O Sobretudo Vermelho Afogado

O Sobretudo Vermelho Afogado Rodrigo Rassoul

Resenhas - O Sobretudo Vermelho Afogado

@admiravel_leitura 21/02/2024

Você tem medo de bonecas?!
Esse é o primeiro livro de uma duologia nacional responsável por mesclar com maestria os gêneros da baixa fantasia com o horror, apresentando uma história frenética do início ao fim composta por seres fantásticos capazes de nos tirar o sono.

Através de uma escrita dinâmica e envolvente, Rodrigo Rassoul, nos envolve em uma ambientação repleta de magia e dominada por seres noturnos que caminham pela terra, se mesclando aos humanos.

Com vampiros e bruxas como personagens centrais é impossível não ficar fascinado com a mitologia apresentada, bem como com as discussões sociais, políticas e religiosas que permeiam a leitura sem torná-la enfadonha ou densa, mas sim compondo o pano de fundo responsável por tornar o enredo crível, afinal os debates possuem correlação com a ambientação construída.

Para além, o livro é composto por batalhas frenéticas com embates corpo a corpo; conflitos regados de magias e protagonistas e antagonistas muito bem desenvolvidos, dotados de força, vilania e carisma.

E o destaque fica com as personagens femininas que se destacam por serem decididas e dotadas de um poder absurdo utilizado tanto pro bem quanto pro mal. Sim, caro leitor, aqui conhecemos vilãs absurdamente cruéis.

Por fim, uma leitura indispensável para todo apreciador de obras que expõem combates entre bem e mal.

Uma leitura fascinante para quem quer conhecer e se aventurar em uma boa fantasia com horror que nos brinda com uma construção de universo macabro sensacional e mulheres empoderadas.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/04/2022

Depois que Kathleen jura nunca mais ensinar magia a ninguém , a vida da bruxa descamba e ela se sujeita a um emprego comum, indo ser recepcionista em uma empresa, e com isso faz novas amizades. Kathleen porém precisa alertar suas amigas vampiras da ameaça que recai sobre todos que a cercam, mas entrar no território vampiresco não parece ser uma boa ideia, afinal, como os vampiros vão receber uma bruxa que caçava sua espécie?

SáSá 04/05/2021

Fantasia urbana diferentona.
Na narrativa acompanhamos um universo fantástico muito inteligente e diferente. A história se passa em uma São Paulo repleta de seres mágicos, e com um sistema de magia próprio. Os bruxos, quando despertam para a magia, são acompanhados de seres divinos: anjos e deuses, que lhes auxiliam, quando invocados, lhe conferindo poderes e força extrema.

No início da narrativa observamos o garoto Yussfer, que acabou de despertar para a magia. Cego por ódio e por um amor doentio e proibido por sua mentora, a poderosa bruxa da noite Kathleen, torna-se um poderoso bruxo das trevas afim de vingar se daqueles que o rejeitaram e contrariaram, e buscando a todo custo que a bruxa fiquei a seu lado. Kathleen não vê saída a não ser matar seu aprendiz que ultrapassou as raias da loucura. Em uma ferrenho e faiscante duelo, a bruxa da noite e seu ex marido derrotam Yussefer e o banem desse mundo.

Após esses acontecimentos, Kathleen tenta levar uma vida normal: arranja um emprego entre os humanos, frequenta lugares comuns e até faz algumas amizades. Mas pelo jeito, a vida de uma bruxa, a mais poderosa do Brasil, não pode ser uma vida comum e tranquila, e logo seu passado turbulento envolvendo criaturas sobrenaturais, lhe bate a porta e a partir daí sua vida vira um inferno na terra, sua vida passa a ser atentada diariamente, e aqueles a sua volta pagam pelas consequências de os ataques não surgirem efeito.

Entre seus medonhos inimigos estão Einne, uma menina cadeirante que possui uma boneca a la Anabelle, que está envolvida em uma trama demoníaca, e uma vampira desmembradora psicótica. Juntas esse trio macabro, busca se vingar de Kathleen a todo custo, cada um a sua maneira e com seus próprios motivos, mas com o objetivo principal de trazer, novamente, a vida o maléfico Yussefer, enquanto isso deixam um rastro de sangue e destruição por onde passam.

É uma leitura incrível, a escrita é muito complexa e inteligente, os personagens são forte e únicos, desde os vilões aos mocinhos. É tudo muito bem pensado. As cenas de ação são indescritíveis, tudo tão vívido e faiscante, você sente o sangue esguichar em você hahaha. Um livro que mescla fantasia e horror num cenário urbano perfeito. Muita ação, cada cena do livro é carregada de magia, rastros de sangue e uma adrenalina eletrizante. Só posso indicar muito essa leitura. É um livro nacional muito diferenciado  e incrível. Uma das melhores leituras nacionais do ano, com certeza. Sem mencionar que o autor é muito atencioso, sempre disposto a discutir o livro e tirar dúvidas. Um conjunto de obra ideal.

A Garota do Livro 30/07/2020

Veja Minha Resenha Em Video

site: https://www.instagram.com/tv/CC_7hGgH5Pw/

Fabio Pedreira 27/06/2020

A historia geral é boa, mas...
Kathleen Nightshade é conhecida também como A Bruxa da Noite, título dedicado a maior bruxa do Brasil. Essa foi uma posição alcançada muito jovem, mas sem dúvidas foi merecida.⁣

Agora Kathleen se dedica a ensinar seu pupilo, Yussefer, um garoto que antes bondoso, acaba enlouquecendo ao se apaixonar por sua tutora e ter seus sentimentos negados.⁣

Isso durou pelo menos até algo terrível acontecer ao garoto, e junto com esse acontecimento, um fantasma misterioso aparece, em busca de vingança, sendo o principal alvo... Kathleen.⁣

Sobretudo Vermelho foi uma leitura complicada para mim, e vou explicar porque.⁣

A escrita do autor é boa, sabendo passar as informações sem problemas, além disso, ele criou um universo bem interessante, com vampiros, bruxos, anjos protetores e mais. O livro conta também com muitas personagens femininas fortes, todas detentoras de poderes enormes e que não medem esforços para bater no perigo que aparecer na frente delas.⁣

Porém, elas são ao mesmo tempo o ponto forte e o fraco da trama. Isso porque as personagens são extremente sexualizadas.⁣

Isso me incomodou bastante e assim decidi falar com o autor. Acabei descobrindo que toda essa sexualização tem um propósito e que no segundo livro tem uma explicação para isso. Mas o problema é... esse é o primeiro livro e se eu não fosse perguntar ao autor, nunca saberia dessa questão. ⁣

Então acho que isso é algo que deveria ser pensado com cuidado, afinal corre o risco de mais pessoas ficarem extremamente incomodadas como eu fiquei, e assim, desistir da leitura. Além de que, essa explicação precisa ser muito bem feita para explicar isso.⁣

Então, se você for com isso em mente e conseguir deixar de lado essa questão, pode gostar do livro, afinal a história eu achei realmente interessante e criativa, tem cenas tensas e ação constante. Sem contar o trabalho gráfico que está todo bonito (apesar de precisar de uma revisão).⁣

Então fica a cargo de vocês decidir se encaram ou não essa questão. Mas analisando apenas a história, achei ela cheia de potencial e muito boa.

isabellamolkoli 05/06/2020

Fantasia brasileira
A proposta tem tudo pra ser boa, mas não curti muito o fato de tudo que permeia o livro ser entregue muito de cara, no começo do volume.
Podia ter feito um mistério e entregar os principais plots no meio. A escolha de nomes dos personagens me deixou um pouco confusa também.

wmaiane 06/04/2020

Uma fantasia mais sombria
O sobretudo vermelho afogado - parte 1: A Criança, de @rodrigo_rassoul
306 páginas.

Yussefer é um bruxo maléfico que não quer que mais ninguém tenha poder além dele e deseja dominar o mundo criando seu próprio reino.

Com um clima sombrio, ambientado no Brasil, O sobretudo vermelho afogado nos apresenta uma fantasia com bruxos, vampiros, fantasmas, magos, anjo divino, brinquedo satânico.. O que não falta são personagens femininas fortes, coisa que eu amo.

Temos a Criança fantasmagórica que se destaca muito com seu andar bizarro e sua maneira cruel de matar os outros. Sem contar que ela está sempre acompanhada de outra personagem que consegue roubar a cena com seu jeitinho diabólico, Kali, a boneca endemoniada de causar arrepios.
E não posso esquecer da Lydia Morcess, uma vampira pra lá de sexy, que tem um talento artístico sem igual. Afinal quem mais usaria uma cabeça humana pra fazer um lustre? e que tal um puff feito com a barriga de um homem? Esquartejadora, como é conhecida, tem uma criatividade admirável.

O livro tem uma narrativa muito boa e fluída, alternada entre os personagens, tornando assim possível acompanhar diferentes lados da história.
O desfecho é recheado de ação, magia, luta e revelações bizarras.

Borboleta Metafórica 18/03/2020

Não dá pra respirar durante a leitura!
Plot: Kathleen, a famosa Bruxa da Noite, é exonerada da Ordem dos Bruxos da Flama Arco-Íris após despertar o Anjo Divino de um de seus alunos, Yussefer. A Ordem estabelece que esse tipo de poder só deve ser passado aos filhos de suas castas.

Para sobreviver honestamente, Kathleen aceita um emprego de recepcionista. Um dia o esposo de Rejane, sua chefe, é assassinado. Ao ir até o local ela vê uma mensagem na parede escrita com sangue, dizendo que as próximas serão as Três Marias. Tratam-se de suas amigas Thienne, Júlia e Andressa, vampiras que comandam a colmeia Varsalwya.

Kathleen decide descer até a colmeia para avisá-las do perigo e pedir autorização para eliminar Lydia, vampira que Kathleen suspeita estar interessada em tomar o comando da colmeia. Ela pede ajuda ao ex marido Erik, o Mago Merlim Moderno, mas além dele não ajudar tenta dissuadi-la dessa ideia por causa do perigo, já que no passado ambos foram caçadores de vampiros.

A Bruxa da Noite, destemida como é, decide invadir a colmeia sozinha. Para passar pelos portões se transforma em lontra, formigas, luta com vários vampiros depois de voltar a sua forma humana (sem mata-los, para não desrespeitar as Três Marias), mas desmaia após ser atingida por uma arma de eletrochoque. Quando acorda ela está dentro de um ringue, com arquibancadas cheias de vampiros em torno, e para enfrentá-la entra uma guerreira ágil e musculosa, a grande Fornicadora. Então ela se vê obrigada a lutar para sobreviver.

Parece que estou entregando a história inteira, né? Acredite em mim: isso é só um pedacinho bem pequenininho.

Minha opinião: esse livro é muito rico em personagens e cenas incríveis! Não dá nem para respirar durante a leitura! É ação em cima de ação! E tem de tudo: fantasia, terror, sensualidade, humor... Uma personagem melhor que a outra, é difícil dizer qual é meu preferido e qual é meu odiado! E faltou falar de várias personagens impressionantes: Einne e sua boneca, Wanessa, Olavo, Morgan, a menina fantasmagórica... Se puder leia!

Suuuuuuuuuuuper recomendooooo!!!

@resenhandodark 11/06/2019

@resenhandodark
" - Deixa sussurrar um segredinho no teu ouvido: as pessoas que eu mato, não vão para o céu.”
Nos dias atuais, a jovem Kathleen Nightshade é a bruxa mais poderosa do Brasil, sob o título emérito de: A BRUXA DA NOITE. Quando seu pupilo, Yussefer, se torna um bruxo maléfico, Kathleen jura nunca mais ensinar magia a ninguém. Porém, a subtração do cadáver de sua amiga e uma onda de macabros assassinatos contra as pessoas próximas a ela, fazem a bruxa perceber que ninguém está seguro a sua volta. Por trás destes atos nefastos está uma aparição fantasmagórica, que segue as ordens de Lydia, uma vampira que esquarteja pessoas por achar isso um tipo de arte.Afinal, conseguirá a Bruxa da Noite evitar os homicídios sem ensinar magia para os outros?
"Uma vez que você dá o conhecimento, nunca se sabe como será utilizado"
Bom vamos lá, infelizmente nem todos os livros nos agradam, este foi um deles. Ele tem muitas coisas positivas que eu adorei, mas achei que a história deixou à desejar para mim.
Primeiro os pontos positivos, à história foi bem construída, à escrita do autor é ótima e ele descreve cada detalhe tão perfeitamente, que você consegue construir na sua mente cada local, cada cena que está acontecendo. À criança fantasmagórica com certeza foi minha personagem favorita, ela literalmente roubou a cena do livro, com seu jeitinho bizarro e morte cruéis. É uma fantasia muito bacana, com vampiros, bruxas, fantasma.
Agora aos pontos que não me agradou na história, primeiro que à bruxa da noite, que teria que ser a principal simplesmente foi apagada, não fez nada de importante na história e achei ela totalmente perdida, à cada momento fazendo uma coisa diferente. Teve cenas e personagens que pelo menos no primeiro livro não teve nenhuma necessidade, e eu achei que a história andava em círculos, para no final não acontecer nada grandioso.

Olha pessoal, não quero que pensem que essa resenha é para desmotivar a ninguém a ler, teve muitas pessoas que amou o livro e super elogiou, infelizmente não me agradou. Para mim um livro quando tem mais de um, o final tem que me dar aquele desejo de querer ler a continuação, e infelizmente esse eu não senti isso. Eu durante todo o livro esperei realmente algo surpreendente no final, mas pelo visto isso ficou para o próximo.

Arca Literária 10/04/2019

resenha disponivel a partir do dia 15/03/19 no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-sobretudo-vermelho-afogado/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-sobretudo-vermelho-afogado/

Vita Literária 18/12/2018

Resenha Livro " O Sobretudo Vermelho Afogado - A Criança V1/ Rodrigo Rassoul" Editora Azo - 277P /2018 - Fantasia/Ficção
Kathleen Nightshade é a bruxa mais poderosa do Brasil e ensina magia contra as leis da ordem dos Bruxos, pois acredita que o conhecimento deve ser dividido com todos.
Mas jamais imaginaria que seu aluno Yussefer lhe traria tantas dores-de-cabeça ao despertar sem querer o anjo protetor dele.
A ordem além de rejeitar seu pupilo a pedido do seu marido, a exonerou do cargo e tirou-lhe o título de 'Bruxa da Noite'. Depois disso, ela jurou jamais ensinar magia para mais ninguém. Revoltado, Yussefer se transforma em um bruxo maléfico, cheio de vingança.
"Uma vez que você da o conhecimento, nunca se sabe como será utilizado"
Uma aparição fantasmagórica e uma vampira esquartejadora aspirante a artista se juntam em uma conspiração diabólica. Coisas estranhas acontecem e pessoas próximas a kat começam a correr perigo. Será que a bruxa conseguirá se livrar disso tudo sem ensinar magia a ninguém?

Nessa Dark Fantasy Urbana, o autor construiu uma história brilhante e abrangente com personagens sobrenaturais e míticos intensos ambientado no Brasil, especificamente São Paulo. Não poupou criatividade e humor negro muito bem dosado com direito a tretas, barraco sobrenatural e até uma boneca endiabrada.
"Um segredinho: As pessoas que eu mato não vão para o céu"
Com uma pitada hot, Gore e narrativa um tanto carregada, característicos de alguns personagens acaba sendo mais recomendado para adultos. A escrita foi tão fluída e interessante que terminei em pouco tempo. Alguns personagens não menos importantes, ficaram em segundo plano deixando um gancho que deverão ser mais explorados na continuação.
Mas agora, como lidar com a ansiedade de aguardar a continuação dessa duologia?

Curiosidades/Autor:
Rodrigo é paulistano, tem 37 anos e é apaixonado pela arte da escrita. Sua inspiração vem de filmes japoneses como o Grito e também da música. Decidiu criar um mundo imaginário, com intuito de divertir as pessoas.
Começou a escrever em 2007 e levou 3 anos para reescrever.
O Saci foi adicionado devido ao dia 31 de outubro ser comemorado o dia do Saci.
Outra inspiração foi o filme "Ghost in the Shell" de 1995 pois foi a primeira vez que viu uma protagonista que era forte e ao mesmo tempo feminina.
Segredo: Todas as batalhas de magia foram feitas simulando RPG com dados próprios.

site: https://www.instagram.com/vicioliterariobylu/