Foe: A Novel (English Edition)

Foe: A Novel (English Edition) Iain Reid

Andamento - 5
Escrita - 5
Final - 4

Bia 25/06/2021

Iain Reid traz um estilo interessante em Foe. Instala-se um sentimento de paranóia no leitor em conjunto ao personagem "Júnior", que se preparando para a viagem, se submetia a estranhas ordens de Terrance - a peça misteriosa que se desloca entre Júnior e Henrietta - e suscitava algumas reflexões filosóficas, em sua maioria, de qualidade, que gravitacionavam a vida média, o papel das rotinas, as bases e complexidades do ser e das coisas, as instituições... Focando mais no casamento, outras coisas soam quase como sugestões de discussões, como, por exemplo, quando falam sobre vigilância governamental.

O clímax rende um momento brutal, mas que poderia ter sido melhor aproveitado. Assim como a personagem Hen que embora seus silêncios falassem, recortes - mesmo a nível de observação - seriam acréscimos vantajosos à narrativa.

Aqui a premissa até pode ser batida, mas as sutilezas na grafia e o modo como é direcionado é no mínimo intrigante, mas por vezes a leitura se torna maçante. A expectativa de uma boa reviravolta fica na promessa, levando ao desfecho que traz um mal estar, mas poderia nos tirar o sono... Fosse a história um conto, provavelmente não deixaria tanto a desejar.

Thaisa 10/05/2023

Quando a genialidade não está no plot twist, mas no óbvio
Junior e Henrietta são casados e vivem felizes em sua fazenda tranquila e isolada... Até receberem a inusitada visita de Terrance, um homem que trabalha para o governo e que chega ao local para avisar que Junior foi sorteado em uma loteria especial: ele terá de participar de uma expedição fora da Terra, onde ele e outros escolhidos ficarão por dois anos em uma espécie de instalação afim de darem mais um passo na jornada dos seres humanos rumo à outros planetas.
Antes que o casal perceba, esse intruso se muda para a casa deles no intuito de preparar tanto Junior, que ficarará um bom tempo fora de seu habitat natural, quanto Henrietta, que terá de ficar sem seu marido por anos. Como essa loteria não aceita que os sorteados desistam, eles precisarão conviver com esse estranho, seguir suas instruções e ter sua paz completamente perturbada.
Enquanto Terrance se infiltra cada vez mais na vida dessa família, o leitor, assim como o protagonista, se sente incomodado e com a sensação de que algo muito errado está acontecendo...
Após o meu primeiro contato com a escrita de Iain Reid através de "Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo" (e ter gostado bastante), fiquei curiosa para ler outras obras do autor, já que ele é tão bom em construir histórias agoniantes com questões existencialistas que carregam diversas surpresas ao longo do caminho. Mas "O Intruso" foi ainda melhor e eu achei espetacular em todos os aspectos!
Junior, o protagonista, é um homem simples que só quer o seu sossego, mas é pelo seu ponto de vista que mergulhamos em suas dúvidas, medos, reflexões e sentimentos acerca desta grande novidade - e da figura desse novo hóspede, já que ele precisa lidar com dezenas de emoções ao ser confrontado por Terrance, ele mesmo e tudo aquilo que o aguarda, mostrando seus pensamentos conflitantes sobre seu casamento, sua existência, seu valor, seu passado e, claro, seu futuro. Assim, ele nos leva em uma viagem introspectiva onde, pouco a pouco, descobriremos o que realmente está ocorrendo...
A escrita de Reid é densa em seu conteúdo, mas com uma narrativa fluida e uma trama que instiga o leitor, colocando-o no lugar do protagonista e apresentando centenas de questionamentos, monólogos interiores, analogias interessantes e, mais do que tudo, grande reviravoltas. No entanto, já adianto que um dos maiores plot twists da história pode ser bem óbvio - e é aí que está a genialidade do autor, pois ele escolhe ir além disso e presentear o leitor com um final cheio de melancolia, desespero e surpresa.
O livro é a mistura perfeita de "The Twilight Zone" e "Black Mirror", mas a maneira com que o autor cria esse thriller sci-fi com pitadas de horror faz toda a diferença, trazendo algo sinistro, devastador e complexo que nos fará analisar o nosso papel no mundo, os possíveis resultados do avanço tecnológico e, principalmente, diversas questões sociais e éticas.
"O Intruso" é uma obra impressionante e fantástica que me fez ter a certeza de que quero ler tudo que Reid já escreveu!

y.as.me 26/08/2023

Não sei o que pensar sobre o final aberto pq eu normalmente gosto mas dessa vez me deixou meio ??
e apesar de o grande plot twist não ter me surpreendido eu ainda acho que ele foi muito bem feito, não vejo a hora de ver isso ser reproduzido no filme

Natália 08/01/2024

What was I made for...
Que livro incrível! Já é um dos melhores do ano. Uma ficção científica com um toque de horror filosófico.

Em um futuro não pouco distante, Junior e Hen, um casal que mora em uma fazenda longe da cidade, recebem uma visita inusitada de um homem que dá uma notícia que mudará a vida deles drasticamente (não vou falar o que é porque é muito melhor descobrir lendo). A partir disso, a narrativa se torna ágil e intrigante, o autor cria uma atmosfera estranha onde o leitor entra em uma paranoia juntamente com o personagem, percebemos que há algo muito errado, mas não sabemos dizer ao certo o que, é apenas um sentimento de estranheza.

O livro traz diversas reflexões tecnologias, monitoramento digital, sobre dinâmicas de relacionamento a dois, sobre sentimentos humanos, o que nos faz humanos de uma forma muito interessante e reflexiva. Tem muito uma vibe Black Mirror.

Greymer 14/04/2024

Muito Interessante
A história é muito bem contada, até itens que me deixavam brava como a indicação da fala do protagonista possuem explicação, então é um livro muito bem feito e uma história que nos prende.