Rua Aribau

Rua Aribau Angélica Freitas...

Resenhas - Rua Aribau

1 | 2 | 3 | 4

Juju 19/10/2021

Legalzinho
É bem pequeno, do tipo que se lê de uma vez só, e não me trouxe muita coisa pra pensar, só apreciar mesmo. É uma coletânea e obviamente alguns gostei mais do que outros, as artes são legais também. Mas não achei nada de excepcional.

Evy 07/05/2020

A Rua Aribau é aqui.
Esta obra foi feita especialmente para os associados da TAG Curadoria, organizada pela curadora do mês, Alice Sant'Anna e enviada como mimo juntamente com o livro Nada de Carmen Laforet. É uma coletânea composta por quinze poemas e quinze ilustrações exclusivas de autoras e artistas brasileiras contemporâneas com temas que envolvem adaptação, viagem, decadência, mudança, solidão e inadequação, temas estes encontrados na obra de Laforet.

O Trabalho gráfico do livro, apesar de ser pequeno, é muito bonito, com encadernação copta que é um charme, páginas coloridas, ilustrações belíssimas, referências ao livro "Nada" e minibriografia das autoras/artistas. Os poemas são bastante significativos para a obra e se lidos, como fiz, logo em seguida da leitura do livro, se tornam bastante emocionais.

Destaco entre os meus favoritos: Dia seguinte, Escuro e este sem título da autora Ledusha que compartilho na íntegra com vocês:

"Estou aqui, como antes já estive quase. Estou aqui, ainda que não-estar por vezes tenha sido a minha especialidade.
Na alma a agudeza como pede o sangue e não como manda o figurino. Estou cansada de atravessar paredes, ofício que me inclina à dor insolúvel de parecer não ser igual a nada.
Desde sempre aturo a leitura rasteira do que paira e respira visível em mim. É o preço do líquido existir.
Engendro enfim a minha história, escrita estritamente com meus traços. Não a alegoria nefasta de tintas distorcidas que me quer suspeita, estridente, e minhas esquinas aparadas.
Vou pela treva intermitente de olhos abertos - o que é a treva diante da inata joie de vivre? - rumo ao meu lugar, onde respira pura a música de Antonio, verão perene em minha vida. Minha cara no espelho: a mesma fome. Minha alma no mundo: íntima de avessos, trato de atravessar o direito com tolerância e graça e estou aqui, como antes já estive quase".

Recomendo!!

Gigio 02/09/2023

Uma pequena coletânea de poemas de escritores brasileiros contemporâneos que usaram como inspiração o livro ?Nada? de Carmen Laforet. Alguns me agradaram bastante, embora não tenha identificado muita ligação com o tema.

Rony 18/06/2020

Definitivamente, não tenho habilidades para lê poemas e poesias.
Nada faz sentido ??
Leitura e . 18/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Paulo 04/07/2020minha estante
Amigo, existem muitos, muitos tipos. Hehe.
Alguns são extremamente difíceis e elaborados, como Castro Alves e Cláudio Manoel da Costa, não recomendo de jeito nenhum como leitura inicial de poesia, assim como os sonetos de Camões.
Recomendo como início Fernando Pessoa, e tem uns best-sellers da moda que são muito fáceis e gostosos de ler: a autora Amanda Lovelace e "Outros jeitos de usar a boca" da Rupi Kaur.
Depois recomendo Manoel de Barros que escreve uma prosa poética extremamente singular.

Rony 04/07/2020minha estante
Valeu pelas dicas ?

Paulo 04/07/2020minha estante

Adriana Scarpin 10/11/2018

O fato da curadoria da TAG nunca ter escolhido um livro do gênero lírico sempre me incomodou, como se o narrativo tivesse algum tipo de propriedade superior, muito embora eu saiba que essa escolha seja meramente mercadológica, já que muitos leitores infelizmente não são feitos para a poesia.
Mas felizmente ainda podemos contar com livros de poemas como mimos como este organizado por Alice Sant'Anna, cujos poetas são exclusivamente mulheres contemporâneas tais como Bruna Beber, Alice Ruiz, Natasha Felix, Ana Martins Marques, Jarid Arraes, Lu Menezes, Angélica Freitas, Julia de Souza, Marília Garcia, Natália Agra, Sofia Mariutti, Ana Guadalupe, Fernanda Morse, Laura Liuzzi e Ledusha, todas devidamente acompanhadas por ilustrações e colagens de várias mulheres brasileiras.
Enfim, a escolha das artistas e o projeto são sensacionais, mas a escolha dos poemas não me encantou como deveria, talvez relendo-os depois de ler o livro de Carmen Laforet e os anexando ao trabalho simbólico do romance, talvez eu os perceba com maior profundidade.
Barbara.Luiza 27/11/2018minha estante
Estou lendo o livro de poesias agora e gostei das suas pontuações. Vou fazer o exercício da releitura dele após o romance também, obrigada por despertar essa ideia em mim!

Gláucia 25/12/2018

Rua Auribau - Vários
Poesia... Quando vejo aquela formatação em blocos meu cérebro já entra em stand by... Mas as ilustrações são lindas.
Flávia 26/12/2018minha estante
amo poesia. mas não amei esse não.

Gláucia 28/12/2018minha estante
Poesia é tão difícil pra mim

Flávia 28/12/2018minha estante
só tem uma coisa de que gosto mais de que poesia. é prosa poética. daí meu amor por mia, virginia, clarice...

Pandora 30/12/2018

2018 foi o ano da poesia e dos livros artesanais em minha vida. Livros cheios de delicadeza escritos por pessoas que vivem e escrevem sobre angústias capazes de dialogar com as minhas. Vozes que reconheço como irmãs que me fazem sentir parte de qualquer coisa que existe.

Dentro desse contexto "Rua Aribau" empalideceu, é um livro de poemas sem força. Bonito de se ver, mas artificial. As angústias, solidões e inadequações nele abordadas não tocam minhas angústias, solidões e inadequações. Tudo nele parece coisa de outro mundo.

Agora mesmo, enquanto ele descansa no meu colo e eu desabafo essa sensação, me ressinto de está tão longe do livro da Patrícia Naia e sinto um desejo enorme de ler "O punho fechado no fio da navalha" para curar essa sensação angustiante de que minha vida não cabe no poema.

Lorenna 16/05/2021

Rua Aribau
Mais uma linda e bem produzida edição que leio da Tag. Ilustrações e poemas conversam de forma fluida e prazerosa. Meus favoritos foram os textos escritos pela Laura Liuzzi e por Ledusha.

Sander.Garcia 24/04/2021

Coletânea de várias autoras
Ler poesia é sempre bom. Neste livro gostei da maioria. Masz talvez eu ainda não esteja preparado para ler um nível mais elevado de poesias, como algumas contidas neste livro.
O livro é uma compilação de poesias de escritoras brasileiras recentes. Ao final do livro são apresentadas mini biografias de cada uma das autoras/ilustradoras.

murieel 30/11/2020

?estou aqui, como antes já estive quase?.

leitura leve e rápida.

Mariele 14/08/2021

Nhe
O livro é composto por apenas 15 poemas de autores contemporaneos. Por serem apenas 15 eu esperava mais

Noi 15/03/2019

Rua Aribau
Esperava mais dos poemas. Gostei no máximo de 5 e ainda assim, não profundamente. As ilustrações são lindas, mas os poemas não me cativaram.

Limoraiis 25/07/2021

Poesias
Alguns poemas são maravilhosos, outros não pareciam poemas, mas um texto de história, poemas trazem em si uma melodia, em alguns faltou.

Mari Pereira 13/09/2020

Lindo trabalho. Gostei de algumas poesias, outras não. Mas é um trabalho primoroso e muito bonito.

1 | 2 | 3 | 4