Peste Negra

Peste Negra Gilberto Martins

Resenhas - Peste Negra

Caroline.Casaes 21/03/2023

Ótima leitura
Antero Vidal de Almeida é um jovem músico viajante que sonha chegar a Paris. Durante a sua viagem ele percebe que ali, bem próximo, alguns homens estão sendo assaltados, então ele se esconde e espera o grupo armado fugir. Ao chegar perto dos homens, Antero vê que só um sobreviveu e faz o possível para salvá-lo da morte.

Aquele homem é o Duque de Vermon, um abastado senhor dono terras que ficou muito encantado com o ato do heroísmo do jovem que conseguiu levá-lo de volta ao seu castelo em segurança e prestar-lhe os primeiros socorros.

Depois de muita insistência, Antero concorda em passar a noite no castelo antes de seguir viagem na manhã seguinte. Em meio ao belo café da manhã preparado para todos os residentes, ele conhece a jovem e formosa Louise, que mais tarde descobre ser a esposa do Duque.

Antero foi convidado a estender a sua estadia até o final da semana para tocar em um evento que aconteceria no castelo, como ele não tinha compromissos a resolver, decidiu ficar mais dias naquele lugar.

Aproveitou para conhecer as redondezas do lugar e enquanto estava na praia vendo o movimento das ondas percebeu que flutuavam em direção a areia dois troncos estranhos, ao chegar bem perto notou que, na verdade eram dois corpos que foram acometidos por algum mal incomum, pois, aquelas marcas não podiam ter sido causadas em recorrência da guerra, tão pouco por alguma doença já conhecida.

O jovem rapidamente retorna ao castelo e pede ajuda para retirar os corpos da praia e lhes proporcionar um enterro digno, mal sabia Antero que ao passar com aqueles homens pelos portões do castelo estava levando com ele uma das piores pestes que a Europa já viu.

Achei o livro bem escrito, não é cansativo e o autor consegue mostrar com clareza a Europa de 1346 em meio a guerra dos 100 anos e a chegada da peste. Comecei a ler achando que seria um livro histórico, mas me deparei com um romance num contexto histórico muito bem construído. Vale a pena a leitura.

Não dou 5 estrelas porque percebi algumas lacunas no enredo, tem partes que foram simplesmente puladas e não dá para entender como os personagens chegaram naquele lugar da história, deu uma sensação que eu tinha deixado de ler alguma coisa. Acho que tinha como aprofundar um pouco mais as resoluções finais e a vida dos personagens principais.