Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Rita Nunes 20/11/2019

Desisto de André Vianco
Como pode o autor de "Os sete" escrever um livro tão ruim? Depois de ler o sofrível "Caminho do poço das lágrimas", resolvo dar mais uma chance, e me deparo com essa bomba! Pra começar, a capa e o título já dão um spoiler imenso do que seria o "grande mistério" do livro. mas tudo bem, resolvi ler mesmo assim, achando que poderia ter um bom desenvolvimento, sei lá. mas que nada, os personagens são ridículos, a narrativa é tosca, chega a dar vergonha! Parece que foi escrito por uma criança!

Pandora 01/02/2011

Decepcionante
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Essa foi minha última tentativa de ler algo do André Vianco.
Já li muitos livros dele e, com excessão de dois, todos os outros são dispensáveis.

Sementes no gelo conta a história de almas atormentadas de crianças, que não podem reencarnar. Um detetive particular acaba entrando no caso a pedido de uma cliente e descobre o segredo dessas almas. A partir disso, ele é perseguido por fantasmas furiosos.

O problema do Vianco são seus personagens vazios, sem carisma nenhum. As personalidades são supérfluas, é impossível se apegar a algum deles, ou mesmo odiá-los.

O desenvolvimento da trama também deixou a desejar, criando situações bobas, com personagens sub-aproveitados. Resumindo, mais parece o livro de um escritor amador do que de um escritor cujo nome é bastante conhecido no meio literário.

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Suspense criativo
Um suspense criativo e original. Creio que poderia haver sequência. Pode parecer terror, mas não achei muito.

Laura3437 23/01/2021

EU AMO ESSE LIVRO
Acho que devo começar a resenha falando que tenho muito preconceito com autores brasileiros – e não me orgulho disso. Quando ganhei Sementes no Gelo, eu tinha 15 e lembro que fiquei olhando com um cara de nojo interna.
André Vianco foi o cara que diminuiu esse preconceito que eu tenho. Esse livro se tornou um dos meus preferidos na VIDA. É curtinho, a leitura é rápida e vale muito a pena.

Fabricio~Raito 11/07/2010

Vazio de contéudo...
Ha muito ouvia falar de boas críticas quanto à André Vianco, e decidi arriscar a ler "Semente no Gelo" para fazer meu primeiro contato com o autor. Resultado? Decepção, me frustrei porque sua escrita e consistência de fatos e conteúdos da histórias é muito vaga e sem uma complexidade que nos intriga. Acontece tudo de forma retilínea, tudo muito rápido e com um desfecho pra lá de clichê. Confesso que tive grande dificuldade em me acostumar com termos e a escrita de André, pois sentia que a história beirava o fim mais óbvio do mundo sem apresentar fatos que marcam ou que tenham uma boa base para sustentar a idéia principal.
Se você não tem mais nenhum outro livro interessante para ler, só aí é que recomendo ler Sementes no Gelo.
Espero que em um próximo título André consiga me e se superar.
Kelly SB 12/09/2010minha estante
Aaaah eis mais um frustrado nessa vida! hahaha
Me recomendaram A Casa. Gostei da histtória, mas a linguagem utilizada pelo Vianco é deprimente --'
Deixa eu adivinhar, ele em Sementes no Gelo usa aquelas frases curtas e sem fundamento, do tipo. 'Entrei. Medo. Pavor. Não sabia o que dizer.' Ele tem uma boa imaginação, mas não consegue colocá-la de forma envolvente num livro, de boa!

Nani 18/09/2013minha estante
Leia "Os Sete" e "O Sétimo", para reavaliar sua opinião sobre o Autor! Espero que goste! :)

Mau Victorino 18/04/2010

Osasco 'noir', suspense no ar.
Como um quê de filme 'noir' e muitas referências a histórias de detetives, "Sementes no Gelo" acerta na mistura de suspense e horror.

O livro é uma leitura rápida e fluída, mas acima de tudo, evolvente. O leitor provavelmente irá até o final em uma tarde, simplesmente pela ânsia de desvendar seus mistérios.
Ótimo livro do cada vez mais consagrado André Vianco que presenteia o leitor com seus personagens recorrentes, passagens de gelar a espinha e, é claro, muitas homenagens a Osasco.

Meu destaque vai para os diálogos muito bem trabalhados, mesclando a fidelidade ao estilo à naturalidade das conversas entre amigos.

Isabella Felix 18/12/2012

Chato demais
Este livro tem um background bem original e diferente. Mas a forma como é construído o torna cansativo. O enredo é pobre demais. A construção e o desenvolvimento das falas é simples demais e cansativo demais. Tudo é chato demais neste livro. Poderia ter sido um ótimo livro, poderia ter sido melhor explorado. Mas eu terminei de ler porque era pequeno. Se fosse um livro longo, eu teria dado uma nota pior ainda.

No geral, o livro é bom pra passar o tempo na falta de algo rápido para ler. Uma leitura rápida de bolso ou algo assim.

Espero que os outros livros do autor sejam superiores a este.

Sakurazuka 23/10/2023

Assustador quando se pensa em várias crianças assim, mas muito bom, a escrita do autor sempre me deixa motivado a ler mais e mais dele.

Ymir 20/12/2009

Artificial
Apesar de ter apenas 174 páginas, não tive vontade de terminar de ler este livro.

Motivo: O comportamento dos personagens é muito artificial, não se sente humanidade neles, nem mesmo quando é descrito que estão sentindo algo.

Agem estranhamente, muito FORÇADOS. Eles têm acessos de raiva do nada, crises de choro sem razão. E você pensa - "Que bando de malucos! Por que eles estão agindo assim?!?!" - E a resposta vem ao fundo: "Porque André Vianco quis". E só por isso, porque não faz sentido algum para a história. Ou talvez isso seja ele TENTANDO dar "profundidade" aos personagens, sei lá.

Isso é muito bizarro e chega a irritar quando você percebe que não vai parar.

Fora isso, as "cenas" de terror são bem sinistras e bem descritas.

Foi o primeiro livro de André Vianco que eu lí. Uma má impressão. Mas ainda vou ler outro livro dele para ver se todos os personagens são artificiais assim. Espero que não.

Alguém me recomenda um bom livro dele?

Pablo 06/03/2010minha estante
sugiro "A Casa"!

O tema do livro é mais dramático, e com isso os personagens são mais bem descritos.

Mas mesmo assim não é nada demais! =)

Tiemi 02/11/2011

Um livro de leitura rapida, achei interessante e assustadora em algumas partes.... Brr

JSenun 27/02/2024

Sementes no Gelo
Uma história interessante de um dos meus escritos nacionais favoritos, o livro foi muito fácil de ler e li ele todo em um dia.

Existem pontos do livro que achei um pouco chato mas a parte de suspense paranormal dá um cagaço em alguns trechos kkkkkkk

A finalização pareceu meio corrida, acho que por ser um livro curto o autor não quis desenvolver muito mais e achei que passou muito rápido mas foi uma boa leitura e novamente gosto de mais um livro do Vianco.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Muito bom!
Vale a pena ler.

Nat 23/07/2011

Levei uma manhã inteira, não consegui parar. Esse livro me surpreendeu bastante. A história é muito boa, e a temática pede a reflexão do leitor sobre certos assuntos que, à primeira vista, podem dizer respeito somente a ciência, mas também a religião. A leitura também foi oportuna, porque estou assistindo a reprise da novela O Clone, que foca em assuntos que também dizem respeito à ciência e à religião.
No começo, fiquei meio receosa com o livro porque primeiro, era ebook (que cansativo que é ler um), segundo, sempre fico com um pé atrás quando a palavra “sobrenatural” é mencionada (apesar de ter gostado da temática do vampiro no livro O Senhor da Chuva).
O detetive Tânio Esperança, no início, parece o “bom” personagem principal, aquele que persegue os bandidos. Ao longo da história, percebe-se que não é bem assim. Não que ele seja “mau”, mas como humano errou bastante e feio quando criança (realmente, crianças, como humanas que são, podem ser bastante cruéis). Ele consegue desvendar o mistério, mas a custa de muitas dores. Não vou negar que não tenha gostado do fim que tiveram os maus na história (exploradores de crianças, estupradores... Aliás, agora acaba de me ocorrer que o que eram as primeiras crianças que aparecem na história. Não vou dizer o que eram, só digo o que NÃO eram: vampiros.).
De modo geral, gostei bastante. Uma temática envolvente, que chama a atenção para assuntos polêmicos, como o da fertilização. E mantenho a minha visão sobre o assunto. Não há nada de errado em apelar para uma clínica se o casal quer tanto um filho, mas tem dificuldades. O problema é: o que fazer com um embrião fecundado que já foi descartado? No livro, afirma-se que os pais devem dar permissão para que o embrião seja destruído. Mas é vida. Já existe uma vida ali. Quem destruir esse embrião não será um assassino também (mas legalizado)? E se não destruir, essa vida ficará congelada para sempre? Sou espírita. Li uma vez que, a partir do momento em que o embrião existe, um espírito já está vinculado a ele. Não é só matéria, não é só o corpo de carne que está se formando, mas o espírito também. Com o embrião congelado, é como se desse uma “pausa” no seu desenvolvimento, consequentemente no desenvolvimento espiritual. Qual será esse sofrimento? É válido? Acho que são questões sem respostas, como a maioria das questões religiosas e científicas são. Mas uma coisa é certa: somos humanos, só isso. Já basta de brincar de ser Deus.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/07/sementes-no-gelo-de-andre-vianco-dl.html

Andre 11/09/2011

História Original
Muito boa a idéia que ele teve para o Livro e como desenvolveu a história. Recomendo.