Como não perder o Duque

Lygia Camelo Santiago

Resenhas - Como não perder o Duque

Débora SSilva 12/11/2018

Resenha de Como não perde o Duque de Lygia Camelo Santiago
Hoje vim com a resenha da minha primeira leitura de novembro, um romance de época em parceria com a autora Lygia C Santiago. Como não perder o Duque conta com bailes pomposos, mercadorias roubadas, mães intrometidas e romance.

O duque Wanthrop, Richard Ackerley, está com seus trinta e dois anos, em plena temporada em Londres, porém concentrado apenas em seus negócios, especificamente em uma carga de sedas que não chegara em suas mãos. O estresse provindo desse conflito termina por acentuar seu mau humor, mas para as jovens e mães casamenteiras, assim como sua própria, isso não as impede de tentar conhecê-lo melhor e ser a próxima duquesa.

Lara Hale, ainda recuperando-se de seu luto pelo tio que a criou e a sustentou por tantos anos, termina, pela insistência de sua tia, em ir aos bailes desta temporada. Sua única reserva e maior preocupação é com o trabalho que sustentou seu tio e que, agora, ela mesma luta para poder pagar as dividas deixadas, o contrabando.

"— Alega que eu deveria sorrir mais para agradá-la?
— Não, mas me agradaria se você tivesse mais motivos para fazê-lo. — Foi a vez de ela sorrir, quando, ao voltar o olhar para ele, percebeu que os olhos do Duque continuavam com a tempestade transformada em garoa por conta do sorriso. — E espero que o fato de que irá começar"

Mas e se nos salões de bailes ela conhecesse um homem que não se importa com sua origem humilde, nem com sua altura acima da média e tem prazer em ouvir suas conversas inteligentes? E se fosse o mesmo homem que contrata os serviços de sua equipe para recuperar uma carga? Tudo o que Lara deseja é que Richard a chame de esposa e que jamais descubra sobre o trabalho que a sustenta.

A história é narrada em terceira pessoa, o que ajuda a encarar muitos lados do enredo como os dos nossos contrabandista, que fazem parte dos homens em quem Lara confia, e dos amigos em diversas partes da trama.

A escrita da autora é bem trabalhada, temos uma grande diversidade de personagens fazendo suas devidas aparições e contando para o desenvolvimento dos acontecimentos. Lara é uma personagem que se impõe aos desafios e Richard é centrado e prático, cada um se encanta, ao seu modo, um pelo outro.

"— Você quer realmente que eu acredite que Lady Ackerley o mandou até minha casa?
— Não é algo absurdo. Minha mãe não hesitaria em me usar como garoto de recados.
— Mas ela não usou. — Depois de uma curta pausa para um sorriso, continuou: — Então, qual o motivo da visita, Excelência? Além de já estar morrendo de saudade de mim."

Para mim a história tem muito a oferecer, tudo é bem coordenado e montado. Porém, uma coisa em minha opinião não contribuiu muito para minha leitura: o excesso de narração. Eu concordo que seja o estilo da autora e que, também, valoriza os diálogos assim que eles aparecem, nos chamando a atenção. Mas, ainda sim, eu gostaria de mais diálogos, principalmente entre a protagonista e suas amigas e familiares, de como elas sorriem de piadas e cochichos, esse tipo de coisa.

A narração não tira o valor do livro, o romance ocorre de forma leve e calma, e no decorrer da história os desafios são apresentados ao casal e eles necessitam saber se os superaram juntos ou cada um seguirá seu caminho. Não devemos nunca esquecer o quão escandaloso para a época seria uma dama da sociedade, além de trabalhar, estar envolvida com contrabandos.

"O fato de tal pensamento ter surgido de modo tão imediato em sua cabeça a assustou. O amava, só nunca alimentou esta verdade por tempo o suficiente para tomar consciência dela. Já fora beijada, já procurara um marido rico, mas jamais sentira real vontade de unir sua vida à de um homem como gostaria de unir à de Richard."

Espero que tenham gostado da resenha, por enquanto o livro apresenta apenas sua versão em e-book, mas em breve teremos acesso ao livro físico.

site: https://www.naotaoestranhaassim.com.br

Karol 25/02/2019

Leitura leve e divertida!
Estava vagando pelos grupos do facebook quando vi a propaganda de "Como não perder o Duque" e devo dizer que a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa maravilhosa! Comprei o ebook no mesmo dia e iniciei a leitura. Um livro muito bem construído, com uma diagramação maravilhosa e personagens marcantes.
Fiquei encantada com a forma como me afeiçoei com Lara e Richard de imediato, apesar de não haver um ano específico descrito no livro, senti que soubesse exatamente em qual período estava e fiquei grata pelas descrições da autora.
Lara é uma moça incomum, um pouco a frente de seu tempo e de temperamento difícil. Tagarela, mais do que seria o recomendado, luta por aquilo que acredita e por sua sobrevivência. Devo confessar que torci para ela durante todo o recorrer do livro e quando Richard descobre seu envolvimento com o contrabando, meu coração se apertou.
Lorde Richard, por sua vez, é um personagem extremamente masculino, senti que um homem havia escrito as partes de Richard, tamanha masculinidade rsrsrsrs. Adorei como a autora soube colocar cenas de negociações, conversas amigáveis e conflitos entre Richard e seus companheiros.
A leitura é rápida e podemos finalizá-la em poucas horas, senti que em alguns parágrafos, o vocabulário estava difícil, mas nada que uma segunda leitura do mesmo não resolvesse.
Termino dizendo que fiquei encantada pelo casal e espero ansiosamente os próximos volumes!

Aisha Andris @AishandoBooks 23/03/2019

Uma história divertida, apaixonante e com alguns toques de ação
Como Não Perder o Duque é um livro que me interessou desde que li a sinopse. Achei a premissa muito interessante e fiquei curiosa para ver como as coisas se desenvolveriam. Os personagens me lembram um dos clichês modernos mais utilizados: Richard é a perfeita versão vitoriana do CEO arrogante e frio que, no lugar de se contentar em viver apenas dos rendimentos pagos pela coroa ao seu ducado e do lucro das suas – com certeza – várias propriedades, arrisca-se também no comércio, área na qual é muito bom, inclusive; e fica balançado ao conhecer Lara, nossa linda e batalhadora (embora não pobre) mocinha, que precisa lutar para manter a família (a tia e ela são uma família, afinal) e sair da quase falência na qual seu tio a deixou antes de falecer, isso enquanto mantém um sorriso no rosto e continua a fazer aparições em bailes e compromissos sociais como toda boa jovem dama em busca de um marido – rico e titulado, de preferência (não que ela faça questão do segundo requisito). Mas espera um pouco, manter a família, em pleno século XIX? Pois sim, meu povo, e é nesse ponto que as coisas se tornam bem diferentes dos romances de época que usualmente encontramos por aí.
Lara não é apenas uma jovem debutante em busca de um casamento vantajoso, como tantas outras que conhecemos, mas também uma mulher de negócios; ainda que esses sejam um tanto quanto diferentes, para não dizer escusos (embora tenham a conivência da coroa inglesa, aparentemente). E a julgar pelo que li, me parece ser brilhante neste aspecto, já que, quando começamos a ler, ela já recuperou parte do prejuízo deixado pelo tio. Me passa a impressão de ser excelente com números, uma grande negociadora e uma estrategista capaz, mesmo não sendo a responsável principal pela parte prática do negócio: recuperar cargas interceptadas por piratas e contrabandistas ou, em outras palavras, roubar de volta o que o ladrão levou. E qual não é a coincidência quando Richard tem uma valiosa carga de sedas surrupiada e deseja recuperá-las de qualquer modo, mesmo que para isso tenha que abrir mão de parte de sua inabalável moral e solicitar os serviços de uma “empresa” exatamente como a de Lara, que, aliás, é a melhor no ramo. É a partir daí que começa a nossa história.
Essa vida dupla da Lara dá muito pano para manga, já que o Richard é certinho demais e certamente não aprovaria o que ela faz, mas também é o que, indiretamente, faz com que ele se interesse por ela, já que, de outro modo, ela dificilmente conseguiria falar (e tá aí uma coisa que a Lara gosta de fazer: falar, falar e falar) de negócios e outros assuntos que o interessam mais do que o clima, mexericos ou moda feminina. E esse interesse se intensifica quando ela o salva de ter que dar atenção a outras damas – enfadonhas, para dizer o mínimo; e insuportáveis, para jogar a real – e o faz frequentar outros bailes para poder encontrá-la novamente, para alegria de sua mãe. E aí está outra personagem maravilhosa: eu me diverti horrores com a duquesa viúva e suas armações, óbvias, mas eficientes, para convencer o filho a se casar, e com Lara, de preferência, a quem ela aprova com louvor, ainda que não seja a escolha mais adequada para esposa de um duque; é uma mulher ardilosa e de temperamento forte, que foge um pouco dos padrões da matrona casadoira comum, embora consiga manter as aparências perfeitamente bem. Acho que só perde pra Lara e pra Joanne no quesito personagem interessante (ah sim, não vou falar quem é a Joanne, porque é um spoiler grande demais, mas quem ler, com certeza vai concordar comigo que ela é incrível).
Esse livro rende cenas muito engraçadas, que me divertiram horrores, todavia também é apaixonante, com seus personagens e situações fora dos padrões, mas bastante fiéis à época em que a história se passa (claro que são feitas adaptações para que tudo faça sentido, mas estou para conhecer um autor que não as faça). A escrita da Lygia é muito gostosa de ler, ela sabe realmente envolver o leitor e deixá-lo curioso para saber se as coisas vão dar certo e de que forma vão acontecer. Os personagens me cativaram bastante e logo fizeram eu me apegar a eles. Toda a trama é muito bem desenvolvida e amarradinha, sem deixar pontas soltas que eu tenha notado. E ainda, de cara, entrega dois personagens que eu quero muito que tenham livros próprios, embora não necessariamente como casal, já que nenhuma indicação é feita nesse sentido: Brandon, melhor amigo de Richard e o típico nobre que não planeja se casar (tem coisa mais deliciosa do que vê-los morder a língua?), ai ai, como amei esse homem; e a Rosamund, cuja relação com o Richard é bastante nebulosa e me deixou curiosa para conhecê-la melhor.
Fica aqui minha recomendação, acho que todo apaixonado por romance de época – e que não faça questão absoluta da parte hot da coisa – vai amar essa história tanto quanto eu amei.

site: https://aishando.home.blog/

Lírios 14/07/2019

É Possível se perdoa um grande amor?
A autora do mês é Lygia Camelo, que nos presenteia com um magnifico romance de época. Lygia aborda em sua obra de maneira simples e divertida, detalhes de uma era vitoriana em uma leitura suave que faz o leitor se imaginar na obra.
As crônicas de Richard e Lara, que são dois personagens com muita personalidade e romantismo, se completam de uma maneira linda.

A escritora traz em sua obra o destaque de uma personagem que está muito a frente de seu tempo. A protagonista ao assumir a responsabilidade dos negócios do tio, mostra ser uma mulher muito corajosa e de personalidade forte. Mostra ter aprendido com os acontecimentos em sua vida e os ensinamentos de seus tios.

Eu achei a obra muito corrida nos feitos da historia. Mas pude me divertir em um romance de aventuras de um circulo de segredos, amor e de mãos leves. Onde a senhorita na verdade é uma destemida romântica mercadora de negócios que arrisca perder o amor de sua vida lhes revelando a verdade.

A autora também aborda os valores da família de época, no quesito comportamental, das coisas que envolve os tradicionais ?bons modos? e algumas regras de etiqueta malucas. É possível se surpreender com as exigências do antigo reinado inglês. Aí está o maior valor de ler uma obra de época, o conhecimento e a maneira que o autor traz em sua obra em cada detalhe que forma uma bela história.

A descrição dos vestidos ideais para bailes, assim como aqueles mais apropriados para jantares, caminhadas com o jovem duque e até mesmo os para cavalgar. Sem falar, é claro, nos modelos que só poderiam ser usados no campo.

Mulheres jovens e solteiras não podiam conversar com homens se estivessem sozinhas. E ficamos a imaginar Lara e Richard, com suas personalidades, acompanhados de uma dama de companhia. Chega a ser hilário.

Era recomendado, não apenas como esperado, que os vitorianos procurassem casar com pessoas que pertencessem ao seu círculo social. Além do mais, a tradição de que o filho mais velho de uma família seria o herdeiro de tudo, fazia com que esses homens fossem os mais assediados nos bailes. Pobre Richard que passou por várias situações em que Lara teve que lhe ajudar. Me diverti bastante com estas situações.

Não poderia deixar de destacar a duquesa Lucrécia que tinha uma visão diferente dos valores da sociedade, onde o amor e a felicidade de seu filho eram o mais importante.

Parabéns, Lygia, pela belíssima história e muito obrigada pelo carinho e confiança.

Texto Revisado por Janah silva

Outras obras da Autora Disponivel no wattpad e na Amazon !

Jana 14/07/2019

Persistência
Assim que podemos classificar a Lara apesar de ter todos os fatores contribuindo para que ela desista de conquistar a vitória financeira e amorosa com a perda do provedor da família sem um dote para um bom casamento ela arregaça as mangas e corre atrás do sucesso, Richard ranzinza por natureza mas com um coração enorme está a procura de uma boa esposa será que Lara se encaixa neste quesito?
Leitura cativante e com surpresas durante o decorrer do livro!
Indico para quem gosta de leitura de época mas com uma mocinha a frente do seu tempo!

Drika 14/07/2019

Livro Apaixonante
Eu amei o livro, uma história leve, divertida e apaixonante.

A história se passa em Londres em plena temporada.
O livro conta a história de Richard um Duque de 32 anos, arrogante, solteiro, de personalidade forte e que foge do casamento e está focado em seus negócios e em uma carga de seda que ele não recebera. Richard pode ter sua carga de seda novamente, mas para isso precisar contratar o trabalho de um famoso contrabandista.
Lara é uma moça um pouco a frente de seu tempo, fora dos padrões da época e de personalidade forte e está vivendo o luto da morte repentina de seu tio que morreu de repente, tio que a criou desde pequena
Lara luta para evitar que sua família vá a falência ja que seu tio deixou muitas dívidas e com isso ela continua o trabalho de seu tio que era um contrabandista de nome para poder quitar as dividas e assim ter um dote.
Em uma desses salões de bailes Richard e Lara se conhecem e ele não se importa com sua altura e suas curvas acentuadas.
E ali brota um lindo sentimento em ambos.
E agora?

O que Richard fará ao descobrir que Lara está envolvida com contrabandistas?
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

Fiquei encantada e apaixonada pela história uma leitura leve, que flui super bem, amei Richard e Lara fiquei com um gostinho de quero mais. Ansiosa pelo próximo.

Maria.Eduarda 15/07/2019

Simplesmente incrível!
Livro incrível,isto resume muito bem esse, simplesmente amei demais.A leitura é tão maravilhosa que você começa e não sente nenhuma vontade de parar,quando olha já terminou, escrita maravilhosa,super recomendo.E os personagens? Nossa,amei,shippei muito o Richard e a Lara,amei todos os momentos deles, já sinto saudades (risos), Éris incrível, Rosamund também e Joanne? Ah,ela é maravilhosa, fiquei de boca aberta,me surpreendeu demais, espero ansiosamente por livros delas❤️❤️❤️. Leiam este livro, vão amar e provavelmente vai entrar na sua lista dos favoritos, recomendo muito!!!

Catarina 15/07/2019

Inovador e Encantador
Richard e Lara são bons personagens, que formam um belo casal. Apesar de seus medos, Lara enfrenta as dificuldades de frente quando vê que precisará lutar por si e pela família. Ela é inteligente e independente, com uma história de vida particular, que eu não esperava encontrar em um romance de época, o que muito me agradou. Enquanto Richard é um homem fechado e teimoso, com um jeito cabeça dura que chega a ser frustrante. Apesar de cometer seus erros, isso só torna Richard mais humano, e entendo seu lado apesar de discordar dele. Sua impulsividade o leva a cometer erros, como qualquer pessoa faria, então não consegui não perdoá-lo. No fim das contas eles formam um belo par, pelo qual eu torci muito.
Um destaque para mim são os personagens secundários. Todos complementam muito bem a trama, e são muito bem feitos, com histórias de vida, sentimentos e personalidades diferenciados. Meus favoritos são Lucretia, a mãe de Richard, que durante o livro se revela uma mãe casamenteira muito divertida e Capitão O'Nell, personagem que eu adoraria reencontrar na série, então deixo aqui o meu pedido. Adorei a ideia do personagem, sua personalidade e acho que revê-lo em outro livro, talvez até como protagonista, seria maravilhoso.
"Como Não Perder o Duque" é um romance de época com uma história inovadora para o gênero. Traz ótimos personagens com trajetórias interessantes e diversas, que despertam o interesse do leitor sobre o seu desfecho. Vai além de um simples romance com um cenário histórico, sendo uma surpresa maravilhosamente positiva para mim. O primeiro livro da série Segredos Vitorianos chega como um belo início, certamente capturando o meu interesse para suas sequências.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning

Myrelando 12/12/2019

Pensei em fazer resenha, mas eu n ia conseguir sem soltar uns spoilers. Confesso que demorei um pouco pra me conectar por conta que achei a escrita um pouco "robótica", (digo isso tendo como referência a Julia Quinn), mas é algo que vc acaba se acostumando ao longo da leitura. A história que a autora criou é ótima, sem falar nos personagens fortes e cativantes, vc acaba se apaixonando, os cenários tbm são maravilhosos... Lutas, navios, piratas.. Adorei!
??????????????????

Laris 14/02/2020

Gostinho de quero mais
Um livro ótimo para quem é amante de romances de época como os da Júlia Quinn, mas senti que faltou desenvolver um pouco mais o
romance.

Beca 28/02/2020

Agradável porém nada de surpreendente
Vamos lá! Não posso dizer que é o melhor livro do gênero que lí, especialmente por ser fã de clássicos de época mas a estória é interessante, sem rodeios, flui bem e é agradável. A única coisa que me incomodou foi a quantidade absurda de biscoitos que eles comem. As descrições repetitivas dos chás da tarde tornaram o dia-a-dia dos personagens muito rasos e tenho certeza de que haviam mais coisas a se fazer na época mas talvez a autora não tenha pesquisado o suficiente. No mais, a estória é agradável e fãs de Orgulho e Preconceito ou Norte e Sul irão se divertir.

Michelle.Justulin 06/05/2020

Te darei 5 motivos para ler!
Título: Como não perder o Duque
Autor: Lygia C. Santiago (@lygiacsantiago)
Editora: Freya (@freyaeditora)
Página: 196
Gênero: Romance de época
? Motivo 1: Tem uma mocinha a frente de seu tempo e totalmente fora dos padrões para a época, além de ser uma personagem com personalidade marcante.
? Motivo 2: Tem um pedido de casamento inusitado, fofo e único que encanta.
? Motivo 3: Tem piratas e contrabando??
Tem sim senhor!
Um cenário diferentão dos romances de época, com muita confusão e reviravoltas.
? Motivo 4: Tem personagens fortes e marcantes que vão fazer você se apaixonar, assim como há personagens que vão querer esganar??. Sem contar que a amizade aqui é regada de respeito e cumplicidade.
? Motivo 5: Tem uma escrita fluída e única de fácil compreensão.
É aquela história que quando termina você fica querendo mais. Sem contar que deixa seu coração quentinho, porque é claro que tem final feliz.

Isabela.Lopes 09/05/2020

Quando li a sinopse, me interessei, pois traria elementos diferentes para um romance de época. A premissa realmente é interessante, mas o livro em si deixou a desejar.
Achei a leitura bem confusa, não foi uma leitura fluida. Do nada troca-se de narrador sem nenhum tipo de transição entre um e outro.
Para mim não funcionou

Elania 13/05/2020

QUE COMECEM OS BAILES
Como não perder o Duque
Lygia C. Santiago

Impossível não ler um romance de época e não imaginar os grandiosos bailes. Uma bela oportunidade de encontros, socialização, casamentos e quem sabe um romance.

Para Richard Ackerley - nono Duque de Wanthrop - casar estava fora dos seus planos. Mas se vira obrigado pela sua mãe Lucretia a participar dos bailes, pois não queria morrer sem ter um neto. Afinal, Richard, na casa dos seus 32 anos já estava em tempos de se casar e garantir seus herdeiros.
Fugir de moças indesejadas não era uma de suas maiores preocupações, isso ele tirava de letra. O que o preocupava era o seu negócio cuja carga de seda fora roubada.

Os bailes se tornaram mais agradáveis a partir do momento que conhece Lara Hale.
Lara, apesar de desejar um bom marido, precisava manter os negócios ilícitos deixados pelo seu tio. O que garantia a renda da família.
Lara e Richard formam, assim, o mais belo casal da temporada.
Mas como nem tudo são flores, os negócios de Lara podem pôr fim a esse belo romance povoado de algumas aventuras e perigos.

Adorei a leitura. Rápida e agradável. Com uma personagem feminina à frente de sua época ao se mostrar corajosa, falar o que pensa e enfrentar situações perigosas.

Espero que gostem!

#romancedeepoca #literatura #livros #parceria