso. Ele nos mostra através do olhar sensível da autora toda uma vida que segue com a Esclerose Múltipla, vida esta que não é definida e nem interrompida pela doença e sim adaptada. Vista como um presente.

Há 15 anos atrás o meu avô “de repente esclerosou”, um tipo diferente do de Mitali, uma um pouco mais impiedosa que não o deu muito tempo para lutar, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica, aquela do Desafio do Balde de Gelo), mas as armas que teve ele usou. Se hoje talvez você não saiba qual é, pense na época… Ninguém sabia. A falta de conhecimento foi nossa grande inimiga. No entanto, eu sei dizer a vocês exatamente o que aconteceu e por isso comecei esse texto dizendo que nunca imaginaria que esta seria uma forma que encontraria pra me identificar com a Marina láaaa do lindo instagram literário.

Ela foi extremamente acertiva ao escrever que de repente a esclerose surge, de repente o seu pé “dobra dentro do próprio sapato e você cai” (algo que ele também disse e eu nunca esqueci), de repente você está querendo que a pessoa se esforce mais para dar um passo firme, tente um novo tratamento (quantas vezes eu fui Aurora?), de repente você quer que a pessoa pare a vida pra ficar em casa protegida…

“Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher.”

E é por isso que ao final da leitura eu digo a vocês que valorizem o presente da vida que lhe foi dado. Use e abuse dele. Seja, faça, tente, caia, levante e se conheça. Indico a leitura a todos, para que sempre que for necessário possam se encorajar, se reinventar e lutar. Lutar por você, por quem você ama, ou como disse a própria autora “Por todos aqueles que não podem mais”.

***O livro físico De Repente Esclerosei pode ser adquirido diretamente com a autora em www.marinamafra.com ou @livrodre. O e-book pode ser adquirido pela Amazon. Não deixem de conferir também o Instagram Literário da Marina Mafra @resenhandopormarina.

Por: Karina Rodrigues
Site: www.coisasdemineira.com/resenha-de-repente-esclerosei-marina-mafra/
Marina Mafra 03/06/2019minha estante
Obrigada! *-* s2

Coisas de Mineira 04/06/2019minha estante

Coisas de Mineira 04/06/2019minha estante
s2

Marina Mafra 21/09/2019minha estante
Eu acabei de reler sua resenha e vi que está diferente o Instagram, lá não mencionava seu avô. Eu sinto muito pelo que passou com ele. Mas saiba que o maior pecado das "Auroras" da vida é amar demais e isso é facilmente perdoado. Tenho certeza que você o encheu de orgulho. =') um beijo

Lary Crusinski 30/11/2018

Um livro lindo, doce, apaixonante, cheio de histórias incríveis e uma lição de vida maravilhosa.
De repente esclerosei, nosso querido DRE, é um livro tocante, um livro feito para conscientizar sobre a esclerose múltipla, mas não de uma forma pesada, ele nos trás informações sobre a doença, de uma forma clara, de uma forma que torna tudo leve e tocante, além de ter tudo isso misturado a um romance maravilhoso, personagens incríveis, histórias tocantes e inspiradoras, uma personagem principal cheia de garra e força. DRE nós trás uma história que nos ensina sobre amor, sobre perdão, sobre família, sobre a importância de ter pessoas incríveis ao seu lado, sobre a importância de se cuidar, sobre como vale a pena abrir espaço na sua vida para as pessoas, sejam elas novas na sua vida ou quem já fez parte do seu passado, são tantas lições, tantas  coisas maravilhosas que esse livro nos trás, que é até difícil dizer tudo em palavras. E sabe o que torna tudo ainda melhor ?! A maioria das histórias aqui contadas, são reais. A escritora trás sua experiência em diversos momentos para a escrita, ela escreve com todo o coração e entendimento de quem já passou por tais situações e de quem é paciente de esclerose múltipla, então você sente todas as emoções da história, ela nos permite conhecer mais dela através da Mitali, ela nos permite conhecer uma personagem incrível, que nos remete força e coragem, imagino que isso venha de quem a autora é também.

"Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer." Cap. 19

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem." Cap. 27

DRE foi um livro que me trouxe diversas emoções, que me fez chorar, me fez aprender sobre EM, me fez rir, me fez amar cada personagem, me fez querer entrar no livro em diversos momentos e abraçar os personagens, me fez pensar sobre minha vida e o que pode ser dela amanhã, e o que estou fazendo dela agora. Me fez entender que o perdão deve ser dado as pessoas, e que isso é muito importante para nos construir como pessoas, me fez entender a importância das pessoas especiais em nossas vidas e  me fez ver que nossa única limitação na vida somos nós mesmos, que não há nada que possa nos impedir de ser quem nascemos para ser, e que não importa quais obstáculos a vida te impõe, você é mais forte que tudo e pode superar.  Para finalizar deixo a citação final do livro, que amo de paixão "Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Leiam DRE e se apaixonem comigo por essa história linda, encantadora e apaixonante.
Marina Mafra 30/11/2018minha estante
AIMEUDEUS! *-* Que resenha perfeita! Sinto que foi além da leitura e entrou na minha alma captando até o que eu nem sabia que tinha transmitido. Muito obrigada por ter lido e por todo esse carinho, Lary. Beijos s2

Lary Crusinski 01/12/2018minha estante
Você acredita que foi minha primeira resenha ? Kk
Nunca tinha escrito, mas seu livro tocou tão profundamente que precisei falar algo sobre. DRE merece muitas resenhas lindas, e muitos elogios, pois é tudo o que escrevi e muito mais.

Deixa eu abrir vaga de resenhista no blog!haha Arrasou! *-*

Lary Crusinski 07/12/2018minha estante
Apenas amaria isso ? kk
Obrigada Má, sua linda *-*

Lanna 01/12/2018

Um amor em forma de livro...
Terminei essa história com um sentimento de gratidão por ter dedicado meu tempo a essa leitura, todos deveriam ler, agora mesmo queria indicar a todas as pessoas próximas ou não, que tenham ou não passado por momentos ruins e difíceis. Foi uma experiência maravilhosa para mim, chorei de tristeza pelas situações vividas por Mit, e de extrema alegria, senti meu coração apertar, acelerar, e ficar mais leve, amei os personagens como amo amigos próximos.
É um romance, e as cenas com o Dimi são bem melosas, mas com o decorrer da história o Dimi acabou conquistando o meu coração. Ele sempre fez de tudo pela Mit e pra que ela se sentisse bem. No entanto a história não é o romance, é muito mais do que isso, muito mais do que "apresentar" a doença de uma forma simples, é uma amostra da vida, dura, difícil, mas também feliz, simples, cheia de pessoas maravilhosas que mesmo com seus defeitos tentam o melhor pelo outro.
Desde as primeiras páginas eu soube que o livro me tocaria, mas não imaginava o quanto. Foram tantas emoções e tantas lições, de amor, amizade, perdão, gratidão, ter vontade de viver e vencer mesmo que nada der certo nesse momento, logo tudo se encaminha da melhor forma possível. Nenhum problema na nossa vida é tão grande que não possa ser enfrentado. E o momento em que li também foi o certo, precisava mesmo dessa história e toda a força da Mit, e da Má. Obrigada Marina por todos os sentimentos proporcionados por essa linda história, e obrigada a todos que a incentivaram e não te deixaram desistir. ???
Marina Mafra 05/12/2018minha estante
AAAAAAA! Que linda! Muito obrigada por ter aceitado o Dimi!hahahh Sei que não foi fácil! Foi delicioso te ter na leitura, como fiquei feliz por ter gostado! Super beijo

Lanna 06/12/2018minha estante
Sempre será uma história especial pra mim. Bjos.

Marina Mafra 06/12/2018minha estante
S2

Camila 15/01/2019

Tantas estrelas quanto eu puder dar
Se existe uma coisa que me incomoda nos sick-lits é a forçação do tema e, não me entendam errado, essa é uma tendência que eu amo (ler ou escrever), especialmente pela carga dramática.

Acontece que o drama, intrínseco ao gênero, tem sido usado deliberadamente por muitos autores por aí com o descarado propósito de chamar a atenção...

~Não que eu esteja julgando~

_cof_

...Muitas vezes sem o menor cuidado de pesquisar o assunto a fundo.

Daquele jeito que a gente vê de longe que é uma forçação de barra, sabe?

É claro que não é preciso muito esforço para notar que esse não é o caso de DRE. Em especial quando a gente sabe que a autora manja do tema, já que viveu na própria carne as experiências da protagonista.

Legal, que lindo.

Só que esse não é o ponto alto do livro.

A Marina não só descreveu um assunto que conhecia para trazer lágrimas e entreter quem quer que estivesse do outro lado (não que haja mal algum nisso), ela não só trouxe visibilidade a uma doença que poucos (incluam a mim nesse pacote) conheciam qualquer coisa a respeito, além do nome.

É, não foi só isso, não.

A concretização desse livro não é só uma questão de enredo emocionante, ou personagens reais, ou o surgimento de uma nova voz na literatura nacional.

Esse livro é uma lição.
E não apenas sobre esclerose múltipla.

Mas sobre como a vida pode ser muito mais do que a gente pensa, e ao mesmo tempo... muito... menos.

Sobre como a gente nunca sabe se vai estar vivo no final do dia, se vai estar, sequer, andando.
Se nossos pais estarão lá nos esperando.

Sobre como guardar mágoas não faz o menor sentido.

Sobre como as pessoas que mais nos importam podem não estar lá quando mais precisamos.

Como elas podem não sair de lá, mesmo quando tentamos.

Como não interessa o quão ansiosos sejamos, continuamos sendo passageiros, e o que realmente importa é o que fazemos com o tempo que temos.

Sobre como existem caras para quem realmente vale a pena entregar nosso coração.

Sobre como cada single lágrima que a gente derruba pela personagem um dia caiu do rosto de uma garota de verdade que, apesar de tudo, vê na própria vida um propósito.

Só por isso (e por tudo isso) esse livro merece tantas estrelas quanto eu puder dar.
Marina Mafra 15/01/2019minha estante
Peloamordedeus! Eu tô em choque!!!!! Caramba, Cá, você me desmonta assim. Você ter lido já acelerou meu coração, ter gostado me fez ganhar o ano, mas pra essa resenha eu jamais teria me preparado. Foi como ler uma obra sua, só que só pra mim. Muito obrigada por ser você, por me inspirar, mesmo quando acha que está me assustando.haha Eu te amo demais, com todo significado que essa frase carrega, pois vejo Deus em você, em cada ato precipitado! Você é maravilhosa. Um cheru. S2

Camila 15/01/2019minha estante
Você não acha que me fez chorar o suficiente não, menina? S2

Marina Mafra 15/01/2019minha estante
Hahaha sua linda! S2

Leila 04/11/2018

♥ Uma história intrinsecamente humana ♥
“— (...) algo em você me chama. Feito ímã. — Olhava minha mão, enquanto falava. — E eu precisava ficar mais perto, para entender o motivo.” (Capítulo 3)

Sabe aquele livro cuja premissa te atrai como se fosse um ímã gigante? “De Repente Esclerosei” me causou exatamente essa sensação quando escutei sobre ele a primeira vez. Eu necessitava conhecer de perto a história da moça do interior que, após uma cota grande de sofrimento, rumou para a cidade grande e seguiu em frente, sem saber o que o destino ainda lhe reservava.

Com uma narrativa bastante humana e intensa, Marina Mafra nos conduz a uma jornada de autodescoberta, amadurecimento e o despertar para o que a vida é em toda sua essência através do ponto de vista de Mitali Montez, paciente de Esclerose Múltipla.

A autora traz uma proposta bastante interessante sobre algo que a maioria desconhece. Nos conscientiza a respeito de uma doença que não mata, mas transforma de muitas maneiras a vida de quem a tem. Os primeiros sintomas, o diagnóstico, a aceitação, a adaptação e todo o impacto disso, não só em relação ao paciente, mas naquelas pessoas que fazem parte do seu mundo.

Temas como perdas, relacionamento entre pais e filhos, amizade e conflitos familiares estão presentes nessa trama que veio com força total para nos ensinar o quanto devemos dar valor a cada pedacinho da nossa existência. E, claro, o que não poderia faltar numa trama que traz o lado mais humano possível de suas personagens: um romance arrebatador, daqueles que aquecem o coração e nos mostram que nunca estamos completamente sozinhos.

Leitura necessária. Indico muito! ♥

site: https://www.instagram.com/vampliteraria/
Marina Mafra 04/11/2018minha estante
Aimeudeus!!! Que lindo tudo isso! E que honra ter uma resenha sua, minha marlinda! Te amo por demais. Obrigada por todo apoio! Cheru

Leila 05/11/2018minha estante
Nem todos os caracteres do mundo seriam suficientes para postar quão grandioso ele livro se tornou para mim. Te agradecer nunca será o bastante. Mitali é um exemplo de vida e eu a amo muito.? O livro imita a vida! Hahaha TE AMO GIGANTE, Minha Miúda MArlinda!?

Déborah Tesser 30/11/2018

Brilhante, sensível, maravilhoso!
Mit e Dimitri juntos nessa estória incrível, cheia de ensinamentos.
Em algumas centenas de páginas, Marina Mafra conseguiu nos fazer sorrir, chorar, temer, amar, se compadecer e acima de tudo, a respeitar ao próximo aceitando escolhas que diferem das nossas.
Não consegui parar de ler até chegar na última página. Vale MUITO à pena conhecer!
*-* Dé, muito obrigada! Que felicidade você ter gostado! Beijo gigante s2

Marina Mafra 09/01/2019minha estante
Sua linda!!! Muito obrigada! *-*

Rafa Hitomi 10/11/2018

De Repente Esclerosei
“A vida acaba em um piscar de olhos. Já ouviu essa frase? Foi literalmente o que eu senti hoje. Se eu não tivesse acordado após a anestesia, o que eu teria feito da minha vida até aqui? Como viver sem saber quando será a última vez que fecharemos os nossos olhos? Consegue entender?”.

Mitali é uma jovem que mora com sua melhor amiga Aurora e trabalha na Braga Nobel, um local onde você toma café e lê livros. Tem o passado triste assim como Rora, porém construíram um carinho uma pela outra a partir dessa dor.

É então que alguns formigamentos surgem, começando pelos pés, e Mit procura médicos, mas seu “trauma” por hospitais dificultava certos exames. Digamos que, ao cessar os sintomas, Mit não procurou especialista para descobrir o motivo. Nesse meio tempo, ela conhece Dimitri, o novo gerente do café/livraria, e sim, é atração à primeira vista para ambas as partes. No entanto, seu pai ausente retorna tentando criar um novo vínculo com a filha.

No decorrer da estória, o romance fica seguro, diferentemente do seu corpo que muda gradativamente. É então que vários incidentes ocorrem, abalando toda a estrutura física e emocional da protagonista.

Como será o futuro com a Esclerose Múltipla? Será que tem um futuro? E os sonhos? As possíveis conquistas? Mitali lidará de que forma com tantos eventos em sua vida? E claro, o que seu pai quer depois de tantos anos afastado?

site: https://rasgaapagina.com/?p=319
Marina Mafra 11/11/2018minha estante
Que delícia! Não canso de ler suas palavras! Estarão sempre no meu coração! Gratidão eterna pela atenção e carinho com a minha história, Rafa! Um beijo

Rafa Hitomi 11/11/2018minha estante
Obrigada pelo carinho e pela atenção também! Te desejo todo o sucesso do mundo. Que venham mais e mais histórias!!!

twitter: @PromocoesPA 13/01/2019

De Repente Esclerosei | Por @minhasecretapoesia
[ #ResenhaMSP | De Repente Esclerosei | Marina Mafra | 269 páginas | Publicação independente | Nota: 4.8/5 ]

"[...] a vida é como uma revoada de tsurus... ela deve ser vista sempre como um belo presente. Uma dádiva."

Mitali Montez possui um passado com uma bagagem triste, assim como sua amiga de infância, Aurora. É nela que Mitali encontra apoio nos dias difíceis, o que ela precisará, com a reviravolta que acontece em sua vida: um diagnóstico que muda tudo, um amor inesperado e a bagagem que vem com a chegada de seu pai, anos depois. Não será preciso somente coragem, mas também força para enfrentar tudo, se auto-descobrir e perdoar.

"De Repente Esclerosei" foi uma leitura que ultrapassou minhas expetativas. Se você leu a sinopse e imaginou somente mais um clichê, se enganou. Esse livro traz, além do clima romântico e de uma dose certa de drama, informações importantes sobre a Esclerose Múltipla. Além de uma agradável leitura, foi uma fonte de informação sobre um assunto que não vejo sendo citado em muitos livros atualmente.

A autora conseguiu explorar bem os personagens, seja principal ou secundário. Conhecemos a história de Mitali, de Aurora, temos boa participação de outros personagens citados. E outra coisa que gostei, foi o fato de ela ter escrito situações reais. Não está sempre bem, mas tudo bem, vamos levar um dia de cada vez.

A leitura fluiu tão bem que nem vi o tempo passar, enquanto estava imersa na história. Me emocionei com Mitali, me coloquei em seu lugar e senti como se fosse sua amiga próxima. Ela nos mostrou, através de seus receios, como é importante se informar e obter ajuda. Estender a mão e receber a ajuda de volta, é essencial.

Livro assim me faz ter mais apreço pela vida. Isso é o que a personagem principal me passou em vários momentos durante a história. Celebre e agradeça pelo simples - mas maravilhoso - fato de viver. E Mitali lutava por isso, celebrando cada avanço. Foque na gratidão, dê um passo de cada vez.

Indico muito a leitura a todos! Que vocês também se encantem com essa história
Marina Mafra 14/01/2019minha estante
*-* Obrigada, coisa linda! S2

twitter: @PromocoesPA 14/01/2019minha estante
Eu que agradeço por ter escrito esse livro!

Leticia 12/11/2018

Maravilhoso!!
Estou na metade e posso dizer que se não fosse minha falta de tempo causada pelo trabalho, já teria terminado. Fiquei muito presa a leitura e sempre que o dever me chama, sofro em ter que deixa-lo. Acho inspirador a sua coragem de escrever sobre a sua doença, por coincidência, uns dias antes de você comentar sobre sua esclerose, uma conhecida descobriu a doença e estava internada. Passei a pesquisar sobre esclerose múltipla e logo depois vi seu post. Comecei a ler o livro não só por curiosidade em saber como é essa doença, como para poder presentear a minha amiga com o livro. Não vejo a hora de ter físico! Parabéns.
Marina Mafra 12/11/2018minha estante
Que Maravilha! Muito feliz por estar gostando! Sinto muito pela sua amiga! Espero conseguir te passar bem a visão do lado dela. Ela está bem? Já saiu do hospital?

Leticia 13/11/2018minha estante
Oii. Já está melhor e saiu sim.

@eu_sandroka 13/11/2018

Lindo projeto.
Conhecia a Marina por suas resenhas no Instagram... Soube então desse lindo projeto a que ela estava se dedicando, e desde sempre torci para que fosse - e seja - bem sucedido.
Obviamente gosto de sua escrita, e ainda assim a ficção baseada em realidade me surpreendeu positivamente. Leve, fluida, nuances bem delineadas nos personagens... Que delícia de leitura.
Vale como romance por si só. Vale como alerta sobre quão importante a empatia é. Vale como apoio pra quem tem que lidar com.
Recomendo.
:-)

site: https://www.instagram.com/livrodre/
Marina Mafra 14/11/2018minha estante
Que linda!!!! Amei amei, essas palavras! Muito obrigada, San! Um beijo *-*

@eu_sandroka 14/11/2018minha estante
S2

Min 18/11/2018

Merece mais que cinco estrelas

Com uma capa linda e um pouco mais de 250 páginas, a história mais inspiradora que li esse ano é repleta de lições. Os personagens são um amor e parecem reais, então a identificação é imediata. É um daqueles livros que quando começamos não dá vontade de parar porque a leitura é muito gostosa, nem vemos o tempo passar.

A Marina escreve maravilhosamente bem e cumpre seu papel ao conscientizar, mas mais do que isso, sensibiliza o leitor de uma maneira que fica impossível não se colocar no lugar dos portadores da doença e refletir. Muitos sentimentos vem á tona, principalmente o de gratidão, e é isso que torna a obra tão especial.É uma indicação para todos os que desejam aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/BqUX_9rAd2x/
Marina Mafra 18/11/2018minha estante
Coisa linda! *-* Muito obrigada, princesa!

Marina Mafra 19/11/2018minha estante
Obrigada, mais uma vez, gatona! *-*

Perin 30/11/2018

DRE e suas muitas emoções!
Não seria uma resenha mas uma opinião de uma simples leitora !
Um livro muito envolvente e cativante,quando nos damos contas já estamos tão envolvidos com os personagens e a historia que chega ser difícil não se identificar,empatizar e vivenciar juntos com os personagens cada situação,cada aprendizado e toda superação!
Cada capitulo uma nova emoção que Marina essa autora maravilhosa,meiga e guerreira nos traz.Alem de uma lenda muito bonita o livro não só nos conscientiza sobre a Esclerose(Kōka-shō) como ensina muitas lições importantes que ficam marcadas.
Marina Mafra 30/11/2018minha estante
*-* Que coisa Linda! Muito obrigada pela companhia e carinho durante a leitura! Foi muito especial pra mim!! Beijo gigante! s2

Perin 30/11/2018minha estante
Eu que agradeço todo o carinho a experiência foi maravilhosa !

Marcos.Pujol 20/11/2018

De repente esclerosei - Marina Mafra
Esse livro contará a história da Mitali, uma menina trabalha numa livraria, conhecida por fazer o melhor capuccino. Tudo vai bem, até de repente acontecer num dia comum mancar as pernas. Mas o que era pra ser uma coisa ruim pra ela, faz com que ela aprenda, amadureça, como não amar esse livro? A Mitali é uma menina que tem uma fibra, que a gente se orgulha, logo de cara amamos ela, o Dimi também éum outro queridinho, sabe aquela pessoa romântica que estará ao lado de alguém? Ajudando? Pois é, é ele, o principal de tudo é a Marina Mafra contar de um jeito único essa história, mostrando realmente o que é essa doença, a esclerose múltipla, que não é um bicho de sete cabeças, aprendi mais ainda a me pôr no lugar da pessoa, melhor história, simplesmente leiam ??
Marina Mafra 20/11/2018minha estante
Onw! Muito obrigada, Ma! Você é um amor. Beijos