Suprema

Suprema Danilo Arantes Morales

Resenhas - Suprema

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio Pedreira 16/06/2020

A vingança é um prato que se come frio
São Francisco Xavier é um distrito bem pequeno onde morava Nina, uma moça que quando completou certa idade resolveu sair de lá em busca de uma vida melhor, seu novo destino: São José dos Campos.

Sua busca se resume em tentar esquecer um passado doloroso, onde a jovem foi vítima de abuso, e também de recomeçar sua vida, mesmo sabendo que isso não vai ser nada fácil. O novo trabalho não é lá essas coisas, mas já dá para algo, até que certo dia Nina conhece Angelique, ou Angel para os mais chegados. Uma garota de classe social abastada e que além de se interessar por Nina, resolve introduzi-la no mundo da bruxaria.

Ali naquele local só se aprende coisa boa, é um culto onde se deve apenas fazer o bem, afinal, se é uma lei universal que você colhe o dobro daquilo que deseja, então faça o bem se quiser que algo de bom aconteça em sua vida, caso contrário vai ter que encarar as consequências. O problema é que quando tudo ia bem, Nina se depara com quem menos esperava, o responsável por toda a sua dor no passado, e é aí que começa toda a sua jornada de vingança.

Suprema é dividido em três partes, onde no primeiro vamos conhecer Nina e os outros personagens, na segunda as consequências e na terceira a conclusão da trama. Cada uma se passa em um determinado período de tempo, em pontos de vista de personagens diferentes, mas tendo sempre Nina como o foco.

A linguagem é crua e por muitas vezes lembra o estilo de escrita pulp, como o livro Horror na Colina de Darrington, onde o foco são os eventos e não tanto em descrição. Claro que existe sim tudo isso, mas os acontecimentos são levados mais em consideração. Isso faz com que o livro tenha um ritmo muito rápido, o que, somado com os capítulos pequenos, faz com que você termine o livro no mesmo dia que começou.

Porém, isso também tem um lado negativo. Na parte final, no clímax dos acontecimentos, as coisas aconteceram de uma forma muito apressada, tirando boa parte da emoção da coisa. O bom é que em contrapartida o livro tem ótimos momentos, tanto de ação como de mistério e terror. Admito que pelo que andei lendo, esperava um pouco mais da parte do terror, mas ainda assim é algo muito bom.

O livro também traz informações não só da religião Wicca como de outros tipos também, candomblé, vodu e outras. No final do livro inclusive tem as referências de todas as fontes literárias na qual o autor se baseou para poder escrever. É um livro bem embasado nesse sentido.

O final ainda veio com um gancho para uma possível continuação. Mas naquele estilo “posso terminar nesse mesmo ou se der na telha faço mais um”. Eu espero muito que no futuro possamos ler uma sequência, já que esse foi um livro que gostei muito. Pretendo ler outras coisas do autor em breve, apesar de ser em um gênero diferente (ficção científica).

Para finalizar, queria falar da capa que eu acho lindona e tem muito a ver com a história. Principalmente com a segunda parte do livro. Mas tirando isso, para quem gosta de terror, esse é um bom livro para se aventurar. Quem não gostar mas quiser se arriscar, também é uma boa pedida. Então, até a próxima.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/06/resenha-suprema.html

Guilherme.Maia 11/02/2021

Suprema - Um terror pesado, com muita vingança!
Suprema é um livro que cheira sangue, o livro tem uma escrita muito detalhada, o autor descreve tão bem, que você consegue sentir toda a cena, simplesmente amei. Achei o livro bem pesado, para algumas pessoas pode ser até pesado demais, fala de vingança, mas não de qualquer vingança, mas da vingança obsessiva, e no meio disso tudo, entra a bruxaria, o livro em alguns momentos, deixa bem explicito os rituais, o que pra mim foi bem legal.
Foi uma indicação da melhor do mundo, obrigado Amanda, por mais uma indicação, eu simplesmente gostei demais, e me interessei demais pelo tema sobre bruxaria.
O livro pra mim só não ganha 5 estrelas, pelo fato de se perder um pouco no meio do desenvolvimento, achei que poderia ter sido concluído antes, mas amei demais, e o final é muito surpreendente.
Guilherme.Maia 11/02/2021minha estante
Obrigado por tudo, eu que não tenho palavras pra te agradecer, você me indica cada livro perfeito, eu amo você muito, minha melhor. ??

ClickeResenha 04/10/2020

Um livro de terror nacional.
Com essa capa linda, eu achava que talvez fosse encontrar um outro tipo de história, um pouco mais fantasiosa em relação às bruxas. Porém, aqui temos rituais, sacrifícios, possessões e muito ódio! Isso não quer dizer que não gostei do livro, porque eu gostei muito!
A escrita do Danilo é surpreendentemente fluída e as coisas acontecem sem enrolação, tanto que li o livro em menos de 24h.
Recomendo pra quem gosta da temática terror/horror e o estômago não embrulha fácil hahahaha
Eu ainda não consigo defender a Nina, personagem principal, mas dentro da realidade criada para a personagem, posso dizer que compreendo certas coisas.
Um outro ponto interessante deste livro, são as críticas sociais nas entrelinhas muito bem feitas e aplicadas.

Enfim, um bom livro nacional! Foi o meu primeiro contato com este gênero e me fez ficar curiosa sobre o que mais posso descobrir nesse tipo de leitura.

Lari - @LitteraLari 05/10/2020

Primeiro preciso dizer que não é um gênero que estou acostumada a ler, dito isso, acho que seja normal dizer que ele tenha me dado pesadelos. Não cheguei a sentir medo durante a leitura, mas algumas cenas descritas ficaram gravadas na cabeça. Sendo assim quero começar deixando um alerta de gatilho por conter cenas de violência, estupro, abusos e sacrifício de animais.

O livro é separado em três partes, na primeira parte conhecemos Nina que tem um passado marcado por tragedias e acontecimentos estranhos, mas ela agora está de mudança para São José dos Campos em busca de uma vida melhor. Contudo ela vai aprender que nem sempre o passado fica no passado. Nessa nova cidade ela conhece Angel uma jovem bruxa que apresenta a Nina o universo do ocultismo.

"Mas lembre-se sempre: tudo aquilo feito para o bem ou para o mal volta triplicado. É a tríplice, e ela não é exclusiva da nossa religião, é algo universal."

Essa primeira parte é bem previsível, Nina quer vingança e vai usar esse novo conhecimento de feitiçaria para obter, as duas outras partes me pegaram completamente de surpresa e não falarei nada sobre para não estragar a experiencia de ninguém, mas digo Leiam!

Um livro curto, para devorar, a escrita é eletrizante, e te prende do começo ao fim. Muita ação e reviravoltas que nos deixa a cada parte você acaba torcendo para um personagem diferente.

Amanda @litera.pura 14/05/2020

Mais resenhas em @litera.pura
De origem humilde, Nina teve sua vida completamente arruinada após ser estuprada por Ricardo, um jovem rico da cidade. Sem encontrar apoio nem mesmo nos próprios pais, a garota decide ir embora da cidadezinha onde sempre viveu, buscando deixar para trás o passado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em São José dos Campos, conhece Angel, uma mulher linda e misteriosa que pratica bruxaria. As duas logo se tornam amantes e Angel introduz Nina no mundo do ocultismo, e uma das primeiras coisas que Nina aprende é que pode ser muito perigoso se envolver com certos tipos de rituais e de magia, afinal, tudo que vai um dia volta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, Nina jamais conseguiu esquecer aquele homem que a violentou e a humilhou. A jovem bruxa resolve, então, se enveredar pelos caminhos da magia negra em busca de vingança. Aquela menina inocente do interior não existe mais, e agora Nina é uma mulher poderosa que não vai poupar nenhum esforço para destruir a vida de Ricardo e de todos ao seu redor. Só que nem mesmo Nina sabe o que traz dentro de si e do que é capaz, e o rastro de sangue e dor que ela causará será muito maior do que qualquer um poderia imaginar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Definindo esse livro em apenas uma frase: sem defeitos. Um filme foi passando na minha cabeça enquanto eu fazia a leitura, sabe? A história é surpreendente, original e muito intensa, de forma que eu consegui entender Nina e sua necessidade de vingança. Surpreendentemente, em muitos momentos eu torci para que o mal vencesse.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fui pega de surpresa porque pensei que leria uma história sobre a bruxa, mas o livro é muito mais que isso. Acompanhamos de perto a vida de Ricardo e todas as consequências que ele sofreu por ter cometido aquele ato vil no passado. O meu pensamento ia de "TOMA, TROUXA!" até "ai, coitado" em poucas páginas. O livro descreve rituais de forma que quase nos sentimos ali ao redor daquela fogueira, de mãos dadas com as bruxas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O final me deixou em choque e eu acabei sorrindo (mas sei que não deveria). Minha mãe não ia gostar se eu falasse que o livro me deixou com vontade de me entregar às trevas, então vou terminar dizendo apenas que vocês deveriam ler Suprema também.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Rita 21/10/2020

Brasileiros no Brasil
Um livro de terror nacional que se passa no Brasil já começou muito bem pra mim.
O autor teve o cuidado de pesquisar várias informações de vários temas, isso fica bem nítido na obra e é uma coisa boa.
Apesar de a personagem ir por um caminho que não recomendo a ninguém, gostei de o livro retratar como é para uma mulher admitir que sofreu algum tipo de violência sexual e como ela é culpada por toda a situação, até por denunciar, e os homens raramente são punidos. Eles sempre são considerados inocentes até que provem o contrário, e como vemos descaradamente em nosso país nos dias atuais, inocentes até mesmo quando se prova o contrário.
Só lembro de 2 grandes problemas que me incomodaram mais de uma vez.
O primeiro e mais óbvio é que as coisas acontecem rápido demais, tanto que as vezes eu fiquei perdida (exemplo tentando não dar spoiler: filho dessa idade? Quando isso aconteceu? Quanto tempo passou?).
O segundo problema não é tão frequente, mas ainda me incomodou quando acontecia. Algumas vezes, as personagens falam de um jeito que ninguém falaria, algumas falas ficaram estranhas por isso.
Ainda assim, é uma história rápida de ler e com aspectos bem interessantes.

Letícia - @letileitora 11/11/2020

Muito bom!!
Eu gostei muito do livro, quando vi que ele foi eleito um dos melhores livros brasileiros de horror eu já criei altas expectativas, e com certeza o livro supriu todas elas e muito mais. ⠀
A narrativa é muito envolvente, é aquele tipo de livro que você não quer largar até terminar, e quando chega no final... nossa que gostinho de quero mais! ⠀

site: @letileitora

Mialle @mialleverso 18/11/2020

Decepção
Da sinopse do livro: "Nina parte da pequena cidade em que morava em busca de uma vida melhor. Tudo o que ela mais deseja é deixar para trás as terríveis lembranças de quando fora brutalmente violentada".

Não.

Olha, já deu, né?

O desenvolvimento de personagens femininas baseado apenas em violência sexual já está datado e é um recurso muito comum usado por homens já que eles parecem serem incapazes de compreender que mulheres podem ter traumas diferentes além de estupro.

Não basta usar isso, tem que desenvolver isso muito mal. A personagem tem que ficar com raiva apenas e virar uma louca de Satanás e depois vamos colocar mais cena de estupro de outro personagem, mas agora um homem, para equilibrar e aí ninguém vai lidar com isso direito já que não era importante de verdade para o autor.

O desenvolvimento de Nina é horroroso e o personagem masculino que eu sou obrigada a seguir quase o livro inteiro é um personagem ruim, o que não é o problema, mas ele não tem carisma nenhum.

O livro tem diversos outros problemas como páginas de explicações desnecessárias sobre coisas não relevantes a história, como quando o personagem está em algum lugar da África e o autor resolve escrever por duas páginas sobre a situação política e social do lugar para em seguida o personagem pegar um avião para o Brasil e tudo isso ser irrelevante.

Além de tudo a parte de horror do livro é realmente muito mais do mesmo, eu amo um clichê, mas ele precisa ser bem trabalhado e não rolou muito aqui. O livro tem até uma ideia inicial interessante, mas o desenvolvimento do enredo vai ficando cada vez mais estranho e rápido demais. Não dá tempo de se importar com nenhum dos personagens.

Um livro que prometeu muito e foi uma decepção suprema.
Julia Afonso 24/12/2020minha estante
MEU DEUS SIM!!! Eu só tava vendo resenha positiva desse livro e já estava me achando doida, mas tu falou exatamente tudo que eu senti lendo esse livro. Pareceu algo completamente amador e eu não consegui gostar de uma coisinha sequer, só terminei por ser curtinho senão tinha abandonado.

ManiMeira 24/02/2021minha estante
Resenha perfeita!

Bia 31/08/2021minha estante
Concordo com todas as palavras da sua resenha!! Meu Deus, do nada vai parar naquelas duas páginas da África e eu fico assim ????????? E do nada volta pro Brasil e acabou África. Livro sem pé nem cabeça.

Albatroz2 20/10/2022

Direto e arrasador, entendo o motivo de ser eleito
um dos melhores livros de terror nacional, hoje faz rol com os meus lindos do medo: Quando o mal tem um nome (esse é imbatível), bile negra, nova Jaguaruana e todos do Clive ?.

É um livro rápido que não vai enrolar, se quer tudo explicado vai ler It.

É um livro tenso, visceral e que enfeitiça qualquer um que ler. É uma história bonita e odiosa ao mesmo tempo.

Me desculpem homens mas achava quase impossível um homem criar uma história tão boa tão mulher, tão empoderada, pois é do ponto de vista feminino e as vezes até feminista, havia momentos que duvidava de ter sido o Danilo a escrever.... Porém, não é improvável, este deve ser um homem maravilhoso que eu gostaria de conversar sobre Nina principalmente, sobre ela, parece até que ele recebeu a história sussurrada pela a Nina...

A história simplesmente é mágica e me lembrou um pouco o livro: Quando o mal tem um nome da Glau outra maravilhosa do terror brutal, recomendo a leitura.

Enfim, recomendo SUPREMA, a história de nina é fascinante e não duvido da existência dessa mulher .

Recomendo que leia sem ler a sinopse ou resenhas do livro, é mais emocionante.

Ketma 07/12/2021

Tô só o meme do John Travolta
Eleito um dos melhores livros brasileiros de terro e é claro que isso colocou minhas expectativas lá em cima. O prefácio, então, nossa... Maravilhoso, comecei a leitura acreditando que não seria apenas uma capa bonita pra coleção. Mas, o que encontrei foi um amontoado de clichês que você vê em vários filmes de terror sobrenatural. Só pra citar alguns: Cena de necrotério? Check. Animais sendo injustamente associados com o capiroto? Check. O arquétipo da garota pobre coitada que de repente desperta seu lado diabólico por vingança? Check. Mas, o clichê não é problema quando bem executado, porém, nesse caso, o clima de terror mesmo é fraco e mal construído. O autor tentou se garantir com cenas chocantes que podem ser gatilho, mas não funcionou. E pra arrematar tudo, temos a escrita mediana. Não é ruim, é fluida e tal, mas assim... Melhor livro brasileiro de terror???
Terminei Suprema confusa, igual ao John Travolta.

Sereinllover 28/03/2021

Tá, e o que o livro quis passar?
Suprema é um livro sem pé nem cabeça, e mal construído. Os personagens não transmitem emoções, tudo é muito conveniente e nada parece se sustentar. Não se pode absorver nada dele, nada mesmo. Você termina ele se questionando se valeu ou não pagar o quanto você pagou por ele, e se dá pra tirar algo dele. Alguns autores ordenham muito um livro, buscando tirar a última gota de leite possível da história, já Danilo Morais, esqueceu de ordenhar ele. O único ponto bom é a escrita, a escrita do autor prende e é bem fluída, mas só isso não tem peso o suficiente para que todos os problemas dele sejam esquecidos. Eu não recomendaria o livro, e muito menos leria ele novamente.

Daniela Dadalt 03/08/2020

Valorizando o made in Brazil
Nao costumo ler nacionais, esse livro tem sua qualidade, mas também tem seus defeitos visto que não consegui me apegar a personagem principal.
@biacanelas 15/01/2021minha estante
Miga, para mim tem muito mais defeito do que acerto por aqui, mas vamos deixar esse debate para depois ;)

Lythande 15/07/2020

Fraco!
História completamente rasa. Personagens pouquíssimos explorados. Um enredo até interessante, porém mal executado. Acontece tudo muito as pressas, sendo impossível se afeiçoar com personagem algum. Porém a capa é linda...

Jor Trindade 06/09/2020

Um livro perturbador e igualmente instigante
Quando vi a capa, acreditei se tratar se um livro young adult, mas estava enganada. Esse livro me surpreendeu. Fiquei completamente fissurada na leitura, a ponto de não conseguir largar o livro nem pra comer. O que mais me instigou foi a extensa pesquisa feita pelo autor. Deu pra perceber que ele realmente se empenhou em fornecer informações sobre o ocultismo e a bruxaria com riqueza se detalhes. É um livro visceral, com a escrita crua e extremamente fluída. Adorei!

selvadelivros 06/06/2020

Suprema
Nina, uma camponesa do distrito de São Francisco Xavier, se muda para uma cidade maior em busca de uma vida melhor. E para fugir de traumas do passado. Ela acaba arranjando um emprego “meia boca” e conhecendo Angel que se torna sua namorada e traz a Wicca para sua vida.

Porém fantasmas do passado (nem tão longínquo assim) voltam para assombrá-la. As coisas ficam obscuras e anjos se tornam diabos. Vamos descobrindo que as aparências enganam e que muita coisa ruim pode estar escondida por trás de uma fachada bonitinha.

“Mas lembre-se sempre: tudo aquilo feito para o bem ou para o mal volta triplicado.”

Uma história que retrata abuso, bruxaria e diversas vertentes do esoterismo.

Dividido em três partes, onde todas terminam num ápice que deixa o leitor desesperado pra iniciar a próxima parte. Inclusive a última termina deixando pontinhas para uma continuação da história. Quem sabe... Amei, não nego.

A história dos personagens é muito bem construída e o autor soube usar direitinho o sobrenatural que envolve a vida desses personagens, deixando a história realista e fazendo com que o leitor se coloque no lugar deles.

A escrita é bem fluida e a leitura, consequentemente, é super rapidinha. Porém, acredito que o autor tenha pecado em ser fluido demais em alguns momentos. Adorei absolutamente todos os acontecimentos, no entanto, em alguns (como a cena da casa na parte 3) eu fiquei um pouco perdida no desenrolar. Era muito rápido pra minha cabeça hahaha.

“Nisto, o darwinismo e a magia negra concordavam, os inaptos deviam padecer.”

Por fim, Nina deixa um legado na história e na literatura nacional. Super indico a leitura para os amantes de bruxaria e/ou terror.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6