Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Silas N. 24/09/2015

Daria um ótimo filme, mas como livro não vale a pena
Estava cansando de ler somente as ''modinhas americanas'' e decidi inovar com algum brasileiro e não muito conhecido. Minha mãe então me recomendou esse autor, e como conselho de mãe é para ser seguido, o comprei. O livro começa chamando a sua atenção, dando um clima de suspense bacana que te deixa curioso, porém esse suspense se desgasta e acaba se tornando algo maçante. Ele tem pontos fortes, mostrando os dois lados da história, porém somente um me interessou. O clímax dele é realmente desapontador, e os personagens tem ações que parecem robóticas, além de palavrões e xingamentos desnecessários.

Tauan 21/09/2015

Foge do padrão
Mais uma grande obra escrita por esse achado da literatura nacional. Nesse livro Vianco foge de seu tema favorito (Vampiros) e dá vida a fantasmas de crianças que não chegaram a nascer.
Ele afirma ter tido a inspiração e a idéia para compor a obra assistindo a um telejornal onde a matéria tratava sobre embriões congelados e a legislação vigente em vários países. Em todos os países na ocasião era terminantemente proibido descartar os "ovos" fertilizados, que viriam a se tornar embriões viáveis para um futuro implante nas mães com dificuldade de fertilização natural.
Com a população mundial de embriões congelados crescendo, o autor imagina um mundo onde esses seres, mesmo que minúsculos e congelados, possuem alma, espírito. Esses espíritos se desenvolvem e em determinada altura ganham o poder de se materializar para seus pais e também para aqueles que praticam violência contra crianças.
É uma história sobre espíritos atormentados impedidos de reencarnar. Eles revoltam-se e começam a vingar-se das pessoas que cruzam seu caminho. Um detetive é chamado para investigar o caso e termina sendo vítima da fúria de um dos espíritos em particular, um antigo (nem tão) amigo de infância.
É um livro que desperta polêmicas, portanto, só pode ser muito, mas muito bom mesmo!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 12/07/2015

Almas em Fúria
O roteiro de "Sementes no Gelo" desenvolve-se em Osasco, cenário onde já ocorreram outros romances de André Vianco, mestre do suspense fantástico contemporâneo nacional. Nesta narrativa curta, o autor explora uma questão há muito discutida entre pessoas espiritualizadas e cientistas: Embriões fecundados em laboratório e posteriormente congelados possuem alma? Assumindo que sim, Vianco cria um cenário onde essas almas, aprisionadas em um estado entre o mundo espiritual e o mundo em que vivemos, impossibilitadas de reencarnar e cumprirem suas missões, revoltam-se contra os vivos que elas julgam serem responsáveis por suas condições, causando pânico em alguns e comoção em outros.
O livro inicia-se quando um assassino e estuprador de crianças é morto em circunstâncias misteriosas em uma delegacia após ser preso. O policial responsável vê crianças entrando no local minutos antes, crianças capazes de atravessar grades. Neste ínterim, Tânio Esperança, detetive particular, recebe um chamado de ajuda de sua velha amiga Lizete que alega estar sendo visitada pelo fantasma de uma criança. Outros casos semelhantes passam a acontecer na cidade, e Tânio, ao desvendar a origem dos fantasmas passa a ser considerado seu inimigo principal e a correr risco de vida.
A leitura é realizada vorazmente, pois além do fato do livro ser curto, os acontecimentos vêm rapidamente, resolvendo-se as coisas sem a tradicional embromação, artifício utilizado por muitos autores. Destaca-se a menção à acontecimentos ocorridos em "Os Sete", livro do mesmo autor e a introdução de Padre Alberto Cantor na história, personagem também presente em "Os Sete", fatos que certamente deixaram os fãs da obra de Vianco levemente eufóricos por alguns segundos ao ler "Sementes no Gelo", mesmo sabendo que é comum o autor utilizar deste artifício de ligação entre seus livros.
Alguns fatos que ocorrem até o final do livro deixam o leitor surpreendido, como uma ligação mais profunda entre o personagem principal, Tânio e as almas atormentadas. Mesmo sendo uma leitura fácil, deve-se estar atento para alguns detalhes que ficam subentendidos, a fim de "ligar todas as pontas soltas" da história. Ao final da leitura, o maior efeito que a mesma causa é a reflexão acerca de reproduções in vitro. Até que ponto o ser humano pode utilizar da ciência para o bem da humanidade correndo o risco de desequilibrar a ordem natural das coisas? Ou será que temos esse direito justamente pelo fato de Deus ter concedido ao homem inteligência para tal e tudo é parte de um plano maior?

site: http://ceusinfinitos.blogspot.com.br/

Ana 16/10/2014

O livro acompanha o detetive particular Tânio Esperança, que é procurado por Lizete, uma antiga amiga dos tempos de escola, para investigar um fenômeno estranho que está vivenciando: ela ouve vozes dentro de sua própria casa, chamando-a de mamãe, pedindo abraços, pedindo que ela cante.

Paralelamente à investigação, o narrador relata várias outras situações sobrenaturais e bizarras envolvendo crianças, que posteriormente se relacionarão com o caso de Lizete, levando o detetive Tânio a solucionar o caso.

Uma das coisas que mais gosto na escrita do André Vianco é a naturalidade. Os diálogos são comuns, permeados por chavões do cotidiano e com alguns palavrões esporádicos, dando um tom de realismo aos seus enredos de terror.

Também gosto bastante do fato dele situar boa parte de suas histórias em Osasco, que é um cenário conhecido pra mim, então consigo me imaginar no meio da ação.

Outra coisa bacana é a correlação que ele faz entre os livros que publicou. Há um trecho por exemplo, em que o delegado Wilson diz:
Tânio, a gente já viu muita coisa nessa vida, não é mesmo? E nesta cidade aqui não falta acontecer mais nada. Neve caindo do nada, gente que vê vampiros () (p.71).

Essa frase faz referência ao livro Os Sete, mas se você não leu Os Sete, essa referência não atrapalha em nada a leitura de Sementes no Gelo, você só vai achar estranha essa menção à neve em Osasco. Rs

Porém, esse não é um dos meus livros favoritos do Vianco. O principal motivo pra esse desgosto é que a capa e a sinopse na contracapa já dão spoilers absurdos da história. Ainda assim, a forma como o autor escreve nos prende desde o primeiro parágrafo, criando tensão e curiosidade acerca do desfecho.

Embora eu prefira os livros O Senhor da Chuva, Os Sete e Sétimo, do mesmo autor, Sementes no Gelo aborda temas interessantes, como reprodução assistida e bullying, garante uma boa distração por algumas horas e se você for muito impressionável, pode até sentir um medinho. Rsrs

site: http://www.faltadefoco.com.br/livros/sementes-no-gelo/

Bruno 11/10/2014

Sementes no Gelo
Comecei o mês do horror lendo um livro nacional, que prometia medinhos antes de dormir. Este livro traz uma ideia nova e bem diferente de tudo o que eu já conhecia. O autor criou uma atmosfera no início e terminou com outra no final. Achei desnecessário e prejudicou o livro. Leia para saber o que achei.

Um assassino pedófilo é encontrado morto, dentro de sua cela, de uma forma estranha. Pouco antes disso acontecer, um policial vê 3 crianças andarem na direção do assassino. As informações do caso são passadas ao seu superior imediato, mas ele não acredita muito na história, principalmente por envolver fantasmas.
Em outro canto da cidade, um detetive recebe a visita de uma antiga amiga que diz estar recebendo a visita de um ser estranho, um garotinho que a chama de mamãe. O detetive resolve investigar o caso, mesmo achando que a mulher pode estar ficando louca, pois está com o aluguel atrasado e não pode abrir mão do dinheiro.
Outros casos de contato com estes acontecimentos estranhos começam a ocorrer, mas nem todos são da forma cruel e assustadora, algumas vezes esses seres se comportam de forma gentil e bondosa, contradizendo suas maldades com outras pessoas.
O detetive e o delegado de polícia se unem para tentar entender os casos e resolver este grande enigma sem solução aparente. Após a constatação sobrenatural da história, eles precisam descobrir o que eles querem e porque atacam somente algumas pessoas. Quando a resposta é descoberta, precisam encontrar uma forma de lutar contra estes seres que não podem ser tocados, mas que podem bater, machucar e até assassinar as pessoas, correndo o risco de se tornarem as próximas vítimas.

André Vianco, autor de Sementes no Gelo, teve uma boa ideia para este livro, mas achei que não soube aproveitar muito. O início do livro é ótimo, tem momentos que dá arrepios e a atmosfera começa a ficar bem interessante. Mas o problema ficou em acontecer isso somente no início do livro, pois logo em seguida, a atmosfera de horror muda para um thriller policial, perdendo todo o terror desenvolvido antes. Achei uma perda grande pro livro.
A história até é legal, tem momentos de suspense, mas achei fraco. Poderia ter sido bem melhor desenvolvido, mantendo tanto o clima de terror como o suspense policial, se fossem alterados apenas alguns pontos do enredo. Bacana em alguns pontos, fraco no restante.
A escrita é simples e a leitura é rápida. Por não ser um livro grande, pode ser lido de uma vez só (de preferencialmente à noite, se quiser sentir medinho no início do livro). Não haviam erros de português e a capa é muito bacana, bem bonita. Particularmente, achei a capa ótima, até melhor que muita coisa do livro.

Conheci Vianco na Jornada Nacional de Literatura de 2013, em Passo Fundo, onde ele falou um pouco sobre seus livros e sua trajetória. Pelo que o pessoal comentava, este livro não deixaria alguém dormir com a luz apagada por algum tempo. Não lembro ao certo, mas o autor manteve o que seus leitores comentavam. Este foi o motivo para Sementes no Gelo entrar na minha lista de leituras, porém, foi bastante decepcionante neste quesito. Esperava mais terror do que foi colocado na trama.

E você, o que achou deste livro? Gosta dos livros do André Vianco? Deixe sua opinião nos comentários.
Não deixe de seguir o Blog Paginando e até a próxima página!

site: http://blogpaginando.blogspot.com/2014/10/sementes-no-gelo.html

Ariana 11/10/2014

Resenha: Sementes do gelo - André Vianco
Sementes no gelo, inicia contando um caso de um homem chamado Damião. O cenário é no município de Osasco, São Paulo, para ser mais precisa, em uma cadeia. Damião é um dos mais procurados pela polícia por abusar sexualmente de crianças e outros crimes. Em um determinado dia, Damião é misteriosamente assassinado. A própria polícia não sabe como isso de fato ocorreu. Mesmo sabendo que o criminoso teria inimigos que quisesse a sua morte, mas como isso de fato aconteceu?!?!

Há um mistério no ar... Quem matou Damião!?

Tânio Esperança, detetive do município de Osasco, ao abrir a sua porta, se depara com Lisete, sua amiga que não a via muito tempo. Para sua surpresa, Lisete diz que viu uma criança, mas esta criança era um espírito, Pedro, que a chamava de mãe. Embora que, para aqueles que não a conhece, Lisete fica com medo de Tânio pensar que esteja louca.

Surge vários casos semelhantes, mortes misteriosas e pessoas que viam crianças mortas. Inclusive, Rogério, ex-marido de Lisete, via esta mesma criança chamada de Pedro, onde ficava furioso por não ser chamado de filho. Dando consequências de diversos hematomas e feridas criadas pelo mesmo.

Após verificar o número crescente destes casos, Tânio resolver resolver o caso, e entender o motivo destas aparições. Tãnio, ao ouvir o casal, percebe que Rogério e Lisete havia perdido uma criança chamada de Bruno, um dos motivos pelo qual o casal veio a se separar.

Ao decorrer da história, Tânio descobre o porque da aparição de Pedro, e de outras entidades, nos revelando o que tem levado para estarem na terra. Há uma grande relação entre o passado e presente, envolvendo os nossos personagens. Inclusive Tânio, onde nunca imaginaria que os fatos que fez no passado, há consequências no presente.

Não farei Spoller!!! Mas achei muito interessante o trilhar do enredo... O que nos chamou muito a atenção, foi a sincronia dos fatos ficando perfeito no livro. A riqueza que o autor atribui para a narrativa e envolvendo espíritos de crianças, algumas inofensivas e outras extremamente perigosas. Cheio de suspense, Sementes do coração vai te cativar!

"Tudo o que você faz está escrito e nunca será esquecido. Tudo o que você faz, todos os dias, do acordar ao adormecer..."

site: http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/08/livro-sementes-no-gelo.html#more

Janaína Oliveira 02/10/2014

Sementes no gelo, André Vianco
- Papai! Está acordado, papai? perguntou o menino, aproximando-se da cama.
O homem ouve o pequeno ser que caminha em seu quarto. Cobre-se ainda mais, como se um frio sobrenatural tomasse conta do lugar.
- Papai, quero conversar um pouco.
O menino caminha lentamente, aproximando-se pé ante pé do leito onde repousa seu pai. Dá uma série de pulinhos, como se brincasse de amarelinha.
- Sabe o que eu aprendi hoje, papai? Aprendi a brincar com bolinha de gude. Você quer me ensinar também, papai?
O menino abaixou-se e arremessou uma bolinha no assoalho. O brinquedo de vidro rolou pelo chão de tacos, produzindo um horripilante som fantasmagórico.

Sementes no gelo é uma história de terror com pitadas de romance policial, e também, um suspense cheio de aventura e emoção do início ao fim!
André Vianco, um dos mais renomados autores da literatura nacional, possui uma narrativa dinâmica e que te envolve a cada página.
Em sementes no gelo, o roteiro é baseado no mundo de espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam a atenção e interpõe seus caminhos.
O detetive Tânio, por acaso, se vê diante de um dos casos mais misteriosos de toda sua carreira e para ajudar sua amiga Lizete e seu ex-marido Rogério, torna-se o inimigo número um das perigosas entidades.

Esse é o primeiro livro do André Vianco que leio, e com certeza, não será o último. No início da leitura, confesso, me deu certo medinho quando foi relatada a morte do assassino de crianças, Simão, atacado em sua cela por aparentemente três crianças, do qual, não se sabia de onde elas teriam surgido. Parei de ler algumas vezes para retomar o fôlego, mas prossegui incessantemente em busca da revelação daquele mistério juntamente com Tânio. Por fim, a verdade se revela e você é tomado por uma sensação de reflexão e esperança.

Se você ficou curioso e não tem medo de escuro, leiam!

Abraços e até a próxima!

Nayana Leal 04/08/2014

Simples e direto
Comprei este livro em um sebo e não li a sinopse, logo não sabia o que esperar dele, mas gostei muito da história abordada envolvendo o sobrenatural e o contexto de uma investigação criminal. O livro conseguiu me prender a atenção, apesar de ter uma linguagem fácil, direta e sem rodeios descritivos para caracterizar os personagens ou os ambientes. Talvez a falta de contextualização do autor tenho contribuído para que este livro tenha uma leitura muito rápida (Sério mesmo, você é capaz de lê-lo em um dia, levando só algumas horas). Para aqueles que não tem muito tempo para ler, é ótimo, o livro tem apenas 176 páginas.

Diogo Hilário 18/06/2014

É o primeiro romance nacional de terror que eu leio. O que achei interessante ( e deve ser muito comum nos outros livros nacionais) é a construção do ambiente da história a partir de referências bem conhecidas( Rede Globo, Bandeirantes, Jornal Nacional, William Bonner) e sobre Osasco. Em relação à escrita, o que me incomodou foi a constante pausa na narrativa. Por exemplo: "Tânio levantou-se. Estava inquieto. O dia seria cheio." Não sei se é algo pessoal, comigo, mas achei muito chato em determinados momentos essa pontuação excessiva. Houve uma parte também em que senti um erro de continuidade. Página 144: "Abandonaram a casa, arrastando o corpo do detetive para fora." Logo depois, página 145: "Lizete entrou chorando e agarrou seu corpo inerte." Como assim? Entrou onde? Eles não estavam fora da casa? Mas tirando detalhes, o autor escreveu esta obra razoavelmente bem. As cenas de horror são mais bem contadas e detalhadas do que a de terror. Na verdade, no livro inteiro não há uma parte que assuste, que cause desconforto psicológico no leitor. No geral, esse livro é muito clichê. No final, tenta levantar algumas questões morais envolvendo o enredo, sobre aborto e criogenia, mesmo que no decorrer das páginas fosse defendido, pelo menos pelas personagens, somente um posicionamento. Resumindo, é uma leitura agradável. Como disse, o Vianco não escreve mal, porém essa obra não é das melhores.

p.s: Não marquei spoiler pois na própria capa do livro há referência sobre congelamento de corpos, o que já entrega um pouco sobre o que se trata. E as citações que fiz não comprometem em nada.

Albertos 21/02/2014

Pobre
O livro é pobre no enredo, na descrição dos personagens, nas falas e nas cenas. É um típico caso de "sessão da tarde".

O ponto positivo a se considerar é a imersão dos leitures com situações e fatos do cotidiano brasileiro. Ele cita o Jornal Nacional, por exemplo.

O final é corrido. Simplório. E óbvio.

Não recomendo a leitura, nem a compra do livro.

Blog NR 21/01/2014

“- Papai! Está acordado, papai? – perguntou o menino, aproximando-se da cama.
- Papai, quero conversar um pouco.
O homem estremeceu. Virou-se repentinamente, ainda deitado, deixando apenas os olhos espiarem o quarto pela fresta que arranjou no pesado cobertor. Aquele som. A bolinha de gude. Sim, era fantasmagórico. Era fantasmagórico porque não deveria existir brinquedo algum ali. Não deveria existir menino tagarela nenhum em seu quarto. Não tinha filho que pudesse chamá-lo de papai. Tinha agora, ali, diante de seus olhos amedrontados, uma espécie de espectro que andava, falava e saltitava amarelinha em seu quarto. Um fantasma que o chamava de papai.”

Se você ficou curioso e não tem medo de escuro, leiam!

Abraços e até a próxima!

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/01/resenha-sementes-no-gelo-andre-vianco.html

Bartolotto. 02/01/2014

Esperava mais, acho que criei muita expectativa por ser um livro parecido com O Senhor da Chuva, um dos meus livros favoritos do Vianco, no geral é bem, legal, mas achei fraco pra alguém com livros tão bons.

Joe de Lima 18/12/2013

Não sou um grande fã de histórias de terror. Poucos são os filmes do gênero me agradam (acho a maioria muito bobos) e o mesmo vale para os livros. Não que eu não aprecie a obra de H. P. Lovecraft ou um bom livro de Stephen King, só que esse está longe de ser meu tipo favorito de leitura. Mas como tenho lido muita fantasia decidi variar um pouco.

Acabei procurando Sementes no Gelo, de André Vianco por duas razões. Primeiro, ouvi muitos elogios à essa obra. Segundo, eu ainda não ter lido nenhum livro deste que é considerado um dos grandes autores nacionais da atualidade. Eu gostaria muito de dizer que gostei da experiência… mas estaria mentindo.

A trama é ambientada em Osasco e começa quando Tânio Esperança, um detetive particular sem dinheiro é procurado por sua velha amiga Lisete, que diz estar sendo atormentada pelo fantasma de um menino chamado Pedro. Ao mesmo tempo, mais crianças fantasmas são vistas pela cidade envolvidas em assassinatos brutais de estupradores, pedofilos e outros tipos de criminosos. De inicio, o detetive não acredita no sobrenatural, mas à medida que a investigação avança, Tânio percebe que os fantasmas não apenas são reais, como são diferentes de outros relatos de assombrações.

A primeira coisa que chama a atenção em Sementes no Gelo é seu tamanho diminuto. Com apenas 174 páginas a obra está mais para uma noveleta do que um romance e essa falta de espaço têm reflexos no livro como um todo.

Os personagens são bastante rasos. Não possuem diferentes facetas, motivações claras ou ambições, apenas reagindo às situações que são colocadas. Os diálogos são rasteiros e recheados de chavões. Parece até que os personagens estão lendo suas falas. Da mesma forma, a ambientação não é aproveitada. A história se passa em Osasco, mas poderia ser em qualquer outro lugar que não faria diferença, já que o autor se limita a citar nomes de ruas e locais que significam pouca coisa para aqueles que não conhecem a cidade.

A polícia é presença constante durante toda a trama, o que, na minha opinião, compromete o clima de tensão e suspense que se espera em uma história como essa (afinal de contas, quem chamaria a polícia para cuidar de um caso de fantasmas?). A trama não flui de forma natural, resultando em muitas situações forçadas. Para se ter uma ideia, em dado momento, o responsável simplesmente aparece diante do detetive Tânio e faz o imenso favor de contar todos os detalhes de seu plano.

Apesar de tudo isso, há pontos positivos para serem destacados. Vianco faz algumas referências interessantes a elementos do nosso cotidiano como o Jornal Nacional e a revista Época. As crianças-fantasma também são interessantes. Esqueça as almas penadas com assuntos inacabados. Aqui as assombrações ganham nova origem e novos poderes.

Sementes no Gelo definitivamente não me agradou, mas vale para aqueles que procuram uma leitura rápida e para quem quiser ver um tipo de fantasma diferente do tradicional.

site: http://joedelima.blogspot.com.br/2013/12/resenha-sementes-no-gelo-de-andre-vianco.html

Everton Furtado 04/12/2013

é bonzinho
Eu não tenho certeza mas devo ser o único a gostar dos livros do André Vianco que não sejam os de vampiros. Sementes no gelo é um livro que te deixa com a vontade de querer saber sempre como termina a estória, a única coisa que ele pecou foi na sinopse, praticamente ele deu um spoiler do que envolve a grande trama, eu já saquei o que aconteceria no livro só de ler a sinopse, mas mesmo assim vale a leitura, por enquanto meu preferido dele é "a casa" mas sementes no gelo é digno de ocupar um lugar na minha estante