Sem Asas ao Amanhecer

Sem Asas ao Amanhecer : LUCIANA SCOTTI

Resenhas - Sem Asas ao Amanhecer

Retalhos e Prefácios 29/03/2024

Memorável
Lembro que uma amiga quem me emprestou esse livro e, até então, eu não sabia o quanto amaria e me tornaria fã de histórias reais.
Até hoje, meu gênero preferido. Amo ler a história real de vida de de pessoas conhecidas ou não.
E lembro que essa foi uma história super impactante quando li.

GeMartt 06/06/2022

O tipo de leitura que não se pode dar uma nota...
"Respeito esta vida, pois aprendi que ela possui três qualidades marcantes.
É bela, com um sabor indescritível.
É traiçoeira, pois tudo pode mudar instantaneamente.
É forte, pois vejo seu poder teimosamente me trazer um amanhecer."

O livro conta a história de Luciana Scotti ( a autora ) formatado em diário. Nos é apresentado as duas vidas que ela teve, a anterior ao AVC e a posterior ao AVC. Todas as dificuldades, mudanças, adaptações que ela enfrentou com o passar dos anos, além de muitas, MUITAS, reflexões sobre saúde, amigos, destino e como a nossa vida pode mudar em um piscar de olhos pelos motivos mais pequenos e impensáveis.

No decorrer do livro me peguei pensando sobre como os verdadeiros amigos aparecem em momentos difíceis e ficam do seu lado, segurando a barra junto com você. Sobre como a gente faz planos pra um futuro que pode nunca chegar. Como tudo é um risco enorme e pode se tornar uma atitude vã.

O livro é reflexivo, verdadeiro e simplesmente pessoal demais pra poder se dar uma classificação. Se tem uma frase desse livro que ficou na minha cabeça é "todos nós somos deficientes em potencial", e sério, como isso é real.

Naara.Inacio 07/01/2022

Esse livro é perfeito!!! A história da personagem mexe demais com a gente, uma história de superação, sensível e surpreendente.

Mariane.Domiciano 26/04/2020

A vida merece ser vivida no presente
"Sem asas ao amanhecer" de Luciana Scotti nos traz uma parte da vida da própria autora, relatando seu AVC, resultante principalmente do uso de anticoncecionais, aos seus 22 anos. Ficando sem movimentos e sem fala, o livro nos mostra o quanto a vida é incerta e que devemos aproveitar cada minuto dela, não se apegando ao passado e nem ao futuro, mas apenas desfrutar de cada vitória pessoal no nosso presente sem arrependimentos

May | @vidadaleitora 25/01/2019

Uma leitura difícil
Uma história verídica de uma moça que publicou seu livro aos 26 anos, mas sofreu um grave AVC aos 22. Admiro a Luciana pela coragem de escrever dedicadamente sua biografia em quase 200 páginas e expor tanta intimidade e seu complicado percurso com a atual condição pós-acidente.

Devo admitir, porém, que pulei alguns capítulos para me aproximar logo ao último pelo fato da experiência da leitura deste livro ter sido perturbadora para mim. Diferentemente de outras biografias que li por pessoas que experienciaram o mesmo que a Luciana, que sempre superam e aprendem a viver com a condição em que se encontram, senti nas palavras da autora muito ódio, o que deu um "clima" muito pesado e que muito me incomodou, sem contar as repetições de sentimentos que já sabemos desde o começo do livro ficar se arrastando o tempo todo! Isso foi realmente cansativo.

Não quero diminuir o trabalho da Luciana, pois foi empregado muito esforço e reconheço isso, mas não tive uma experiência confortável com a leitura das suas palavras.

Livroseliteratura 07/11/2016

Como é amanhecer sem asas?
Excelente livro!
Podemos acompanhar toda a trajetória de vida da autora e apreender uma importante lição. Quem somos nós para baixarmos a cabeça diante das dificuldades da vida?

Kelly 09/04/2015

Frágil
História de vida que alerta a todos sobre a falta de conhecimento ao usar um medicamento com álcool e cigarros.
Na maior parte do tempo o livro tem um ar de tristeza, podemos ver todas as aventuras de vida da autora e como ela se sentiu em todas elas.
De início não li esse livro com o prazer de ler todos os outros tipos de livro, pois a escola havia me obrigado a lê-lo , mas no fundo da minha mente acabei gostando do livro, pois apesar de tudo a autora sempre continuou lutando e ainda tentou alertar as pessoas através de seu livro que a vida é simples, frágil e que devemos preserva-la o máximo que conseguirmos.

Carina Pilar 15/04/2014

Uma história inspiradora
Como Luciana mesmo diz, neste livro ela expôs suas palavras de raiva, esperança, motivação, tristeza, e tudo mais. Uma mistura de sentimentos.

Ela conta, em formato de um diário, sua vida antes e depois de um acidente vascular cerebral ainda jovem, com 22 anos. Algo que mudou completamente a sua vida, pois era nova e bonita, cheia de amigos e admiradores. De repente, sem avisos, ela se torna paraplégica. As dificuldades aparecem e os amigos somem, poucos se mantém ao seu lado para lhe dar apoio e motivação.

Na história ela narra momentos de superação e luta contra as suas limitações, mas ao mesmo tempo mostra as suas decepções e indignações contra os médicos, pessoas e sua condição física. Isto tudo torna o livro uma leitura bastante realista e não focada somente na superação das dificuldades por ela enfrentada, mostrando também os pensamentos conflitantes que surgem em face a nova condição de vida.

Um livro muito bom, uma história inspiradora.

site: www.CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

Maria Faria 23/10/2012

Lição de vida
Depois de um acidente vascular cerebral – AVC - causado por tromboembolismo, a autora ficou tetraplégica e muda, mas a sua capacidade de escrever bem e prender o leitor em nada foi prejudicada. Aliás, o livro da Luciana, além de apresentar uma história interessante, serve de alerta às mulheres que associam anticoncepcional e cigarro, causadores do tromboembolismo que a vitimou. “Sem asas ao amanhecer” é a prefeita demonstração de tudo o que a autora vivencia sem poder falar e com a grande perda de movimentos. Luciana tem apenas o movimento de um dedo, que possibilita digitar ou mostrar as letras que formam as palavras, únicas formas de comunicação que lhe restaram. Por muitas vezes revoltadas ou comoventes, as palavras de Luciana nos prendem, nos mostra a realidade de uma menina de 22 anos que perdeu uma vida agitada, com muitos namorados e perspectivas. Ela consegue reunir no livro, que é escrito em forma de diário, todas as angústias pelas quais passou: negligência médica, profissionais da saúde incompetentes, o valor da família, amigos verdadeiros e outros assuntos tão delicados quanto sua situação após o AVC. Para mim, a maior lição de “Sem Asas ao Amanhecer” é a capacidade de superação da autora. Luciana consegue nos levar para dentro da sua história e conseguimos sentir cada sentimento seu, cada revolta sua, e quando tudo no livro parece estar sendo gritado, ela nos lembra que na verdade, ela não tem mais voz. É um relato emocionante que conseguiu prender e envolver minha atenção. Fiquei emocionada e mesmo depois de alguns dias, ainda releio alguns trechos, pois são raras as histórias reais que nos deixam tantas lições.

Alaíse 15/05/2009

Os valores de cada dia
Esse pode não ser um livro reconhecido,nem de uma escritora famosa,mas são histórias assim reais que nos faz reconhecer o sentido de cada dia vivido.
Li este livro aos meus 16 anos,em um momento em que procurava por respostas que não viam,e muitas encontrei nas páginas deste livro,a história de alguém que relembra seus momentos passageiros,ao qual hoje são reconhecidos por seus valores.
Fica então a mensagem,dar valor a cada amanhecer,a cada momento,e continuar,aconteça o que acontecer,pois enquanto há vida,deve-se vive-lá intensamente,nunca se sabe o que acontecerá depois.