Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Leituras e Café 11/08/2020

"Eles conseguiram congelar seus corpos… mas não suas almas"
Leitura coletiva de outubro de 2016 do clube do livro Leituras & Café.
Resenha escrita por Suhelem Marchan e publicada no blog em 31/10/2016.
Sementes no Gelo foi uma escolha feita especialmente para celebrar todas as histórias macabras que nos fazem querer dormir com a luz acesa!
Com uma leitura rápida e bem desenvolvida, o escritor brasileiro André Vianco nos envolve numa história criativa sobre fantasmas, intercalando generosas doses de suspense e terror no decorrer do livro.
Sementes no Gelo tem um início bastante intrigante, com o surgimento de relatos que envolvem três crianças suspeitas na morte brutal de um criminoso dentro da delegacia, na cidade de Osasco, onde todo o enredo é ambientado.
Enquanto a polícia e a imprensa estão em busca de respostas, que parecem cada vez mais improváveis, outros grupos de crianças continuam a aparecer e fazer justiça com as próprias mãos. Fatos que nos fazem pensar se somos coniventes com essas punições, já que só os criminosos estão sendo mortos.
Enquanto isso, o detetive Tânio Esperança se envolve numa estranha investigação particular a pedido de Lizete, uma grande amiga de seu passado e que parece estar sendo assustada e perseguida em sua própria casa.
Com eventos paralelos no decorrer da história, o detetive vai aos poucos se envolvendo num mundo sobrenatural de espíritos cruéis misturados com perigos reais. Mesmo com todo o seu ceticismo, vai precisar abrir a mente para conseguir desvendar esse mistério e tentar sobreviver.
O autor consegue explorar o medo de forma genial e simples. Trazendo à tona os segredos mais sombrios dos seus personagens e abrindo suas feridas frente ao desconhecido, tornando a verdade assustadora e insuportável.
Os avanços científicos relacionados a evolução humana também são pontos muito importantes nessa trama. Acreditar que podemos criar um corpo independente da alma que vai habitá-lo é tão cruel quanto congelar e eliminar todas essas possibilidades de vida.
Assim, uma nova concepção de fantasma é criada, com o intuito de amedrontar o leitor e assombrar a ideia de inocência vinculada com a imagem das crianças.
Uma leitura que flui bem e não fica presa num suspense desnecessariamente longo. Toda a história se encaixa e se desenrola facilmente, surpreendendo o leitor com um final emocionante.
É difícil dizer que o livro simplesmente termina, quando tantas questões ficam para serem absorvidas, pensadas e questionadas em nosso próprio interior. Quanto da imaginação do autor poderia ser real?
Uma literatura que merece ser apreciada pelos adeptos do terror e até pelos mais medrosos, podendo deixar uma ou duas luzes acesas, claro!
A história é ambientada em Osasco, cidade que conhecemos de passagem, e foi muito legal reconhecer muitos dos lugares descritos pelo autor. Fizemos até questão de tomar um chopp de vinho no Tchê’s, numa bela noite escura.

site: http://www.leiturasecafe.com.br/2016/10/31/sementes-no-gelo-andre-vianco/

Joe de Lima 18/12/2013

Não sou um grande fã de histórias de terror. Poucos são os filmes do gênero me agradam (acho a maioria muito bobos) e o mesmo vale para os livros. Não que eu não aprecie a obra de H. P. Lovecraft ou um bom livro de Stephen King, só que esse está longe de ser meu tipo favorito de leitura. Mas como tenho lido muita fantasia decidi variar um pouco.

Acabei procurando Sementes no Gelo, de André Vianco por duas razões. Primeiro, ouvi muitos elogios à essa obra. Segundo, eu ainda não ter lido nenhum livro deste que é considerado um dos grandes autores nacionais da atualidade. Eu gostaria muito de dizer que gostei da experiência… mas estaria mentindo.

A trama é ambientada em Osasco e começa quando Tânio Esperança, um detetive particular sem dinheiro é procurado por sua velha amiga Lisete, que diz estar sendo atormentada pelo fantasma de um menino chamado Pedro. Ao mesmo tempo, mais crianças fantasmas são vistas pela cidade envolvidas em assassinatos brutais de estupradores, pedofilos e outros tipos de criminosos. De inicio, o detetive não acredita no sobrenatural, mas à medida que a investigação avança, Tânio percebe que os fantasmas não apenas são reais, como são diferentes de outros relatos de assombrações.

A primeira coisa que chama a atenção em Sementes no Gelo é seu tamanho diminuto. Com apenas 174 páginas a obra está mais para uma noveleta do que um romance e essa falta de espaço têm reflexos no livro como um todo.

Os personagens são bastante rasos. Não possuem diferentes facetas, motivações claras ou ambições, apenas reagindo às situações que são colocadas. Os diálogos são rasteiros e recheados de chavões. Parece até que os personagens estão lendo suas falas. Da mesma forma, a ambientação não é aproveitada. A história se passa em Osasco, mas poderia ser em qualquer outro lugar que não faria diferença, já que o autor se limita a citar nomes de ruas e locais que significam pouca coisa para aqueles que não conhecem a cidade.

A polícia é presença constante durante toda a trama, o que, na minha opinião, compromete o clima de tensão e suspense que se espera em uma história como essa (afinal de contas, quem chamaria a polícia para cuidar de um caso de fantasmas?). A trama não flui de forma natural, resultando em muitas situações forçadas. Para se ter uma ideia, em dado momento, o responsável simplesmente aparece diante do detetive Tânio e faz o imenso favor de contar todos os detalhes de seu plano.

Apesar de tudo isso, há pontos positivos para serem destacados. Vianco faz algumas referências interessantes a elementos do nosso cotidiano como o Jornal Nacional e a revista Época. As crianças-fantasma também são interessantes. Esqueça as almas penadas com assuntos inacabados. Aqui as assombrações ganham nova origem e novos poderes.

Sementes no Gelo definitivamente não me agradou, mas vale para aqueles que procuram uma leitura rápida e para quem quiser ver um tipo de fantasma diferente do tradicional.

site: http://joedelima.blogspot.com.br/2013/12/resenha-sementes-no-gelo-de-andre-vianco.html

Mia 02/11/2021

Sementes no gelo
Ok, realmente a leitura é um pouco cansativa mesmo com poucas páginas, pode te tirar de uma ressaca literária ou te colocar em uma com um suspense + terror
Mas eu acabei demorando mto tempo para ler esse livro pelo incrível que pareça, as vezes as coisas demoravam muito para ter algum sentido ou cabimento, e eu queria que o livro fosse mais profundo na relação que Tanio e Lizzete tiveram no passado, como também só falou um pouco de nada sobre o ex relacionamento/relacionamento de Lizzete com Rogério, não foi mais afundo como eu esperava, afinal, na parte de trás da capa falava "no novo romance de André Vianco...", eu esperava mais algum romance de fato no meio de informações de espíritos, achei que realmente tinham que descrever mais os personagens e suas relações (como o protagonista, se eu não me engano em nenhum momento se descreve as características físicas de Tanio)
Me deixou confusa no início de cada capítulo, que contava relatos dos espíritos fazendo suas justiças e afins, porque terminou com uma parte do detetive mas digamos que não a finalizou, e isso me deixou meio ???
Mas apesar de tudo, dá sim para curtir o protagonista e o suspense com uma pitada de terror como prometido, é uma ótima idéia, mas se aprofundasse mais nos personagens, suas relações e um romance que claramente daria para ser desenvolvido no meio de todo aquele suspense, como não deixar seus leitores tão confusos em algumas questões, realmente teria sido 5 estrelas, afinal é um livro nacional com muitas referências de locais o que é bem divertido para qualquer leito que reside no Brasil mesmo sem conhecimento do local, é muito legal, afinal te desperta o interesse de pesquisar imagens como também facilitar sua imaginação da cena
O final apesar de confuso acaba sendo fofo, tipo, o Pedro não tinha sido queimado? Como ele iria nascer? Isso realmente foi confuso, mas é fofo a representação dele nascendo no final, ele desaparecendo como se estivesse vindo ao mundo de fato
Enfim, é isso :)

Allwx 30/12/2022

Esperava mais...
O livro tem uma história interessante, precisaria ser mais elaborado no meu ponto de vista para assim eu gostar mais dele. Mas de certa forma surpreende, agora sobre o genero desse livro, não sei bem, terror não é mesmo, passa longe. Fica ali entre um sobrenatural/suspense, ah, o enrrendo é bom, mas tem um tédio grande em alguns capítulos que quase me fizeram desistir desse livro, e por isso que demorei tanto pra terminar ele. O autor teve uma boa ideia, mas pecou em como retratar a história em alguns pontos, isso me levou a ficar confuso por muitas vezes, alguns erros na escrita também atrapalharam um pouquinho, mas eu elogio o fato de que o livro por ser nacional ter muitas referências que nós fazem associar a realidade do contexto, como o fato da história ser retratada na cidade de Osasco e a forma de retratar as falas dos personagens. Elaborar uma história de fantasmas vingativos como sendo crianças que assusta adultos não é ruim, mas desenvolver um final fraco pra fechar a história não colou tanto e assim finalizo esse livro com gostinho de que esperava mais. Talvez eu tenha esquecido algum ponto, ou até mesmo lido com pressa e deixei algum detalhe passar e isso me deixou com menos informação para entender o final, um dia quem sabe eu leia ele de novo para ter uma opinião diferente, mas por ora é isso. :)

Masisnatore 03/12/2020

É
Muito rápido de ler, tem uma história muito forte, mas o livro muito pequeno deixa muito a desejar, faltando muitos detalhes e aprofundamento

Tiago 13/10/2010

Sementes no Gelo
Sementes no gelo traz uma história cheia de suspense, com uma trama que prende os leitores do começo ao fim. Explorando o mundo dos espíritos André Vianco nos leva a uma história de tirar o fôlego onde crianças fantasmas começam a fazer justiça contra estupradores, acoolotras e agressores de crianças. Em meio a esse caos, o detetive Tânio Esperança reencontra uma ex-namorda de adolescência, mas com ela vem seu mais surpreendente caso. Para desvendar todo este mistério ele ingressa num mundo de espíritos impedidos de reencarnar, que lançam fúria a todos que lhes chamam a atenção. Tânio desvenda o mistério em torno destes espíritos tornando se inimigo número um destas entidades. E terá que lutar contra forças sobrenaturais. Eles conseguiram congelar seus corpos... Mas não suas almas... Eles voltaram em busca das suas familias e infernizam a vida dos que seriam seus pais.

Avalon 13/04/2021

Bebês assassinos???
Mais um livro curto e intrigante do André Vianco. Alguns casos e crimes estranhos começam a chamar a atenção de um detetive, e aparentemente tudo está ligado ao sobrenatural. Leitura rápida e cheia de ação!

aline.salton 14/01/2013

Serve para uma tarde chuvosa.
O enredo prende a atenção assim como um filminho qualquer que passe na TV. A história é bem tramada e não cansa o leitor com minuciosos detalhes desnecessários. Já o dialogo das personagens parecem vindos de uma estória do Chico Bento, no meu ponto de vista, um tanto quanto "chato" (não achei palavra certa pra descrever) você ler como se fala e a quantidade de palavrões também é bem considerável, tornando os mesmos pobres. Mas fora isso é bom pra passar o tempo. Boa leitura.

hillo_ 25/08/2022

Uma aventura congelante...?
Minha segunda (oficialmente a primeira por não ter terminado Bento ainda) experiência com André Vianco e posso dizer que gostei bastante! A premissa do livro é interessante e só de imaginar um cenário de terror desses em terras brasileiras já é algo de se levar crédito. A leitura é rápida e intrigante.

O ?plot twist? todo da história acerca do personagem principal também é interessante, só não pode ser considerado um plot twist surpreendente e afins. É um livro criminal com suspense e terror envolvido mas se você estiver esperando algo que exploda sua mente, não será nesse livro que irá encontrar. Considero que o estilo de escrita do André Vianco se aproxima mais de algo descritivo do que de algo onde ele jogaria toda a surpresa do livros nas últimas páginas. Mesmo assim ainda é uma leitura que vale a pena, principalmente por ser de um autor brasileiro e ser terror/suspense!

Recomendo bastante, só não tanto quanto Bento provavelmente.

Bia 01/03/2011

Sementes no gelo
Pra quem achava que fantasmas não existem, temos uma surpresa: eles existem sim, e estam ao nossa redor.
André Vianco volta ao seu universo de histórias para fazer nossas mentes aflorarem e nos fazer pensar em assuntos nunca antes pensados.
Para maiores informações leia esse maravilhoso livro que mistura muito suspense e aventura.

Nayana Leal 04/08/2014

Simples e direto
Comprei este livro em um sebo e não li a sinopse, logo não sabia o que esperar dele, mas gostei muito da história abordada envolvendo o sobrenatural e o contexto de uma investigação criminal. O livro conseguiu me prender a atenção, apesar de ter uma linguagem fácil, direta e sem rodeios descritivos para caracterizar os personagens ou os ambientes. Talvez a falta de contextualização do autor tenho contribuído para que este livro tenha uma leitura muito rápida (Sério mesmo, você é capaz de lê-lo em um dia, levando só algumas horas). Para aqueles que não tem muito tempo para ler, é ótimo, o livro tem apenas 176 páginas.

Ana 16/10/2014

O livro acompanha o detetive particular Tânio Esperança, que é procurado por Lizete, uma antiga amiga dos tempos de escola, para investigar um fenômeno estranho que está vivenciando: ela ouve vozes dentro de sua própria casa, chamando-a de mamãe, pedindo abraços, pedindo que ela cante.

Paralelamente à investigação, o narrador relata várias outras situações sobrenaturais e bizarras envolvendo crianças, que posteriormente se relacionarão com o caso de Lizete, levando o detetive Tânio a solucionar o caso.

Uma das coisas que mais gosto na escrita do André Vianco é a naturalidade. Os diálogos são comuns, permeados por chavões do cotidiano e com alguns palavrões esporádicos, dando um tom de realismo aos seus enredos de terror.

Também gosto bastante do fato dele situar boa parte de suas histórias em Osasco, que é um cenário conhecido pra mim, então consigo me imaginar no meio da ação.

Outra coisa bacana é a correlação que ele faz entre os livros que publicou. Há um trecho por exemplo, em que o delegado Wilson diz:
Tânio, a gente já viu muita coisa nessa vida, não é mesmo? E nesta cidade aqui não falta acontecer mais nada. Neve caindo do nada, gente que vê vampiros () (p.71).

Essa frase faz referência ao livro Os Sete, mas se você não leu Os Sete, essa referência não atrapalha em nada a leitura de Sementes no Gelo, você só vai achar estranha essa menção à neve em Osasco. Rs

Porém, esse não é um dos meus livros favoritos do Vianco. O principal motivo pra esse desgosto é que a capa e a sinopse na contracapa já dão spoilers absurdos da história. Ainda assim, a forma como o autor escreve nos prende desde o primeiro parágrafo, criando tensão e curiosidade acerca do desfecho.

Embora eu prefira os livros O Senhor da Chuva, Os Sete e Sétimo, do mesmo autor, Sementes no Gelo aborda temas interessantes, como reprodução assistida e bullying, garante uma boa distração por algumas horas e se você for muito impressionável, pode até sentir um medinho. Rsrs

site: http://www.faltadefoco.com.br/livros/sementes-no-gelo/

Isabella Felix 18/12/2012

Chato demais
Este livro tem um background bem original e diferente. Mas a forma como é construído o torna cansativo. O enredo é pobre demais. A construção e o desenvolvimento das falas é simples demais e cansativo demais. Tudo é chato demais neste livro. Poderia ter sido um ótimo livro, poderia ter sido melhor explorado. Mas eu terminei de ler porque era pequeno. Se fosse um livro longo, eu teria dado uma nota pior ainda.

No geral, o livro é bom pra passar o tempo na falta de algo rápido para ler. Uma leitura rápida de bolso ou algo assim.

Espero que os outros livros do autor sejam superiores a este.

Mau Victorino 18/04/2010

Osasco 'noir', suspense no ar.
Como um quê de filme 'noir' e muitas referências a histórias de detetives, "Sementes no Gelo" acerta na mistura de suspense e horror.

O livro é uma leitura rápida e fluída, mas acima de tudo, evolvente. O leitor provavelmente irá até o final em uma tarde, simplesmente pela ânsia de desvendar seus mistérios.
Ótimo livro do cada vez mais consagrado André Vianco que presenteia o leitor com seus personagens recorrentes, passagens de gelar a espinha e, é claro, muitas homenagens a Osasco.

Meu destaque vai para os diálogos muito bem trabalhados, mesclando a fidelidade ao estilo à naturalidade das conversas entre amigos.

Fabricio~Raito 11/07/2010

Vazio de contéudo...
Ha muito ouvia falar de boas críticas quanto à André Vianco, e decidi arriscar a ler "Semente no Gelo" para fazer meu primeiro contato com o autor. Resultado? Decepção, me frustrei porque sua escrita e consistência de fatos e conteúdos da histórias é muito vaga e sem uma complexidade que nos intriga. Acontece tudo de forma retilínea, tudo muito rápido e com um desfecho pra lá de clichê. Confesso que tive grande dificuldade em me acostumar com termos e a escrita de André, pois sentia que a história beirava o fim mais óbvio do mundo sem apresentar fatos que marcam ou que tenham uma boa base para sustentar a idéia principal.
Se você não tem mais nenhum outro livro interessante para ler, só aí é que recomendo ler Sementes no Gelo.
Espero que em um próximo título André consiga me e se superar.
Kelly SB 12/09/2010minha estante
Aaaah eis mais um frustrado nessa vida! hahaha
Me recomendaram A Casa. Gostei da histtória, mas a linguagem utilizada pelo Vianco é deprimente --'
Deixa eu adivinhar, ele em Sementes no Gelo usa aquelas frases curtas e sem fundamento, do tipo. 'Entrei. Medo. Pavor. Não sabia o que dizer.' Ele tem uma boa imaginação, mas não consegue colocá-la de forma envolvente num livro, de boa!

Nani 18/09/2013minha estante
Leia "Os Sete" e "O Sétimo", para reavaliar sua opinião sobre o Autor! Espero que goste! :)