Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Babs 25/09/2010

Confesso que, apesar de ter lido todas as obras de André Vianco, não sou grande fã do autor. Ele usa uma linguagem fácil demais, muitas vezes vulgar, e o livro “Sementes No Gelo” não foge a regra. Há, inclusive, erros gramaticais assustadores. Entretanto, a história em si é uma das melhores que ele criou. Curta, simples, e apesar de ter uma boa parte ser tediosa, tem um final surpreendente que me fez empolgar novamente.

Não é um livro que eu indicaria, porém, para os fanáticos pelo escritor Gaucho sem dúvidas é uma preciosidade.
Pandora 02/10/2010minha estante
Vianco é de Guarulhos/SP, não do sul hehehe

Babs 02/10/2010minha estante
Ops, errinho então.
Eu li sobre ele num site na internet e dizia que ele nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

#Anny Neres 31/10/2010minha estante
se vc nao e mt fã de erros, esntão pq leu todos livros dos autores ;/

Ricardo Vaz 27/11/2010minha estante
Em relação aos erros eu tbm vi alguns grotescos. Mas em relação a sua narrativa, esse é o seu diferencial sua fácil escrita envolve o leitor de forma muito mais natural do que a de outros escritores, principalmente as coleções "Os sete" e "Bento"

Babs 01/12/2010minha estante
Anny, eu li todas as obras porque eu ganhei de presente da minha mãe. Para mim gosto é apenas uma questão de ponto de vista. Além do mais, eu creio que é bem mais educado fazê-lo, já que foi um presente. Não pude deixar de ler.

Elis 10/07/2016

Posso lhe dizer que realmente vemos de longe as vezes, a diferença entre os livros nacionais e os estrangeiros. Eu mesma já disse que existe alguns nacionais que parecem ter sido escritos por autores internacionais, O caso, é que se você ler diversos autores que gosta internacionais e pegar um nacional, notará a diferença. Digo, um nacional que represente a cultura da região e o país. Esses que nem o do André Vianco, que são escritos com lugares aqui do SUL do Brasil mesmo.

Não nego que sou fã dele, mesmo esse sendo o segundo livro que leio do autor. Sim, foi paixão a primeira vista, ou seria a primeira leitura? Senti falta de muitos detalhes, mas o engraçado é que por mais que eu sentisse falta eu pensei, que se dane. Eu gosto do mistério, que as lacunas que eu crio sejam preenchidas pela minha mente. E pronto a leitura foi incrível. Apesar de uma cena ou outra me incomodar com alguns errinhos básicos na estrutura do capítulo mesmo. (risos).

Quando um autor nos conquista com sua escrita, fica difícil não apreciar a leitura. Mesmo tendo livros fantásticos e outros médios, dificilmente um leitor não vai curtir. É algo sobrenatural. E falando nisso, sementes no gelo me surpreendeu, depois dessa fico pensando que se tudo que fazemos do acordar ao dormir está escrito e adicionando reencarnação, posso dizer que ficaria com um certo medo dos personagens dessa obra. Afinal espero que não me responsabilizem por vidas passadas, já que não sou a mesma pessoa.

Também não considero a obra um romance, ela está mais para um mistério. Digamos um Sherlock Holmes da atualidade, sim, todos detetives ou quase todos comparo ao famoso Holmes. Me condenem (risos). Conforme vamos avançando os capítulos ficamos presos de uma maneira que pensamos como vamos destruir o inimigo. Mas será que o inimigo é tão maldoso assim? E afinal quem não tem arrependimentos?

Gosto da jogada do autor, porque além de eles nos presentear com o mundo fantástico, que pode estar bem perto da realidade, dependendo da visão de vida que cada um tem. Ele nos faz perguntar-nos o que já fizemos de errado? O que é certo e o que é errado. Certas injustiças apresentadas acontecem diariamente em tudo que é lugar, você mesmo já pode ter praticado algo que não foi legal. Então espero que esteja arrependido e não volte a cometer tal ato, porque se a justiça existe as coisas podem sair de controle.

Sim, entrei demais nas páginas e estou viajando na resenha. Mas finalizo dizendo que a leitura é gostosa, rápida e envolvente. Queria mais história com o detetive Esperança, ele é bom em resolução de casos. O problema sempre será o sobrenatural e como lidar com isso. Se você não conhece as obras do André Vianco, sugiro ler pelo menos um livro para experimentar.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2016/07/sementes-no-gelo-andre-vianco.html
Dessa 10/07/2016minha estante
Elis, adorei sua resenha, tb curti muito esse livro, amo o André Vianco!!! Ele consegue me fazer perder dentro das páginas dos seus livros , me faz viajar, me faz querer conhecer mais nosso Brasil e acima de tudo, me faz ser fã número um de um autor nacional para quem eu tiro o chapéu. Vc só leu dois livros dele? Olha, vai encaixando na sua lista infinita as obras desse autor e não se arrependerá. E quanto mais conhecer, vai querer sempre mais.... André é assim, uma mente de possibilidades infinitas! Saudades demais de vc guria!!! Por favor, não suma tanto....um beijo no seu coração!!!

Márcia Naur 10/07/2016minha estante
Amo este livro!

Elis 20/07/2016minha estante
Oi Dessa, pode deixar que quero ler todos os livros dele mesmo, eu tenho eles e fico ansiosa a cada novo lançamento.

Mandark 07/09/2009

Nada demais pra mim...
Depois de ler "Os Sete", "Sétimo"... Esse livro acaba ficando bem sem graça... É até legalzinho, mas não surpreende... Apenas diverte e faz passar o tempo. Que bom que ele é pequeno! Mas fica no ar que poderia ter sido melhor, bem melhor!
Jeane 13/06/2012minha estante
Concordo contigo.

ShirleyStortLeite 19/06/2021

Vc acredita em fantasmas?
E fantasmas de crianças buscando vingança?
É...
É de arrepiar essa história.
O tempo todo você é envolvido em uma trama de tensão e suspense, querendo não acreditar que, um espírito de uma criança seria capaz de matar uma pessoa, mas pq?
André vianco, um autor nacional, escreve certamente, muito bem. Adoro as histórias dele. E essa é uma história bem construída que se passa em Osasco; um detetive ferrado que investiga a aparição de um suposto espírito de um menino que atormenta sua amiga de adolescência.
Dá pra se arrepiar com algumas cenas e ficar tenso na expectativas de outras, pra quem acredita em reencarnação, vida após a morte e em espiritismo é um livro fantástico com várias referências conhecidas. Pra quem não acredita, é um livro sobrenatural, fantástico, cheio de tensão e suspense.
Um livro rápido fluido e muito bom.
Mais um trabalho bem feito de André vianco.
Edson Camara 19/06/2021minha estante
Excelente resenha, me despertou a curiosidade em ler o livro. Obrigado

ShirleyStortLeite 19/06/2021minha estante
Excelente Edson. Não se arrependerá. Boa leitura.

Fabricio~Raito 11/07/2010

Vazio de contéudo...
Ha muito ouvia falar de boas críticas quanto à André Vianco, e decidi arriscar a ler "Semente no Gelo" para fazer meu primeiro contato com o autor. Resultado? Decepção, me frustrei porque sua escrita e consistência de fatos e conteúdos da histórias é muito vaga e sem uma complexidade que nos intriga. Acontece tudo de forma retilínea, tudo muito rápido e com um desfecho pra lá de clichê. Confesso que tive grande dificuldade em me acostumar com termos e a escrita de André, pois sentia que a história beirava o fim mais óbvio do mundo sem apresentar fatos que marcam ou que tenham uma boa base para sustentar a idéia principal.
Se você não tem mais nenhum outro livro interessante para ler, só aí é que recomendo ler Sementes no Gelo.
Espero que em um próximo título André consiga me e se superar.
Kelly SB 12/09/2010minha estante
Aaaah eis mais um frustrado nessa vida! hahaha
Me recomendaram A Casa. Gostei da histtória, mas a linguagem utilizada pelo Vianco é deprimente --'
Deixa eu adivinhar, ele em Sementes no Gelo usa aquelas frases curtas e sem fundamento, do tipo. 'Entrei. Medo. Pavor. Não sabia o que dizer.' Ele tem uma boa imaginação, mas não consegue colocá-la de forma envolvente num livro, de boa!

Nani 18/09/2013minha estante
Leia "Os Sete" e "O Sétimo", para reavaliar sua opinião sobre o Autor! Espero que goste! :)

Luciana.Santos 06/04/2017

“UM ROTEIRO CHEIO DE SUSPENSE E EMOÇÃO, AVENTURA DO COMEÇO AO FIM!
Neste romance, André Vianco volta a explorar o sobrenatural. Em Sementes no Gelo, o leitor ingressa no mundo de espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção e interpõe seus caminhos.
Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno destes espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas entidades”.

Bom, essa é a promessa do livro. No entanto, pra mim, ficou um pouco a desejar. A história é interessante, tem uma trama que nos induz a um questionamento em alguns trechos do livro, sobretudo, acerca do quão a Ciência e os avanços da mesma podem vir a influenciar/comprometer uma evolução espiritual. Até aí tudo bem, mas com o desenrolar da história, me senti um tanto incomodada, não sei se seria essa a palavra ideal. Parecia que o autor queria a todo custo me convencer daquilo e mesmo as cenas que pediam um ar mais profundo de mistério e medo, não me provocaram tal sensação.
Confesso que o começo da história é envolvente, sim. O autor descreve algumas cenas de uma forma tão detalhada que me deixou bem inquieta, mas com o tempo, as coisas pareceram um pouco previsíveis. Fiquei esperando aquele “fator X” e não apareceu.

Contudo, é um livro com uma escrita que flui bem e com pontos bem relevantes. Gostei da forma como os diversos pontos de vista sobre o assunto são apresentados. Até que ponto a fé em algo pode cegar algumas pessoas ou até mesmo levá-las a cometer atos que parecem insanos e totalmente irreais? Até que ponto a ilusão ou expectativa de algo pode transtornar/transformar o cotidiano de alguém? Afinal de contas, o que é real? O que nos preenche? Até que ponto o que existe no mundo metafísico, influencia ou interfere em nosso cotidiano? No que você acredita?

Existem pessoas que acham que seu ceticismo é intacto e inabalável, outras, no entanto que acreditam em tudo e outras, porém que acham que tudo pode ser possível, mas mantêm um ar de desconfiança.

De que categoria você faz parte?

Eu prefiro não duvidar de nada, mas mantendo meus olhos bem abertos... Rsrs...
Sayuri 09/04/2017minha estante
undefined

Rosangela Max 14/10/2021

Razoável.
O autor escreve livros bons, mas este não é um deles.
Serve para passar o tempo, mas é só.
A solução dada para justificar a história é que derrubou o livro.
Lu 14/10/2021minha estante
Esse é um dos que menos gosto do André.

JorgeMota 21/12/2010

Preciso ler mais literatura brasileira!
[Contém SPOILERS]

É uma história sobre espíritos atormentados impedidos de reencarnar. Eles revoltam-se e começam a vingar-se das pessoas que cruzam seu caminho. Um detetive é chamado para investigar o caso e termina sendo vítima da fúria de um dos espíritos em particular, um antigo amigo de infância.

O interessante é a história do fantasma principal que foi atormentado pelo detetive ainda quando era criança.

Foi um livro que me despertou vários sentimentos: Medo, raiva, angústia, dó, e muita expectativa.

Felizmente esse livro é daqueles que não deixam espectativas para o próximo, pois esse realmente não tem! Embora eu desejei ler mais assim que acabei.

A conclusão que tive é a de que preciso ler mais literatura brasileira!!!

Principalmente a do Vianco...=P
Silvia 15/07/2013minha estante
Sou fã de André Vianco, principalmente em se tratando de vampiros.

JSenun 27/02/2024

Sementes no Gelo
Uma história interessante de um dos meus escritos nacionais favoritos, o livro foi muito fácil de ler e li ele todo em um dia.

Existem pontos do livro que achei um pouco chato mas a parte de suspense paranormal dá um cagaço em alguns trechos kkkkkkk

A finalização pareceu meio corrida, acho que por ser um livro curto o autor não quis desenvolver muito mais e achei que passou muito rápido mas foi uma boa leitura e novamente gosto de mais um livro do Vianco.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Muito bom!
Vale a pena ler.

deyseanna 13/02/2009

envolvente.. até demais!
euu não leio mais! nunk mais! fantasmas já sãoo coisas meio perturbadoras.. imagina um bando de crianças-fantasmas-espancadoras-de-humor-facilmente-alterável! ;x se vc gosta de suspense, vai fundo ;P

@BIG_MEGS 26/02/2009

Na metade.
Parei de ler, sei lá.
é muito macabro.

lfcardoso 05/07/2009

Uma história de fantasmas original
O livro é uma história de terror com pitadas de romance policial. Tânio Esperança é um detetive particular que é contratado por uma antiga amiga, Lizete, para investigar quem a está atormentando. Ela diz que ouve vozes de crianças a chamam de mamãe e pedem carinhos e brincadeiras. A solução do caso está ligado a uma série de assassinatos brutais que tem em comum a aparição de crianças vestidas de preto.

Conforme avança em suas investigações, Tânio é obrigado a deixar o ceticismo de lado e encarar a existência do sobrenatural. As misteriosas crianças são espíritos atormentados que não conseguem reencarnar. Esses seres furiosos lançam a sua ira sobre aqueles que os maltrataram em outras vidas ou que se metem em seu caminho. Devido a uma tragédia do passado, o detetive Esperança está na mira de alguns desses espíritos.

Usando criatividade ao juntar crenças do espiritismo com os avanços científicos na área da reprodução humana, o autor consegue criar uma história de fantasmas original. Na narrativa os espíritos de fetos abortados são os mais furiosos e cruéis. A linguagem coloquial do narrador e os diálogos com gírias, palavrões e outros maneirismos da língua falada aproximam o leitor da história e dão vida ao texto. Parece que o revisor cochilou em alguns momentos, pois algumas palavras mais eruditas entram em desarmonia com o texto. Esses erros não estragam o prazer da leitura, mas incomodam um pouco.

"Sementes no gelo" é uma boa sugestão para aqueles que procuram um bom suspense sobrenatural temperado com imaginação e criatividade. Para os fãs do autor, é um item obrigatório.

Veja mais resenhas em www.literatsi.com

musa 22/03/2009

excelente!
É UM LIVRO ESPIRÍTUAL MUITO BOM PARA ENTENDER O MUNDO DOS ESPIRÍTO,É UMA LEITURA PARA APREDEMOS SEMPRE.