Linguagem e Persuasão

Linguagem e Persuasão Adilson Citelli

Resenhas - Linguagem e Persuasão

Carla.Parreira 14/12/2023

Linguagem e persuasão (Adilson Citelli). No primeiro capítulo, o autor questiona se é possível ter informação sem persuasão, levando o leitor a refletir sobre o assunto. No segundo capítulo, Citelli explora a tradição retórica e cita Aristóteles, que discute os mecanismos da persuasão e como fazer algo parecer verdadeiro. Alguns desses mecanismos incluem a introdução, narração, provas e conclusão. Citelli também destaca que a persuasão não precisa estar ligada à verdade, mas pode convencer através de obras de ficção e fantasia. O autor também discute o conceito de verossimilhança, que é fundamental para a persuasão, pois mesmo situações irreais podem ser vistas como verdadeiras pelo receptor. Além disso, Citelli menciona que figuras de linguagem, como metáfora e metonímia, podem ajudar a prender a atenção do receptor e fornecer noções ideológicas aos discursos. No capítulo sobre signo e persuasão, o autor destaca a diferença entre significante e significado. Para Citelli, o significante é a parte concreta do signo, a realidade material, enquanto o significado é a parte imaterial e conceitual. Além disso, o autor aborda diferentes tipos de discursos, como o persuasivo, lúdico e polêmico, cada um com diferentes graus de persuasão e capacidade de formar opiniões e pontos de vista. No último capítulo, Citelli descreve os diferentes tipos de textos persuasivos, como os textos publicitários, jornalísticos e literários, identificando seus elementos e como eles conseguem persuadir o receptor. Em conclusão, este livro técnico, apesar de conciso, apresenta informações interessantes que podem ser úteis tanto para estudantes e profissionais da área de Comunicação, como Jornalismo e Publicidade, quanto para outras áreas em que é importante aprender a analisar o discurso, como Filosofia, Sociologia e Letras, e até mesmo para saber utilizá-lo corretamente de acordo com os propósitos, como no Direito.

Ana Brison 12/04/2023

Técnico na medida certa, acessível de modo até cativante
Em poucas páginas o autor consegue discorrer acerca do tema sem se tornar cansativo ou mesmo técnico de forma exagerada.
Recomendo a leitura!

Laisa.Ruiz 27/09/2022

Li para a aula de Texto Publicitário na faculdade. A escrita é interessante e os conceitos são bons. Gostei principalmente do início em que o autor volta até a Grécia Antiga para nos explicar a retórica.

Jullie 10/09/2022

Merecia mais páginas
Decidi ler esse livro pq é recomendação do professor da faculdade, e senti falta de um aprofundamento maior.
Há uma contextualização histórica acerca da persuasão e tem exemplos interessas com análises muito legais.... mas enquanto lia não achei que o conteúdo dava conta de abordar o tema de uma maneira concreta, ficou tudo bem resumido.

Rafa 12/05/2021

A persuasão no discurso
Livro breve, bastante claro e didático a respeito dos discursos persuasivos, suas várias modalidades e quais os elementos que caracterizam essa persuasão presente nos mesmos.

Um excelente esclarecimento a cerca de retórica. Ele resume essa temática toda e nos deixa ver como as várias formas de se dirigir a interlocutores carregam elementos persuasivos em maior ou menor grau, com boas ou más intenções, ou mesmo apenas com o objetivo de convencer para mudar ou criar comportamentos.

Ray 04/10/2020

É uma ótima leitura, o assunto é abordado de forma clara e muito bem explicada.

je chimatti 15/05/2018

O discurso neutro não existe
Citelli começa seu livro, descrevendo uma situação em que uma revista propagandeia sua pretensa neutralidade. Ele demonstra que, de algum modo, dizer-se neutro já é uma posição que se assume, não sendo, portanto, de neutralidade. O autor também faz a importante diferenciação entre retórica e persuasão, além de nos apresentar as definições que alguns filósofos elaboraram sobre o discurso e seus recursos. A partir daí, desbrava outros autores e situações em que esses eram foco de discussão. Trata-se de um livro curto, com muito conteúdo e de fácil leitura. Particularmente, desde que li, sempre volto a consultá-lo.

TalesVR 03/01/2018

Introdutório e Importante
O livro é bem introdutório porém pode ter uma linguagem difícil se você não estiver no minimo familiarizado com o assunto, no mais é uma boa dica para começar a entender o poder de um discurso e suas formas dentro da sociedade, o livro é pequeno então dá pra ler rapidinho.

Lucio 11/07/2014

Um 'tapa' no assunto...
O livro trata do tema persuasão de maneira histórica (embora bem resumida), buscando demonstrar a relação entre a linguística, semiótica e a cosmovisão e ideologia do orador. Ele observa as características do discurso persuasivo em vários tipos de discurso, e o nível de persuasão que cada um pode ter.
Mas a persuasão aqui não está ligada à lógica, e sim à retórica. Ou seja, ele versa sobre estratégias de convencimento psicológico.

O primeiro capítulo dá-nos o roteiro do livro, como um sumário ampliado.
O segundo capítulo fala sobre a persuasão como disciplina no decorrer dos séculos.
O terceiro capítulo versa sobre a questão linguística, o fenômeno do significado e, por fim, sua relação com as ideologias.
O quarto capítulo versa sobre os tipos de discurso existentes e seus graus de intenção persuasiva.
Por fim, no quinto capítulo, Citelli observa como se dá a persuasão em vários tipos de textos discursivos.

O problema com livros como esse é que ele, na maioria dos casos, apenas nos apresenta o assunto, e depois o abandona. Outros livros sobre o Trivium são até necessários para a compreensão de alguns temas.
Claro, como professor da USP, Citelli não poderia deixar de discursar sem falar alguma coisa contra o capitalismo e etc. Portanto, embora seja um texto sobre retórica, há algumas alfinetadas esquerdistas, para comprovar o que ele mesmo disse: que todo discurso, a começar pela seleção dos termos e organização dos temas e ideias, é imbuído de ideologia, e o dele não foge à regra.

Phanie_fb 13/09/2012

A obra não tem propósito bem definido
Iniciei a leitura bem empolgada por ter apreciado outros livros e alguns artigos do Adilson Odair Citelli. Infelizmente, depois da retrospectiva histórica da retórica, da distinção persuasão vs. retórica e da oposição entre discurso aberto, poético, ambíguo e discurso autoritário, não aproveitei praticamente nada do texto.

A obra analisa com um jargão acadêmico muitas coisas que são de conhecimento popular: as características do discurso publicitário, do religioso e do político (entenda-se aqui profissional), por exemplo.

Ainda pensei, por um momento, que pudesse ser de grande valia como obra introdutória - por tratar-se um volume da série 'Princípios' - mas percebi que a linguagem não é acessível o suficiente. Nem para ensino médio nem para os primeiros momentos de uma graduação.

Ademais, não obstante a conclusão da obra se dar de forma encantadora, isto ocorre pelo fato de tratar-se de uma citação do prefácio de "Obra aberta" de Umberto Eco.

Ou seja, as partes que me encantaram mais do livro de Citelli foram as paráfrases e citações de Umberto Eco.

Vivian Sbravatt 19/04/2010

Resenha do livro "Linguagem e Persuasão" de Adilson Citelli
A obra resenhada é intitulada “Linguagem e Persuasão”, foi escrita por Adilson Citelli no ano 2000 e editada pela Editora Ática.
Para situar o leitor no assunto do livro, Citelli conceitua, diferencia e relaciona retórica, ideologia e persuasão nos capítulos dois, três e quatro:

Capítulo Dois

Dividido em sete subcapítulos, o autor explicita o que é a retórica, elementos históricos que a compõem, a estrutura aristotélica de um texto e a possibilidade de persuasão utilizando-se da verossimilhança.

Capítulo Três

Em seis subdivisões, o capítulo trata basicamente da ideologia construída através da utilização do significado da palavra, bem como de eufemismo. Ainda neste capítulo, os discursos dominante e autorizado são apresentados.

Capítulo Quatro

A partir do capítulo anterior, o autor insere novas modalidades discursivas, divididas em três tipos principais: o discurso lúdico, o polêmico e o autoritário.
Para concluir, um esquema define o grau de persuasão contido nos diferentes discursos.

Depois de todos os elementos conceitualizados, Adilson Citelli os concretiza com exemplos práticos do dia a dia no capítulo cinco. Dentre as seis subdivisões, podem-se destacar o discurso na publicidade, na Literatura e nos livros didáticos.
Neste mesmo capítulo, o autor discute a possibilidade da não-existência da persuasão nos discursos, porém não conclui, pois expõe diferentes visões sobre diferentes discursos. Portanto, em um discurso aberto, não existe persuasão, como quer Umberto Eco, mas está presente com bastante intensidade em um discurso tirano.
Para finalizar o livro, o autor conceitua alguns vocabulários, que denomina críticos, e cita a bibliografia, juntamente com alguns comentários.
A obra serve como referência para todos os interessados na estruturação e utilização da persuasão através do discurso. Profissionais de área publicitária, por exemplo.
Adilson Citelli é pesquisador, doutor, e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP.
Esta resenha foi escrita por Vivian Sbravatti, Acadêmica do curso de Letras na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, atualmente cursando o primeiro semestre, 2010/1.

Janaína Moraes 14/02/2009

Um livro curtinho e teórico para explicar as diferentes formas e discursos da comunicação.
Pelo menos pra mim, estudante de jornalismo, ele fez a maior diferença.