Vontade Inabalável

Vontade Inabalável Maria Silvia Bastos Marques

Resenhas - VONTADE INABALÁVEL

Naty 18/04/2022

Retrata vários temas da história brasileira, como as olimpíadas, recessão financeira e até a lava jato, recomendo a leitura para quem quer conhecer algumas curiosidades sobre como foi a administração em algumas fases e empresas do Brasil sob o comando de Maria Silvia, que foi pioneira em vários dos lugares pelos quais passou

Ana Clara 23/02/2020

Vontade inabalável
O livro conta a trajetória de pioneirismo profissional da executiva Maria Silva, suas conquistas e desafios profissionais. Eu como mulher, gostei bastante de conheceram pouco da história de uma grande executiva brasileira.

MILA 07/02/2019

Eu Adoreiii
Ler Vontade Inabalável foi um diferencial para mim, pois nunca imaginei que a leitura iria fluir tão bem, com temas fortes onde muitas vezes se tem um descrédito tão grande, e que para falar a verdade, não é um assunto que muitos gostam de discutir, deixando a cargo dos que entendem ou até mesmo escolhendo não fazer parte daquele mundo tão cheio de corrupção e subornos, como no caso da política.

Mas não é só política que encontramos aqui, neste livro encontramos muitos termos técnicos, mercado de trabalho, economia, e apesar disso o livro não é massante, é interessante acompanhar a trajetória da autora desde sua juventude, sua criação no meio de irmãos homens e que possuíam uma vasta vantagem sobre as mulheres da sua geração familiar, onde o normal seria escolher entre pianista ou professora, Maria Silvia queria mais, queria sair das asas de seus pais e estudar no Rio de Janeiro, sair daquela cidade pacata, não foi fácil, principalmente pela parte de seu pai, porém ela teve o apoio de sua mãe e com isso conseguiu, e aos poucos foi aprimorando seus estudos, a sua maior paixão eram os estudos, ela queria fazer diferente e conseguiu!

Acho interessante destacar que aqui acompanhamos sua trajetória profissional, suas conquistas, seus erros e acertos, Vontade Inabalável cita a política onde a autora conseguiu se solidificar, na época do plano Collor com todas as dúvidas se era o certo ou não, sem dúvidas, todas as reformas econômicas e planos para estabilização da inflação, apesar de rígidas, moldaram sua capacidade de trabalhar em equipe e se fazer prestigiada com seu trabalho, e não só isso, depois Maria se tornou a primeira mulher diretora do BNDES, 40 anos após sua criação e não só isso, Maria também nos conta como foi a transição para o Plano Real, entre outros projetos como fazer parte da grande mudança da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, foram anos trabalhando para fazer pequenas mudanças que geraram grandes mudanças tanto no monetário quanto pessoal até que seu destino a trás novamente para o BNDES, agora para atuar no cargo de presidência.

" Fiquei muito orgulhosa também em constatar que fui a primeira mulher em todas as posições que ocupei. (...)
(...) Nada mau para uma garota que teve que lutar para conseguir estudar na cidade grande e perseguir seu sonho de ter uma vida diferente da que parecia destinada a ela."

Resenha Completa no Blog Daily of Books Mila

site: https://dailyofbooks.blogspot.com/2019/02/vontade-inabalavel.html

Mylane 22/12/2018

Leitura obrigatória para amantes de gestão e administração!
2018 foi um ano de grandes realizações profissionais e acadêmicas para mim, assim, todas as minhas leituras acompanharam o ritmo. Em meio a livros e revistas sobre startups, business e mercado financeiro tive a oportunidade de encontrar uma executiva nacional para me inspirar: Maria Silvia. Mulher nascida em uma cidade do interior, que como eu, tentou a sorte em uma boa universidade e mudou toda a sua trajetória a partir dali.

A história da administradora e doutora em Economia é iniciada através de um prefácio de Miriam Leitão, que com suas palavras de apreço já denuncia o quão querida é a brilhante executiva por onde passou. Seguido por um prólogo curto, logo o leitor já encontra-se imerso em uma vastidão de termos técnicos, jogadas de conselho administrativo e uma verdadeira lição de postura de um bom líder.

Sem deixar faltar detalhes sobre sua formação acadêmica, tão cheia de acertos e erros como todos os estudantes de exatas, Maria não esconde seu árduo esforço para tornar-se habilitada em matemática financeira ou inglês, por exemplo. A sensação ao ler cada passagem é que estamos ouvindo, em uma sala de aula, um professor querido contando a história de sua carreira desde os primeiros degraus. Aliás, lecionar fora uma das primeiras ocupações da autora, e confesso que entristeci-me ao saber que não poderei assistir a uma aula sua de econometria, pois agora ela alça novos vôos na presidência do Goldman Sachs Brasil.

Aliás, presidência é, provavelmente, a palavra mais encontrada em seu currículo. Maria foi a primeira mulher presidente do BNDES, da Companhia Siderúrgica Nacional, do Instituto do Aço Brasil, da Icatu Seguros, da Empresa Olímpica Municipal e também a primeira mulher membro dos conselhos de administração da Vale, Petrobras e Anglo American. Talvez para aqueles que não são envolvidos no ramo de engenharia ou administração tais cargos pareçam abstratos, mas durante a leitura é visível a importância que Maria teve para o desenvolvimento da economia nacional.

Cada um dos capítulos brilhantemente intitulados narra uma passagem profissional de Maria Silvia. Aqui está o fato surpreendente aos que esperavam um livro de autoajuda por conta do título: é um livro meio técnico repleto de autênticas instruções para ser um líder de sucesso. Duvido que, no decorrer de minha carreira, encontre algum livro tão virtuoso ao ensinar altruisticamente algo tão valioso. Terminei a leitura repleta de gratidão por ter em mãos um dossiê tão rico e breve sobre economia e gestão.

Maria Silvia leciona, através da história de sua carreira, explicações de termos técnicos de siderurgia à economia; demonstra exemplos de boa liderança; compartilha erros e acertos. Confesso que terminei por riscar o livro e construir meu próprio dicionário de termos executivos em um post it colado na contracapa. Sei que revisitarei sempre que estiver próxima a processos seletivos, pois as frases de efeitos são de impressionar e a explicação dos planos econômicos já existentes no Brasil são melhores que quaisquer outro livro didático.

Nas primeiras páginas, Maria conta que está em uma quarentena antes de assumir a presidência do Goldman Sachs Brasil e que jamais havia pensado em escrever um livro sobre sua carreira. No epílogo, ela confessa estar orgulhosa de ter finalizado a missão. Assim como ela, sinto-me orgulhosa por conseguir escrever com coesão sobre um livro pelo qual estou imensamente apaixonada. Peço perdões se estou soando passional, mas esta é uma leitura obrigatória a todos que desejam carreira corporativa e executiva, seja no setor público ou privado.

Como um pequeno gafanhoto, sinto-me renovada em meus desejos profissionais e totalmente inspirada por uma mulher tão forte e decidida. A gratidão por todos os seus colaboradores e a citação aos mais relevantes, entregam mais uma vez, não apenas a grandeza no ofício, mas de personalidade e caráter de Maria Silvia. Comecei a leitura buscando algo de autoajuda voltada aos negócios e finalizei com mais uma infinidade de aprendizados.

site: roendolivros.com.br